Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Irenildo Francisco da.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451
Resumo: O solo é um dos recursos naturais mais importante oferecido pela natureza, responsável pela sobrevivência e manutenção da vida no planeta Terra. Por esse motivo se torna bastante importante os cuidados com a preservação e seu uso responsável de forma sustentável desse recurso tão precioso por parte dos seres humanos. Nessa perspectiva desenvolvemos a pesquisa intitulada “Prática pedagógica contextualizada na educação do solo no âmbito da Escola do campo José Bonifácio Barbosa de Andrade” que teve por objetivo geral apresentar a mediação realizada na sala de aula mostrando a importância da educação em solos no âmbito da educação contextualizada na Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade, indicando as diversas possibilidades de trabalhar a temática de forma contextualizada através de atividades já realizadas no âmbito escolar. A mesma foi realizada através do pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-ação e aplicação de questionários aos professores que atuam na referida escola. Verificamos que a pesquisa foi bastante satisfatória, a mesma, despertou nos alunos um grande interesse em participar e aprender um pouco mais sobre o solo, a importância de usar de maneira consciente e sustentável. Como também, identificamos que os professores trabalham o tema solo em suas práticas em sala de aula de forma contextualizada, mesmo trabalhando com disciplinas diversas, mostrando que a temática é de fato tratada de forma diferenciada com a devida importância no contexto do Semiárido Brasileiro.
id UFCG_a4fe65507bf789b20688ad27674b1a29
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17451
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.Pedagogical practice contextualized in education within the scope of Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.Educação em solosEducação contextualizadaSemiárido - solosPreservação do soloSoil educationContextualized educationSemi-arid - soilsSoil preservationO solo é um dos recursos naturais mais importante oferecido pela natureza, responsável pela sobrevivência e manutenção da vida no planeta Terra. Por esse motivo se torna bastante importante os cuidados com a preservação e seu uso responsável de forma sustentável desse recurso tão precioso por parte dos seres humanos. Nessa perspectiva desenvolvemos a pesquisa intitulada “Prática pedagógica contextualizada na educação do solo no âmbito da Escola do campo José Bonifácio Barbosa de Andrade” que teve por objetivo geral apresentar a mediação realizada na sala de aula mostrando a importância da educação em solos no âmbito da educação contextualizada na Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade, indicando as diversas possibilidades de trabalhar a temática de forma contextualizada através de atividades já realizadas no âmbito escolar. A mesma foi realizada através do pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-ação e aplicação de questionários aos professores que atuam na referida escola. Verificamos que a pesquisa foi bastante satisfatória, a mesma, despertou nos alunos um grande interesse em participar e aprender um pouco mais sobre o solo, a importância de usar de maneira consciente e sustentável. Como também, identificamos que os professores trabalham o tema solo em suas práticas em sala de aula de forma contextualizada, mesmo trabalhando com disciplinas diversas, mostrando que a temática é de fato tratada de forma diferenciada com a devida importância no contexto do Semiárido Brasileiro.Soil is one of the most important natural resources offered by nature, responsible for the survival and maintenance of life on planet Earth. For this reason, it is very important to care for the preservation and its responsible use in a sustainable way of this precious resource on the part of human beings. In this perspective, we developed the research entitled “Soil education as an educational practice contextualized in Cariri Paraibano: The case of the José Bonifácio Barbosa de Andrade School”, whose general objective was to conduct a mediation in the classroom showing the importance of education in soils within the scope of education contextualized at the José Bonifácio Barbosa de Andrade School and present the various possibilities of working the theme in a contextualized way through activities already carried out in the school scope. It was carried out through the assumption of qualitative research in the scope of action research and the application of questionnaires to teachers who work at the school. We found that the research was quite satisfactory, the same, aroused in the students a great interest in participating and learning a little more about the soil, the importance of using it in a conscious and sustainable way. As well, we identified that teachers work the soil theme in their classroom practices in a contextualized way, even working with different disciplines, showing that the theme is in fact treated differently with due importance in the context of the Brazilian Semiarid.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.TORRES, Denise Xavier.SILVA, Irenildo Francisco da.2020-12-032021-03-01T19:09:13Z2021-03-012021-03-01T19:09:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.silvahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451SILVA, Irenildo Francisco da. Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T13:54:34Zoai:localhost:riufcg/17451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T13:54:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.
Pedagogical practice contextualized in education within the scope of Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.
title Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.
spellingShingle Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.
SILVA, Irenildo Francisco da.
Educação em solos
Educação contextualizada
Semiárido - solos
Preservação do solo
Soil education
Contextualized education
Semi-arid - soils
Soil preservation
title_short Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.
title_full Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.
title_fullStr Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.
title_full_unstemmed Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.
title_sort Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.
author SILVA, Irenildo Francisco da.
author_facet SILVA, Irenildo Francisco da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Irenildo Francisco da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em solos
Educação contextualizada
Semiárido - solos
Preservação do solo
Soil education
Contextualized education
Semi-arid - soils
Soil preservation
topic Educação em solos
Educação contextualizada
Semiárido - solos
Preservação do solo
Soil education
Contextualized education
Semi-arid - soils
Soil preservation
description O solo é um dos recursos naturais mais importante oferecido pela natureza, responsável pela sobrevivência e manutenção da vida no planeta Terra. Por esse motivo se torna bastante importante os cuidados com a preservação e seu uso responsável de forma sustentável desse recurso tão precioso por parte dos seres humanos. Nessa perspectiva desenvolvemos a pesquisa intitulada “Prática pedagógica contextualizada na educação do solo no âmbito da Escola do campo José Bonifácio Barbosa de Andrade” que teve por objetivo geral apresentar a mediação realizada na sala de aula mostrando a importância da educação em solos no âmbito da educação contextualizada na Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade, indicando as diversas possibilidades de trabalhar a temática de forma contextualizada através de atividades já realizadas no âmbito escolar. A mesma foi realizada através do pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-ação e aplicação de questionários aos professores que atuam na referida escola. Verificamos que a pesquisa foi bastante satisfatória, a mesma, despertou nos alunos um grande interesse em participar e aprender um pouco mais sobre o solo, a importância de usar de maneira consciente e sustentável. Como também, identificamos que os professores trabalham o tema solo em suas práticas em sala de aula de forma contextualizada, mesmo trabalhando com disciplinas diversas, mostrando que a temática é de fato tratada de forma diferenciada com a devida importância no contexto do Semiárido Brasileiro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
2021-03-01T19:09:13Z
2021-03-01
2021-03-01T19:09:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451
SILVA, Irenildo Francisco da. Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451
url https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451
identifier_str_mv SILVA, Irenildo Francisco da. Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744480874528768