Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Monique Érika Andrade de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14478
Resumo: A Inovação tem sido um diferencial competitivo para as empresas que buscam ganho de mercado. O cenário econômico fez a criatividade assumir um papel importantíssimo junto ao processo de inovação. Empresas com estilo inovadoras têm conseguido alcançar melhores cotações, e melhores posicionamentos no mercado. As organizações que pretendem inovar necessitam de estratégia adequada e para isto, procuram se adaptar as mudanças do cenário atual. Este trabalho objetiva avaliar a gestão da inovação por meio da linha de produtos nas empresas Natura e Whirlpool, relacionado com a visão de autores sobre o assunto. Com foco na pesquisa Qualitativa, este trabalho adota o método de estudo de caso, em duas empresas atuantes no mercado brasileiro. Com a pesquisa realizada acerca da Whirlpool, e da Natura, exemplificam os resultados obtidos por empresas gestoras de inovação, e que são um modelo bem elaborado, planejado, executado, principalmente com resultado que mudam a vida das pessoas.
id UFCG_73bc7db81be045d31ca1cf7f671cf695
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14478
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo.Innovation management in companies in the brazilian market: a case study in natura and Whirlpoo.Inovação de empresasEstratégiaMercadoTipos de inovaçãoCriatividadeBusiness innovationStrategyMarketplaceTypes of innovationCreativityAdministraçãoA Inovação tem sido um diferencial competitivo para as empresas que buscam ganho de mercado. O cenário econômico fez a criatividade assumir um papel importantíssimo junto ao processo de inovação. Empresas com estilo inovadoras têm conseguido alcançar melhores cotações, e melhores posicionamentos no mercado. As organizações que pretendem inovar necessitam de estratégia adequada e para isto, procuram se adaptar as mudanças do cenário atual. Este trabalho objetiva avaliar a gestão da inovação por meio da linha de produtos nas empresas Natura e Whirlpool, relacionado com a visão de autores sobre o assunto. Com foco na pesquisa Qualitativa, este trabalho adota o método de estudo de caso, em duas empresas atuantes no mercado brasileiro. Com a pesquisa realizada acerca da Whirlpool, e da Natura, exemplificam os resultados obtidos por empresas gestoras de inovação, e que são um modelo bem elaborado, planejado, executado, principalmente com resultado que mudam a vida das pessoas.Innovation has been a competitive differential for companies that seek market gain. The economic scenario made creativity take on a very important role in the innovation process. Stylish companies innovators have been able to achieve better quotes, and better market positions. Organizations that intend to innovate need appropriate strategy and for this, they try to adapt to the changes of the current scenario. This work aims to evaluate the innovation management through the product line in Natura and Whirlpool, related to the authors' view of the subject matter. With a focus on Qualitative research, this work adopts the study method case study, in two companies operating in the Brazilian market. With research carried out about Whirlpool and Natura, exemplify the results obtained by innovation management companies, which are a well-designed, planned model, executed, mainly with results that change people's lives.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGALVES, Vorster Queiroga.ALVES, V. Q.http://lattes.cnpq.br/4754499535748686RODRIGUES, Marconi Araújo.RODRIGUES, M. A.SILVA, Orlando Gomes da.SILVA, O. G.SOUSA, Monique Érika Andrade de.2018-08-12020-08-25T14:55:27Z2020-08-252020-08-25T14:55:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14478SOUSA, Monique Érica Andrade de. Gestão da inovação em empresas do mercado Brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpool. 2018. 62fl. - Trabalho de Conclusão de Cursos(Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. -Sousa/PB - BRASIL, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2020-08-27T15:03:13Zoai:localhost:riufcg/14478Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512020-08-27T15:03:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo.
Innovation management in companies in the brazilian market: a case study in natura and Whirlpoo.
title Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo.
spellingShingle Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo.
SOUSA, Monique Érika Andrade de.
Inovação de empresas
Estratégia
Mercado
Tipos de inovação
Criatividade
Business innovation
Strategy
Marketplace
Types of innovation
Creativity
Administração
title_short Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo.
title_full Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo.
title_fullStr Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo.
title_full_unstemmed Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo.
title_sort Gestão da inovação em empresas do mercado brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpoo.
author SOUSA, Monique Érika Andrade de.
author_facet SOUSA, Monique Érika Andrade de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Vorster Queiroga.
ALVES, V. Q.
http://lattes.cnpq.br/4754499535748686
RODRIGUES, Marconi Araújo.
RODRIGUES, M. A.
SILVA, Orlando Gomes da.
SILVA, O. G.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Monique Érika Andrade de.
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação de empresas
Estratégia
Mercado
Tipos de inovação
Criatividade
Business innovation
Strategy
Marketplace
Types of innovation
Creativity
Administração
topic Inovação de empresas
Estratégia
Mercado
Tipos de inovação
Criatividade
Business innovation
Strategy
Marketplace
Types of innovation
Creativity
Administração
description A Inovação tem sido um diferencial competitivo para as empresas que buscam ganho de mercado. O cenário econômico fez a criatividade assumir um papel importantíssimo junto ao processo de inovação. Empresas com estilo inovadoras têm conseguido alcançar melhores cotações, e melhores posicionamentos no mercado. As organizações que pretendem inovar necessitam de estratégia adequada e para isto, procuram se adaptar as mudanças do cenário atual. Este trabalho objetiva avaliar a gestão da inovação por meio da linha de produtos nas empresas Natura e Whirlpool, relacionado com a visão de autores sobre o assunto. Com foco na pesquisa Qualitativa, este trabalho adota o método de estudo de caso, em duas empresas atuantes no mercado brasileiro. Com a pesquisa realizada acerca da Whirlpool, e da Natura, exemplificam os resultados obtidos por empresas gestoras de inovação, e que são um modelo bem elaborado, planejado, executado, principalmente com resultado que mudam a vida das pessoas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-1
2020-08-25T14:55:27Z
2020-08-25
2020-08-25T14:55:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14478
SOUSA, Monique Érica Andrade de. Gestão da inovação em empresas do mercado Brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpool. 2018. 62fl. - Trabalho de Conclusão de Cursos(Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. -Sousa/PB - BRASIL, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14478
identifier_str_mv SOUSA, Monique Érica Andrade de. Gestão da inovação em empresas do mercado Brasileiro: um estudo de caso na natura e Whirlpool. 2018. 62fl. - Trabalho de Conclusão de Cursos(Bacharelado em Administração). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. -Sousa/PB - BRASIL, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744456752037888