Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25847 |
Resumo: | Esta dissertação possui como objetivo principal compreender a cadeia da influência que atua por trás do influenciador digital ao mesmo tempo em que discute o papel chave que o influenciador possui ao fomentar o consumo. O surgimento das plataformas digitais com modelos de negócio voltados para a distribuição de conteúdos audiovisuais e volume de acessos configurou uma nova figura – o influenciador digital. Esse fenômeno é estruturado pela algoritmização e pela datificação, que refletem na hegemonia dos conteúdos ou espaços e no próprio lugar em que o influenciador se encontra. Diante do uso vertiginoso das plataformas digitais por parte da audiência e da capacidade de o influenciador gerar conexão com seu público, o mercado passa a usar a figura do influenciador para tornar cada vez mais próxima a relação entre marca e consumidor. Nesse contexto, essa dissertação aborda a cadeia da influência, estrutura formada por intermediadores culturais, termo cunhado por Rojek (2008). |
id |
UFF-2_a21d8c7cacaaa508448985e8722a54db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25847 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digitalInfluenciadores digitaisCadeia da influênciaMercado digitalPlataformas digitaisRede socialMídia digitalInfluência (Ciências Sociais)Digital influencersInfluence chainDigital marketPlatforms digitalEsta dissertação possui como objetivo principal compreender a cadeia da influência que atua por trás do influenciador digital ao mesmo tempo em que discute o papel chave que o influenciador possui ao fomentar o consumo. O surgimento das plataformas digitais com modelos de negócio voltados para a distribuição de conteúdos audiovisuais e volume de acessos configurou uma nova figura – o influenciador digital. Esse fenômeno é estruturado pela algoritmização e pela datificação, que refletem na hegemonia dos conteúdos ou espaços e no próprio lugar em que o influenciador se encontra. Diante do uso vertiginoso das plataformas digitais por parte da audiência e da capacidade de o influenciador gerar conexão com seu público, o mercado passa a usar a figura do influenciador para tornar cada vez mais próxima a relação entre marca e consumidor. Nesse contexto, essa dissertação aborda a cadeia da influência, estrutura formada por intermediadores culturais, termo cunhado por Rojek (2008).This dissertation has as main objective to understand the chain of influence that acts behind the digital influencer while discussing the key role that the influencer has in promoting consumption. The emergence of digital platforms with business models focused on the distribution of audiovisual content and volume of accesses created a new figure – the digital influencer. This phenomenon is structured by algorithmization and dataficcation, which reflect on the hegemony of contents or spaces and on the very place where the influencer finds himself. Given the vertiginous use of digital platforms by the audience and the influencer's ability to generate a connection with its audience, the market starts to use the influencer figure to bring the relationship between brand and consumer closer and closer. In this context, this dissertation addresses the chain of influence, a structure formed by cultural intermediaries, a term coined by Rojek (2008).95 p.Cabral Filho, Adilson VazSchneider, Marco André FeldmanSilveira, Sérgio Amadeu daXavier, Maíra Medeiros Carvalho2022-07-26T15:09:17Z2022-07-26T15:09:17Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25847CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-07-26T15:09:20Zoai:app.uff.br:1/25847Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-07-26T15:09:20Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital |
title |
Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital |
spellingShingle |
Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital Xavier, Maíra Medeiros Carvalho Influenciadores digitais Cadeia da influência Mercado digital Plataformas digitais Rede social Mídia digital Influência (Ciências Sociais) Digital influencers Influence chain Digital market Platforms digital |
title_short |
Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital |
title_full |
Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital |
title_fullStr |
Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital |
title_full_unstemmed |
Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital |
title_sort |
Quem influencia os influenciadores? A cadeia da influência e o mercado digital |
author |
Xavier, Maíra Medeiros Carvalho |
author_facet |
Xavier, Maíra Medeiros Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cabral Filho, Adilson Vaz Schneider, Marco André Feldman Silveira, Sérgio Amadeu da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Maíra Medeiros Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Influenciadores digitais Cadeia da influência Mercado digital Plataformas digitais Rede social Mídia digital Influência (Ciências Sociais) Digital influencers Influence chain Digital market Platforms digital |
topic |
Influenciadores digitais Cadeia da influência Mercado digital Plataformas digitais Rede social Mídia digital Influência (Ciências Sociais) Digital influencers Influence chain Digital market Platforms digital |
description |
Esta dissertação possui como objetivo principal compreender a cadeia da influência que atua por trás do influenciador digital ao mesmo tempo em que discute o papel chave que o influenciador possui ao fomentar o consumo. O surgimento das plataformas digitais com modelos de negócio voltados para a distribuição de conteúdos audiovisuais e volume de acessos configurou uma nova figura – o influenciador digital. Esse fenômeno é estruturado pela algoritmização e pela datificação, que refletem na hegemonia dos conteúdos ou espaços e no próprio lugar em que o influenciador se encontra. Diante do uso vertiginoso das plataformas digitais por parte da audiência e da capacidade de o influenciador gerar conexão com seu público, o mercado passa a usar a figura do influenciador para tornar cada vez mais próxima a relação entre marca e consumidor. Nesse contexto, essa dissertação aborda a cadeia da influência, estrutura formada por intermediadores culturais, termo cunhado por Rojek (2008). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-26T15:09:17Z 2022-07-26T15:09:17Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25847 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838850911830016 |