Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Álvaro Carvalho Dias da.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SILVA, Daniela Ferreira da.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34223
Resumo: O contexto educativo brasileiro, mesmo com mudanças nos últimos anos, encontrase num limbo reflexivo auto-questionador de suas práticas pedagógicas. Sendo o Ensino de História um dos maiores prejudicados graças à crise instaurada no seio da educação desde sua infância. As “chatices” escolares continuam a impregnar nas entranhas da luta por uma educação de qualidade, onde, os verdadeiros “profissionais de sala de aula”, os responsáveis pela educação formal direta, raramente participam do processo inovador das leis educacionais, a não ser claro, quando são obrigados a engolir e fazer engolir o que é imposto pelas autoridades competentes. Tentando despertar o prazer de ler através do Ensino de História, busquei inserir o Role-playing Game (RPG) ou “Jogo de interpretar Personagens” em sala de aula, onde, através da produção de material didático – livros jogos – baseado no RPG, o aluno de forma inocente acaba entrando no mundo da leitura através dessa ferramenta, fazendo com que o professor aproxime-se do aluno através da arte de contar histórias, desmistificando assim o dilema em sala de aula opressor/oprimido. Educar é um ato de bravura e coragem, pois requer paciência e altruísmo diante da dura realidade em que vivem os professores, da carência de ferramentas, de apoio e de estimulo. A proposta visa resgatar o prazer de ler e estudar por meio de uma ferramenta ao mesmo tempo lúdica e cultural, onde esta não requer meios tecnológicos sofisticados, apenas criatividade e imaginação.
id UFCG_7abe9d82e97c47e579e84359b330b892
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34223
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”.Rescuing the art and pleasure of teaching: “a playful and effective proposal for the construction of knowledge”.Jogos e educaçãoLúdico e educaçãoLudismoRole-playing Game - RPGRPG e ensino de HistóriaProposta lúdica de ensino - HistóriaEnsino de HistóriaJogo de interpretar personagensGames and educationPlay and educationLuddismRole-playing Game - RPGRPG and History teachingFun teaching proposal - HistoryTeaching HistoryRole-playing gameHistória.Educação.O contexto educativo brasileiro, mesmo com mudanças nos últimos anos, encontrase num limbo reflexivo auto-questionador de suas práticas pedagógicas. Sendo o Ensino de História um dos maiores prejudicados graças à crise instaurada no seio da educação desde sua infância. As “chatices” escolares continuam a impregnar nas entranhas da luta por uma educação de qualidade, onde, os verdadeiros “profissionais de sala de aula”, os responsáveis pela educação formal direta, raramente participam do processo inovador das leis educacionais, a não ser claro, quando são obrigados a engolir e fazer engolir o que é imposto pelas autoridades competentes. Tentando despertar o prazer de ler através do Ensino de História, busquei inserir o Role-playing Game (RPG) ou “Jogo de interpretar Personagens” em sala de aula, onde, através da produção de material didático – livros jogos – baseado no RPG, o aluno de forma inocente acaba entrando no mundo da leitura através dessa ferramenta, fazendo com que o professor aproxime-se do aluno através da arte de contar histórias, desmistificando assim o dilema em sala de aula opressor/oprimido. Educar é um ato de bravura e coragem, pois requer paciência e altruísmo diante da dura realidade em que vivem os professores, da carência de ferramentas, de apoio e de estimulo. A proposta visa resgatar o prazer de ler e estudar por meio de uma ferramenta ao mesmo tempo lúdica e cultural, onde esta não requer meios tecnológicos sofisticados, apenas criatividade e imaginação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-31T18:09:46Z2024-01-312024-01-31T18:09:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34223SILVA, Álvaro Carvalho Dias da; SILVA, Daniela Ferreira da. Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1707-1716. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34223porSILVA, Álvaro Carvalho Dias da.SILVA, Daniela Ferreira da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-02T17:11:03Zoai:localhost:riufcg/34223Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-02T17:11:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”.
Rescuing the art and pleasure of teaching: “a playful and effective proposal for the construction of knowledge”.
title Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”.
spellingShingle Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”.
SILVA, Álvaro Carvalho Dias da.
Jogos e educação
Lúdico e educação
Ludismo
Role-playing Game - RPG
RPG e ensino de História
Proposta lúdica de ensino - História
Ensino de História
Jogo de interpretar personagens
Games and education
Play and education
Luddism
Role-playing Game - RPG
RPG and History teaching
Fun teaching proposal - History
Teaching History
Role-playing game
História.
Educação.
title_short Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”.
title_full Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”.
title_fullStr Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”.
title_full_unstemmed Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”.
title_sort Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”.
author SILVA, Álvaro Carvalho Dias da.
author_facet SILVA, Álvaro Carvalho Dias da.
SILVA, Daniela Ferreira da.
author_role author
author2 SILVA, Daniela Ferreira da.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Álvaro Carvalho Dias da.
SILVA, Daniela Ferreira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos e educação
Lúdico e educação
Ludismo
Role-playing Game - RPG
RPG e ensino de História
Proposta lúdica de ensino - História
Ensino de História
Jogo de interpretar personagens
Games and education
Play and education
Luddism
Role-playing Game - RPG
RPG and History teaching
Fun teaching proposal - History
Teaching History
Role-playing game
História.
Educação.
topic Jogos e educação
Lúdico e educação
Ludismo
Role-playing Game - RPG
RPG e ensino de História
Proposta lúdica de ensino - História
Ensino de História
Jogo de interpretar personagens
Games and education
Play and education
Luddism
Role-playing Game - RPG
RPG and History teaching
Fun teaching proposal - History
Teaching History
Role-playing game
História.
Educação.
description O contexto educativo brasileiro, mesmo com mudanças nos últimos anos, encontrase num limbo reflexivo auto-questionador de suas práticas pedagógicas. Sendo o Ensino de História um dos maiores prejudicados graças à crise instaurada no seio da educação desde sua infância. As “chatices” escolares continuam a impregnar nas entranhas da luta por uma educação de qualidade, onde, os verdadeiros “profissionais de sala de aula”, os responsáveis pela educação formal direta, raramente participam do processo inovador das leis educacionais, a não ser claro, quando são obrigados a engolir e fazer engolir o que é imposto pelas autoridades competentes. Tentando despertar o prazer de ler através do Ensino de História, busquei inserir o Role-playing Game (RPG) ou “Jogo de interpretar Personagens” em sala de aula, onde, através da produção de material didático – livros jogos – baseado no RPG, o aluno de forma inocente acaba entrando no mundo da leitura através dessa ferramenta, fazendo com que o professor aproxime-se do aluno através da arte de contar histórias, desmistificando assim o dilema em sala de aula opressor/oprimido. Educar é um ato de bravura e coragem, pois requer paciência e altruísmo diante da dura realidade em que vivem os professores, da carência de ferramentas, de apoio e de estimulo. A proposta visa resgatar o prazer de ler e estudar por meio de uma ferramenta ao mesmo tempo lúdica e cultural, onde esta não requer meios tecnológicos sofisticados, apenas criatividade e imaginação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-31T18:09:46Z
2024-01-31
2024-01-31T18:09:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34223
SILVA, Álvaro Carvalho Dias da; SILVA, Daniela Ferreira da. Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1707-1716. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34223
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34223
identifier_str_mv SILVA, Álvaro Carvalho Dias da; SILVA, Daniela Ferreira da. Resgatando a arte e o prazer de ensinar: “uma proposta lúdica e eficaz na construção do conhecimento”. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 11: História e ensino: novos campos de saber e novas linguagens. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1707-1716. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744610770026496