A canção como documento na aula de História e sua dupla articulação: um exercício de sensibilidade.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35246 |
Resumo: | A canção, como um dos chamados documentos e/ou linguagens alternativas a serem utilizada nas aulas de História, apresenta em sua natureza uma dupla articulação (verbal e musical) que se devidamente trabalhada contribui para o processo de aprendizagem dos educandos na construção do conhecimento histórico em sala de aula. A articulação musical da canção — que compreende a melodia, a harmonia, o ritmo, o arranjo, a performance, dentre outros parâmetros —, pode ser encarada pelo professor leigo em música como um obstáculo quando de seu uso como documento nas aulas de História. A opção por trabalhar apenas a articulação verbal da canção — a letra — pode desembocar em problemas de interpretação documental que levam a considerar uma parte do documento como representação do todo, prejudicando, desta forma, a construção do conhecimento histórico. Apesar de pertencente a um campo no qual nem todos os professores caminham com segurança — uma vez que o professor de História não é necessariamente músico —, a canção tem inteligibilidade musical acessível a qualquer leigo em música, afinal ela se comunica com esse público. A partir de uma experiência de pesquisa, desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco, que utilizou da canção De Frente Pro Crime/Ninguém Liga Pra Você como documento numa aula de História, levando em conta seus parâmetros musicais, objetivamos discutir a contribuição dos parâmetros da articulação musical da canção na aprendizagem de História por pessoas leigas em música. Dentre os alunos que participaram da pesquisa não havia músicos, no entanto, num pequeno exercício de sensibilidade e percepção musical, puderam inferir sobre temporalidades, lugares e contextos a partir de elementos como o ritmo, a vocalização, o timbre e outros parâmetros da articulação musical da canção trabalhada. As possíveis dificuldades no trato da canção como documento a ser utilizado nas aulas de História podem ser superadas a partir de pequenos esforços de compreensão e de exercícios de percepção musical acessível a qualquer leigo em música. |
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A canção como documento na aula de História e sua dupla articulação: um exercício de sensibilidade.The song as a document in History class and its double articulation: an exercise in sensitivity.Canção como documentoMúsica e ensino de HistóriaCanção como fonte históriaAula de História com cançõesEnsino de HistóriaArticulação verbal da cançãoSong as documentMusic and History teachingSong as a source of historyHistory lesson with songsTeaching HistoryVerbal articulation of the songHistória.Educação.A canção, como um dos chamados documentos e/ou linguagens alternativas a serem utilizada nas aulas de História, apresenta em sua natureza uma dupla articulação (verbal e musical) que se devidamente trabalhada contribui para o processo de aprendizagem dos educandos na construção do conhecimento histórico em sala de aula. A articulação musical da canção — que compreende a melodia, a harmonia, o ritmo, o arranjo, a performance, dentre outros parâmetros —, pode ser encarada pelo professor leigo em música como um obstáculo quando de seu uso como documento nas aulas de História. A opção por trabalhar apenas a articulação verbal da canção — a letra — pode desembocar em problemas de interpretação documental que levam a considerar uma parte do documento como representação do todo, prejudicando, desta forma, a construção do conhecimento histórico. Apesar de pertencente a um campo no qual nem todos os professores caminham com segurança — uma vez que o professor de História não é necessariamente músico —, a canção tem inteligibilidade musical acessível a qualquer leigo em música, afinal ela se comunica com esse público. A partir de uma experiência de pesquisa, desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco, que utilizou da canção De Frente Pro Crime/Ninguém Liga Pra Você como documento numa aula de História, levando em conta seus parâmetros musicais, objetivamos discutir a contribuição dos parâmetros da articulação musical da canção na aprendizagem de História por pessoas leigas em música. Dentre os alunos que participaram da pesquisa não havia músicos, no entanto, num pequeno exercício de sensibilidade e percepção musical, puderam inferir sobre temporalidades, lugares e contextos a partir de elementos como o ritmo, a vocalização, o timbre e outros parâmetros da articulação musical da canção trabalhada. As possíveis dificuldades no trato da canção como documento a ser utilizado nas aulas de História podem ser superadas a partir de pequenos esforços de compreensão e de exercícios de percepção musical acessível a qualquer leigo em música.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG2024-03-26T17:39:41Z2024-03-262024-03-26T17:39:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35246ALVES, Maxwell Luan. A canção como documento na aula de história e sua dupla articulação: um exercício de sensibilidade. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 10 - Ensino de História e Formação Docente. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 687-697. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35246porALVES, Maxwell Luan.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-26T17:40:24Zoai:localhost:riufcg/35246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-26T17:40:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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A canção, como um dos chamados documentos e/ou linguagens alternativas a serem utilizada nas aulas de História, apresenta em sua natureza uma dupla articulação (verbal e musical) que se devidamente trabalhada contribui para o processo de aprendizagem dos educandos na construção do conhecimento histórico em sala de aula. A articulação musical da canção — que compreende a melodia, a harmonia, o ritmo, o arranjo, a performance, dentre outros parâmetros —, pode ser encarada pelo professor leigo em música como um obstáculo quando de seu uso como documento nas aulas de História. A opção por trabalhar apenas a articulação verbal da canção — a letra — pode desembocar em problemas de interpretação documental que levam a considerar uma parte do documento como representação do todo, prejudicando, desta forma, a construção do conhecimento histórico. Apesar de pertencente a um campo no qual nem todos os professores caminham com segurança — uma vez que o professor de História não é necessariamente músico —, a canção tem inteligibilidade musical acessível a qualquer leigo em música, afinal ela se comunica com esse público. A partir de uma experiência de pesquisa, desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco, que utilizou da canção De Frente Pro Crime/Ninguém Liga Pra Você como documento numa aula de História, levando em conta seus parâmetros musicais, objetivamos discutir a contribuição dos parâmetros da articulação musical da canção na aprendizagem de História por pessoas leigas em música. Dentre os alunos que participaram da pesquisa não havia músicos, no entanto, num pequeno exercício de sensibilidade e percepção musical, puderam inferir sobre temporalidades, lugares e contextos a partir de elementos como o ritmo, a vocalização, o timbre e outros parâmetros da articulação musical da canção trabalhada. As possíveis dificuldades no trato da canção como documento a ser utilizado nas aulas de História podem ser superadas a partir de pequenos esforços de compreensão e de exercícios de percepção musical acessível a qualquer leigo em música. |
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