As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Andresa Rainara Alves de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5679
Resumo: No âmbito educacional, as tecnologias a cada dia vêm tomando maiores proporções, sendo a mais inovadora ferramenta educacional em constante evolução.Atualmente as tecnologias estão presentes tão naturalmente que, às vezes, nem se nota a sua presença nas várias atividades diárias. Os pesquisadores criam novas tecnologias educacionais inovadoras frequentemente. As tecnologias assistivas são umas dessas inovações para auxiliar as pessoas com deficiência no âmbito de sua educação e também em outras atividades da sua vida. Partindo desse pressuposto, este estudo discorre acerca da temática “As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior”. Tendo como objetivo geral verificar se as instituições de ensino superior de Cajazeiras-PB dispõem de tecnologias assistivas, que auxiliem a acessibilidade e que tenham pessoal capacitado para dar assistência às pessoas com deficiência nos seus respectivos cursos. A pesquisa se caracteriza como sendo aplicada, descritiva, quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário constituído de onze questões objetivas e subjetivas, aplicado com coordenadores das cinco instituições de ensino superior de Cajazeiras-PB. Os resultados do trabalho apontam para a necessidade na preparação dos professores para utilizar as tecnologias assistivas de forma coerente com as necessidades dos alunos, como também que ainda existem poucos alunos com deficiência no ensino superior em Cajazeiras e que as tecnologias assistivas existentes nas instituições de ensino superior são escassas para esses alunos. Como contribuição aponta-se a importância das tecnologias assistivas para auxiliar os discentes com algum tipo de deficiência em seus cursos de graduação, ressaltando que se deve reconhecer a importância da implantação e consolidação desta para minimizar algumas das barreiras para as pessoas com deficiência. Espera-se que esta pesquisa possa incentivar novos pesquisadores a estudar esse tema e também que este trabalho possa contribuir como fonte bibliográfica para outros trabalhos acadêmicos em alguma dessas áreas.
id UFCG_7dd4187665173092bdfdcf5e0120f0f1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5679
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior.Assistive technologies assisting in the teaching of people with disabilities in higher educationTecnologias assistivasEnsino superiorEducação inclusivaPessoas com deficiênciaAssistive TechnologiesHigher educationinclusive educationDisabled peopleEducação.No âmbito educacional, as tecnologias a cada dia vêm tomando maiores proporções, sendo a mais inovadora ferramenta educacional em constante evolução.Atualmente as tecnologias estão presentes tão naturalmente que, às vezes, nem se nota a sua presença nas várias atividades diárias. Os pesquisadores criam novas tecnologias educacionais inovadoras frequentemente. As tecnologias assistivas são umas dessas inovações para auxiliar as pessoas com deficiência no âmbito de sua educação e também em outras atividades da sua vida. Partindo desse pressuposto, este estudo discorre acerca da temática “As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior”. Tendo como objetivo geral verificar se as instituições de ensino superior de Cajazeiras-PB dispõem de tecnologias assistivas, que auxiliem a acessibilidade e que tenham pessoal capacitado para dar assistência às pessoas com deficiência nos seus respectivos cursos. A pesquisa se caracteriza como sendo aplicada, descritiva, quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário constituído de onze questões objetivas e subjetivas, aplicado com coordenadores das cinco instituições de ensino superior de Cajazeiras-PB. Os resultados do trabalho apontam para a necessidade na preparação dos professores para utilizar as tecnologias assistivas de forma coerente com as necessidades dos alunos, como também que ainda existem poucos alunos com deficiência no ensino superior em Cajazeiras e que as tecnologias assistivas existentes nas instituições de ensino superior são escassas para esses alunos. Como contribuição aponta-se a importância das tecnologias assistivas para auxiliar os discentes com algum tipo de deficiência em seus cursos de graduação, ressaltando que se deve reconhecer a importância da implantação e consolidação desta para minimizar algumas das barreiras para as pessoas com deficiência. Espera-se que esta pesquisa possa incentivar novos pesquisadores a estudar esse tema e também que este trabalho possa contribuir como fonte bibliográfica para outros trabalhos acadêmicos em alguma dessas áreas.Nowadays, technologies are present so naturally that, sometimes, we did not even notice their presence in many daily activities. In the educational field, technologies are encompassing, each day, greater proportions, being the most innovative educational tool in constant evolution. Researchers create, often, innovative new educational technologies. Assistive technologies are one of these innovations to help people with disabilities in their education and in other activities of their lives. Based on this assumption, this study discusses about the theme "Assistive technologies helping the teaching of people with disabilities in higher education". This study intends, as main objective, to verify if higher education institutions of Cajazeiras -PB have assistive technologies that can help the accessibility and if they have qualified staff to assist the disabled people in their respective courses. The research is characterized as being applied, descriptive, quantitative and qualitative. The data collection instrument used was a questionnaire constituted of eleven objective and subjective questions, applied with coordinators of the five higher education institutions of Cajazeiras-PB. The results of this study point to the necessity of preparation of teachers in the use of assistive technologies, in a coherent way, with the students' needs, the results also point that there are few students with disabilities in higher education in Cajazeiras, and that the assistive technologies present in the teaching institutions are scarce to this students. As contribution, it is pointed out the importance of assistive technologies to help students with some type of disability in their undergraduate courses, emphasizing that it is important to recognize the importance of implementing and consolidating it to minimize some barriers for people with disabilities. It is hoped that this research may encourage new researchers to study this topic, as well as that it can contribute as a bibliographic source for other academic works in some of these areas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Edilson Leite da.SILVA, Edilson Leite da.http://lattes.cnpq.br/1381000357023652CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.MOURA, Andresa Rainara Alves de.2017-08-172019-08-12T14:32:43Z2019-08-122019-08-12T14:32:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5679MOURA, Andresa Rainara Alves de. As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior. 2017. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T12:15:46Zoai:localhost:riufcg/5679Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T12:15:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior.
Assistive technologies assisting in the teaching of people with disabilities in higher education
title As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior.
spellingShingle As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior.
MOURA, Andresa Rainara Alves de.
Tecnologias assistivas
Ensino superior
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência
Assistive Technologies
Higher education
inclusive education
Disabled people
Educação.
title_short As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior.
title_full As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior.
title_fullStr As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior.
title_full_unstemmed As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior.
title_sort As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior.
author MOURA, Andresa Rainara Alves de.
author_facet MOURA, Andresa Rainara Alves de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Edilson Leite da.
SILVA, Edilson Leite da.
http://lattes.cnpq.br/1381000357023652
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, Andresa Rainara Alves de.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias assistivas
Ensino superior
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência
Assistive Technologies
Higher education
inclusive education
Disabled people
Educação.
topic Tecnologias assistivas
Ensino superior
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência
Assistive Technologies
Higher education
inclusive education
Disabled people
Educação.
description No âmbito educacional, as tecnologias a cada dia vêm tomando maiores proporções, sendo a mais inovadora ferramenta educacional em constante evolução.Atualmente as tecnologias estão presentes tão naturalmente que, às vezes, nem se nota a sua presença nas várias atividades diárias. Os pesquisadores criam novas tecnologias educacionais inovadoras frequentemente. As tecnologias assistivas são umas dessas inovações para auxiliar as pessoas com deficiência no âmbito de sua educação e também em outras atividades da sua vida. Partindo desse pressuposto, este estudo discorre acerca da temática “As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior”. Tendo como objetivo geral verificar se as instituições de ensino superior de Cajazeiras-PB dispõem de tecnologias assistivas, que auxiliem a acessibilidade e que tenham pessoal capacitado para dar assistência às pessoas com deficiência nos seus respectivos cursos. A pesquisa se caracteriza como sendo aplicada, descritiva, quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário constituído de onze questões objetivas e subjetivas, aplicado com coordenadores das cinco instituições de ensino superior de Cajazeiras-PB. Os resultados do trabalho apontam para a necessidade na preparação dos professores para utilizar as tecnologias assistivas de forma coerente com as necessidades dos alunos, como também que ainda existem poucos alunos com deficiência no ensino superior em Cajazeiras e que as tecnologias assistivas existentes nas instituições de ensino superior são escassas para esses alunos. Como contribuição aponta-se a importância das tecnologias assistivas para auxiliar os discentes com algum tipo de deficiência em seus cursos de graduação, ressaltando que se deve reconhecer a importância da implantação e consolidação desta para minimizar algumas das barreiras para as pessoas com deficiência. Espera-se que esta pesquisa possa incentivar novos pesquisadores a estudar esse tema e também que este trabalho possa contribuir como fonte bibliográfica para outros trabalhos acadêmicos em alguma dessas áreas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-17
2019-08-12T14:32:43Z
2019-08-12
2019-08-12T14:32:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5679
MOURA, Andresa Rainara Alves de. As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior. 2017. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5679
identifier_str_mv MOURA, Andresa Rainara Alves de. As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior. 2017. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744385707868160