Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14478 |
Resumo: | A Inovação tem sido um diferencial competitivo para as empresas que buscam ganho de mercado. O cenário econômico fez a criatividade assumir um papel importantíssimo junto ao processo de inovação. Empresas com estilo inovadoras têm conseguido alcançar melhores cotações, e melhores posicionamentos no mercado. As organizações que pretendem inovar necessitam de estratégia adequada e para isto, procuram se adaptar as mudanças do cenário atual. Este trabalho objetiva avaliar a gestão da inovação por meio da linha de produtos nas empresas Natura e Whirlpool, relacionado com a visão de autores sobre o assunto. Com foco na pesquisa Qualitativa, este trabalho adota o método de estudo de caso, em duas empresas atuantes no mercado brasileiro. Com a pesquisa realizada acerca da Whirlpool, e da Natura, exemplificam os resultados obtidos por empresas gestoras de inovação, e que são um modelo bem elaborado, planejado, executado, principalmente com resultado que mudam a vida das pessoas. |
id |
UFCG_73bc7db81be045d31ca1cf7f671cf695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/14478 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo.Innovation management in companies in the brazilian market: a case study in natura and Whirlpoo.Inovação de empresasEstratégiaMercadoTipos de inovaçãoCriatividadeBusiness innovationStrategyMarketplaceTypes of innovationCreativityAdministraçãoA Inovação tem sido um diferencial competitivo para as empresas que buscam ganho de mercado. O cenário econômico fez a criatividade assumir um papel importantíssimo junto ao processo de inovação. Empresas com estilo inovadoras têm conseguido alcançar melhores cotações, e melhores posicionamentos no mercado. As organizações que pretendem inovar necessitam de estratégia adequada e para isto, procuram se adaptar as mudanças do cenário atual. Este trabalho objetiva avaliar a gestão da inovação por meio da linha de produtos nas empresas Natura e Whirlpool, relacionado com a visão de autores sobre o assunto. Com foco na pesquisa Qualitativa, este trabalho adota o método de estudo de caso, em duas empresas atuantes no mercado brasileiro. Com a pesquisa realizada acerca da Whirlpool, e da Natura, exemplificam os resultados obtidos por empresas gestoras de inovação, e que são um modelo bem elaborado, planejado, executado, principalmente com resultado que mudam a vida das pessoas.Innovation has been a competitive differential for companies that seek market gain. The economic scenario made creativity take on a very important role in the innovation process. Stylish companies innovators have been able to achieve better quotes, and better market positions. Organizations that intend to innovate need appropriate strategy and for this, they try to adapt to the changes of the current scenario. This work aims to evaluate the innovation management through the product line in Natura and Whirlpool, related to the authors' view of the subject matter. With a focus on Qualitative research, this work adopts the study method case study, in two companies operating in the Brazilian market. With research carried out about Whirlpool and Natura, exemplify the results obtained by innovation management companies, which are a well-designed, planned model, executed, mainly with results that change people's lives.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGALVES, Vorster Queiroga.ALVES, V. Q.http://lattes.cnpq.br/4754499535748686RODRIGUES, Marconi Araújo.RODRIGUES, M. A.SILVA, Orlando Gomes da.SILVA, O. G.SOUSA, Monique Érika Andrade de.2018-08-12020-08-25T14:55:27Z2020-08-252020-08-25T14:55:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14478SOUSA, Monique Érica Andrade de. Gestão da inovação em empresas do mercado Brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpool. 2018. 62fl. - Trabalho de Conclusão de Cursos(Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. -Sousa/PB - BRASIL, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2020-08-27T15:03:13Zoai:localhost:riufcg/14478Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512020-08-27T15:03:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo. Innovation management in companies in the brazilian market: a case study in natura and Whirlpoo. |
title |
Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo. |
spellingShingle |
Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo. SOUSA, Monique Érika Andrade de. Inovação de empresas Estratégia Mercado Tipos de inovação Criatividade Business innovation Strategy Marketplace Types of innovation Creativity Administração |
title_short |
Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo. |
title_full |
Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo. |
title_fullStr |
Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo. |
title_full_unstemmed |
Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo. |
title_sort |
Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo. |
author |
SOUSA, Monique Érika Andrade de. |
author_facet |
SOUSA, Monique Érika Andrade de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Vorster Queiroga. ALVES, V. Q. http://lattes.cnpq.br/4754499535748686 RODRIGUES, Marconi Araújo. RODRIGUES, M. A. SILVA, Orlando Gomes da. SILVA, O. G. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Monique Érika Andrade de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovação de empresas Estratégia Mercado Tipos de inovação Criatividade Business innovation Strategy Marketplace Types of innovation Creativity Administração |
topic |
Inovação de empresas Estratégia Mercado Tipos de inovação Criatividade Business innovation Strategy Marketplace Types of innovation Creativity Administração |
description |
A Inovação tem sido um diferencial competitivo para as empresas que buscam ganho de mercado. O cenário econômico fez a criatividade assumir um papel importantíssimo junto ao processo de inovação. Empresas com estilo inovadoras têm conseguido alcançar melhores cotações, e melhores posicionamentos no mercado. As organizações que pretendem inovar necessitam de estratégia adequada e para isto, procuram se adaptar as mudanças do cenário atual. Este trabalho objetiva avaliar a gestão da inovação por meio da linha de produtos nas empresas Natura e Whirlpool, relacionado com a visão de autores sobre o assunto. Com foco na pesquisa Qualitativa, este trabalho adota o método de estudo de caso, em duas empresas atuantes no mercado brasileiro. Com a pesquisa realizada acerca da Whirlpool, e da Natura, exemplificam os resultados obtidos por empresas gestoras de inovação, e que são um modelo bem elaborado, planejado, executado, principalmente com resultado que mudam a vida das pessoas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-1 2020-08-25T14:55:27Z 2020-08-25 2020-08-25T14:55:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14478 SOUSA, Monique Érica Andrade de. Gestão da inovação em empresas do mercado Brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpool. 2018. 62fl. - Trabalho de Conclusão de Cursos(Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. -Sousa/PB - BRASIL, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14478 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Monique Érica Andrade de. Gestão da inovação em empresas do mercado Brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpool. 2018. 62fl. - Trabalho de Conclusão de Cursos(Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. -Sousa/PB - BRASIL, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744456752037888 |