Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8054 |
Resumo: | Os modelos didáticos são considerados meios facilitadores no processo de ensino aprendizagem, uma vez que estes auxiliam na compreensão por parte dos alunos, favorecendo uma aprendizagem mais significativa, possibilitando a relação da teoria com a prática, tornando a aula mais atrativa e dinâmica. O objetivo da pesquisa foi saber quais concepções detém os alunos matriculados nas disciplinas de Práticas de Ensino do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre os modelos didáticos, bem como verificar a frequência e execução destes na sala de aula. A pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo de nível descritivo, onde os resultados obtidos são justificados de acordo com a análise de conteúdo e categorial. Foram levados em consideração a participação espontânea dos alunos sob os questionários aplicados e os conhecimentos prévios que eles tinham sobre a temática em estudo. |
id |
UFCG_746a0c8a8e90bfaa2337f07ecef2bc39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8054 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas.Conceptions of didactic models in the formation of undergraduate students in biological sciences.Concepciones de modelos didácticos en la formación de estudiantes de pregrado en ciencias biológicas.Modelos DidáticosConcepçãoPráticas de EnsinoDidactic ModelsConceptionsTeaching PracticesConcepciónPrácticas docentesEnsino-AprendizagemOs modelos didáticos são considerados meios facilitadores no processo de ensino aprendizagem, uma vez que estes auxiliam na compreensão por parte dos alunos, favorecendo uma aprendizagem mais significativa, possibilitando a relação da teoria com a prática, tornando a aula mais atrativa e dinâmica. O objetivo da pesquisa foi saber quais concepções detém os alunos matriculados nas disciplinas de Práticas de Ensino do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre os modelos didáticos, bem como verificar a frequência e execução destes na sala de aula. A pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo de nível descritivo, onde os resultados obtidos são justificados de acordo com a análise de conteúdo e categorial. Foram levados em consideração a participação espontânea dos alunos sob os questionários aplicados e os conhecimentos prévios que eles tinham sobre a temática em estudo.The didactic models are considered means facilitators in the teaching and learning process, since they assist in understanding on the part of students, favoring a more meaningful learning, enabling the relationship of the theory with practice, making the classroom more attractive and dynamic. The objective of the research was to know which conceptions holds the students enrolled in the disciplines of teaching practices of the course of degree in Biological Sciences on the didactic models, as well as check the frequency and implementation of these in the classroom. The search is characterized as a qualitative study of descriptive level, where the results obtained are justified in accordance with the analysis of content and categorical. We took into consideration the spontaneous participation of students under the questionnaires applied and the previous knowledge that they had under the theme under study.Los modelos didácticos se consideran facilitadores en el proceso de enseñanza-aprendizaje, ya que ayudan a los estudiantes a comprender, favoreciendo un aprendizaje más significativo, posibilitando la relación entre la teoría y la práctica, haciendo la clase más atractiva y dinámica. El objetivo de la investigación fue conocer qué concepciones tienen los estudiantes matriculados en las disciplinas de Prácticas Docentes de la Licenciatura en Ciencias Biológicas sobre los modelos didácticos, así como verificar la frecuencia y ejecución de estos en el aula. La investigación se caracteriza por ser un estudio cualitativo de nivel descriptivo, donde los resultados obtenidos se justifican de acuerdo al análisis de contenido y categórico. Se tuvo en cuenta la participación espontánea de los estudiantes en los cuestionarios aplicados y los conocimientos previos que tenían sobre el tema en estudio.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCHAVES, Márcio Frazão.CHAVES, Márcio Frazão.http://lattes.cnpq.br/5314751391292608SANTOS, Michelle Gomes.LINHARES, Caroline Zabdenzala.SANTOS, Drízia Giziany Miguel dos.20162019-10-14T12:38:42Z2019-10-142019-10-14T12:38:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8054SANTOS, Drízia Giziany Miguel dos. Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas. 2016. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T17:23:28Zoai:localhost:riufcg/8054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T17:23:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas. Conceptions of didactic models in the formation of undergraduate students in biological sciences. Concepciones de modelos didácticos en la formación de estudiantes de pregrado en ciencias biológicas. |
title |
Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas. |
spellingShingle |
Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas. SANTOS, Drízia Giziany Miguel dos. Modelos Didáticos Concepção Práticas de Ensino Didactic Models Conceptions Teaching Practices Concepción Prácticas docentes Ensino-Aprendizagem |
title_short |
Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas. |
title_full |
Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas. |
title_fullStr |
Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas. |
title_full_unstemmed |
Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas. |
title_sort |
Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas. |
author |
SANTOS, Drízia Giziany Miguel dos. |
author_facet |
SANTOS, Drízia Giziany Miguel dos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CHAVES, Márcio Frazão. CHAVES, Márcio Frazão. http://lattes.cnpq.br/5314751391292608 SANTOS, Michelle Gomes. LINHARES, Caroline Zabdenzala. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Drízia Giziany Miguel dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelos Didáticos Concepção Práticas de Ensino Didactic Models Conceptions Teaching Practices Concepción Prácticas docentes Ensino-Aprendizagem |
topic |
Modelos Didáticos Concepção Práticas de Ensino Didactic Models Conceptions Teaching Practices Concepción Prácticas docentes Ensino-Aprendizagem |
description |
Os modelos didáticos são considerados meios facilitadores no processo de ensino aprendizagem, uma vez que estes auxiliam na compreensão por parte dos alunos, favorecendo uma aprendizagem mais significativa, possibilitando a relação da teoria com a prática, tornando a aula mais atrativa e dinâmica. O objetivo da pesquisa foi saber quais concepções detém os alunos matriculados nas disciplinas de Práticas de Ensino do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas sobre os modelos didáticos, bem como verificar a frequência e execução destes na sala de aula. A pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo de nível descritivo, onde os resultados obtidos são justificados de acordo com a análise de conteúdo e categorial. Foram levados em consideração a participação espontânea dos alunos sob os questionários aplicados e os conhecimentos prévios que eles tinham sobre a temática em estudo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-10-14T12:38:42Z 2019-10-14 2019-10-14T12:38:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8054 SANTOS, Drízia Giziany Miguel dos. Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas. 2016. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8054 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Drízia Giziany Miguel dos. Concepções de modelos didáticos na formação de alunos de licenciatura em ciências biológicas. 2016. 38 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744403277807616 |