Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22721 |
Resumo: | A formação de professores no Brasil é uma problemática que ainda é evidente nos cursos de licenciatura, em especial os cursos da área de exatas e natureza. E diante da situação pandêmica a profissão docente tornou-se ainda mais difícil como também a atratividade por esta só faz cada vez diminuir, baixos salários, jornada de trabalho árdua, planos de carreira e desvalorização são um dos motivos que colaboram para desistência e abandono da profissão docente, e por esta razão faz-se necessário a realização de mais estudos acerca desta temática. Sendo assim, a pesquisa teve o objetivo de realizar um estudo sobre as perspectivas dos alunos do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde – CES da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em relação a profissão docente, desafios e motivos que colaboram para sua desistência, além disso identificar as dificuldades encontradas nos estágios durante a pandemia do Covid-19 como também saber as perspectivas dos alunos que participam em programas que incentivam a docência, pibid e residência pedagógica. |
id |
UFCG_73baafce58917125eae3f9bd70a8a8a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/22721 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia.Attractiveness and expectations of UFCG chemistry degree students in relation to the teaching profession in times of pandemic.Atractivo y expectativas de los estudiantes de grado de química de la UFCG en relación con la profesión docente en tiempos de pandemia.Emsino de químicaFormação de professores - químicaQuímica - profissão docenteQuímica - pandemia - profissãoChemistry schoolChemistry - teaching professionTeacher Training - ChemistryChemistry - pandemic - professionEscuela de quimicaQuímica - profesión docenteFormación de profesores - QuímicaQuímica - pandemia - profesiónQuímicaA formação de professores no Brasil é uma problemática que ainda é evidente nos cursos de licenciatura, em especial os cursos da área de exatas e natureza. E diante da situação pandêmica a profissão docente tornou-se ainda mais difícil como também a atratividade por esta só faz cada vez diminuir, baixos salários, jornada de trabalho árdua, planos de carreira e desvalorização são um dos motivos que colaboram para desistência e abandono da profissão docente, e por esta razão faz-se necessário a realização de mais estudos acerca desta temática. Sendo assim, a pesquisa teve o objetivo de realizar um estudo sobre as perspectivas dos alunos do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde – CES da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em relação a profissão docente, desafios e motivos que colaboram para sua desistência, além disso identificar as dificuldades encontradas nos estágios durante a pandemia do Covid-19 como também saber as perspectivas dos alunos que participam em programas que incentivam a docência, pibid e residência pedagógica.The training of teachers in Brazil is a problem that is still evident in courses in degree, in particular courses in the exact sciences and nature. And given the situation pandemic the teaching profession has become even more difficult as well as the attractiveness for this is only decreasing, low wages, hard working hours, career plans and devaluation are one of the reasons that contribute to giving up and abandoning the profession. teacher, and for this reason it is necessary to carry out more studies on this subject. Therefore, the research aimed to carry out a study on the perspectives of students of the Licentiate Degree in Chemistry at the Center for Education and Health – CES da Federal University of Campina Grande - UFCG, in relation to the teaching profession, challenges and reasons that contribute to their withdrawal, in addition to identifying the difficulties found in the stages during the Covid-19 pandemic as well as knowing the perspectives of students participating in programs that encourage teaching, pibid and pedagogical residence.La formación de docentes en Brasil es un problema que aún se manifiesta en los cursos de grado, en particular cursos de ciencias exactas y naturaleza. Y dada la situación pandemia, la profesión docente se ha vuelto aún más difícil, así como el atractivo para esto es solo una disminución, salarios bajos, horas de trabajo arduas, planes de carrera y La devaluación es uno de los motivos que contribuyen a renunciar y abandonar la profesión. docente, por lo que es necesario realizar más estudios sobre este tema. Por tanto, la investigación tuvo como objetivo realizar un estudio sobre las perspectivas de Alumnos de la Licenciatura en Química del Centro de Educación y Salud - CES da Universidad Federal de Campina Grande - UFCG, en relación a la profesión docente, desafíos y motivos que contribuyen a su retirada, además de identificar las dificultades encontrados en las etapas durante la pandemia de Covid-19, así como conocer el perspectivas de los estudiantes que participan en programas que fomentan la enseñanza, pibid y residencia pedagógica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, José Carlos Oliveira.SANTOS, J.C.O.http://lattes.cnpq.br/1930225459216232COSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. T.http://lattes.cnpq.br/3387759380349526SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos.SANTOS, CLÁUDIA P.F.http://lattes.cnpq.br/1061754959515693SANTOS, Évany Silva dos.2021-10-042021-12-22T14:34:14Z2021-12-222021-12-22T14:34:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22721SANTOS, Évany Silva dos. Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. 2021. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-27T12:01:17Zoai:localhost:riufcg/22721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-27T12:01:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. Attractiveness and expectations of UFCG chemistry degree students in relation to the teaching profession in times of pandemic. Atractivo y expectativas de los estudiantes de grado de química de la UFCG en relación con la profesión docente en tiempos de pandemia. |
title |
Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. |
spellingShingle |
Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. SANTOS, Évany Silva dos. Emsino de química Formação de professores - química Química - profissão docente Química - pandemia - profissão Chemistry school Chemistry - teaching profession Teacher Training - Chemistry Chemistry - pandemic - profession Escuela de quimica Química - profesión docente Formación de profesores - Química Química - pandemia - profesión Química |
title_short |
Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. |
title_full |
Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. |
title_fullStr |
Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. |
title_full_unstemmed |
Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. |
title_sort |
Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. |
author |
SANTOS, Évany Silva dos. |
author_facet |
SANTOS, Évany Silva dos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SANTOS, José Carlos Oliveira. SANTOS, J.C.O. http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 COSTA, Kiara Tatianny Santos da. COSTA, K. T. http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos. SANTOS, CLÁUDIA P.F. http://lattes.cnpq.br/1061754959515693 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Évany Silva dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emsino de química Formação de professores - química Química - profissão docente Química - pandemia - profissão Chemistry school Chemistry - teaching profession Teacher Training - Chemistry Chemistry - pandemic - profession Escuela de quimica Química - profesión docente Formación de profesores - Química Química - pandemia - profesión Química |
topic |
Emsino de química Formação de professores - química Química - profissão docente Química - pandemia - profissão Chemistry school Chemistry - teaching profession Teacher Training - Chemistry Chemistry - pandemic - profession Escuela de quimica Química - profesión docente Formación de profesores - Química Química - pandemia - profesión Química |
description |
A formação de professores no Brasil é uma problemática que ainda é evidente nos cursos de licenciatura, em especial os cursos da área de exatas e natureza. E diante da situação pandêmica a profissão docente tornou-se ainda mais difícil como também a atratividade por esta só faz cada vez diminuir, baixos salários, jornada de trabalho árdua, planos de carreira e desvalorização são um dos motivos que colaboram para desistência e abandono da profissão docente, e por esta razão faz-se necessário a realização de mais estudos acerca desta temática. Sendo assim, a pesquisa teve o objetivo de realizar um estudo sobre as perspectivas dos alunos do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde – CES da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em relação a profissão docente, desafios e motivos que colaboram para sua desistência, além disso identificar as dificuldades encontradas nos estágios durante a pandemia do Covid-19 como também saber as perspectivas dos alunos que participam em programas que incentivam a docência, pibid e residência pedagógica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-04 2021-12-22T14:34:14Z 2021-12-22 2021-12-22T14:34:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22721 SANTOS, Évany Silva dos. Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. 2021. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22721 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Évany Silva dos. Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. 2021. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744520326152192 |