Composição gravimétrica dos resíduos de uma escola em Campina Grande-PB.
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33311 |
Resumo: | Os resíduos sólidos são subprodutos resultantes das atividades naturais e do homem em sociedade. Por serem originados de diversas atividades, esses apresentam composição bastante variada. Estudos realizados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE, 2015), indicam que, no Brasil, do total de resíduos gerados, os resíduos sólidos orgânicos perfazem cerca de 50% da massa total de resíduos sólidos gerados. No município de Campina Grande- PB, por exemplo, de acordo com o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS, 2014), esses índices são de 43% do total dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Vale salientar que essa quantidade varia de acordo com a região e com o desenvolvimento e os costumes da população (MONTEIRO, 2001). Além da matéria orgânica, os RSU apresentam grande heterogeneidade de compostos minerais inorgânicos. Diante desta variedade, faz-se necessária a realização de estudos que possam avaliar as características físicas, físico-químicas e biológicas, uma vez que, o conhecimento destas características é de suma importância no processo de gestão dos RSU. Em relação a caracterização física ou composição gravimétrica dos resíduos sólidos, esta possibilita a identificação da quantidade e principalmente a qualidade dos resíduos gerados pela sociedade, sendo uma etapa que define o tipo de disposição final a ser adotada, e ainda, contribui para a implantação de sistemas de tratamento de resíduos e para subsidiar sistemas de coleta seletiva (COSTA et al., 2013). Neste contexto, a caracterização física surge como uma ferramenta para auxiliar no planejamento e gestão eficiente dos resíduos sólidos, visto que, é uma das maneiras de se conhecer os componentes presentes na massa de resíduos e permitir o destino economicamente viável e ambientalmente adequado que sejam compatíveis com as suas características físico-químicas e biológicas. Essa atividade torna-se ainda mais plausível nas instituições que funcionam em tempo integral, com em escolas e universidades, uma vez que nestes locais, a quantidade de resíduos gerados é considerada variada, sendo provenientes das diversas atividades desenvolvidas em sala de aula, além das cantinas, restaurantes e serviços administrativos. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a composição gravimétrica dos resíduos sólidos de uma escola de ensino médio em Campina Grande - PB. |
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Composição gravimétrica dos resíduos de uma escola em Campina Grande-PB.Gravimetric composition of waste from a school in Campina Grande-PB.Resíduos sólidos escolares - Campina Grande - PBComposição gravimétrica de resíduos sólidosEscola - resíduos sólidosEscola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral - Campina Grande - PBResíduos sólidos - composição gravimétricaSchool solid waste - Campina Grande - PBGravimetric composition of solid wasteSchool - solid wasteSeverino Cabral State High School - Campina Grande - PBSolid waste - gravimetric compositionEcologia.Os resíduos sólidos são subprodutos resultantes das atividades naturais e do homem em sociedade. Por serem originados de diversas atividades, esses apresentam composição bastante variada. Estudos realizados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE, 2015), indicam que, no Brasil, do total de resíduos gerados, os resíduos sólidos orgânicos perfazem cerca de 50% da massa total de resíduos sólidos gerados. No município de Campina Grande- PB, por exemplo, de acordo com o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS, 2014), esses índices são de 43% do total dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Vale salientar que essa quantidade varia de acordo com a região e com o desenvolvimento e os costumes da população (MONTEIRO, 2001). Além da matéria orgânica, os RSU apresentam grande heterogeneidade de compostos minerais inorgânicos. Diante desta variedade, faz-se necessária a realização de estudos que possam avaliar as características físicas, físico-químicas e biológicas, uma vez que, o conhecimento destas características é de suma importância no processo de gestão dos RSU. Em relação a caracterização física ou composição gravimétrica dos resíduos sólidos, esta possibilita a identificação da quantidade e principalmente a qualidade dos resíduos gerados pela sociedade, sendo uma etapa que define o tipo de disposição final a ser adotada, e ainda, contribui para a implantação de sistemas de tratamento de resíduos e para subsidiar sistemas de coleta seletiva (COSTA et al., 2013). Neste contexto, a caracterização física surge como uma ferramenta para auxiliar no planejamento e gestão eficiente dos resíduos sólidos, visto que, é uma das maneiras de se conhecer os componentes presentes na massa de resíduos e permitir o destino economicamente viável e ambientalmente adequado que sejam compatíveis com as suas características físico-químicas e biológicas. Essa atividade torna-se ainda mais plausível nas instituições que funcionam em tempo integral, com em escolas e universidades, uma vez que nestes locais, a quantidade de resíduos gerados é considerada variada, sendo provenientes das diversas atividades desenvolvidas em sala de aula, além das cantinas, restaurantes e serviços administrativos. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a composição gravimétrica dos resíduos sólidos de uma escola de ensino médio em Campina Grande - PB.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-12-04T11:09:23Z2023-12-042023-12-04T11:09:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33311SILVA, Elisângela Maria da; GOMES, Naiara ngelo; ALMEIDA, Márbara Vilar de Araújo; MELO, Márcio Camargo; MONTEIRO, Veruschka Escarião Dessoles. Composição gravimétrica dos resíduos de uma escola em Campina Grande-PB. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.1. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities ISBN: 978-85-60307-29-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33311porSILVA, Elisângela Maria da.GOMES, Naiara Ângelo.ALMEIDA, Márbara Vilar de Araújo.MELO, Márcio Camargo.MONTEIRO, Veruschka Escarião Dessoles.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-04T11:09:51Zoai:localhost:riufcg/33311Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-04T11:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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