Trabalhando alimentação no âmbito da sétima arte: o cinedebate como ferramenta de reflexão.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7758 |
Resumo: | Tendo em vista o cenário alimentar contemporâneo, têm-se como um dos grandes desafios para o nutricionista a criação de metodologias que sejam capazes de proporcionar melhorias quanto ao hábito alimentar das pessoas e, consequentemente, sua qualidade de vida. Neste âmbito, as metodologias mais tradicionais ainda predominam, com características de repasse de conhecimento, e de forma excessivamente fragmentada, não estimulam o pensamento reflexivo e crítico dos participantes. O hábito de assistir filmes traz consigo várias características que são atraentes ao público, entre elas, o despertar do imaginário, dos sonhos e da fantasia, que instigam os pensamentos nos deixando atentos e interessados. Aproveitando esta enorme potencialidade do cinema, unida a uma grande variedade de filmes e documentários com temáticas diretas e indiretas ligadas a nutrição e alimentação, por que não a utilizar para discutir questões ligadas a tudo que envolve o ato de comer? Deste modo, o presente trabalho objetivou apreender a percepção de indivíduos sobre questões relacionadas à alimentação a partir da exibição de filmes. Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, de caráter descritivo, com coleta de dados no campo e de abordagem qualitativa. Ressalta-se que a referida pesquisa é fruto de um projeto maior de extensão denominado Cinecidadania e foi desenvolvida durante 3 exibições do mesmo. A coleta de dados executou-se em dois momentos posteriores a exibição dos filmes: no primeiro tempo foram coletados os dados oriundos do debate subsidiado pela projeção dos filmes; a segunda parte consistiu na entrevista, através de um questionário aplicável, com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados se deu de forma descritiva. Os participantes se mostraram interessados e críticos durantes as discussões, trazendo em seus discursos aspectos como a racionalização da alimentação, sentidos da comida, prazer na alimentação, entre outras. Dessa forma, a metodologia do Cinedebate se mostrou eficaz no sentido de gerar discussões e reflexões, mostrando a importância da criação e incorporação de metodologias que busquem trabalhar alimentação através de metodologias ativas que despertam o senso crítico e uma noção aprimorada do que é se alimentar com qualidade. |
id |
UFCG_776aad392932a3b13644aedd4385070b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/7758 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Trabalhando alimentação no âmbito da sétima arte: o cinedebate como ferramenta de reflexão.Working on food within the scope of the seventh art: cinedebate as a reflection tool.Trabajar la comida en el contexto del séptimo arte: el cinedebate como herramienta de reflexión.CinemaAlimentaçãoMetodologia ativaReflexãoReflexiónNourishmentActive MethodologyReflectionCineAlimentaciónMetodología activaNutriçãoTendo em vista o cenário alimentar contemporâneo, têm-se como um dos grandes desafios para o nutricionista a criação de metodologias que sejam capazes de proporcionar melhorias quanto ao hábito alimentar das pessoas e, consequentemente, sua qualidade de vida. Neste âmbito, as metodologias mais tradicionais ainda predominam, com características de repasse de conhecimento, e de forma excessivamente fragmentada, não estimulam o pensamento reflexivo e crítico dos participantes. O hábito de assistir filmes traz consigo várias características que são atraentes ao público, entre elas, o despertar do imaginário, dos sonhos e da fantasia, que instigam os pensamentos nos deixando atentos e interessados. Aproveitando esta enorme potencialidade do cinema, unida a uma grande variedade de filmes e documentários com temáticas diretas e indiretas ligadas a nutrição e alimentação, por que não a utilizar para discutir questões ligadas a tudo que envolve o ato de comer? Deste modo, o presente trabalho objetivou apreender a percepção de indivíduos sobre questões relacionadas à alimentação a partir da exibição de filmes. Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, de caráter descritivo, com coleta de dados no campo e de abordagem qualitativa. Ressalta-se que a referida pesquisa é fruto de um projeto maior de extensão denominado Cinecidadania e foi desenvolvida durante 3 exibições do mesmo. A coleta de dados executou-se em dois momentos posteriores a exibição dos filmes: no primeiro tempo foram coletados os dados oriundos do debate subsidiado pela projeção dos filmes; a segunda parte consistiu na entrevista, através de um questionário aplicável, com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados se deu de forma descritiva. Os participantes se mostraram interessados e críticos durantes as discussões, trazendo em seus discursos aspectos como a racionalização da alimentação, sentidos da comida, prazer na alimentação, entre outras. Dessa forma, a metodologia do Cinedebate se mostrou eficaz no sentido de gerar discussões e reflexões, mostrando a importância da criação e incorporação de metodologias que busquem trabalhar alimentação através de metodologias ativas que despertam o senso crítico e uma noção aprimorada do que é se alimentar com qualidade.In view of the contemporary nourishment scenery, one of the major challenges for the nutritionist is to create methodologies that are able to provide improvements on people’s feeding habits and , consequently, on their life quality. In this context, there is still the predominance of the most traditional methods which have features that transmit knowledge, in a really fragmented way, without encouraging the reflective and critical thinking of the participants. The habit of watching movies brings several features that are attractive to the public, including the awakening of imagery and fantasy, which instigate thinking and, consequently, make us attentive and interested on them. Taking advantage of this huge potential of the cinema, that includes a wide variety of films and documentaries with direct and indirect topics related to nutrition and food, why not using it to discuss issues that are related to everything involving the act of eating ? Thus, this study aimed at understanding the perception of individuals on issues related to nourishment from film screenings. In order to accomplish that, a cross-sectional and descriptive research was performed, including field data collection and the use of a qualitative approach. It is noteworthy that such research is the result of a larger project called Cinecidadania and it was carried out during three film screenings in it. Data collection was divided into two subsequent moments to the films display: in the first moment the data was collected from the debate performed during the projection of the films; and the second moment consisted of an interview, through an applicable questionnaire with open and closed questions. The data analysis followed a descriptive structure. They seemed interested and critical during the discussions, showing in their speeches some aspects related to food such as its rationalization, its senses, the pleasure felt because of it, among others. Therefore, the methodology of debating (cinedebate) used in the aforementioned project proved effective in generating discussion and reflection. As a result, it is possible to see the importance of creating and incorporating methodologies that seek working with nourishment active methodologies that awaken the critical sense and a notion enchaced make and if with food quality.Ante el escenario alimentario contemporáneo, uno de los grandes desafíos para el nutricionista es la creación de metodologías que sean capaces de aportar mejoras en los hábitos alimentarios de las personas y, consecuentemente, en su calidad de vida. En este contexto, aún predominan las metodologías más tradicionales, con características de transmisión de conocimientos, y de forma excesivamente fragmentada, no estimulan el pensamiento reflexivo y crítico de los participantes. El hábito de ver películas trae consigo varias características que resultan atractivas para el público, entre ellas, el despertar de la imaginación, los sueños y la fantasía, que suscitan pensamientos dejándonos atentos e interesados. Aprovechando este enorme potencial del cine, junto a una gran variedad de películas y documentales con temas directos e indirectos relacionados con la nutrición y la alimentación, ¿por qué no aprovecharlo para tratar temas relacionados con todo lo que implica el acto de comer? De esta forma, el presente trabajo tuvo como objetivo aprehender la percepción de los individuos sobre cuestiones relacionadas con la alimentación a partir del visionado de películas. Se trata de una investigación transversal, descriptiva, con recolección de datos en campo y abordaje cualitativo. Cabe mencionar que esta investigación es el resultado de un proyecto de extensión mayor denominado Cinecidadania y se desarrolló durante 3 exhibiciones del mismo. La recolección de datos se realizó en dos momentos posteriores a la exhibición de las películas: en el primer período se recolectaron datos del debate sustentado en la proyección de las películas; la segunda parte consistió en la entrevista, a través de un cuestionario aplicable, con preguntas abiertas y cerradas. El análisis de los datos se realizó de forma descriptiva. Los participantes se mostraron interesados y críticos durante las discusiones, trayendo en sus discursos aspectos como la racionalización de la alimentación, los sentidos alimentarios, el placer de la comida, entre otros. De esta forma, la metodología Cinedebate demostró ser efectiva en el sentido de generar discusiones y reflexiones, mostrando la importancia de crear e incorporar metodologías que busquen trabajar con los alimentos a través de metodologías activas que despierten un sentido crítico y una mejor noción de lo que es. para comer con alimentos de calidad.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa.CARDOSO, V.V.B.P.http://lattes.cnpq.br/8060112428857185SILVA, Michelle Cristine Medeiros da.MARINHO, Yuan Fonsêca.FERREIRA NETO, Manoel Delmiro.20162019-10-07T12:43:32Z2019-10-072019-10-07T12:43:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7758FERREIRA NETO, Manoel Delmiro. Trabalhando alimentação no âmbito da sétima arte: o cinedebate como ferramenta de reflexão. 2016. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-15T10:36:45Zoai:localhost:riufcg/7758Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-15T10:36:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalhando alimentação no âmbito da sétima arte: o cinedebate como ferramenta de reflexão. Working on food within the scope of the seventh art: cinedebate as a reflection tool. Trabajar la comida en el contexto del séptimo arte: el cinedebate como herramienta de reflexión. |
title |
Trabalhando alimentação no âmbito da sétima arte: o cinedebate como ferramenta de reflexão. |
spellingShingle |
Trabalhando alimentação no âmbito da sétima arte: o cinedebate como ferramenta de reflexão. FERREIRA NETO, Manoel Delmiro. Cinema Alimentação Metodologia ativa Reflexão Reflexión Nourishment Active Methodology Reflection Cine Alimentación Metodología activa Nutrição |
title_short |
Trabalhando alimentação no âmbito da sétima arte: o cinedebate como ferramenta de reflexão. |
title_full |
Trabalhando alimentação no âmbito da sétima arte: o cinedebate como ferramenta de reflexão. |
title_fullStr |
Trabalhando alimentação no âmbito da sétima arte: o cinedebate como ferramenta de reflexão. |
title_full_unstemmed |
Trabalhando alimentação no âmbito da sétima arte: o cinedebate como ferramenta de reflexão. |
title_sort |
Trabalhando alimentação no âmbito da sétima arte: o cinedebate como ferramenta de reflexão. |
author |
FERREIRA NETO, Manoel Delmiro. |
author_facet |
FERREIRA NETO, Manoel Delmiro. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CARDOSO, Vanille Valério Barbosa Pessoa. CARDOSO, V.V.B.P. http://lattes.cnpq.br/8060112428857185 SILVA, Michelle Cristine Medeiros da. MARINHO, Yuan Fonsêca. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA NETO, Manoel Delmiro. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Alimentação Metodologia ativa Reflexão Reflexión Nourishment Active Methodology Reflection Cine Alimentación Metodología activa Nutrição |
topic |
Cinema Alimentação Metodologia ativa Reflexão Reflexión Nourishment Active Methodology Reflection Cine Alimentación Metodología activa Nutrição |
description |
Tendo em vista o cenário alimentar contemporâneo, têm-se como um dos grandes desafios para o nutricionista a criação de metodologias que sejam capazes de proporcionar melhorias quanto ao hábito alimentar das pessoas e, consequentemente, sua qualidade de vida. Neste âmbito, as metodologias mais tradicionais ainda predominam, com características de repasse de conhecimento, e de forma excessivamente fragmentada, não estimulam o pensamento reflexivo e crítico dos participantes. O hábito de assistir filmes traz consigo várias características que são atraentes ao público, entre elas, o despertar do imaginário, dos sonhos e da fantasia, que instigam os pensamentos nos deixando atentos e interessados. Aproveitando esta enorme potencialidade do cinema, unida a uma grande variedade de filmes e documentários com temáticas diretas e indiretas ligadas a nutrição e alimentação, por que não a utilizar para discutir questões ligadas a tudo que envolve o ato de comer? Deste modo, o presente trabalho objetivou apreender a percepção de indivíduos sobre questões relacionadas à alimentação a partir da exibição de filmes. Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, de caráter descritivo, com coleta de dados no campo e de abordagem qualitativa. Ressalta-se que a referida pesquisa é fruto de um projeto maior de extensão denominado Cinecidadania e foi desenvolvida durante 3 exibições do mesmo. A coleta de dados executou-se em dois momentos posteriores a exibição dos filmes: no primeiro tempo foram coletados os dados oriundos do debate subsidiado pela projeção dos filmes; a segunda parte consistiu na entrevista, através de um questionário aplicável, com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados se deu de forma descritiva. Os participantes se mostraram interessados e críticos durantes as discussões, trazendo em seus discursos aspectos como a racionalização da alimentação, sentidos da comida, prazer na alimentação, entre outras. Dessa forma, a metodologia do Cinedebate se mostrou eficaz no sentido de gerar discussões e reflexões, mostrando a importância da criação e incorporação de metodologias que busquem trabalhar alimentação através de metodologias ativas que despertam o senso crítico e uma noção aprimorada do que é se alimentar com qualidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-10-07T12:43:32Z 2019-10-07 2019-10-07T12:43:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7758 FERREIRA NETO, Manoel Delmiro. Trabalhando alimentação no âmbito da sétima arte: o cinedebate como ferramenta de reflexão. 2016. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7758 |
identifier_str_mv |
FERREIRA NETO, Manoel Delmiro. Trabalhando alimentação no âmbito da sétima arte: o cinedebate como ferramenta de reflexão. 2016. 62 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Educação e Saúde - CES UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744400532635648 |