Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Ádamo Guedes Santos de.
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal repensar o ensino de história do Brasil através da relação polifônica e dialógica entre o livro didático e o texto literário. Nesta condição, essa proposta interdisciplinar procura facilitar o ensino e a aprendizagem sobre certas experiências dos habitantes do Rio de Janeiro do século XIX, mas procurando enfatizar o período oitocentista. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico algumas das ideias do linguista russo Mikhail Bakhtin. Utilizamos para isso três conceitos desse estudioso para articular o texto literário e o livro didático no ensino de história do Brasil: a polifonia, o dialogismo e a carnavalização. Um texto polifônico consiste em um texto que transitam várias vozes dos “outros” de uma determinada época em que ele foi elaborado, e o dialogismo, por sua vez, se caracteriza pelo sentido que essas várias vozes passam a apresentar durante a receptividade dos seus leitores.
id UFCG_7275a2adaba7a294886143d35e0a8b12
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35083
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil.Literary text and textbook: the polyphonic relationship between borders in History teaching in Brazil.Ensino de HistóriaLivro didáticoRelação polifônicaO Alienista - Machado de AssisLoucura - Machado de AssisHistória e LiteraturaTexto literárioTexto polifônicoHistória das Cavernas ao Terceiro Milênio - Livro didáticoMikhail Bakhtin - polifoniaDialogismo - Mikhail BakhtinPolifonia - Mikhail BakhtinCarnavalização - Mikhail BakhtinTeaching HistoryTextbookPolyphonic relationshipThe Alienist - Machado de AssisMadness - Machado de AssisHistory and LiteratureLiterary textPolyphonic textHistory of Caves to the Third Millennium - TextbookMikhail Bakhtin - polyphonyDialogism - Mikhail BakhtinPolyphony - Mikhail BakhtinCarnivalization - Mikhail BakhtinHistória.Linguística.Este trabalho tem como objetivo principal repensar o ensino de história do Brasil através da relação polifônica e dialógica entre o livro didático e o texto literário. Nesta condição, essa proposta interdisciplinar procura facilitar o ensino e a aprendizagem sobre certas experiências dos habitantes do Rio de Janeiro do século XIX, mas procurando enfatizar o período oitocentista. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico algumas das ideias do linguista russo Mikhail Bakhtin. Utilizamos para isso três conceitos desse estudioso para articular o texto literário e o livro didático no ensino de história do Brasil: a polifonia, o dialogismo e a carnavalização. Um texto polifônico consiste em um texto que transitam várias vozes dos “outros” de uma determinada época em que ele foi elaborado, e o dialogismo, por sua vez, se caracteriza pelo sentido que essas várias vozes passam a apresentar durante a receptividade dos seus leitores.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGARANHA, Gervácio Batista.ARANHA, G. B.MONTENEGRO, Jose Benjamim.MONTENEGRO, J. B.VASCONCELOS, Sandra Maria Costa Lia Fook.VASCONCELOS, S. M. C. L. F.MORAES, Ádamo Guedes Santos de.20032024-03-14T21:15:59Z2024-03-142024-03-14T21:15:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083MORAES, Ádamo Guedes Santos de. Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil. 2003. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura Plena em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-14T21:16:26Zoai:localhost:riufcg/35083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-14T21:16:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil.
Literary text and textbook: the polyphonic relationship between borders in History teaching in Brazil.
title Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil.
spellingShingle Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil.
MORAES, Ádamo Guedes Santos de.
Ensino de História
Livro didático
Relação polifônica
O Alienista - Machado de Assis
Loucura - Machado de Assis
História e Literatura
Texto literário
Texto polifônico
História das Cavernas ao Terceiro Milênio - Livro didático
Mikhail Bakhtin - polifonia
Dialogismo - Mikhail Bakhtin
Polifonia - Mikhail Bakhtin
Carnavalização - Mikhail Bakhtin
Teaching History
Textbook
Polyphonic relationship
The Alienist - Machado de Assis
Madness - Machado de Assis
History and Literature
Literary text
Polyphonic text
History of Caves to the Third Millennium - Textbook
Mikhail Bakhtin - polyphony
Dialogism - Mikhail Bakhtin
Polyphony - Mikhail Bakhtin
Carnivalization - Mikhail Bakhtin
História.
Linguística.
title_short Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil.
title_full Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil.
title_fullStr Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil.
title_full_unstemmed Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil.
title_sort Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil.
author MORAES, Ádamo Guedes Santos de.
author_facet MORAES, Ádamo Guedes Santos de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARANHA, Gervácio Batista.
ARANHA, G. B.
MONTENEGRO, Jose Benjamim.
MONTENEGRO, J. B.
VASCONCELOS, Sandra Maria Costa Lia Fook.
VASCONCELOS, S. M. C. L. F.
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, Ádamo Guedes Santos de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Livro didático
Relação polifônica
O Alienista - Machado de Assis
Loucura - Machado de Assis
História e Literatura
Texto literário
Texto polifônico
História das Cavernas ao Terceiro Milênio - Livro didático
Mikhail Bakhtin - polifonia
Dialogismo - Mikhail Bakhtin
Polifonia - Mikhail Bakhtin
Carnavalização - Mikhail Bakhtin
Teaching History
Textbook
Polyphonic relationship
The Alienist - Machado de Assis
Madness - Machado de Assis
History and Literature
Literary text
Polyphonic text
History of Caves to the Third Millennium - Textbook
Mikhail Bakhtin - polyphony
Dialogism - Mikhail Bakhtin
Polyphony - Mikhail Bakhtin
Carnivalization - Mikhail Bakhtin
História.
Linguística.
topic Ensino de História
Livro didático
Relação polifônica
O Alienista - Machado de Assis
Loucura - Machado de Assis
História e Literatura
Texto literário
Texto polifônico
História das Cavernas ao Terceiro Milênio - Livro didático
Mikhail Bakhtin - polifonia
Dialogismo - Mikhail Bakhtin
Polifonia - Mikhail Bakhtin
Carnavalização - Mikhail Bakhtin
Teaching History
Textbook
Polyphonic relationship
The Alienist - Machado de Assis
Madness - Machado de Assis
History and Literature
Literary text
Polyphonic text
History of Caves to the Third Millennium - Textbook
Mikhail Bakhtin - polyphony
Dialogism - Mikhail Bakhtin
Polyphony - Mikhail Bakhtin
Carnivalization - Mikhail Bakhtin
História.
Linguística.
description Este trabalho tem como objetivo principal repensar o ensino de história do Brasil através da relação polifônica e dialógica entre o livro didático e o texto literário. Nesta condição, essa proposta interdisciplinar procura facilitar o ensino e a aprendizagem sobre certas experiências dos habitantes do Rio de Janeiro do século XIX, mas procurando enfatizar o período oitocentista. Nesse sentido, tomamos como referencial teórico algumas das ideias do linguista russo Mikhail Bakhtin. Utilizamos para isso três conceitos desse estudioso para articular o texto literário e o livro didático no ensino de história do Brasil: a polifonia, o dialogismo e a carnavalização. Um texto polifônico consiste em um texto que transitam várias vozes dos “outros” de uma determinada época em que ele foi elaborado, e o dialogismo, por sua vez, se caracteriza pelo sentido que essas várias vozes passam a apresentar durante a receptividade dos seus leitores.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2024-03-14T21:15:59Z
2024-03-14
2024-03-14T21:15:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083
MORAES, Ádamo Guedes Santos de. Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil. 2003. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura Plena em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083
identifier_str_mv MORAES, Ádamo Guedes Santos de. Texto literário e livro didático: a relação polifônica entre fronteiras no ensino de História no Brasil. 2003. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura Plena em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744617026879488