Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6553 |
Resumo: | Esta monografia de conclusão de curso tem por finalidade discutir o tema “Indisciplina na Educação Infantil na perspectiva de professoras” a partir da seguinte questão problematizadora: Como é realizado o trabalho com alunos da Educação Infantil em sala de aula, com comportamentos inadequados, que têm o acompanhamento dos pais, daqueles que não tem acompanhamento. Para responder elaboramos os objetivos: Analisar a percepção de professores com relação ao comportamento inadequado de alunos em sala de aula; diferenciar o comportamento escolar de alunos que tem o acompanhamento da família, daqueles que não têm; discutir os diferentes tipos de comportamento familiares relacionados ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Durante o texto apresentamos estudos acerca da temática, enfatizando a visão de autores, como também relatos de três professoras da Educação Infantil atuantes em instituições privadas, da cidade de Cajazeiras/PB. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização da entrevista semiestruturada, contendo seis questões, havendo uma diálogo maior entre o pesquisador e o entrevistado. Através da entrevista foi constado que é relevante a presença da família na educação dos filhos, a tão discutida parceria família e escola, e como é notória a diferenciação, tanto no comportamento das crianças, quando no seu desenvolvimento cognitivo. Durante a pesquisa, percebemos que, ainda, existem professores preocupados em realizar um trabalho diferenciado com crianças, consideradas, indisciplinadas em sala de aula, a partir do diálogo, da utilização de atividades lúdicas, mesmo percebendo a omissão na participação escolar de algumas famílias e da própria escola, em algumas situações, mas se percebem enquanto bons profissionais da educação. |
id |
UFCG_7d18c69ffb873488f40aaa6f6795a641 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6553 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores.Indiscipline in early childhood education from the perspective of teachers.Educação infantilIndisciplina escolarCrianças indisciplinadasComportamento escolar - criançasRelação escola - famíliachild educationSchool indisciplineUndisciplined childrenSchool Behavior - ChildrenSchool-family relationshipEducação.Esta monografia de conclusão de curso tem por finalidade discutir o tema “Indisciplina na Educação Infantil na perspectiva de professoras” a partir da seguinte questão problematizadora: Como é realizado o trabalho com alunos da Educação Infantil em sala de aula, com comportamentos inadequados, que têm o acompanhamento dos pais, daqueles que não tem acompanhamento. Para responder elaboramos os objetivos: Analisar a percepção de professores com relação ao comportamento inadequado de alunos em sala de aula; diferenciar o comportamento escolar de alunos que tem o acompanhamento da família, daqueles que não têm; discutir os diferentes tipos de comportamento familiares relacionados ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Durante o texto apresentamos estudos acerca da temática, enfatizando a visão de autores, como também relatos de três professoras da Educação Infantil atuantes em instituições privadas, da cidade de Cajazeiras/PB. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização da entrevista semiestruturada, contendo seis questões, havendo uma diálogo maior entre o pesquisador e o entrevistado. Através da entrevista foi constado que é relevante a presença da família na educação dos filhos, a tão discutida parceria família e escola, e como é notória a diferenciação, tanto no comportamento das crianças, quando no seu desenvolvimento cognitivo. Durante a pesquisa, percebemos que, ainda, existem professores preocupados em realizar um trabalho diferenciado com crianças, consideradas, indisciplinadas em sala de aula, a partir do diálogo, da utilização de atividades lúdicas, mesmo percebendo a omissão na participação escolar de algumas famílias e da própria escola, em algumas situações, mas se percebem enquanto bons profissionais da educação.This paper is intended to discuss the topic "indiscipline in early childhood education from the perspective of teachers" according to this problematical question: How is it work with students in early childhood education with inappropriate behavior and parental guidance and without parental guidance? To answer this question, this study aims to analyze the perception of teachers about inappropriate behavior of students in the classroom; to distinguish the school behavior of students who have their family guidance and those who do not have; and, to discuss the different types of family behavior related to school teaching-learning process. The study on the subject emphasizes the point of view of authors, as well as reports of three teachers from Early Childhood Education in private institutions in the city of Cajazeiras, Paraíba, Brazil. The methodology consisted of a qualitative study using semi-structured interviews with six questions and a dialogue between the researcher and the respondent. Through interviews it was noted that family presence is relevant in the education of children, the so-called family and school partnership, and a notorious differentiation in the behavior of the children and in their cognitive development. During the research, we realized that there are teachers concerned to do differentiated work with undisciplined children in the classroom, using the dialogue, using recreational activities, even noticing the omission in the school participation of some families and the school itself in some situations, and they perceive themselves as good education professionals.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501LIMA, Maria Janete de.SOUSA, Débia Suênia da Silva.SANTOS, Rayanne de Sousa.2016-10-052019-09-02T17:34:32Z2019-09-022019-09-02T17:34:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6553SANTOS, Rayanne de Sousa. Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. 2016. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T12:21:06Zoai:localhost:riufcg/6553Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T12:21:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. Indiscipline in early childhood education from the perspective of teachers. |
title |
Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. |
spellingShingle |
Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. SANTOS, Rayanne de Sousa. Educação infantil Indisciplina escolar Crianças indisciplinadas Comportamento escolar - crianças Relação escola - família child education School indiscipline Undisciplined children School Behavior - Children School-family relationship Educação. |
title_short |
Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. |
title_full |
Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. |
title_fullStr |
Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. |
title_full_unstemmed |
Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. |
title_sort |
Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. |
author |
SANTOS, Rayanne de Sousa. |
author_facet |
SANTOS, Rayanne de Sousa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Zildene Francisca. PEREIRA, Z. F. http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 LIMA, Maria Janete de. SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Rayanne de Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Indisciplina escolar Crianças indisciplinadas Comportamento escolar - crianças Relação escola - família child education School indiscipline Undisciplined children School Behavior - Children School-family relationship Educação. |
topic |
Educação infantil Indisciplina escolar Crianças indisciplinadas Comportamento escolar - crianças Relação escola - família child education School indiscipline Undisciplined children School Behavior - Children School-family relationship Educação. |
description |
Esta monografia de conclusão de curso tem por finalidade discutir o tema “Indisciplina na Educação Infantil na perspectiva de professoras” a partir da seguinte questão problematizadora: Como é realizado o trabalho com alunos da Educação Infantil em sala de aula, com comportamentos inadequados, que têm o acompanhamento dos pais, daqueles que não tem acompanhamento. Para responder elaboramos os objetivos: Analisar a percepção de professores com relação ao comportamento inadequado de alunos em sala de aula; diferenciar o comportamento escolar de alunos que tem o acompanhamento da família, daqueles que não têm; discutir os diferentes tipos de comportamento familiares relacionados ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Durante o texto apresentamos estudos acerca da temática, enfatizando a visão de autores, como também relatos de três professoras da Educação Infantil atuantes em instituições privadas, da cidade de Cajazeiras/PB. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização da entrevista semiestruturada, contendo seis questões, havendo uma diálogo maior entre o pesquisador e o entrevistado. Através da entrevista foi constado que é relevante a presença da família na educação dos filhos, a tão discutida parceria família e escola, e como é notória a diferenciação, tanto no comportamento das crianças, quando no seu desenvolvimento cognitivo. Durante a pesquisa, percebemos que, ainda, existem professores preocupados em realizar um trabalho diferenciado com crianças, consideradas, indisciplinadas em sala de aula, a partir do diálogo, da utilização de atividades lúdicas, mesmo percebendo a omissão na participação escolar de algumas famílias e da própria escola, em algumas situações, mas se percebem enquanto bons profissionais da educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-05 2019-09-02T17:34:32Z 2019-09-02 2019-09-02T17:34:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6553 SANTOS, Rayanne de Sousa. Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. 2016. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6553 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Rayanne de Sousa. Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. 2016. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744391050362880 |