Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Rayanne de Sousa.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6553
Resumo: Esta monografia de conclusão de curso tem por finalidade discutir o tema “Indisciplina na Educação Infantil na perspectiva de professoras” a partir da seguinte questão problematizadora: Como é realizado o trabalho com alunos da Educação Infantil em sala de aula, com comportamentos inadequados, que têm o acompanhamento dos pais, daqueles que não tem acompanhamento. Para responder elaboramos os objetivos: Analisar a percepção de professores com relação ao comportamento inadequado de alunos em sala de aula; diferenciar o comportamento escolar de alunos que tem o acompanhamento da família, daqueles que não têm; discutir os diferentes tipos de comportamento familiares relacionados ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Durante o texto apresentamos estudos acerca da temática, enfatizando a visão de autores, como também relatos de três professoras da Educação Infantil atuantes em instituições privadas, da cidade de Cajazeiras/PB. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização da entrevista semiestruturada, contendo seis questões, havendo uma diálogo maior entre o pesquisador e o entrevistado. Através da entrevista foi constado que é relevante a presença da família na educação dos filhos, a tão discutida parceria família e escola, e como é notória a diferenciação, tanto no comportamento das crianças, quando no seu desenvolvimento cognitivo. Durante a pesquisa, percebemos que, ainda, existem professores preocupados em realizar um trabalho diferenciado com crianças, consideradas, indisciplinadas em sala de aula, a partir do diálogo, da utilização de atividades lúdicas, mesmo percebendo a omissão na participação escolar de algumas famílias e da própria escola, em algumas situações, mas se percebem enquanto bons profissionais da educação.
id UFCG_7d18c69ffb873488f40aaa6f6795a641
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6553
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores.Indiscipline in early childhood education from the perspective of teachers.Educação infantilIndisciplina escolarCrianças indisciplinadasComportamento escolar - criançasRelação escola - famíliachild educationSchool indisciplineUndisciplined childrenSchool Behavior - ChildrenSchool-family relationshipEducação.Esta monografia de conclusão de curso tem por finalidade discutir o tema “Indisciplina na Educação Infantil na perspectiva de professoras” a partir da seguinte questão problematizadora: Como é realizado o trabalho com alunos da Educação Infantil em sala de aula, com comportamentos inadequados, que têm o acompanhamento dos pais, daqueles que não tem acompanhamento. Para responder elaboramos os objetivos: Analisar a percepção de professores com relação ao comportamento inadequado de alunos em sala de aula; diferenciar o comportamento escolar de alunos que tem o acompanhamento da família, daqueles que não têm; discutir os diferentes tipos de comportamento familiares relacionados ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Durante o texto apresentamos estudos acerca da temática, enfatizando a visão de autores, como também relatos de três professoras da Educação Infantil atuantes em instituições privadas, da cidade de Cajazeiras/PB. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização da entrevista semiestruturada, contendo seis questões, havendo uma diálogo maior entre o pesquisador e o entrevistado. Através da entrevista foi constado que é relevante a presença da família na educação dos filhos, a tão discutida parceria família e escola, e como é notória a diferenciação, tanto no comportamento das crianças, quando no seu desenvolvimento cognitivo. Durante a pesquisa, percebemos que, ainda, existem professores preocupados em realizar um trabalho diferenciado com crianças, consideradas, indisciplinadas em sala de aula, a partir do diálogo, da utilização de atividades lúdicas, mesmo percebendo a omissão na participação escolar de algumas famílias e da própria escola, em algumas situações, mas se percebem enquanto bons profissionais da educação.This paper is intended to discuss the topic "indiscipline in early childhood education from the perspective of teachers" according to this problematical question: How is it work with students in early childhood education with inappropriate behavior and parental guidance and without parental guidance? To answer this question, this study aims to analyze the perception of teachers about inappropriate behavior of students in the classroom; to distinguish the school behavior of students who have their family guidance and those who do not have; and, to discuss the different types of family behavior related to school teaching-learning process. The study on the subject emphasizes the point of view of authors, as well as reports of three teachers from Early Childhood Education in private institutions in the city of Cajazeiras, Paraíba, Brazil. The methodology consisted of a qualitative study using semi-structured interviews with six questions and a dialogue between the researcher and the respondent. Through interviews it was noted that family presence is relevant in the education of children, the so-called family and school partnership, and a notorious differentiation in the behavior of the children and in their cognitive development. During the research, we realized that there are teachers concerned to do differentiated work with undisciplined children in the classroom, using the dialogue, using recreational activities, even noticing the omission in the school participation of some families and the school itself in some situations, and they perceive themselves as good education professionals.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501LIMA, Maria Janete de.SOUSA, Débia Suênia da Silva.SANTOS, Rayanne de Sousa.2016-10-052019-09-02T17:34:32Z2019-09-022019-09-02T17:34:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6553SANTOS, Rayanne de Sousa. Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. 2016. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T12:21:06Zoai:localhost:riufcg/6553Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T12:21:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores.
Indiscipline in early childhood education from the perspective of teachers.
title Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores.
spellingShingle Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores.
SANTOS, Rayanne de Sousa.
Educação infantil
Indisciplina escolar
Crianças indisciplinadas
Comportamento escolar - crianças
Relação escola - família
child education
School indiscipline
Undisciplined children
School Behavior - Children
School-family relationship
Educação.
title_short Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores.
title_full Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores.
title_fullStr Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores.
title_full_unstemmed Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores.
title_sort Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores.
author SANTOS, Rayanne de Sousa.
author_facet SANTOS, Rayanne de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
LIMA, Maria Janete de.
SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Rayanne de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Indisciplina escolar
Crianças indisciplinadas
Comportamento escolar - crianças
Relação escola - família
child education
School indiscipline
Undisciplined children
School Behavior - Children
School-family relationship
Educação.
topic Educação infantil
Indisciplina escolar
Crianças indisciplinadas
Comportamento escolar - crianças
Relação escola - família
child education
School indiscipline
Undisciplined children
School Behavior - Children
School-family relationship
Educação.
description Esta monografia de conclusão de curso tem por finalidade discutir o tema “Indisciplina na Educação Infantil na perspectiva de professoras” a partir da seguinte questão problematizadora: Como é realizado o trabalho com alunos da Educação Infantil em sala de aula, com comportamentos inadequados, que têm o acompanhamento dos pais, daqueles que não tem acompanhamento. Para responder elaboramos os objetivos: Analisar a percepção de professores com relação ao comportamento inadequado de alunos em sala de aula; diferenciar o comportamento escolar de alunos que tem o acompanhamento da família, daqueles que não têm; discutir os diferentes tipos de comportamento familiares relacionados ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Durante o texto apresentamos estudos acerca da temática, enfatizando a visão de autores, como também relatos de três professoras da Educação Infantil atuantes em instituições privadas, da cidade de Cajazeiras/PB. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização da entrevista semiestruturada, contendo seis questões, havendo uma diálogo maior entre o pesquisador e o entrevistado. Através da entrevista foi constado que é relevante a presença da família na educação dos filhos, a tão discutida parceria família e escola, e como é notória a diferenciação, tanto no comportamento das crianças, quando no seu desenvolvimento cognitivo. Durante a pesquisa, percebemos que, ainda, existem professores preocupados em realizar um trabalho diferenciado com crianças, consideradas, indisciplinadas em sala de aula, a partir do diálogo, da utilização de atividades lúdicas, mesmo percebendo a omissão na participação escolar de algumas famílias e da própria escola, em algumas situações, mas se percebem enquanto bons profissionais da educação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-05
2019-09-02T17:34:32Z
2019-09-02
2019-09-02T17:34:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6553
SANTOS, Rayanne de Sousa. Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. 2016. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6553
identifier_str_mv SANTOS, Rayanne de Sousa. Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. 2016. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391050362880