Jogos digitais no ensino de Geografia: o histórico da educação lúdica e os desafios da atualidade.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22760 |
Resumo: | A Geografia, enquanto disciplina escolar, por tempos foi estigmatizada como que enrijecida dentro de um modelo tradicional pautado em práticas mnemônuicas. Integrá-la a uma abordagem didática lúdica apreende uma atividade significativa para o rompimento desse estereótipo indesejado, o que corrobora com as produções de Almeida (1987), Dias (2013) e Breda (2015). Especialmente quando tais práticas correlacionam-se à tecnologias e o meio digital, agregando interação, atratividade e maior imersão na dinâmica de aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo central analisar jogos geográficos digitais, considerando o histórico da Educação Lúdica e seu atual cenário de aproximação para com o meio digital. Para tanto, foi realizada uma inicial retomada teórica, conceitual e histórica da Educação, a fim de estabelecer os principais perfis de aproximação para com o universo lúdico em prol do desenvolvimento da Educação Lúdica. Sequencialmente foi realizado um levantamento, apresentações e reflexões relativas ao perfil digital da Educação Lúdica, bem como de jogos pedagógicos digitais em Geografia disponibilizados tanto em plataformas de jogos digitais quanto em sites voltados a oferta de jogos pedagógicos digitais. Através dessa linha procedimental foi possível notar a dificuldade que apreende a busca por jogos pedagógicos digitais através de plataformas que não são voltadas a recursos desse específico perfil, bem como na predominância de uma estrutura muito semelhante dentre os recursos levantados, geralmente sob o formato de jogo para computador, com usabilidade para download, de abordagem mnemônica e em dinâmicas de perguntas e respostas. Com a particularidade de que também foram levantados consistentes exemplos de dinâmicas muito interessantes de modelos de jogos digitais de abordagem aplicada aos conhecimentos e muito particular perfil objetivado ao ensino de vários conteúdos da disciplina. Para além da apresentação, análise e categorização dos recursos, as iniciativas de renovação dessa base material representam um fenômeno de tamanha notoriedade no sentido de manter viva e cambiante a prática pedagógica em Geografia que tais recursos por si só enriquecem grandemente o ensino geográfico, e mais ainda quando há diversidade de perfis dentro dessa linha de recursos. |
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Jogos digitais no ensino de Geografia: o histórico da educação lúdica e os desafios da atualidade.Digital games in teaching Geography: the history of playful education and current challenges.Educação lúdicaEnsino de GeografiaJogos digitais e educaçãoTecnologias digitais e educaçãoJogos pedagógicosAbordagem lúdicaLudismo e ensino de GeografiaLúdico e GeografiaJogos geográficos digitaisGamificaçãoPlayful educationTeaching geographyDigital games and educationDigital technologies and educationTeaching gamesPlayful approachLuddism and Geography TeachingPlay and GeographyDigital geographic gamesGamificationGeografiaA Geografia, enquanto disciplina escolar, por tempos foi estigmatizada como que enrijecida dentro de um modelo tradicional pautado em práticas mnemônuicas. Integrá-la a uma abordagem didática lúdica apreende uma atividade significativa para o rompimento desse estereótipo indesejado, o que corrobora com as produções de Almeida (1987), Dias (2013) e Breda (2015). Especialmente quando tais práticas correlacionam-se à tecnologias e o meio digital, agregando interação, atratividade e maior imersão na dinâmica de aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo central analisar jogos geográficos digitais, considerando o histórico da Educação Lúdica e seu atual cenário de aproximação para com o meio digital. Para tanto, foi realizada uma inicial retomada teórica, conceitual e histórica da Educação, a fim de estabelecer os principais perfis de aproximação para com o universo lúdico em prol do desenvolvimento da Educação Lúdica. Sequencialmente foi realizado um levantamento, apresentações e reflexões relativas ao perfil digital da Educação Lúdica, bem como de jogos pedagógicos digitais em Geografia disponibilizados tanto em plataformas de jogos digitais quanto em sites voltados a oferta de jogos pedagógicos digitais. Através dessa linha procedimental foi possível notar a dificuldade que apreende a busca por jogos pedagógicos digitais através de plataformas que não são voltadas a recursos desse específico perfil, bem como na predominância de uma estrutura muito semelhante dentre os recursos levantados, geralmente sob o formato de jogo para computador, com usabilidade para download, de abordagem mnemônica e em dinâmicas de perguntas e respostas. Com a particularidade de que também foram levantados consistentes exemplos de dinâmicas muito interessantes de modelos de jogos digitais de abordagem aplicada aos conhecimentos e muito particular perfil objetivado ao ensino de vários conteúdos da disciplina. Para além da apresentação, análise e categorização dos recursos, as iniciativas de renovação dessa base material representam um fenômeno de tamanha notoriedade no sentido de manter viva e cambiante a prática pedagógica em Geografia que tais recursos por si só enriquecem grandemente o ensino geográfico, e mais ainda quando há diversidade de perfis dentro dessa linha de recursos.Geography, as a school subject, has for some time been stigmatized as if it were rigidified within a traditional model based on mnemonic practices. Integrating it with a playful didactic approach apprehends a significant activity to break this unwanted stereotype, which corroborates the productions of Almeida (1987), Dias (2013) and Breda (2015). Especially when such practices are correlated to technologies and the digital environment, adding interaction, attractiveness and greater immersion in the learning dynamics. In this sense, the main objective of the present work was to analyze digital geographic games, considering the history of Ludic Education and its current approach to the digital environment. For that, an initial theoretical, conceptual and historical retake of Education was carried out, in order to establish the main profiles of approximation with the ludic universe in favor of the development of Ludic Education. Sequentially, a survey, presentations and reflections were carried out regarding the digital profile of Playful Education, as well as digital pedagogical games in Geography available both on digital game platforms and on websites aimed at offering digital pedagogical games. Through this procedural line, it was possible to notice the difficulty that seizes the search for digital pedagogical games through platforms that are not focused on resources of this specific profile, as well as the predominance of a very similar structure among the resources raised, usually under the game format for computer, with usability for download, mnemonic approach and dynamic based on questions and answers. With the particularity that consistent examples were also raised of very interesting dynamics of digital game models with an applied approach to knowledge and a very particular profile aimed at teaching various contents of the discipline. In addition to the presentation, analysis and categorization of resources, the initiatives for the renewal of this material base represent a phenomenon of such notoriety in the sense of keeping alive and changing the pedagogical practice in Geography that such resources alone greatly enrich geographic teaching, and more even when there is a diversity of profiles within this line of resources.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.CARVALHO, L. E. P.http://lattes.cnpq.br/6289433533777830DIAS, Angélica Mara de Lima.DIAS, A. M. L.VALE, Lucas Medeiros de Araújo.VALE, L. M. A.SANTOS, Joanna Luísa Barros dos.20212021-12-23T18:12:59Z2021-12-232021-12-23T18:12:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22760SANTOS, Joanna Luísa Barros dos. 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A Geografia, enquanto disciplina escolar, por tempos foi estigmatizada como que enrijecida dentro de um modelo tradicional pautado em práticas mnemônuicas. Integrá-la a uma abordagem didática lúdica apreende uma atividade significativa para o rompimento desse estereótipo indesejado, o que corrobora com as produções de Almeida (1987), Dias (2013) e Breda (2015). Especialmente quando tais práticas correlacionam-se à tecnologias e o meio digital, agregando interação, atratividade e maior imersão na dinâmica de aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo central analisar jogos geográficos digitais, considerando o histórico da Educação Lúdica e seu atual cenário de aproximação para com o meio digital. Para tanto, foi realizada uma inicial retomada teórica, conceitual e histórica da Educação, a fim de estabelecer os principais perfis de aproximação para com o universo lúdico em prol do desenvolvimento da Educação Lúdica. Sequencialmente foi realizado um levantamento, apresentações e reflexões relativas ao perfil digital da Educação Lúdica, bem como de jogos pedagógicos digitais em Geografia disponibilizados tanto em plataformas de jogos digitais quanto em sites voltados a oferta de jogos pedagógicos digitais. Através dessa linha procedimental foi possível notar a dificuldade que apreende a busca por jogos pedagógicos digitais através de plataformas que não são voltadas a recursos desse específico perfil, bem como na predominância de uma estrutura muito semelhante dentre os recursos levantados, geralmente sob o formato de jogo para computador, com usabilidade para download, de abordagem mnemônica e em dinâmicas de perguntas e respostas. Com a particularidade de que também foram levantados consistentes exemplos de dinâmicas muito interessantes de modelos de jogos digitais de abordagem aplicada aos conhecimentos e muito particular perfil objetivado ao ensino de vários conteúdos da disciplina. Para além da apresentação, análise e categorização dos recursos, as iniciativas de renovação dessa base material representam um fenômeno de tamanha notoriedade no sentido de manter viva e cambiante a prática pedagógica em Geografia que tais recursos por si só enriquecem grandemente o ensino geográfico, e mais ainda quando há diversidade de perfis dentro dessa linha de recursos. |
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