Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.silva http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451 |
Resumo: | O solo é um dos recursos naturais mais importante oferecido pela natureza, responsável pela sobrevivência e manutenção da vida no planeta Terra. Por esse motivo se torna bastante importante os cuidados com a preservação e seu uso responsável de forma sustentável desse recurso tão precioso por parte dos seres humanos. Nessa perspectiva desenvolvemos a pesquisa intitulada “Prática pedagógica contextualizada na educação do solo no âmbito da Escola do campo José Bonifácio Barbosa de Andrade” que teve por objetivo geral apresentar a mediação realizada na sala de aula mostrando a importância da educação em solos no âmbito da educação contextualizada na Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade, indicando as diversas possibilidades de trabalhar a temática de forma contextualizada através de atividades já realizadas no âmbito escolar. A mesma foi realizada através do pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-ação e aplicação de questionários aos professores que atuam na referida escola. Verificamos que a pesquisa foi bastante satisfatória, a mesma, despertou nos alunos um grande interesse em participar e aprender um pouco mais sobre o solo, a importância de usar de maneira consciente e sustentável. Como também, identificamos que os professores trabalham o tema solo em suas práticas em sala de aula de forma contextualizada, mesmo trabalhando com disciplinas diversas, mostrando que a temática é de fato tratada de forma diferenciada com a devida importância no contexto do Semiárido Brasileiro. |
id |
UFCG_a4fe65507bf789b20688ad27674b1a29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/17451 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.Pedagogical practice contextualized in education within the scope of Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.Educação em solosEducação contextualizadaSemiárido - solosPreservação do soloSoil educationContextualized educationSemi-arid - soilsSoil preservationO solo é um dos recursos naturais mais importante oferecido pela natureza, responsável pela sobrevivência e manutenção da vida no planeta Terra. Por esse motivo se torna bastante importante os cuidados com a preservação e seu uso responsável de forma sustentável desse recurso tão precioso por parte dos seres humanos. Nessa perspectiva desenvolvemos a pesquisa intitulada “Prática pedagógica contextualizada na educação do solo no âmbito da Escola do campo José Bonifácio Barbosa de Andrade” que teve por objetivo geral apresentar a mediação realizada na sala de aula mostrando a importância da educação em solos no âmbito da educação contextualizada na Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade, indicando as diversas possibilidades de trabalhar a temática de forma contextualizada através de atividades já realizadas no âmbito escolar. A mesma foi realizada através do pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-ação e aplicação de questionários aos professores que atuam na referida escola. Verificamos que a pesquisa foi bastante satisfatória, a mesma, despertou nos alunos um grande interesse em participar e aprender um pouco mais sobre o solo, a importância de usar de maneira consciente e sustentável. Como também, identificamos que os professores trabalham o tema solo em suas práticas em sala de aula de forma contextualizada, mesmo trabalhando com disciplinas diversas, mostrando que a temática é de fato tratada de forma diferenciada com a devida importância no contexto do Semiárido Brasileiro.Soil is one of the most important natural resources offered by nature, responsible for the survival and maintenance of life on planet Earth. For this reason, it is very important to care for the preservation and its responsible use in a sustainable way of this precious resource on the part of human beings. In this perspective, we developed the research entitled “Soil education as an educational practice contextualized in Cariri Paraibano: The case of the José Bonifácio Barbosa de Andrade School”, whose general objective was to conduct a mediation in the classroom showing the importance of education in soils within the scope of education contextualized at the José Bonifácio Barbosa de Andrade School and present the various possibilities of working the theme in a contextualized way through activities already carried out in the school scope. It was carried out through the assumption of qualitative research in the scope of action research and the application of questionnaires to teachers who work at the school. We found that the research was quite satisfactory, the same, aroused in the students a great interest in participating and learning a little more about the soil, the importance of using it in a conscious and sustainable way. As well, we identified that teachers work the soil theme in their classroom practices in a contextualized way, even working with different disciplines, showing that the theme is in fact treated differently with due importance in the context of the Brazilian Semiarid.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.TORRES, Denise Xavier.SILVA, Irenildo Francisco da.2020-12-032021-03-01T19:09:13Z2021-03-012021-03-01T19:09:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.silvahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451SILVA, Irenildo Francisco da. Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T13:54:34Zoai:localhost:riufcg/17451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T13:54:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. Pedagogical practice contextualized in education within the scope of Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
title |
Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
spellingShingle |
Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. SILVA, Irenildo Francisco da. Educação em solos Educação contextualizada Semiárido - solos Preservação do solo Soil education Contextualized education Semi-arid - soils Soil preservation |
title_short |
Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
title_full |
Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
title_fullStr |
Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
title_full_unstemmed |
Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
title_sort |
Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. |
author |
SILVA, Irenildo Francisco da. |
author_facet |
SILVA, Irenildo Francisco da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. OLIVEIRA, F. C. http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. TORRES, Denise Xavier. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Irenildo Francisco da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em solos Educação contextualizada Semiárido - solos Preservação do solo Soil education Contextualized education Semi-arid - soils Soil preservation |
topic |
Educação em solos Educação contextualizada Semiárido - solos Preservação do solo Soil education Contextualized education Semi-arid - soils Soil preservation |
description |
O solo é um dos recursos naturais mais importante oferecido pela natureza, responsável pela sobrevivência e manutenção da vida no planeta Terra. Por esse motivo se torna bastante importante os cuidados com a preservação e seu uso responsável de forma sustentável desse recurso tão precioso por parte dos seres humanos. Nessa perspectiva desenvolvemos a pesquisa intitulada “Prática pedagógica contextualizada na educação do solo no âmbito da Escola do campo José Bonifácio Barbosa de Andrade” que teve por objetivo geral apresentar a mediação realizada na sala de aula mostrando a importância da educação em solos no âmbito da educação contextualizada na Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade, indicando as diversas possibilidades de trabalhar a temática de forma contextualizada através de atividades já realizadas no âmbito escolar. A mesma foi realizada através do pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-ação e aplicação de questionários aos professores que atuam na referida escola. Verificamos que a pesquisa foi bastante satisfatória, a mesma, despertou nos alunos um grande interesse em participar e aprender um pouco mais sobre o solo, a importância de usar de maneira consciente e sustentável. Como também, identificamos que os professores trabalham o tema solo em suas práticas em sala de aula de forma contextualizada, mesmo trabalhando com disciplinas diversas, mostrando que a temática é de fato tratada de forma diferenciada com a devida importância no contexto do Semiárido Brasileiro. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03 2021-03-01T19:09:13Z 2021-03-01 2021-03-01T19:09:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.silva http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451 SILVA, Irenildo Francisco da. Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.silva http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451 |
identifier_str_mv |
SILVA, Irenildo Francisco da. Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744480874528768 |