A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PARNAÍBA, Edna Ferreira.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6235
Resumo: A presente pesquisa se propõe a discutir e analisar a relação estabelecida entre afetividade, aprendizagem, família e escola. Entendendo que a afetividade e a aprendizagem devem andar juntas no processo de desenvolvimento do indivíduo em parceria com a família e a escola. Diante de um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, abordamos questões relevantes no que se refere a estas relações e o desenvolvimento da criança, enquanto ser histórico, cultural, emocional e social, integrada a uma sociedade. A pesquisa de campo consistiu na utilização de quatro tipos de instrumentos de coletas de dados, são eles: Questionário sociodemográfico; Teste de Associação Livre de Palavras (TALP); Entrevista semiestruturada; e O Teste do Par Educativo (TPE). O público alvo da pesquisa foi constituído por: duas professoras do Ensino Fundamental I; 17 alunos do Fundamental I, dispostos em duas turmas multiseriadas; 16 pais/responsáveis e a gestora da escola de uma escola multiseriada no município de Santa Helena PB. Tendo como principal objetivo, apreender e analisar as implicações da afetividade na formação da criança a partir da sua relação com a família e a escola. Com base na pesquisa bibliográfica e a partir da análise dos dados, podemos concluir que a mediação adulto/criança é constituída por diversos elementos, alguns são tão simples que podem passar despercebidos, mas que fazem grande diferença. Os resultados apontam para necessidade, cada vez maior, de interação positiva e da união entre a família e a escola, para a maximização do desenvolvimento integral dos alunos/crianças.
id UFCG_7606d7bcf0ca3095b4fa7f1a77bc862d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6235
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança.Affectivity in the teaching-learning process: aspects constitutive factors in adult / child mediation.AfetividadeRelação família-escolaAprendizagemDesenvolvimento integralAffectionFamily-school relationshipLearningIntegral DevelopmentEducação.A presente pesquisa se propõe a discutir e analisar a relação estabelecida entre afetividade, aprendizagem, família e escola. Entendendo que a afetividade e a aprendizagem devem andar juntas no processo de desenvolvimento do indivíduo em parceria com a família e a escola. Diante de um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, abordamos questões relevantes no que se refere a estas relações e o desenvolvimento da criança, enquanto ser histórico, cultural, emocional e social, integrada a uma sociedade. A pesquisa de campo consistiu na utilização de quatro tipos de instrumentos de coletas de dados, são eles: Questionário sociodemográfico; Teste de Associação Livre de Palavras (TALP); Entrevista semiestruturada; e O Teste do Par Educativo (TPE). O público alvo da pesquisa foi constituído por: duas professoras do Ensino Fundamental I; 17 alunos do Fundamental I, dispostos em duas turmas multiseriadas; 16 pais/responsáveis e a gestora da escola de uma escola multiseriada no município de Santa Helena PB. Tendo como principal objetivo, apreender e analisar as implicações da afetividade na formação da criança a partir da sua relação com a família e a escola. Com base na pesquisa bibliográfica e a partir da análise dos dados, podemos concluir que a mediação adulto/criança é constituída por diversos elementos, alguns são tão simples que podem passar despercebidos, mas que fazem grande diferença. Os resultados apontam para necessidade, cada vez maior, de interação positiva e da união entre a família e a escola, para a maximização do desenvolvimento integral dos alunos/crianças.This paper proposes to discuss and analyze the relationship established between affectivity, learning, family and school. Considering that affectivity and learning must be interconnected in the process of individual‟s development in partnership with family and school. Faced with a bibliographical survey and field research, was addressed relevant issues regarding to these relationships and the development of the child, as a historical, cultural, emotional and social being integrated into a society. The field research consisted in the use of four types of instruments of data collection, such as: Socio-demographic questionnaire; Free Word Association Test (TALP); Semi structured interview; and The Educational Pair Test (TPE). The target audience of the research was constituted by: two primary school teachers ; 17 students from primary school, arranged in two multiseriate classes; 16 parents / guardians and the school manager of a multi-grade school in Santa Helena city Paraíba state. The main objective was, to apprehend and to analyze the implications of the affectivity in child formation from its relation with the family and school. Based on the bibliographic research and from data analysis, was conclude that adult / child mediation consists of several elements, some of them are so simple that they may go unnoticed, but that make a big difference. The results point to the growing need for positive interaction and the union between the family and school, in order to maximize the integral development of students / children.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOARES, Luísa de Marillac Ramos.SOARES, L. M. Rhttp://lattes.cnpq.br/3152646710019289LOPES, Wiama de Jesus Freitas.JOCA, Alexandre Martins.CESÁREO, Danilo de Sousa.PARNAÍBA, Edna Ferreira.20182019-08-27T15:10:42Z2019-08-272019-08-27T15:10:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6235PARNAÍBA,Edna Ferreira. A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança. 2018. 92f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T14:24:05Zoai:localhost:riufcg/6235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T14:24:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança.
Affectivity in the teaching-learning process: aspects constitutive factors in adult / child mediation.
title A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança.
spellingShingle A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança.
PARNAÍBA, Edna Ferreira.
Afetividade
Relação família-escola
Aprendizagem
Desenvolvimento integral
Affection
Family-school relationship
Learning
Integral Development
Educação.
title_short A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança.
title_full A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança.
title_fullStr A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança.
title_full_unstemmed A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança.
title_sort A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança.
author PARNAÍBA, Edna Ferreira.
author_facet PARNAÍBA, Edna Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOARES, Luísa de Marillac Ramos.
SOARES, L. M. R
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289
LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
JOCA, Alexandre Martins.
CESÁREO, Danilo de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv PARNAÍBA, Edna Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Relação família-escola
Aprendizagem
Desenvolvimento integral
Affection
Family-school relationship
Learning
Integral Development
Educação.
topic Afetividade
Relação família-escola
Aprendizagem
Desenvolvimento integral
Affection
Family-school relationship
Learning
Integral Development
Educação.
description A presente pesquisa se propõe a discutir e analisar a relação estabelecida entre afetividade, aprendizagem, família e escola. Entendendo que a afetividade e a aprendizagem devem andar juntas no processo de desenvolvimento do indivíduo em parceria com a família e a escola. Diante de um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, abordamos questões relevantes no que se refere a estas relações e o desenvolvimento da criança, enquanto ser histórico, cultural, emocional e social, integrada a uma sociedade. A pesquisa de campo consistiu na utilização de quatro tipos de instrumentos de coletas de dados, são eles: Questionário sociodemográfico; Teste de Associação Livre de Palavras (TALP); Entrevista semiestruturada; e O Teste do Par Educativo (TPE). O público alvo da pesquisa foi constituído por: duas professoras do Ensino Fundamental I; 17 alunos do Fundamental I, dispostos em duas turmas multiseriadas; 16 pais/responsáveis e a gestora da escola de uma escola multiseriada no município de Santa Helena PB. Tendo como principal objetivo, apreender e analisar as implicações da afetividade na formação da criança a partir da sua relação com a família e a escola. Com base na pesquisa bibliográfica e a partir da análise dos dados, podemos concluir que a mediação adulto/criança é constituída por diversos elementos, alguns são tão simples que podem passar despercebidos, mas que fazem grande diferença. Os resultados apontam para necessidade, cada vez maior, de interação positiva e da união entre a família e a escola, para a maximização do desenvolvimento integral dos alunos/crianças.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-08-27T15:10:42Z
2019-08-27
2019-08-27T15:10:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6235
PARNAÍBA,Edna Ferreira. A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança. 2018. 92f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6235
identifier_str_mv PARNAÍBA,Edna Ferreira. A afetividade no processo de ensino-aprendizagem: aspectos constitutivos na mediação adulto/criança. 2018. 92f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389001445376