Letramento e atividades de retextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, Thaise Mendes Pedrosa de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19467
Resumo: O presente trabalho caracteriza-se como um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, que se apoia em teorias e bases legais que são fundamentais para o ensino de língua portuguesa, enfocando em metodologias e práticas pedagógicas voltadas para o letramento e, de modo mais específico para as atividades de retextualização, a partir do uso de gêneros textuais. A pesquisa, de modo geral, objetiva evidenciar a importância da retextualização para as práticas de letramento nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da adoção dos gêneros textuais parlenda e conto. Especificamente, o trabalho objetiva discutir pressupostos teóricos de língua portuguesa; caracterizar o conceito de letramento e sua importância para o ensino de língua portuguesa; destacar a importância dos gêneros textuais para as práticas de letramento; propor atividades de retextualização do gênero parlenda para o conto, aplicáveis, especialmente, aos anos finais do Ensino Fundamental. Como produto, apresenta-se uma sugestão de sequência didática que apresenta sugestões de atividades de retextualização do gênero textual parlenda para o conto. Conclui-se pelo presente estudo que a escola deve conceber o letramento como uma imersão que a criança ou o jovem tem no mundo da escrita, e diante dessa nova visão e concepção, o educador pode observar que são inúmeras as possibilidades de práticas pedagógicas para se trabalhar o ensino de língua portuguesa, no que diz respeito a escrita e a leitura, dentre elas, a retextualização assume papel fundamental.
id UFCG_7c73070dad3cb570f38c06572f2f2570
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/19467
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Letramento e atividades de retextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas.Literacy and retextualization activities in the early years of elementary school: didactic-pedagogical approaches.Língua portuguesaEnsinoLetramentoRetextualizaçãoGêneros textuaisEnsino FundamentalParlendaContoEscritaPortuguese languageTeachingliteracyRetextualizationTextual genresElementary SchoolParlendatalewritingLetras - Língua Portuguesa.O presente trabalho caracteriza-se como um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, que se apoia em teorias e bases legais que são fundamentais para o ensino de língua portuguesa, enfocando em metodologias e práticas pedagógicas voltadas para o letramento e, de modo mais específico para as atividades de retextualização, a partir do uso de gêneros textuais. A pesquisa, de modo geral, objetiva evidenciar a importância da retextualização para as práticas de letramento nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da adoção dos gêneros textuais parlenda e conto. Especificamente, o trabalho objetiva discutir pressupostos teóricos de língua portuguesa; caracterizar o conceito de letramento e sua importância para o ensino de língua portuguesa; destacar a importância dos gêneros textuais para as práticas de letramento; propor atividades de retextualização do gênero parlenda para o conto, aplicáveis, especialmente, aos anos finais do Ensino Fundamental. Como produto, apresenta-se uma sugestão de sequência didática que apresenta sugestões de atividades de retextualização do gênero textual parlenda para o conto. Conclui-se pelo presente estudo que a escola deve conceber o letramento como uma imersão que a criança ou o jovem tem no mundo da escrita, e diante dessa nova visão e concepção, o educador pode observar que são inúmeras as possibilidades de práticas pedagógicas para se trabalhar o ensino de língua portuguesa, no que diz respeito a escrita e a leitura, dentre elas, a retextualização assume papel fundamental.The present work is characterized as a bibliographic study, of a qualitative nature, which is based on theories and legal bases that fundamentals the teaching of the Portuguese language, focusing on methodologies and pedagogical practices focused on literacy and, more specifically for teaching activities. retextualization, from the use of textual genres. The research, in general, aims to highlight the importance of retextualization for literacy practices in the final years of elementary school, from the adoption of the textual genres parlenda and short story. Specifically, the work aims to discuss theoretical assumptions of the Portuguese language; characterize the concept of literacy and its importance for Portuguese language teaching; highlight the importance of textual genres for literacy practices; propose retextualization activities of the genre parlenda for the short story, applicable, especially, to the final years of elementary school. As a product, a didactic sequence suggestion is presented, which presents suggestions for retextualization activities from the textual genre parlenda for the short story. It is concluded by the present study that the school must conceive literacy as an immersion that the child or young person has in the world of writing, and in view of this new vision and conception, the educator can observe that there are countless possibilities for pedagogical practices to working the teaching of Portuguese language, with regard to writing and reading, among them, retextualization assumes a fundamental role.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, José Wanderley Alves de.SOUSA, José Wanderley Alves dehttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389SOUSA, Rozilene Lopes de.SILVA, Abdoral Inácio da.MEDEIROS, Thaise Mendes Pedrosa de.2021-06-012021-06-18T11:41:14Z2021-06-162021-06-18T11:41:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19467MEDEIROS, Thaíse Mendes Pedrosa de. Letramento e atividades de recontextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-25T13:11:44Zoai:localhost:riufcg/19467Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-25T13:11:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento e atividades de retextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas.
Literacy and retextualization activities in the early years of elementary school: didactic-pedagogical approaches.
title Letramento e atividades de retextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas.
spellingShingle Letramento e atividades de retextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas.
MEDEIROS, Thaise Mendes Pedrosa de.
Língua portuguesa
Ensino
Letramento
Retextualização
Gêneros textuais
Ensino Fundamental
Parlenda
Conto
Escrita
Portuguese language
Teaching
literacy
Retextualization
Textual genres
Elementary School
Parlenda
tale
writing
Letras - Língua Portuguesa.
title_short Letramento e atividades de retextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas.
title_full Letramento e atividades de retextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas.
title_fullStr Letramento e atividades de retextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas.
title_full_unstemmed Letramento e atividades de retextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas.
title_sort Letramento e atividades de retextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas.
author MEDEIROS, Thaise Mendes Pedrosa de.
author_facet MEDEIROS, Thaise Mendes Pedrosa de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, José Wanderley Alves de.
SOUSA, José Wanderley Alves de
http://lattes.cnpq.br/2153342395005389
SOUSA, Rozilene Lopes de.
SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv MEDEIROS, Thaise Mendes Pedrosa de.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Ensino
Letramento
Retextualização
Gêneros textuais
Ensino Fundamental
Parlenda
Conto
Escrita
Portuguese language
Teaching
literacy
Retextualization
Textual genres
Elementary School
Parlenda
tale
writing
Letras - Língua Portuguesa.
topic Língua portuguesa
Ensino
Letramento
Retextualização
Gêneros textuais
Ensino Fundamental
Parlenda
Conto
Escrita
Portuguese language
Teaching
literacy
Retextualization
Textual genres
Elementary School
Parlenda
tale
writing
Letras - Língua Portuguesa.
description O presente trabalho caracteriza-se como um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, que se apoia em teorias e bases legais que são fundamentais para o ensino de língua portuguesa, enfocando em metodologias e práticas pedagógicas voltadas para o letramento e, de modo mais específico para as atividades de retextualização, a partir do uso de gêneros textuais. A pesquisa, de modo geral, objetiva evidenciar a importância da retextualização para as práticas de letramento nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da adoção dos gêneros textuais parlenda e conto. Especificamente, o trabalho objetiva discutir pressupostos teóricos de língua portuguesa; caracterizar o conceito de letramento e sua importância para o ensino de língua portuguesa; destacar a importância dos gêneros textuais para as práticas de letramento; propor atividades de retextualização do gênero parlenda para o conto, aplicáveis, especialmente, aos anos finais do Ensino Fundamental. Como produto, apresenta-se uma sugestão de sequência didática que apresenta sugestões de atividades de retextualização do gênero textual parlenda para o conto. Conclui-se pelo presente estudo que a escola deve conceber o letramento como uma imersão que a criança ou o jovem tem no mundo da escrita, e diante dessa nova visão e concepção, o educador pode observar que são inúmeras as possibilidades de práticas pedagógicas para se trabalhar o ensino de língua portuguesa, no que diz respeito a escrita e a leitura, dentre elas, a retextualização assume papel fundamental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-01
2021-06-18T11:41:14Z
2021-06-16
2021-06-18T11:41:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19467
MEDEIROS, Thaíse Mendes Pedrosa de. Letramento e atividades de recontextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19467
identifier_str_mv MEDEIROS, Thaíse Mendes Pedrosa de. Letramento e atividades de recontextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744495561932800