Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.silva4 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155 |
Resumo: | O solo é o recurso ambiental responsável por inúmeros serviços ecossistêmicos que sustentam a vida. Conhecer o solo é promover possibilidades de minimização dos processos erosivos que comprometem a vida em todas as suas manifestações, permitindo que este valioso recurso possa dar continuidade a multiplicidade de funções que exerce no equilíbrio ambiental. Considerando que a escola é espaço para ampliar a socialização de conhecimento sobre solos, que devem ser construídos desde as primeiras séries, a pesquisa objetivou compreender a percepção de alunos e professores em relação a esta temática. O estudo foi realizado numa escola municipal de ensino fundamental do município de Sumé (PB). A metodologia constou da aplicação de questionários com estudantes e professores, apresentação de palestras e realização de vivências. De forma geral, os estudantes associam solo à terra (69%), que o solo serve para plantar (38%), ligam a presença do solo a zona rural (11%), acham que queimar e desmatar fazem mal ao solo (19%). Já os professores apresentam uma visão holística do solo (39%), mas não trabalham o tema solo em sala (50%) e considera a abordagem do tema solo nos livros didáticos de regular a insuficiente (39%). A vivência trouxe muito interesse aos participantes. Concluí-se que é preciso, na perspectiva da Educação em Solos, para a formação cidadã, inserir a temática de forma mais expressiva nos conteúdos escolares, de forma inter e multidisciplinar, sobretudo, contextualizando com as especificidades dos diversos Territórios. |
id |
UFCG_761a0dcf5f5590dda8bac952b4284f4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5155 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal.Contextualizing soil education with teachers and students from a municipal school.Educação em solosEducação contextualizadaConservação dos solosLivros didático – solosContextualized education Soil conservation Textbooks - soilsSoil educationO solo é o recurso ambiental responsável por inúmeros serviços ecossistêmicos que sustentam a vida. Conhecer o solo é promover possibilidades de minimização dos processos erosivos que comprometem a vida em todas as suas manifestações, permitindo que este valioso recurso possa dar continuidade a multiplicidade de funções que exerce no equilíbrio ambiental. Considerando que a escola é espaço para ampliar a socialização de conhecimento sobre solos, que devem ser construídos desde as primeiras séries, a pesquisa objetivou compreender a percepção de alunos e professores em relação a esta temática. O estudo foi realizado numa escola municipal de ensino fundamental do município de Sumé (PB). A metodologia constou da aplicação de questionários com estudantes e professores, apresentação de palestras e realização de vivências. De forma geral, os estudantes associam solo à terra (69%), que o solo serve para plantar (38%), ligam a presença do solo a zona rural (11%), acham que queimar e desmatar fazem mal ao solo (19%). Já os professores apresentam uma visão holística do solo (39%), mas não trabalham o tema solo em sala (50%) e considera a abordagem do tema solo nos livros didáticos de regular a insuficiente (39%). A vivência trouxe muito interesse aos participantes. Concluí-se que é preciso, na perspectiva da Educação em Solos, para a formação cidadã, inserir a temática de forma mais expressiva nos conteúdos escolares, de forma inter e multidisciplinar, sobretudo, contextualizando com as especificidades dos diversos Territórios.Soil is the environmental resource responsible for numerous ecosystem serviçoes that sustain life. Knowing the soil is to promote minimization possibilities of erosive processes that compromise life in all its manifestations, allowing this valuable resource can continue the multiplicity of roles it plays in environmental balance. Whereas the school is room to expand the socialization of knowledge about soil, which must be built from the first series, the research aimed to understand the perception of students and teachers in relation to this issue. The study was conducted in elementary school public school in the city of Sume (PB). The methodology consisted of questionnaires with social subjects, presenting lectures and conducting experiences. In general, students associate soil to land (69%) and land to grow (38%), bind to soil presence the countryside (23%) and pointed out that he said that the soil used to grow (38%), find that burning and deforestation are harmful to the soil (19%). Since teachers have a holistic view of soil (39%), but do not work the soil theme in room (50% ) and consider the soil theme approach in textbooks to regulate insufficient (39%). The experience brought much interest to the participants. It concluded that it is necessary in view of Soil Education, to civic education, enter the subject of more expressively in school content, inter- and multidisciplinary way, above all, contextualizing with the specificities of the different territories.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGVITAL, Adriana de Fátima Meira.VITAL, A. F. M.http://lattes.cnpq.br/5317087265969022SILVA, Danilson Correia da.BRITO, José Romério Soares.SILVA, Luana de Carvalho.2016-10-142019-07-30T10:59:00Z2019-07-302019-07-30T10:59:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.silva4http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155SILVA, Luana de Carvalho. Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. 2016. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T18:29:32Zoai:localhost:riufcg/5155Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T18:29:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. Contextualizing soil education with teachers and students from a municipal school. |
title |
Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. |
spellingShingle |
Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. SILVA, Luana de Carvalho. Educação em solos Educação contextualizada Conservação dos solos Livros didático – solos Contextualized education Soil conservation Textbooks - soils Soil education |
title_short |
Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. |
title_full |
Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. |
title_fullStr |
Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. |
title_full_unstemmed |
Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. |
title_sort |
Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. |
author |
SILVA, Luana de Carvalho. |
author_facet |
SILVA, Luana de Carvalho. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. VITAL, A. F. M. http://lattes.cnpq.br/5317087265969022 SILVA, Danilson Correia da. BRITO, José Romério Soares. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Luana de Carvalho. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em solos Educação contextualizada Conservação dos solos Livros didático – solos Contextualized education Soil conservation Textbooks - soils Soil education |
topic |
Educação em solos Educação contextualizada Conservação dos solos Livros didático – solos Contextualized education Soil conservation Textbooks - soils Soil education |
description |
O solo é o recurso ambiental responsável por inúmeros serviços ecossistêmicos que sustentam a vida. Conhecer o solo é promover possibilidades de minimização dos processos erosivos que comprometem a vida em todas as suas manifestações, permitindo que este valioso recurso possa dar continuidade a multiplicidade de funções que exerce no equilíbrio ambiental. Considerando que a escola é espaço para ampliar a socialização de conhecimento sobre solos, que devem ser construídos desde as primeiras séries, a pesquisa objetivou compreender a percepção de alunos e professores em relação a esta temática. O estudo foi realizado numa escola municipal de ensino fundamental do município de Sumé (PB). A metodologia constou da aplicação de questionários com estudantes e professores, apresentação de palestras e realização de vivências. De forma geral, os estudantes associam solo à terra (69%), que o solo serve para plantar (38%), ligam a presença do solo a zona rural (11%), acham que queimar e desmatar fazem mal ao solo (19%). Já os professores apresentam uma visão holística do solo (39%), mas não trabalham o tema solo em sala (50%) e considera a abordagem do tema solo nos livros didáticos de regular a insuficiente (39%). A vivência trouxe muito interesse aos participantes. Concluí-se que é preciso, na perspectiva da Educação em Solos, para a formação cidadã, inserir a temática de forma mais expressiva nos conteúdos escolares, de forma inter e multidisciplinar, sobretudo, contextualizando com as especificidades dos diversos Territórios. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-14 2019-07-30T10:59:00Z 2019-07-30 2019-07-30T10:59:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.silva4 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155 SILVA, Luana de Carvalho. Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. 2016. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.silva4 http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155 |
identifier_str_mv |
SILVA, Luana de Carvalho. Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. 2016. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744382324113408 |