Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741 |
Resumo: | O conceito de gene sempre foi motivo de controvérsias crescente desde o seu surgimento, devido a várias idéias diferenciadas que foram surgindo com os avanços da genética e biologia molecular. O objetivo deste trabalho foi analisar o conceito de gene em livros didáticos de biologia do ensino médio. Para tanto selecionou se quatro livros didáticos, dos quais foram extraídos idéias e termos relacionados ao conceito de gene. Percebeu-se que os autores apresentam diversos conceitos de genes, não apresentando assim uma unidade conceituai, acarretando uma dificuldade de interpretação por parte dos alunos sobre o referido conceito. E de extrema importância uma reformulação feita pelos autores sobre conceitos nos livros didáticos para que os alunos construam seu próprio conhecimento, baseados em conceitos mais precisos. |
id |
UFCG_7d0960973fb9124d9add584ce5d5a03e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/26741 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio.Gene: a conceptual analysis in high school biology textbooks.Gene - conceitoEnsino de Biologia - ensino médioEnsino médio - BiologiaLivro didático de BiologiaConceito de geneGenética - ensino médioGene - conceptTeaching Biology - high schoolHigh School - BiologyBiology textbookGene conceptGenetics - high schoolCiências BiológicasO conceito de gene sempre foi motivo de controvérsias crescente desde o seu surgimento, devido a várias idéias diferenciadas que foram surgindo com os avanços da genética e biologia molecular. O objetivo deste trabalho foi analisar o conceito de gene em livros didáticos de biologia do ensino médio. Para tanto selecionou se quatro livros didáticos, dos quais foram extraídos idéias e termos relacionados ao conceito de gene. Percebeu-se que os autores apresentam diversos conceitos de genes, não apresentando assim uma unidade conceituai, acarretando uma dificuldade de interpretação por parte dos alunos sobre o referido conceito. E de extrema importância uma reformulação feita pelos autores sobre conceitos nos livros didáticos para que os alunos construam seu próprio conhecimento, baseados em conceitos mais precisos.The concept of gene has always been a growing controversy since its inception due to several different ideas that have emerged from advances in genetics and molecular biology. The aim o f this study was to analyze the concept of gene in biology textbooks in high school. For this selected four textbooks, which were extracted ideas and terms related to the concept o f gene? It was noticed that the authors present several conceptsof genes, not just presenting a conceptual unity, leading to difficulties in interpretation by the students on that concept. And a very important form made by the authors on concepts in textbooks for students to construct their own knowledge, based on more precise concepts.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGSOUSA, Jair Moisés de.SOUSA, J. M.http://lattes.cnpq.br/1937979982636984LIMA FILHO, José Adeildo de.LIMA FILHO, J. A.ALVES, José Bernardo.20112022-08-26T21:45:55Z2022-08-262022-08-26T21:45:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741ALVES, José Bernardo. Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-08-26T21:46:26Zoai:localhost:riufcg/26741Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-08-26T21:46:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. Gene: a conceptual analysis in high school biology textbooks. |
title |
Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. |
spellingShingle |
Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. ALVES, José Bernardo. Gene - conceito Ensino de Biologia - ensino médio Ensino médio - Biologia Livro didático de Biologia Conceito de gene Genética - ensino médio Gene - concept Teaching Biology - high school High School - Biology Biology textbook Gene concept Genetics - high school Ciências Biológicas |
title_short |
Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. |
title_full |
Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. |
title_fullStr |
Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. |
title_full_unstemmed |
Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. |
title_sort |
Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. |
author |
ALVES, José Bernardo. |
author_facet |
ALVES, José Bernardo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Jair Moisés de. SOUSA, J. M. http://lattes.cnpq.br/1937979982636984 LIMA FILHO, José Adeildo de. LIMA FILHO, J. A. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, José Bernardo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gene - conceito Ensino de Biologia - ensino médio Ensino médio - Biologia Livro didático de Biologia Conceito de gene Genética - ensino médio Gene - concept Teaching Biology - high school High School - Biology Biology textbook Gene concept Genetics - high school Ciências Biológicas |
topic |
Gene - conceito Ensino de Biologia - ensino médio Ensino médio - Biologia Livro didático de Biologia Conceito de gene Genética - ensino médio Gene - concept Teaching Biology - high school High School - Biology Biology textbook Gene concept Genetics - high school Ciências Biológicas |
description |
O conceito de gene sempre foi motivo de controvérsias crescente desde o seu surgimento, devido a várias idéias diferenciadas que foram surgindo com os avanços da genética e biologia molecular. O objetivo deste trabalho foi analisar o conceito de gene em livros didáticos de biologia do ensino médio. Para tanto selecionou se quatro livros didáticos, dos quais foram extraídos idéias e termos relacionados ao conceito de gene. Percebeu-se que os autores apresentam diversos conceitos de genes, não apresentando assim uma unidade conceituai, acarretando uma dificuldade de interpretação por parte dos alunos sobre o referido conceito. E de extrema importância uma reformulação feita pelos autores sobre conceitos nos livros didáticos para que os alunos construam seu próprio conhecimento, baseados em conceitos mais precisos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2022-08-26T21:45:55Z 2022-08-26 2022-08-26T21:45:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741 ALVES, José Bernardo. Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741 |
identifier_str_mv |
ALVES, José Bernardo. Gene: uma análise conceitual em livros didáticos de Biologia do ensino médio. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744551609368576 |