Conteúdos de língua portuguesa em videoaulas do projeto “Enem na palma da mão”.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12332 |
Resumo: | Considerando que a poesia de Augusto dos Anjos tem resistido ao tempo e causado encantamento e estranhamento a muitos leitores, pela visão de mundo e recursos estilísticos que constituem a obra Eu e outras poesias, nos questionamos sobre a recepção, ainda hoje, os poemas augustianos podem suscitar nos alunos do ensino médio. Nesse sentido, definimos como objetivo da pesquisa investigar a recepção da poesia de Augusto dos Anjos por alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande (Paraíba). Relatamos e refletimos sobre a experiência de leitura e recepção de três antologias temáticas que contemplaram textos de caráter amoroso, relação com a natureza, vida e morte presente nos poemas de Augusto dos Anjos. Como referencial teórico nos embasamos nas discussões de Bosi (1972, 2015), Gullar (1976), Rosenfeld (1976), Magalhães Júnior (1907), Proença (1980), Bezerra (2004) acerca da constituição da poética augustiana e de explicações que demonstram dados de recepção no início do século XIX. Do ponto de vista metodológico, buscamos nas reflexões sobre a leitura literária (ROUXEL, 2014; PINHEIRO, 2007, 2009, 2015, 2018; COLOMER, 2007 e JOUVE, 2013), na estética da recepção, sobretudo a partir das propostas de Aguiar e Bordini (1988), Jauss (1994, 1972) e Petit (2009, 2013) no que se refere à interação, dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam que a poesia do poeta paraibano despertou nos leitores reações diversas, que vão do humor ao questionamento e à reflexão, mas também à recusa e o permanente estranhamento. A análise dos dados também demostraram que a metodologia adotada, pautada no compartilhamento das impressões e reflexões, contribuiu na aproximação entre texto – leitor, favorecendo para que os colaboradores se colocassem numa postura mais reflexiva no processo da leitura, da realidade e sobre si. |
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Conteúdos de língua portuguesa em videoaulas do projeto “Enem na palma da mão”.Portuguese language content in video lessons of the project “Enem na palma da corpo”.Leitura LiteráriaLiterary ReadingLectura LiterariaRecepçãoRecepciónReceptionAugusto dos AnjosFormação do LeitorReader TrainingEntrenamiento de LectoresLivro DidáticoLibro de TextoTextbookLingüística, Letras e ArtesConsiderando que a poesia de Augusto dos Anjos tem resistido ao tempo e causado encantamento e estranhamento a muitos leitores, pela visão de mundo e recursos estilísticos que constituem a obra Eu e outras poesias, nos questionamos sobre a recepção, ainda hoje, os poemas augustianos podem suscitar nos alunos do ensino médio. Nesse sentido, definimos como objetivo da pesquisa investigar a recepção da poesia de Augusto dos Anjos por alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande (Paraíba). Relatamos e refletimos sobre a experiência de leitura e recepção de três antologias temáticas que contemplaram textos de caráter amoroso, relação com a natureza, vida e morte presente nos poemas de Augusto dos Anjos. Como referencial teórico nos embasamos nas discussões de Bosi (1972, 2015), Gullar (1976), Rosenfeld (1976), Magalhães Júnior (1907), Proença (1980), Bezerra (2004) acerca da constituição da poética augustiana e de explicações que demonstram dados de recepção no início do século XIX. Do ponto de vista metodológico, buscamos nas reflexões sobre a leitura literária (ROUXEL, 2014; PINHEIRO, 2007, 2009, 2015, 2018; COLOMER, 2007 e JOUVE, 2013), na estética da recepção, sobretudo a partir das propostas de Aguiar e Bordini (1988), Jauss (1994, 1972) e Petit (2009, 2013) no que se refere à interação, dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam que a poesia do poeta paraibano despertou nos leitores reações diversas, que vão do humor ao questionamento e à reflexão, mas também à recusa e o permanente estranhamento. A análise dos dados também demostraram que a metodologia adotada, pautada no compartilhamento das impressões e reflexões, contribuiu na aproximação entre texto – leitor, favorecendo para que os colaboradores se colocassem numa postura mais reflexiva no processo da leitura, da realidade e sobre si.Considering that the poetry of Augusto dos Anjos has resisted time and caused enchantment and estrangement to many readers, by the world view and stylistic resources that constitute the work I and other poems, we wondered about the reception, still today the Augustian poems can raise in high school students. In this sense, we defined as objective of the research to investigate the reception of the poetry of Augusto dos Anjos by students of the third year of high school in a public school in Campina Grande (Paraíba). We report and reflect on the experience of reading and receiving three thematic anthologies that contemplated texts of a loving nature, relationship with nature, life and death present in the poems of Augusto dos Anjos. As a theoretical reference, we rely on Bosi (1972, 2015), Gullar (1976), Rosenfeld (1976), Magalhães Júnior (1907), Proença (1980) and Bezerra (2004) on the constitution of the Augustian poetics and explanations data at the beginning of the 19th century. From a methodological point of view, we sought in the reflections on literary reading (ROUXEL, 2014, PINHEIRO, 2007, 2009, 2015, 2018, COLOMER, 2007 and JOUVE, 2013) in reception aesthetics, Bordini (1988), Jauss (1994, 1972) and Petit (2009, 2013) with regard to interaction, among others. The results of the research indicate that the poetry of the poet in Paraiba awakened in the readers diverse reactions, ranging from humor to questioning and reflection, but also to refusal and permanent estrangement. The analysis of the data also showed that the adopted methodology, based on the sharing of impressions and reflections, contributed to the approximation between text - reader, favoring that the collaborators put themselves in a more reflexive posture in the process of reading, of reality and about themselves.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.BEZERRA, Rosilda Alves.OLIVEIRA, Tássia Tavares de.NASCIMENTO, Verônica Lucena do.2018-07-252020-03-04T17:53:01Z2020-03-042020-03-04T17:53:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12332NASCIMENTO, V. L. do. Conteúdos de língua portuguesa em videoaulas do projeto “Enem na palma da mão”. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. 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