Concepções de estudantes do ensino médio sobre tabela periódica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Nycollas Stefanello
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cicuto, Camila Aparecida Tolentino, Pazinato, Maurícius Selvero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195863
Resumo: O Objetivo deste trabalho foi identificar as concepções mais recorrentes dos estudantes sobre Tabela Periódica ao longo do Ensino Médio. Para isso, os dados foram coletados por intermédio de um instrumento contendo 27 afirmações organizadas em três categorias, aplicado a 135 estudantes de uma escola pública de um município do interior do estado do RS. As afirmações desse instrumento foram avaliadas por meio da escala de Likert e do nível de certeza dos estudantes ao analisá-las. Os dados obtidos foram avaliados por meio de métodos estatísticos descritivos (análise univariada). Dentre as concepções detectadas, destacam-se algumas ideias alternativas sobre a construção histórica da Tabela Periódica e a necessidade de decorar este instrumento. Apesar disso, percebeu-se que os estudantes reconhecem sua importância para o estudo da Química, bem como a função desse instrumento em fornecer dados importantes.
id UFRGS-2_797e120d6c8152d68fb2ee117db2ec2f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195863
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vianna, Nycollas StefanelloCicuto, Camila Aparecida TolentinoPazinato, Maurícius Selvero2019-06-18T02:34:37Z20182447-6099http://hdl.handle.net/10183/195863001094587O Objetivo deste trabalho foi identificar as concepções mais recorrentes dos estudantes sobre Tabela Periódica ao longo do Ensino Médio. Para isso, os dados foram coletados por intermédio de um instrumento contendo 27 afirmações organizadas em três categorias, aplicado a 135 estudantes de uma escola pública de um município do interior do estado do RS. As afirmações desse instrumento foram avaliadas por meio da escala de Likert e do nível de certeza dos estudantes ao analisá-las. Os dados obtidos foram avaliados por meio de métodos estatísticos descritivos (análise univariada). Dentre as concepções detectadas, destacam-se algumas ideias alternativas sobre a construção histórica da Tabela Periódica e a necessidade de decorar este instrumento. Apesar disso, percebeu-se que os estudantes reconhecem sua importância para o estudo da Química, bem como a função desse instrumento em fornecer dados importantes.The aim of this paper was to identify the most recurrent conceptions of students about the Periodic Table during High School. For this, the data were collected through an instrument containing 27 statements organized into three categories, that it was applied to 135 students of a public school of a city of the interior of the state of RS. The statements of this instrument were evaluated through the Likert scale and the level of certainty of the students when analyzing them. The data were evaluated by means of descriptive statistical methods (univariate analysis). Among the detected concepts, some alternative ideas about the historical construction of the Periodic Table and the need to decorate this instrument stand out. Despite this, it was realized that the students recognize its importance for the study of Chemistry, as well as the function of this instrument in providing important data.application/pdfporREDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Pernambuco. Vol. 4, n. 2 (Nov. 2018), p. 49-67ConcepçõesEnsino de química : Ensino médioTabela periódicaConceptionsTeaching chemistryPeriodic tableConcepções de estudantes do ensino médio sobre tabela periódicaConceptions of high school students about periodic table info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001094587.pdf.txt001094587.pdf.txtExtracted Texttext/plain32204http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195863/2/001094587.pdf.txtf185d118faf85cb362fba30455200ee4MD52ORIGINAL001094587.pdfTexto completoapplication/pdf839372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195863/1/001094587.pdf4c4d4fc01421ed6a7dab1ff2df56220aMD5110183/1958632019-06-19 02:34:23.012838oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195863Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-19T05:34:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções de estudantes do ensino médio sobre tabela periódica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Conceptions of high school students about periodic table
title Concepções de estudantes do ensino médio sobre tabela periódica
spellingShingle Concepções de estudantes do ensino médio sobre tabela periódica
Vianna, Nycollas Stefanello
Concepções
Ensino de química : Ensino médio
Tabela periódica
Conceptions
Teaching chemistry
Periodic table
title_short Concepções de estudantes do ensino médio sobre tabela periódica
title_full Concepções de estudantes do ensino médio sobre tabela periódica
title_fullStr Concepções de estudantes do ensino médio sobre tabela periódica
title_full_unstemmed Concepções de estudantes do ensino médio sobre tabela periódica
title_sort Concepções de estudantes do ensino médio sobre tabela periódica
author Vianna, Nycollas Stefanello
author_facet Vianna, Nycollas Stefanello
Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
Pazinato, Maurícius Selvero
author_role author
author2 Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
Pazinato, Maurícius Selvero
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Nycollas Stefanello
Cicuto, Camila Aparecida Tolentino
Pazinato, Maurícius Selvero
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções
Ensino de química : Ensino médio
Tabela periódica
topic Concepções
Ensino de química : Ensino médio
Tabela periódica
Conceptions
Teaching chemistry
Periodic table
dc.subject.eng.fl_str_mv Conceptions
Teaching chemistry
Periodic table
description O Objetivo deste trabalho foi identificar as concepções mais recorrentes dos estudantes sobre Tabela Periódica ao longo do Ensino Médio. Para isso, os dados foram coletados por intermédio de um instrumento contendo 27 afirmações organizadas em três categorias, aplicado a 135 estudantes de uma escola pública de um município do interior do estado do RS. As afirmações desse instrumento foram avaliadas por meio da escala de Likert e do nível de certeza dos estudantes ao analisá-las. Os dados obtidos foram avaliados por meio de métodos estatísticos descritivos (análise univariada). Dentre as concepções detectadas, destacam-se algumas ideias alternativas sobre a construção histórica da Tabela Periódica e a necessidade de decorar este instrumento. Apesar disso, percebeu-se que os estudantes reconhecem sua importância para o estudo da Química, bem como a função desse instrumento em fornecer dados importantes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-18T02:34:37Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195863
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2447-6099
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001094587
identifier_str_mv 2447-6099
001094587
url http://hdl.handle.net/10183/195863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Pernambuco. Vol. 4, n. 2 (Nov. 2018), p. 49-67
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195863/2/001094587.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195863/1/001094587.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f185d118faf85cb362fba30455200ee4
4c4d4fc01421ed6a7dab1ff2df56220a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447688422883328