Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eich, Milena Schneid
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/10588
Resumo: Esta tese investiga de que forma o movimento de trocas entre videntes e pessoas com deficiência visual em diferentes contextos compõe o processo de inclusão, considerando as vivências, as aprendizagens e a acessibilidade. A opção teórica para estudar o tema se apoia nos estudos de Vigotski (1997, 2018) sobre deficiência a partir da consideração do contexto histórico-cultural dos indivíduos, bem como nos constructos teóricos de diferentes autores sobre os modelos de deficiência, formas de atenção às pessoas com deficiência e acessibilidade. Na investigação de natureza qualitativa, adotou-se como procedimento de coleta de dados as entrevistas narrativas e a navegação pelo objeto de aprendizagem Proincluir. Os dados coletados foram analisados com o auxílio do software de análise qualitativa de dados ATLAS.ti. Quatro pessoas cegas participaram da pesquisa, tendo sido consideradas como parceiros de pesquisa, pessoas com quem os dados foram construídos, numa perspectiva inspirada no pesquisar com, abordagem defendida por Jobim e Souza e Carvalho (2016) e Moraes e Kastrup (2010). Da análise, emergiram duas categorias. Na primeira, denominada Vivências educacionais e com Tecnologia Assistiva, discutiu-se como as instituições de ensino e de atendimento marcaram o processo de escolarização dos participantes parceiros da pesquisa no que tange à Tecnologia Assistiva, as formas de atenção às pessoas com deficiência visual e a aprendizagem. Na segunda categoria, Navegação compartilhada, acessibilidade e aprendizagem, buscou-se evidenciar momentos em que o par eficiência-deficiência se fez presente durante a navegação pelo objeto de aprendizagem. Também, refletiu-se sobre a avaliação da acessibilidade e sobre as facilidades, dificuldades e aprendizagens que emergiram a partir da exploração do objeto de aprendizagem Proincluir. A pesquisa revelou que o processo de inclusão não é dado pronto, mas sim construído com o outro, é um processo em que as trocas inter e intrapsicológicas e com o contexto são priorizadas e em que a escuta, a consideração de pessoas com deficiência visual como experts de suas realidades e a atenção ao contexto social em que estes indivíduos estão inseridos são caminhos promissores para a inclusão. Revelou, também, que o processo inclusivo é feito de acertos e erros e de aprendizados que devem considerar os diferentes atores envolvidos, sejam eles a pessoa com deficiência, o professor, a instituição de ensino e de atendimento e a família. Ao considera-se a união dos aspectos anteriormente trazidos é possível obter-se pistas sobre como pessoas com deficiência visual aprendem e sobre quais desafios e barreiras enfrentam para conviver, aprender e se desenvolver. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_862b00248284cd765f27b372c8944c99
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/10588
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Eich, Milena SchneidSonza, Andréa PolettoBisol, Cláudia AlquatiRela, ElianaAlves, Jefferson FernandesMainardi, MicheleValentini, Carla Beatris2022-06-28T11:33:23Z2022-06-28T11:33:23Z2022-06-242022-03-31https://repositorio.ucs.br/11338/10588Esta tese investiga de que forma o movimento de trocas entre videntes e pessoas com deficiência visual em diferentes contextos compõe o processo de inclusão, considerando as vivências, as aprendizagens e a acessibilidade. A opção teórica para estudar o tema se apoia nos estudos de Vigotski (1997, 2018) sobre deficiência a partir da consideração do contexto histórico-cultural dos indivíduos, bem como nos constructos teóricos de diferentes autores sobre os modelos de deficiência, formas de atenção às pessoas com deficiência e acessibilidade. Na investigação de natureza qualitativa, adotou-se como procedimento de coleta de dados as entrevistas narrativas e a navegação pelo objeto de aprendizagem Proincluir. Os dados coletados foram analisados com o auxílio do software de análise qualitativa de dados ATLAS.ti. Quatro pessoas cegas participaram da pesquisa, tendo sido consideradas como parceiros de pesquisa, pessoas com quem os dados foram construídos, numa perspectiva inspirada no pesquisar com, abordagem defendida por Jobim e Souza e Carvalho (2016) e Moraes e Kastrup (2010). Da análise, emergiram duas categorias. Na primeira, denominada Vivências educacionais e com Tecnologia Assistiva, discutiu-se como as instituições de ensino e de atendimento marcaram o processo de escolarização dos participantes parceiros da pesquisa no que tange à Tecnologia Assistiva, as formas de atenção às pessoas com deficiência visual e a aprendizagem. Na segunda categoria, Navegação compartilhada, acessibilidade e aprendizagem, buscou-se evidenciar momentos em que o par eficiência-deficiência se fez presente durante a navegação pelo objeto de aprendizagem. Também, refletiu-se sobre a avaliação da acessibilidade e sobre as facilidades, dificuldades e aprendizagens que emergiram a partir da exploração do objeto de aprendizagem Proincluir. A pesquisa revelou que o processo de inclusão não é dado pronto, mas sim construído com o outro, é um processo em que as trocas inter e intrapsicológicas e com o contexto são priorizadas e em que a escuta, a consideração de pessoas com deficiência visual como experts de suas realidades e a atenção ao contexto social em que estes indivíduos estão inseridos são caminhos promissores para a inclusão. Revelou, também, que o processo inclusivo é feito de acertos e erros e de aprendizados que devem considerar os diferentes atores envolvidos, sejam eles a pessoa com deficiência, o professor, a instituição de ensino e de atendimento e a família. Ao considera-se a união dos aspectos anteriormente trazidos é possível obter-se pistas sobre como pessoas com deficiência visual aprendem e sobre quais desafios e barreiras enfrentam para conviver, aprender e se desenvolver. [resumo fornecido pelo autor]This thesis investigates how the exchanges between sighted and visually impaired people in different contexts makes up the inclusion process, taking into account experiences, learning and accessibility. The theoretical option to study the topic is based on studies by Vigotski (1997, 2018) on disability from the consideration of the historical-cultural context of individuals, as well as on the theoretical constructs of different authors on disability models, forms of attention to people with disabilities and accessibility. In the investigation of qualitative nature, narrative interviews, and navigation through the learning object Proincluir were adopted as the data collection procedures. The collected data were analyzed using the ATLAS.ti qualitative data analysis software. Four blind people participated in the research. They were considered as research partners, people with whom the data were built, in a perspective inspired by the research with approach, defended by Jobim and Souza and Carvalho (2016) and Moraes and Kastrup, (2010). Two categories emerged from the analysis. In the first one, called Educational and Assistive Technology experiences, it was discussed how educational and service institutions marked the schooling process of the research partners in terms of Assistive Technology, forms of attention to people with visual impairments and their learning process. In the second category Shared navigation, accessibility, and learning, it was sought to highlight moments in which the efficiency-disability pair was highlighted during navigation through the learning object. Also, reflections were made on the evaluation of accessibility and on the facilities, difficulties and learnings that emerged from the exploration of the learning object Proincluir. The research revealed that the inclusion process is not preemptively ready, but built with the other, it is a process in which inter and intrapsychological exchanges and exchanges with the context are prioritized and in which listening to the other, the consideration of visually impaired people as experts of their realities and attention to the social context in which these individuals are inserted are promising paths to inclusion. It also revealed that the inclusive process is made up of successes, mistakes and learnings that must consider the different parties involved, whether it is the person with a disability, the teacher, the institutions, and the family. When considering the union of the previously mentioned aspects, it is possible to obtain clues about how people with visual impairments learn and about what challenges and barriers they face to live, learn, and develop. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESengporEducação inclusivaAprendizagemPessoas com deficiência visualTecnologia assistivaInclusive educationLearningPeople with visual disabilitiesAssistive technologyProcesso de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/4420115218704713EICH, M. S.Doutorado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2024-01-21TEXTTese Milena Schneid Eich.pdf.txtTese Milena Schneid Eich.pdf.txtExtracted texttext/plain349048https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10588/3/Tese%20Milena%20Schneid%20Eich.pdf.txt6b65abecb04bf69a8bd8d11b0260b15cMD53THUMBNAILTese Milena Schneid Eich.pdf.jpgTese Milena Schneid Eich.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10588/4/Tese%20Milena%20Schneid%20Eich.pdf.jpgaa6de003768366e9ac47c7bc734c1e5bMD54ORIGINALTese Milena Schneid Eich.pdfTese Milena Schneid Eich.pdfapplication/pdf1831431https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10588/1/Tese%20Milena%20Schneid%20Eich.pdf8382e83f07aee4e10f6749173a287958MD51Tese Milena Schneid Eich.pdfTese Milena Schneid Eich.pdfapplication/pdf329900https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10588/2/Tese%20Milena%20Schneid%20Eich.pdf4b160584180586594a228a8ad22c307fMD5211338/105882022-10-18 17:45:16.048oai:repositorio.ucs.br:11338/10588Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2022-10-18T17:45:16Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual
title Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual
spellingShingle Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual
Eich, Milena Schneid
Educação inclusiva
Aprendizagem
Pessoas com deficiência visual
Tecnologia assistiva
Inclusive education
Learning
People with visual disabilities
Assistive technology
title_short Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual
title_full Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual
title_fullStr Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual
title_full_unstemmed Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual
title_sort Processo de inclusão, aprendizagens e acessibilidade: imersões com pessoas com deficiência visual
author Eich, Milena Schneid
author_facet Eich, Milena Schneid
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Sonza, Andréa Poletto
Bisol, Cláudia Alquati
Rela, Eliana
Alves, Jefferson Fernandes
Mainardi, Michele
dc.contributor.author.fl_str_mv Eich, Milena Schneid
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valentini, Carla Beatris
contributor_str_mv Valentini, Carla Beatris
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Aprendizagem
Pessoas com deficiência visual
Tecnologia assistiva
Inclusive education
Learning
People with visual disabilities
Assistive technology
topic Educação inclusiva
Aprendizagem
Pessoas com deficiência visual
Tecnologia assistiva
Inclusive education
Learning
People with visual disabilities
Assistive technology
description Esta tese investiga de que forma o movimento de trocas entre videntes e pessoas com deficiência visual em diferentes contextos compõe o processo de inclusão, considerando as vivências, as aprendizagens e a acessibilidade. A opção teórica para estudar o tema se apoia nos estudos de Vigotski (1997, 2018) sobre deficiência a partir da consideração do contexto histórico-cultural dos indivíduos, bem como nos constructos teóricos de diferentes autores sobre os modelos de deficiência, formas de atenção às pessoas com deficiência e acessibilidade. Na investigação de natureza qualitativa, adotou-se como procedimento de coleta de dados as entrevistas narrativas e a navegação pelo objeto de aprendizagem Proincluir. Os dados coletados foram analisados com o auxílio do software de análise qualitativa de dados ATLAS.ti. Quatro pessoas cegas participaram da pesquisa, tendo sido consideradas como parceiros de pesquisa, pessoas com quem os dados foram construídos, numa perspectiva inspirada no pesquisar com, abordagem defendida por Jobim e Souza e Carvalho (2016) e Moraes e Kastrup (2010). Da análise, emergiram duas categorias. Na primeira, denominada Vivências educacionais e com Tecnologia Assistiva, discutiu-se como as instituições de ensino e de atendimento marcaram o processo de escolarização dos participantes parceiros da pesquisa no que tange à Tecnologia Assistiva, as formas de atenção às pessoas com deficiência visual e a aprendizagem. Na segunda categoria, Navegação compartilhada, acessibilidade e aprendizagem, buscou-se evidenciar momentos em que o par eficiência-deficiência se fez presente durante a navegação pelo objeto de aprendizagem. Também, refletiu-se sobre a avaliação da acessibilidade e sobre as facilidades, dificuldades e aprendizagens que emergiram a partir da exploração do objeto de aprendizagem Proincluir. A pesquisa revelou que o processo de inclusão não é dado pronto, mas sim construído com o outro, é um processo em que as trocas inter e intrapsicológicas e com o contexto são priorizadas e em que a escuta, a consideração de pessoas com deficiência visual como experts de suas realidades e a atenção ao contexto social em que estes indivíduos estão inseridos são caminhos promissores para a inclusão. Revelou, também, que o processo inclusivo é feito de acertos e erros e de aprendizados que devem considerar os diferentes atores envolvidos, sejam eles a pessoa com deficiência, o professor, a instituição de ensino e de atendimento e a família. Ao considera-se a união dos aspectos anteriormente trazidos é possível obter-se pistas sobre como pessoas com deficiência visual aprendem e sobre quais desafios e barreiras enfrentam para conviver, aprender e se desenvolver. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-28T11:33:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-28T11:33:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/10588
url https://repositorio.ucs.br/11338/10588
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10588/3/Tese%20Milena%20Schneid%20Eich.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10588/4/Tese%20Milena%20Schneid%20Eich.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10588/1/Tese%20Milena%20Schneid%20Eich.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10588/2/Tese%20Milena%20Schneid%20Eich.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6b65abecb04bf69a8bd8d11b0260b15c
aa6de003768366e9ac47c7bc734c1e5b
8382e83f07aee4e10f6749173a287958
4b160584180586594a228a8ad22c307f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308911116189696