Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9241 |
Resumo: | Sabendo-se que o ensino de língua materna está enraizado nas tradições gramaticais, o presente trabalho busca apresentar as contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa, a fim de mostrar as suas possíveis intervenções na sala de aula. Para compreendermos como a Sociolinguística se estabeleceu nos estudos acerca da língua, precisamos entender como ocorreram às transformações no ensino de Língua Portuguesa. É importante atentar que tais transformações no ensino da língua foram necessárias diante das necessidades socioculturais dos falantes. É neste momento que a Sociolinguística busca viabilizar um novo posicionamento dos professores em relação à metodologia de ensino, frisando a importância de considerar e respeitar as variedades linguísticas nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, este trabalho se ampara nos pressupostos teóricos de Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005), Antunes (2003), entre outros. |
id |
UFCG_7d75487503ad24eb3514c1c0807252bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9241 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa.Contributions of sociolinguistics to the teaching of the Portuguese language.EnsinoSociolinguísticaGramática tradicionalTeachingSociolinguisticsTraditional GrammarLetras - Língua Portuguesa.Sabendo-se que o ensino de língua materna está enraizado nas tradições gramaticais, o presente trabalho busca apresentar as contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa, a fim de mostrar as suas possíveis intervenções na sala de aula. Para compreendermos como a Sociolinguística se estabeleceu nos estudos acerca da língua, precisamos entender como ocorreram às transformações no ensino de Língua Portuguesa. É importante atentar que tais transformações no ensino da língua foram necessárias diante das necessidades socioculturais dos falantes. É neste momento que a Sociolinguística busca viabilizar um novo posicionamento dos professores em relação à metodologia de ensino, frisando a importância de considerar e respeitar as variedades linguísticas nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, este trabalho se ampara nos pressupostos teóricos de Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005), Antunes (2003), entre outros.Knowing if that mother tongue teaching is rooted in the grammatical traditions, this work sought to present the sociolinguistic contributions to the Portuguese Language Teaching, in order to show its the possible interventions in the class. To understand how the sociolinguistic was established in the studies about the language, we need to understand how transformations in the Portuguese Language Teaching occurred. It is important to take note such changes in the language teaching was necessary face of the socio-cultural needs of the speakers. In this moment that the sociolinguistic make it possible a new positioning of the teachers regarding to teaching methodology, highlighting the importance of consider and to respect linguistic variety of language in the Portuguese classes. Therefore, this work supports in theoretical assumptions of Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005), Antunes (2003), among others.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Jorgevaldo de Souza.SILVA, J. S.http://lattes.cnpq.br/4839768107713545SOUSA, José Wanderley Alves de.PEREIRA, Hérica Paiva.SILVA, Maria Fabiana dos Santos da.2015-12-072019-11-18T13:37:27Z2019-11-182019-11-18T13:37:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9241SILVA, Maria Fabiana dos Santos da. Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-24T13:24:27Zoai:localhost:riufcg/9241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-24T13:24:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. Contributions of sociolinguistics to the teaching of the Portuguese language. |
title |
Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. |
spellingShingle |
Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. SILVA, Maria Fabiana dos Santos da. Ensino Sociolinguística Gramática tradicional Teaching Sociolinguistics Traditional Grammar Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. |
title_full |
Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. |
title_fullStr |
Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. |
title_full_unstemmed |
Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. |
title_sort |
Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. |
author |
SILVA, Maria Fabiana dos Santos da. |
author_facet |
SILVA, Maria Fabiana dos Santos da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Jorgevaldo de Souza. SILVA, J. S. http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 SOUSA, José Wanderley Alves de. PEREIRA, Hérica Paiva. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Maria Fabiana dos Santos da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Sociolinguística Gramática tradicional Teaching Sociolinguistics Traditional Grammar Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Ensino Sociolinguística Gramática tradicional Teaching Sociolinguistics Traditional Grammar Letras - Língua Portuguesa. |
description |
Sabendo-se que o ensino de língua materna está enraizado nas tradições gramaticais, o presente trabalho busca apresentar as contribuições da Sociolinguística para o ensino de Língua Portuguesa, a fim de mostrar as suas possíveis intervenções na sala de aula. Para compreendermos como a Sociolinguística se estabeleceu nos estudos acerca da língua, precisamos entender como ocorreram às transformações no ensino de Língua Portuguesa. É importante atentar que tais transformações no ensino da língua foram necessárias diante das necessidades socioculturais dos falantes. É neste momento que a Sociolinguística busca viabilizar um novo posicionamento dos professores em relação à metodologia de ensino, frisando a importância de considerar e respeitar as variedades linguísticas nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, este trabalho se ampara nos pressupostos teóricos de Calvet (2002), Bortoni-Ricardo (2004), Tarallo (2005), Antunes (2003), entre outros. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-07 2019-11-18T13:37:27Z 2019-11-18 2019-11-18T13:37:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9241 SILVA, Maria Fabiana dos Santos da. Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9241 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria Fabiana dos Santos da. Contribuições da sociolinguística para o ensino de língua portuguesa. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744413342040064 |