As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Fernanda Maine Alves.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11909
Resumo: Este trabalho ressalta a contribuição da Linguística textual ao focar o texto como instrumento essencial no ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva apresenta o processo de retextualização como um caminho a ser utilizado para a produção de textos sejam eles orais ou escritos. O objetivo da pesquisa visa abordar o processo de retextualização e como este pode auxiliar no desenvolvimento da escrita do aluno e na produção de novos textos e está fundamentado nos aportes teóricos de Costa Val (1999), Fávero e Koch (2005), Koch (2013), Antunes (2002), Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Penafria (1999), Melo (2002) e Hess (2006). Em se tratando da metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa na qual foram utilizado como instrumento de pesquisa livros, artigos, monografias e teses que abordam o tema em estudo. Como resultado da pesquisa apresentamos um exemplo de retextualização da oralidade para a escrita, do gênero documentário para o gênero diário, a fim de contribuir com o ensino-aprendizagem de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, no que concerne ao trabalho com o texto e os gêneros textuais orais e escritos.
id UFCG_ead5804a86aa60446e1f3fef308ad990
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11909
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário.The contributions of the retextualization process in the textual production of the documentary genre for the daily.TextoRetextualizaçãoGêneros TextuaisLíngua Portuguesa- ensinoTextRetextualizationTextual genresPortuguese Language - TeachingLetras-Língua Portuguesa.Este trabalho ressalta a contribuição da Linguística textual ao focar o texto como instrumento essencial no ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva apresenta o processo de retextualização como um caminho a ser utilizado para a produção de textos sejam eles orais ou escritos. O objetivo da pesquisa visa abordar o processo de retextualização e como este pode auxiliar no desenvolvimento da escrita do aluno e na produção de novos textos e está fundamentado nos aportes teóricos de Costa Val (1999), Fávero e Koch (2005), Koch (2013), Antunes (2002), Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Penafria (1999), Melo (2002) e Hess (2006). Em se tratando da metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa na qual foram utilizado como instrumento de pesquisa livros, artigos, monografias e teses que abordam o tema em estudo. Como resultado da pesquisa apresentamos um exemplo de retextualização da oralidade para a escrita, do gênero documentário para o gênero diário, a fim de contribuir com o ensino-aprendizagem de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, no que concerne ao trabalho com o texto e os gêneros textuais orais e escritos.This paper discusses the textlinguistics contributions focusing the text as an important and essential instrument in teaching-learning. Here, we present the retextualization as a process to be used for the writing, even when the texts are oral. This research aims to discuss the process of retextualization and how it can help the writing development as well as the student's text production. The theoretical contribute is based in the authors Costa Val (1999), Fávero and Koch (2005), Koch (2013), Antunes (2002), Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Penafria (1999), Melo (2002) and Hess (2006). For this we realized a bibliographic research with qualitative approach, where books, papers, monographs and theses were analyzed. As a result we report an instance of orality retextualization to writing, of documentary genre to daily genre, for the purpose of contribute to the teaching-learning of 8th grade students, regarding the activities development with text and oral or written genres.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284SILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, Mercia Cavalcanti da.VIEIRA, Fernanda Maine Alves.2019-12-062020-02-14T09:22:02Z2020-02-142020-02-14T09:22:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11909VIEIRA, Fernanda Maine Alves. As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-21T13:46:55Zoai:localhost:riufcg/11909Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-21T13:46:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário.
The contributions of the retextualization process in the textual production of the documentary genre for the daily.
title As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário.
spellingShingle As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário.
VIEIRA, Fernanda Maine Alves.
Texto
Retextualização
Gêneros Textuais
Língua Portuguesa- ensino
Text
Retextualization
Textual genres
Portuguese Language - Teaching
Letras-Língua Portuguesa.
title_short As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário.
title_full As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário.
title_fullStr As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário.
title_full_unstemmed As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário.
title_sort As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário.
author VIEIRA, Fernanda Maine Alves.
author_facet VIEIRA, Fernanda Maine Alves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Hérica Paiva.
PEREIRA, Hérica Paiva.
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284
SILVA, Abdoral Inácio da.
SILVA, Mercia Cavalcanti da.
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Fernanda Maine Alves.
dc.subject.por.fl_str_mv Texto
Retextualização
Gêneros Textuais
Língua Portuguesa- ensino
Text
Retextualization
Textual genres
Portuguese Language - Teaching
Letras-Língua Portuguesa.
topic Texto
Retextualização
Gêneros Textuais
Língua Portuguesa- ensino
Text
Retextualization
Textual genres
Portuguese Language - Teaching
Letras-Língua Portuguesa.
description Este trabalho ressalta a contribuição da Linguística textual ao focar o texto como instrumento essencial no ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva apresenta o processo de retextualização como um caminho a ser utilizado para a produção de textos sejam eles orais ou escritos. O objetivo da pesquisa visa abordar o processo de retextualização e como este pode auxiliar no desenvolvimento da escrita do aluno e na produção de novos textos e está fundamentado nos aportes teóricos de Costa Val (1999), Fávero e Koch (2005), Koch (2013), Antunes (2002), Marcuschi (2008, 2010a, 2010b), Penafria (1999), Melo (2002) e Hess (2006). Em se tratando da metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa na qual foram utilizado como instrumento de pesquisa livros, artigos, monografias e teses que abordam o tema em estudo. Como resultado da pesquisa apresentamos um exemplo de retextualização da oralidade para a escrita, do gênero documentário para o gênero diário, a fim de contribuir com o ensino-aprendizagem de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II, no que concerne ao trabalho com o texto e os gêneros textuais orais e escritos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
2020-02-14T09:22:02Z
2020-02-14
2020-02-14T09:22:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11909
VIEIRA, Fernanda Maine Alves. As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11909
identifier_str_mv VIEIRA, Fernanda Maine Alves. As contribuições do processo de retextualização na produção textual do gênero documentário para o diário. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744436359331840