Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Évany Silva dos.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22721
Resumo: A formação de professores no Brasil é uma problemática que ainda é evidente nos cursos de licenciatura, em especial os cursos da área de exatas e natureza. E diante da situação pandêmica a profissão docente tornou-se ainda mais difícil como também a atratividade por esta só faz cada vez diminuir, baixos salários, jornada de trabalho árdua, planos de carreira e desvalorização são um dos motivos que colaboram para desistência e abandono da profissão docente, e por esta razão faz-se necessário a realização de mais estudos acerca desta temática. Sendo assim, a pesquisa teve o objetivo de realizar um estudo sobre as perspectivas dos alunos do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde – CES da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em relação a profissão docente, desafios e motivos que colaboram para sua desistência, além disso identificar as dificuldades encontradas nos estágios durante a pandemia do Covid-19 como também saber as perspectivas dos alunos que participam em programas que incentivam a docência, pibid e residência pedagógica.
id UFCG_73baafce58917125eae3f9bd70a8a8a2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22721
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia.Attractiveness and expectations of UFCG chemistry degree students in relation to the teaching profession in times of pandemic.Atractivo y expectativas de los estudiantes de grado de química de la UFCG en relación con la profesión docente en tiempos de pandemia.Emsino de químicaFormação de professores - químicaQuímica - profissão docenteQuímica - pandemia - profissãoChemistry schoolChemistry - teaching professionTeacher Training - ChemistryChemistry - pandemic - professionEscuela de quimicaQuímica - profesión docenteFormación de profesores - QuímicaQuímica - pandemia - profesiónQuímicaA formação de professores no Brasil é uma problemática que ainda é evidente nos cursos de licenciatura, em especial os cursos da área de exatas e natureza. E diante da situação pandêmica a profissão docente tornou-se ainda mais difícil como também a atratividade por esta só faz cada vez diminuir, baixos salários, jornada de trabalho árdua, planos de carreira e desvalorização são um dos motivos que colaboram para desistência e abandono da profissão docente, e por esta razão faz-se necessário a realização de mais estudos acerca desta temática. Sendo assim, a pesquisa teve o objetivo de realizar um estudo sobre as perspectivas dos alunos do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde – CES da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em relação a profissão docente, desafios e motivos que colaboram para sua desistência, além disso identificar as dificuldades encontradas nos estágios durante a pandemia do Covid-19 como também saber as perspectivas dos alunos que participam em programas que incentivam a docência, pibid e residência pedagógica.The training of teachers in Brazil is a problem that is still evident in courses in degree, in particular courses in the exact sciences and nature. And given the situation pandemic the teaching profession has become even more difficult as well as the attractiveness for this is only decreasing, low wages, hard working hours, career plans and devaluation are one of the reasons that contribute to giving up and abandoning the profession. teacher, and for this reason it is necessary to carry out more studies on this subject. Therefore, the research aimed to carry out a study on the perspectives of students of the Licentiate Degree in Chemistry at the Center for Education and Health – CES da Federal University of Campina Grande - UFCG, in relation to the teaching profession, challenges and reasons that contribute to their withdrawal, in addition to identifying the difficulties found in the stages during the Covid-19 pandemic as well as knowing the perspectives of students participating in programs that encourage teaching, pibid and pedagogical residence.La formación de docentes en Brasil es un problema que aún se manifiesta en los cursos de grado, en particular cursos de ciencias exactas y naturaleza. Y dada la situación pandemia, la profesión docente se ha vuelto aún más difícil, así como el atractivo para esto es solo una disminución, salarios bajos, horas de trabajo arduas, planes de carrera y La devaluación es uno de los motivos que contribuyen a renunciar y abandonar la profesión. docente, por lo que es necesario realizar más estudios sobre este tema. Por tanto, la investigación tuvo como objetivo realizar un estudio sobre las perspectivas de Alumnos de la Licenciatura en Química del Centro de Educación y Salud - CES da Universidad Federal de Campina Grande - UFCG, en relación a la profesión docente, desafíos y motivos que contribuyen a su retirada, además de identificar las dificultades encontrados en las etapas durante la pandemia de Covid-19, así como conocer el perspectivas de los estudiantes que participan en programas que fomentan la enseñanza, pibid y residencia pedagógica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSANTOS, José Carlos Oliveira.SANTOS, J.C.O.http://lattes.cnpq.br/1930225459216232COSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. T.http://lattes.cnpq.br/3387759380349526SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos.SANTOS, CLÁUDIA P.F.http://lattes.cnpq.br/1061754959515693SANTOS, Évany Silva dos.2021-10-042021-12-22T14:34:14Z2021-12-222021-12-22T14:34:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22721SANTOS, Évany Silva dos. Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. 2021. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-27T12:01:17Zoai:localhost:riufcg/22721Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-27T12:01:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia.
Attractiveness and expectations of UFCG chemistry degree students in relation to the teaching profession in times of pandemic.
Atractivo y expectativas de los estudiantes de grado de química de la UFCG en relación con la profesión docente en tiempos de pandemia.
title Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia.
spellingShingle Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia.
SANTOS, Évany Silva dos.
Emsino de química
Formação de professores - química
Química - profissão docente
Química - pandemia - profissão
Chemistry school
Chemistry - teaching profession
Teacher Training - Chemistry
Chemistry - pandemic - profession
Escuela de quimica
Química - profesión docente
Formación de profesores - Química
Química - pandemia - profesión
Química
title_short Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia.
title_full Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia.
title_fullStr Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia.
title_full_unstemmed Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia.
title_sort Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia.
author SANTOS, Évany Silva dos.
author_facet SANTOS, Évany Silva dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, José Carlos Oliveira.
SANTOS, J.C.O.
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232
COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
COSTA, K. T.
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526
SANTOS, Claudia Patrícia Fernandes dos.
SANTOS, CLÁUDIA P.F.
http://lattes.cnpq.br/1061754959515693
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Évany Silva dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Emsino de química
Formação de professores - química
Química - profissão docente
Química - pandemia - profissão
Chemistry school
Chemistry - teaching profession
Teacher Training - Chemistry
Chemistry - pandemic - profession
Escuela de quimica
Química - profesión docente
Formación de profesores - Química
Química - pandemia - profesión
Química
topic Emsino de química
Formação de professores - química
Química - profissão docente
Química - pandemia - profissão
Chemistry school
Chemistry - teaching profession
Teacher Training - Chemistry
Chemistry - pandemic - profession
Escuela de quimica
Química - profesión docente
Formación de profesores - Química
Química - pandemia - profesión
Química
description A formação de professores no Brasil é uma problemática que ainda é evidente nos cursos de licenciatura, em especial os cursos da área de exatas e natureza. E diante da situação pandêmica a profissão docente tornou-se ainda mais difícil como também a atratividade por esta só faz cada vez diminuir, baixos salários, jornada de trabalho árdua, planos de carreira e desvalorização são um dos motivos que colaboram para desistência e abandono da profissão docente, e por esta razão faz-se necessário a realização de mais estudos acerca desta temática. Sendo assim, a pesquisa teve o objetivo de realizar um estudo sobre as perspectivas dos alunos do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde – CES da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em relação a profissão docente, desafios e motivos que colaboram para sua desistência, além disso identificar as dificuldades encontradas nos estágios durante a pandemia do Covid-19 como também saber as perspectivas dos alunos que participam em programas que incentivam a docência, pibid e residência pedagógica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-04
2021-12-22T14:34:14Z
2021-12-22
2021-12-22T14:34:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22721
SANTOS, Évany Silva dos. Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. 2021. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22721
identifier_str_mv SANTOS, Évany Silva dos. Atratividade e expectativas dos alunos do curso de licenciatura em química da UFCG em relação á profissão docente em tempos de pandemia. 2021. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744520326152192