Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Eduarda Maria
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Justina, Lourdes Aparecida Della, Andrade, Mariana Bologna Soares de, Oliveira, Thais Benetti de, Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP], Meglhioratti, Fernanda Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID261/v16_n2_a2011.pdf
http://hdl.handle.net/11449/134636
Resumo: Considering the importance that the discussion of concepts related to genetics has on the society and the necessity to approach science as a dynamic and historical activity, it will be discussed an essential concept to the understanding of biological inheritance: the concept of gene. This way, the article aims to discuss the differents concepts of genes in the history of biology and the relevance of addressing in teaching context this concept in a systemic perception of phenomena. Also, the paper have an analyses of the ideas about the concept of the gene from teachers from two university. The results indicate the presence of different definitions of the gene in the discourse of university teachers, with the predominance of gene concept as a structural, functional and/or informational unit.
id UNSP_8801cc757f2ba0b208b7f0c5a524291a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134636
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do Ensino SuperiorConcepts of gene: historical-epistemological construction and higher education teachers´ perceptionsConcept of geneSystemic view of biologyTeachers trainningConceito de geneVisão sistêmica da BiologiaFormação de professoresConsidering the importance that the discussion of concepts related to genetics has on the society and the necessity to approach science as a dynamic and historical activity, it will be discussed an essential concept to the understanding of biological inheritance: the concept of gene. This way, the article aims to discuss the differents concepts of genes in the history of biology and the relevance of addressing in teaching context this concept in a systemic perception of phenomena. Also, the paper have an analyses of the ideas about the concept of the gene from teachers from two university. The results indicate the presence of different definitions of the gene in the discourse of university teachers, with the predominance of gene concept as a structural, functional and/or informational unit.Considerando a importância que a discussão de conceitos relacionados à genética tem para a sociedade e a necessidade de abordar a ciência como uma atividade dinâmica e histórica, tratar-se- á aqui de um conceito indispensável ao entendimento da herança biológica: o conceito de gene. Neste sentido, objetiva-se nesse artigo discutir a presença de diferentes conceitos de genes na história da biologia e a relevância de se abordar no contexto de ensino o conceito de gene em uma percepção sistêmica dos fenômenos. Também, buscou-se analisar ideias de gene presentes em professores de duas universidades públicas. Os resultados apontaram a presença de diferentes definições de gene, com a predominância de ideias vinculadas ao estabelecimento do gene como unidade estrutural, funcional e/ou informacional.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luís Edmundo Carrijo Coube, s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual do Oeste do Paraná Rua Universitária, 2069, Cascavel PR, CEP: 85819-110Universidade Estadual do Oeste do Paraná Rua Universitária, 2069, Cascavel PR, CEP: 85819-110Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Avenida Luís Edmundo Carrijo Coube, s/n, Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)Universidade Estadual de Londrina (UEL)Schneider, Eduarda MariaJustina, Lourdes Aparecida DellaAndrade, Mariana Bologna Soares deOliveira, Thais Benetti deCaldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]Meglhioratti, Fernanda Aparecida2016-03-02T12:57:46Z2016-03-02T12:57:46Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article201-222application/pdfhttp://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID261/v16_n2_a2011.pdfInvestigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 201-222, 2011.1518-8795http://hdl.handle.net/11449/134636ISSN1518-8795-2011-16-02-201-222.pdf784591248938000641682558886854313719288552692207998097136133314754807251876233360078830840463434Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInvestigações em Ensino de Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134636Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T14:40:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do Ensino Superior
Concepts of gene: historical-epistemological construction and higher education teachers´ perceptions
title Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do Ensino Superior
spellingShingle Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do Ensino Superior
Schneider, Eduarda Maria
Concept of gene
Systemic view of biology
Teachers trainning
Conceito de gene
Visão sistêmica da Biologia
Formação de professores
title_short Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do Ensino Superior
title_full Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do Ensino Superior
title_fullStr Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do Ensino Superior
title_full_unstemmed Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do Ensino Superior
title_sort Conceitos de gene: construção histórico-epistemológica e percepções de professores do Ensino Superior
author Schneider, Eduarda Maria
author_facet Schneider, Eduarda Maria
Justina, Lourdes Aparecida Della
Andrade, Mariana Bologna Soares de
Oliveira, Thais Benetti de
Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Meglhioratti, Fernanda Aparecida
author_role author
author2 Justina, Lourdes Aparecida Della
Andrade, Mariana Bologna Soares de
Oliveira, Thais Benetti de
Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Meglhioratti, Fernanda Aparecida
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Eduarda Maria
Justina, Lourdes Aparecida Della
Andrade, Mariana Bologna Soares de
Oliveira, Thais Benetti de
Caldeira, Ana Maria de Andrade [UNESP]
Meglhioratti, Fernanda Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Concept of gene
Systemic view of biology
Teachers trainning
Conceito de gene
Visão sistêmica da Biologia
Formação de professores
topic Concept of gene
Systemic view of biology
Teachers trainning
Conceito de gene
Visão sistêmica da Biologia
Formação de professores
description Considering the importance that the discussion of concepts related to genetics has on the society and the necessity to approach science as a dynamic and historical activity, it will be discussed an essential concept to the understanding of biological inheritance: the concept of gene. This way, the article aims to discuss the differents concepts of genes in the history of biology and the relevance of addressing in teaching context this concept in a systemic perception of phenomena. Also, the paper have an analyses of the ideas about the concept of the gene from teachers from two university. The results indicate the presence of different definitions of the gene in the discourse of university teachers, with the predominance of gene concept as a structural, functional and/or informational unit.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-03-02T12:57:46Z
2016-03-02T12:57:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID261/v16_n2_a2011.pdf
Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 201-222, 2011.
1518-8795
http://hdl.handle.net/11449/134636
ISSN1518-8795-2011-16-02-201-222.pdf
7845912489380006
4168255888685431
3719288552692207
9980971361333147
5480725187623336
0078830840463434
url http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID261/v16_n2_a2011.pdf
http://hdl.handle.net/11449/134636
identifier_str_mv Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 201-222, 2011.
1518-8795
ISSN1518-8795-2011-16-02-201-222.pdf
7845912489380006
4168255888685431
3719288552692207
9980971361333147
5480725187623336
0078830840463434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Investigações em Ensino de Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 201-222
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649802975576064