Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSNER, Marco Antonio Cavalcante.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860
Resumo: Nos últimos anos tem-se observado a popularização do uso de smartphones e, aliado a isso, o crescimento do acesso à banda larga via smartphone. É nesse cenário que, com base na Computação Pervasiva, surge a Publicidade Pervasiva, a qual faz uso de dispositivos móveis e sensores para obter informações do contexto do usuário visando entregar o anúncio publicitário mais adequado. Contudo, a obtenção das informações de contexto utilizadas para recomendar anúncios de maneira oportunista, ou seja, o anúncio mais adequado para um usuário, tem como base o seu perfil e as suas preferências. Identificar estas preferências demanda interação do usuário, o que vai de encontro ao conceito de transparência da computação pervasiva. Neste trabalho propõe-se uma infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados de forma a encontrar o anúncio publicitário mais adequado ao consumidor, levando em conta estatísticas de consumo, o perfil do usuário e o contexto no qual está inserido. A utilização de estatísticas de consumo permite inferir o perfil do usuário baseado em um conjunto restrito de informações, reduzindo a necessidade de interação do usuário para identificação de seu perfil. Para avaliar a infraestrutura, foi desenvolvido um protótipo aplicado a um estudo de caso com professores, funcionários e estudantes da Universidade Federal de Alagoas, os quais receberam anúncios em dispositivos portáteis e indicaram quais desses anúncios eram de seu interesse. Durante o estudo, a solução proposta apresentou resultados melhores que as abordagens existentes na recomendação de anúncios oportunistas.
id UFCG_7dbb2cdceaa415f8c9ec5fb0df44f8a6
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/1860
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo.Infrastructure for delivery of personalized pervasive advertising ads based on consumption statistics.Engenharia de SoftwarePublicidade PervasivaAnúncios On-LineEstatística de Consumo - PublicidadeComputação PervasivaAnúncio PublicitárioInformações de Contexto - Publicidade On-LinePublicidade Pervasiva PersonalizadaPervasive AdvertisingOnline AdsCustom Pervasive AdvertisingConsumer Statistics - AdvertisingCiência da Computação.Nos últimos anos tem-se observado a popularização do uso de smartphones e, aliado a isso, o crescimento do acesso à banda larga via smartphone. É nesse cenário que, com base na Computação Pervasiva, surge a Publicidade Pervasiva, a qual faz uso de dispositivos móveis e sensores para obter informações do contexto do usuário visando entregar o anúncio publicitário mais adequado. Contudo, a obtenção das informações de contexto utilizadas para recomendar anúncios de maneira oportunista, ou seja, o anúncio mais adequado para um usuário, tem como base o seu perfil e as suas preferências. Identificar estas preferências demanda interação do usuário, o que vai de encontro ao conceito de transparência da computação pervasiva. Neste trabalho propõe-se uma infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados de forma a encontrar o anúncio publicitário mais adequado ao consumidor, levando em conta estatísticas de consumo, o perfil do usuário e o contexto no qual está inserido. A utilização de estatísticas de consumo permite inferir o perfil do usuário baseado em um conjunto restrito de informações, reduzindo a necessidade de interação do usuário para identificação de seu perfil. Para avaliar a infraestrutura, foi desenvolvido um protótipo aplicado a um estudo de caso com professores, funcionários e estudantes da Universidade Federal de Alagoas, os quais receberam anúncios em dispositivos portáteis e indicaram quais desses anúncios eram de seu interesse. Durante o estudo, a solução proposta apresentou resultados melhores que as abordagens existentes na recomendação de anúncios oportunistas.In recent years, the use of smartphones has been popularized and, beside of that, there are the growth of broadband access via smartphone. In this scenario, based on Pervasive Computing, Pervasive Advertising appears. The pervasive advertising make use mobile devices and sensors for obtain user context information to delivery ad. So, in this work is proposed a infra-structure for delivery pervasive ads in way to find the more suitable ad for consumer, using consumption statistics, user profile and context. The feasibility of this infra-structure was established through development of a case study where the prototype was available for teachers, workers and students of UFAL - Federal University of Alagoas - for they receive ads and verify that ads was interesting.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGALMEIDA, Hyggo Oliveira de.ALMEIDA, H. O.http://lattes.cnpq.br/4993914550234923PERKUSICH, Angelo.PERKUSICH, A.http://lattes.cnpq.br/9439858291700830MORAIS, Marcos Ricardo Alcântara.SILVA, Leandro Dias da.ROSNER, Marco Antonio Cavalcante.2012-03-152018-10-01T14:54:33Z2018-10-012018-10-01T14:54:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860ROSNER, Marco Antonio Cavalcante. Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. 2012. 76 f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-21T14:29:52Zoai:localhost:riufcg/1860Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-21T14:29:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo.
Infrastructure for delivery of personalized pervasive advertising ads based on consumption statistics.
title Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo.
spellingShingle Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo.
ROSNER, Marco Antonio Cavalcante.
Engenharia de Software
Publicidade Pervasiva
Anúncios On-Line
Estatística de Consumo - Publicidade
Computação Pervasiva
Anúncio Publicitário
Informações de Contexto - Publicidade On-Line
Publicidade Pervasiva Personalizada
Pervasive Advertising
Online Ads
Custom Pervasive Advertising
Consumer Statistics - Advertising
Ciência da Computação.
title_short Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo.
title_full Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo.
title_fullStr Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo.
title_full_unstemmed Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo.
title_sort Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo.
author ROSNER, Marco Antonio Cavalcante.
author_facet ROSNER, Marco Antonio Cavalcante.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
ALMEIDA, H. O.
http://lattes.cnpq.br/4993914550234923
PERKUSICH, Angelo.
PERKUSICH, A.
http://lattes.cnpq.br/9439858291700830
MORAIS, Marcos Ricardo Alcântara.
SILVA, Leandro Dias da.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSNER, Marco Antonio Cavalcante.
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de Software
Publicidade Pervasiva
Anúncios On-Line
Estatística de Consumo - Publicidade
Computação Pervasiva
Anúncio Publicitário
Informações de Contexto - Publicidade On-Line
Publicidade Pervasiva Personalizada
Pervasive Advertising
Online Ads
Custom Pervasive Advertising
Consumer Statistics - Advertising
Ciência da Computação.
topic Engenharia de Software
Publicidade Pervasiva
Anúncios On-Line
Estatística de Consumo - Publicidade
Computação Pervasiva
Anúncio Publicitário
Informações de Contexto - Publicidade On-Line
Publicidade Pervasiva Personalizada
Pervasive Advertising
Online Ads
Custom Pervasive Advertising
Consumer Statistics - Advertising
Ciência da Computação.
description Nos últimos anos tem-se observado a popularização do uso de smartphones e, aliado a isso, o crescimento do acesso à banda larga via smartphone. É nesse cenário que, com base na Computação Pervasiva, surge a Publicidade Pervasiva, a qual faz uso de dispositivos móveis e sensores para obter informações do contexto do usuário visando entregar o anúncio publicitário mais adequado. Contudo, a obtenção das informações de contexto utilizadas para recomendar anúncios de maneira oportunista, ou seja, o anúncio mais adequado para um usuário, tem como base o seu perfil e as suas preferências. Identificar estas preferências demanda interação do usuário, o que vai de encontro ao conceito de transparência da computação pervasiva. Neste trabalho propõe-se uma infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados de forma a encontrar o anúncio publicitário mais adequado ao consumidor, levando em conta estatísticas de consumo, o perfil do usuário e o contexto no qual está inserido. A utilização de estatísticas de consumo permite inferir o perfil do usuário baseado em um conjunto restrito de informações, reduzindo a necessidade de interação do usuário para identificação de seu perfil. Para avaliar a infraestrutura, foi desenvolvido um protótipo aplicado a um estudo de caso com professores, funcionários e estudantes da Universidade Federal de Alagoas, os quais receberam anúncios em dispositivos portáteis e indicaram quais desses anúncios eram de seu interesse. Durante o estudo, a solução proposta apresentou resultados melhores que as abordagens existentes na recomendação de anúncios oportunistas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-15
2018-10-01T14:54:33Z
2018-10-01
2018-10-01T14:54:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860
ROSNER, Marco Antonio Cavalcante. Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. 2012. 76 f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860
identifier_str_mv ROSNER, Marco Antonio Cavalcante. Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. 2012. 76 f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744359608811520