Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Diogo Florêncio de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17880
Resumo: Com o advento do jornalismo digital, a democratização da informação tornou-se realidade. Nos dias atuais, notícias são publicadas assim que os fatos ocorrem e estão acessíveis por qualquer dispositivo conectado à Internet. O alcance do jornalismo cresce à medida que os meios digitais propagam notícias entre leitores. Contudo, ao mesmo tempo em que conecta, a internet tem o potencial de criar bolhas e acirrar polarizações existentes na sociedade. Considerando que as opiniões das pessoas podem mudar dependendo do modo em que as informações são apresentadas a elas, abordamos o contexto da mídia digital brasileira com o objetivo de caracterizar a influência das notícias na opinião e comportamento dos leitores em portais de notícias. Para isso, recorremos a definição literária de notícia que elege objetividade e imparcialidade como as principais características do gênero jornalístico e; sob a premissa de que notícias com altos níveis de subjetividade podem indicar algum tipo de divergência ou desvio em relação a essas características, utilizamos um indicador de subjetividade baseado em conteúdo textual para capturá-los. A partir disso, investigamos como os diferentes níveis de subjetividade podem influenciar comentários de leitores em termos de qualidades linguísticas (e.g.legibilidade, classificação das palavras utilizadas, frequência de caracteres entre outros), padrões de escrita, engajamento e alinhamento com a notícia (comentários relacionados e não-relacionados ao teor da notícia). Na computação, análises acerca desse tipo de influência ainda são escassas, principalmente quando consideramos as especificidades de cada idioma. Os métodos propostos apresentam uma nova abordagem ainda não observada na literatura revisada. Acreditamos que os métodos juntamente com os achados obtidos nesta pesquisa, podem contribuir para um melhor entendimento da nossa relação com as notícias jornalísticas.
id UFCG_73abf9c4735a15be7204d040443583f0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17880
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias.Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias.Mídia digitalDigital mediaMedios digitalesInfluênciaInfluenceSubjetividadeSubjectivitySubjetividadCiência da ComputaçãoCom o advento do jornalismo digital, a democratização da informação tornou-se realidade. Nos dias atuais, notícias são publicadas assim que os fatos ocorrem e estão acessíveis por qualquer dispositivo conectado à Internet. O alcance do jornalismo cresce à medida que os meios digitais propagam notícias entre leitores. Contudo, ao mesmo tempo em que conecta, a internet tem o potencial de criar bolhas e acirrar polarizações existentes na sociedade. Considerando que as opiniões das pessoas podem mudar dependendo do modo em que as informações são apresentadas a elas, abordamos o contexto da mídia digital brasileira com o objetivo de caracterizar a influência das notícias na opinião e comportamento dos leitores em portais de notícias. Para isso, recorremos a definição literária de notícia que elege objetividade e imparcialidade como as principais características do gênero jornalístico e; sob a premissa de que notícias com altos níveis de subjetividade podem indicar algum tipo de divergência ou desvio em relação a essas características, utilizamos um indicador de subjetividade baseado em conteúdo textual para capturá-los. A partir disso, investigamos como os diferentes níveis de subjetividade podem influenciar comentários de leitores em termos de qualidades linguísticas (e.g.legibilidade, classificação das palavras utilizadas, frequência de caracteres entre outros), padrões de escrita, engajamento e alinhamento com a notícia (comentários relacionados e não-relacionados ao teor da notícia). Na computação, análises acerca desse tipo de influência ainda são escassas, principalmente quando consideramos as especificidades de cada idioma. Os métodos propostos apresentam uma nova abordagem ainda não observada na literatura revisada. Acreditamos que os métodos juntamente com os achados obtidos nesta pesquisa, podem contribuir para um melhor entendimento da nossa relação com as notícias jornalísticas.With the advent of digital journalism, information democratization has become a reality. Nowadays news articles are published as soon as the facts occur and can be accessed from any device connected to the internet. The reach of journalism grows as digital media disseminates news among the readers. However, at the same time that it connects, the internet has potential to create bubbles and stir up polarizations that already exist in society. Considering that people’s opinions may change depending on how information is presented to them, we approach the context of Brazilian digital media with the aim of characterizing the influence of news on the opinion and behavior of media outlets’ readers. Thereunto, we resort to the literary definition of news that elects objectivity and impartiality as the main characteristics of the journalistic genre and; under the premise that news with high levels of subjectivity may indicate some kind of divergence or deviation from these characteristics, we use an indicator of subjectivity based on textual content to capture them. Thereafter, we investigate how the different levels of subjectivity can influence readers’ comments in terms of their linguistic qualities (eglegibility, classification of words used, frequency of characters, among others), writing patterns, engagement and alignment with the news ( related and unrelated comments to the news content). In computing, analyzes concerning this type of influence are still scarce, especially when we consider the specificities of each language. The proposed methods present a new approach not yet observed in the reviewed literature. We believe that the methods, together with the findings obtained in this research, may contribute to a better understanding of the readers’ relation with journalistic news.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGMARINHO, Leandro Balby.MARINHO, L. B.http://lattes.cnpq.br/3728312501032061CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.ARAÚJO JÚNIOR, José Gildo.LIMA, Diogo Florêncio de.2021-01-292021-03-30T10:48:30Z2021-03-302021-03-30T10:48:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17880LIMA, D. F. de. Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias. 2021. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-03-30T10:48:31Zoai:localhost:riufcg/17880Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-03-30T10:48:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias.
Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias.
title Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias.
spellingShingle Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias.
LIMA, Diogo Florêncio de.
Mídia digital
Digital media
Medios digitales
Influência
Influence
Subjetividade
Subjectivity
Subjetividad
Ciência da Computação
title_short Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias.
title_full Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias.
title_fullStr Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias.
title_full_unstemmed Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias.
title_sort Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias.
author LIMA, Diogo Florêncio de.
author_facet LIMA, Diogo Florêncio de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARINHO, Leandro Balby.
MARINHO, L. B.
http://lattes.cnpq.br/3728312501032061
CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.
ARAÚJO JÚNIOR, José Gildo.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Diogo Florêncio de.
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia digital
Digital media
Medios digitales
Influência
Influence
Subjetividade
Subjectivity
Subjetividad
Ciência da Computação
topic Mídia digital
Digital media
Medios digitales
Influência
Influence
Subjetividade
Subjectivity
Subjetividad
Ciência da Computação
description Com o advento do jornalismo digital, a democratização da informação tornou-se realidade. Nos dias atuais, notícias são publicadas assim que os fatos ocorrem e estão acessíveis por qualquer dispositivo conectado à Internet. O alcance do jornalismo cresce à medida que os meios digitais propagam notícias entre leitores. Contudo, ao mesmo tempo em que conecta, a internet tem o potencial de criar bolhas e acirrar polarizações existentes na sociedade. Considerando que as opiniões das pessoas podem mudar dependendo do modo em que as informações são apresentadas a elas, abordamos o contexto da mídia digital brasileira com o objetivo de caracterizar a influência das notícias na opinião e comportamento dos leitores em portais de notícias. Para isso, recorremos a definição literária de notícia que elege objetividade e imparcialidade como as principais características do gênero jornalístico e; sob a premissa de que notícias com altos níveis de subjetividade podem indicar algum tipo de divergência ou desvio em relação a essas características, utilizamos um indicador de subjetividade baseado em conteúdo textual para capturá-los. A partir disso, investigamos como os diferentes níveis de subjetividade podem influenciar comentários de leitores em termos de qualidades linguísticas (e.g.legibilidade, classificação das palavras utilizadas, frequência de caracteres entre outros), padrões de escrita, engajamento e alinhamento com a notícia (comentários relacionados e não-relacionados ao teor da notícia). Na computação, análises acerca desse tipo de influência ainda são escassas, principalmente quando consideramos as especificidades de cada idioma. Os métodos propostos apresentam uma nova abordagem ainda não observada na literatura revisada. Acreditamos que os métodos juntamente com os achados obtidos nesta pesquisa, podem contribuir para um melhor entendimento da nossa relação com as notícias jornalísticas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-29
2021-03-30T10:48:30Z
2021-03-30
2021-03-30T10:48:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17880
LIMA, D. F. de. Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias. 2021. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17880
identifier_str_mv LIMA, D. F. de. Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias. 2021. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744483703586816