Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Luana de Carvalho.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.silva4
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155
Resumo: O solo é o recurso ambiental responsável por inúmeros serviços ecossistêmicos que sustentam a vida. Conhecer o solo é promover possibilidades de minimização dos processos erosivos que comprometem a vida em todas as suas manifestações, permitindo que este valioso recurso possa dar continuidade a multiplicidade de funções que exerce no equilíbrio ambiental. Considerando que a escola é espaço para ampliar a socialização de conhecimento sobre solos, que devem ser construídos desde as primeiras séries, a pesquisa objetivou compreender a percepção de alunos e professores em relação a esta temática. O estudo foi realizado numa escola municipal de ensino fundamental do município de Sumé (PB). A metodologia constou da aplicação de questionários com estudantes e professores, apresentação de palestras e realização de vivências. De forma geral, os estudantes associam solo à terra (69%), que o solo serve para plantar (38%), ligam a presença do solo a zona rural (11%), acham que queimar e desmatar fazem mal ao solo (19%). Já os professores apresentam uma visão holística do solo (39%), mas não trabalham o tema solo em sala (50%) e considera a abordagem do tema solo nos livros didáticos de regular a insuficiente (39%). A vivência trouxe muito interesse aos participantes. Concluí-se que é preciso, na perspectiva da Educação em Solos, para a formação cidadã, inserir a temática de forma mais expressiva nos conteúdos escolares, de forma inter e multidisciplinar, sobretudo, contextualizando com as especificidades dos diversos Territórios.
id UFCG_761a0dcf5f5590dda8bac952b4284f4c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5155
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal.Contextualizing soil education with teachers and students from a municipal school.Educação em solosEducação contextualizadaConservação dos solosLivros didático – solosContextualized education  Soil conservation  Textbooks - soilsSoil educationO solo é o recurso ambiental responsável por inúmeros serviços ecossistêmicos que sustentam a vida. Conhecer o solo é promover possibilidades de minimização dos processos erosivos que comprometem a vida em todas as suas manifestações, permitindo que este valioso recurso possa dar continuidade a multiplicidade de funções que exerce no equilíbrio ambiental. Considerando que a escola é espaço para ampliar a socialização de conhecimento sobre solos, que devem ser construídos desde as primeiras séries, a pesquisa objetivou compreender a percepção de alunos e professores em relação a esta temática. O estudo foi realizado numa escola municipal de ensino fundamental do município de Sumé (PB). A metodologia constou da aplicação de questionários com estudantes e professores, apresentação de palestras e realização de vivências. De forma geral, os estudantes associam solo à terra (69%), que o solo serve para plantar (38%), ligam a presença do solo a zona rural (11%), acham que queimar e desmatar fazem mal ao solo (19%). Já os professores apresentam uma visão holística do solo (39%), mas não trabalham o tema solo em sala (50%) e considera a abordagem do tema solo nos livros didáticos de regular a insuficiente (39%). A vivência trouxe muito interesse aos participantes. Concluí-se que é preciso, na perspectiva da Educação em Solos, para a formação cidadã, inserir a temática de forma mais expressiva nos conteúdos escolares, de forma inter e multidisciplinar, sobretudo, contextualizando com as especificidades dos diversos Territórios.Soil is the environmental resource responsible for numerous ecosystem serviçoes that sustain life. Knowing the soil is to promote minimization possibilities of erosive processes that compromise life in all its manifestations, allowing this valuable resource can continue the multiplicity of roles it plays in environmental balance. Whereas the school is room to expand the socialization of knowledge about soil, which must be built from the first series, the research aimed to understand the perception of students and teachers in relation to this issue. The study was conducted in elementary school public school in the city of Sume (PB). The methodology consisted of questionnaires with social subjects, presenting lectures and conducting experiences. In general, students associate soil to land (69%) and land to grow (38%), bind to soil presence the countryside (23%) and pointed out that he said that the soil used to grow (38%), find that burning and deforestation are harmful to the soil (19%). Since teachers have a holistic view of soil (39%), but do not work the soil theme in room (50% ) and consider the soil theme approach in textbooks to regulate insufficient (39%). The experience brought much interest to the participants. It concluded that it is necessary in view of Soil Education, to civic education, enter the subject of more expressively in school content, inter- and multidisciplinary way, above all, contextualizing with the specificities of the different territories.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGVITAL, Adriana de Fátima Meira.VITAL, A. F. M.http://lattes.cnpq.br/5317087265969022SILVA, Danilson Correia da.BRITO, José Romério Soares.SILVA, Luana de Carvalho.2016-10-142019-07-30T10:59:00Z2019-07-302019-07-30T10:59:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.silva4http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155SILVA, Luana de Carvalho. Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. 2016. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T18:29:32Zoai:localhost:riufcg/5155Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T18:29:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal.
Contextualizing soil education with teachers and students from a municipal school.
title Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal.
spellingShingle Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal.
SILVA, Luana de Carvalho.
Educação em solos
Educação contextualizada
Conservação dos solos
Livros didático – solos
Contextualized education  
Soil conservation  
Textbooks - soils
Soil education
title_short Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal.
title_full Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal.
title_fullStr Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal.
title_full_unstemmed Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal.
title_sort Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal.
author SILVA, Luana de Carvalho.
author_facet SILVA, Luana de Carvalho.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VITAL, Adriana de Fátima Meira.
VITAL, A. F. M.
http://lattes.cnpq.br/5317087265969022
SILVA, Danilson Correia da.
BRITO, José Romério Soares.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Luana de Carvalho.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em solos
Educação contextualizada
Conservação dos solos
Livros didático – solos
Contextualized education  
Soil conservation  
Textbooks - soils
Soil education
topic Educação em solos
Educação contextualizada
Conservação dos solos
Livros didático – solos
Contextualized education  
Soil conservation  
Textbooks - soils
Soil education
description O solo é o recurso ambiental responsável por inúmeros serviços ecossistêmicos que sustentam a vida. Conhecer o solo é promover possibilidades de minimização dos processos erosivos que comprometem a vida em todas as suas manifestações, permitindo que este valioso recurso possa dar continuidade a multiplicidade de funções que exerce no equilíbrio ambiental. Considerando que a escola é espaço para ampliar a socialização de conhecimento sobre solos, que devem ser construídos desde as primeiras séries, a pesquisa objetivou compreender a percepção de alunos e professores em relação a esta temática. O estudo foi realizado numa escola municipal de ensino fundamental do município de Sumé (PB). A metodologia constou da aplicação de questionários com estudantes e professores, apresentação de palestras e realização de vivências. De forma geral, os estudantes associam solo à terra (69%), que o solo serve para plantar (38%), ligam a presença do solo a zona rural (11%), acham que queimar e desmatar fazem mal ao solo (19%). Já os professores apresentam uma visão holística do solo (39%), mas não trabalham o tema solo em sala (50%) e considera a abordagem do tema solo nos livros didáticos de regular a insuficiente (39%). A vivência trouxe muito interesse aos participantes. Concluí-se que é preciso, na perspectiva da Educação em Solos, para a formação cidadã, inserir a temática de forma mais expressiva nos conteúdos escolares, de forma inter e multidisciplinar, sobretudo, contextualizando com as especificidades dos diversos Territórios.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-14
2019-07-30T10:59:00Z
2019-07-30
2019-07-30T10:59:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.silva4
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155
SILVA, Luana de Carvalho. Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. 2016. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155
url https://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2016.tccmon.silva4
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155
identifier_str_mv SILVA, Luana de Carvalho. Contextualizando a educação em solos com professores e estudantes de uma escola municipal. 2016. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382324113408