Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid- 19.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Eduarda de Maria.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28514
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as adaptações realizadas na prática profissional dos docentes do curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior, ao lecionarem no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Sabemos como a educação foi afetada devido à pandemia da COVID-19, onde o mundo esteve que ficar em isolamento, desta forma, sendo aderido à utilização do ERE para buscar continuar o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, sendo necessário o corpo docente buscar se adaptar a nova realidade. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário, o qual foi enviado por e-mail. Na análise dos dados tabulamos as respostas; nos resultados obtidos foi possível notarmos como os docentes possuem consciência das mudanças ocorridas nos 2 anos de pandemia e como isto os fez buscarem apreender a utilizar novas ferramentas tecnológicas e outras metodologias de ensino. Ficou notório como a pandemia trouxe pontos negativos em relação à educação em questão da desigualdade social por falta de recurso e formas dos docentes avaliarem os discentes a respeito da aprendizagem, mas também tiveram pontos positivos em relação ao novo conhecimento adquirido por parte dos professores em relação aos meios digitais.
id UFCG_7fae20c8ada2354c7b770aa0487f9cbc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28514
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid- 19.A look at the changes that have taken place in the professional practice of higher education mathematics teachers in times of the Covid-19 pandemic 19.Una mirada a los cambios que se han producido en la práctica profesional de Profesores de matemáticas de educación superior en tiempos de la pandemia del Covid-19.Ensino superiorDocentes – matemática – ensino superiorMatemática – docentes – prática profissionalPandemia – ensino de matemáticaCovid-19 – matemática - ensinoEnsino remoto – matemáticaUniversity educationTeachers – Mathematics – Higher EducationMathematics - teachers - professional practicePandemic – mathematics teachingCovid-19 – mathematics - teachingRemote teaching – mathEnseñanza superiorProfesores – Matemáticas – Educación SuperiorMatemáticas - docentes - práctica profesionalPandemia – enseñanza de las matemáticasCovid-19 – matemáticas - enseñanzaEnseñanza remota – matemáticasEnsino-AprendizagemEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as adaptações realizadas na prática profissional dos docentes do curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior, ao lecionarem no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Sabemos como a educação foi afetada devido à pandemia da COVID-19, onde o mundo esteve que ficar em isolamento, desta forma, sendo aderido à utilização do ERE para buscar continuar o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, sendo necessário o corpo docente buscar se adaptar a nova realidade. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário, o qual foi enviado por e-mail. Na análise dos dados tabulamos as respostas; nos resultados obtidos foi possível notarmos como os docentes possuem consciência das mudanças ocorridas nos 2 anos de pandemia e como isto os fez buscarem apreender a utilizar novas ferramentas tecnológicas e outras metodologias de ensino. Ficou notório como a pandemia trouxe pontos negativos em relação à educação em questão da desigualdade social por falta de recurso e formas dos docentes avaliarem os discentes a respeito da aprendizagem, mas também tiveram pontos positivos em relação ao novo conhecimento adquirido por parte dos professores em relação aos meios digitais.This work was developed with the objective of analyzing the adaptations made in the professional practice of teachers of the Mathematics degree course at a higher education institution, when teaching in Emergency Remote Teaching (ERE). We know how education was affected due to the COVID-19 pandemic, where the world had to be in isolation, thus adhering to the use of ERE to seek to continue the teaching and learning process. With this, it is necessary for the faculty to seek to adapt to the new reality. The research has a qualitative approach, and as a data collection instrument we used a questionnaire, which was sent by e-mail. In the data analysis, we tabulated the answers; In the results obtained, it was possible to notice how teachers are aware of the changes that occurred in the 2 years of the pandemic and how this made them seek to learn to use new technological tools and other teaching methodologies. It became clear how the pandemic brought negative points in relation to education in terms of social inequality due to lack of resources and ways for teachers to evaluate students regarding learning, but they also had positive points in relation to the new knowledge acquired by teachers in relation to to digital media.Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as adaptações realizadas na prática profissional dos docentes do curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior, ao lecionarem no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Sabemos como a educação foi afetada devido à pandemia da COVID-19, onde o mundo esteve que ficar em isolamento, desta forma, sendo aderido à utilização do ERE para buscar continuar o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, sendo necessário o corpo docente buscar se adaptar a nova realidade. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário, o qual foi enviado por e-mail. Na análise dos dados tabulamos as respostas; nos resultados obtidos foi possível notarmos como os docentes possuem consciência das mudanças ocorridas nos 2 anos de pandemia e como isto os fez buscarem apreender a utilizar novas ferramentas tecnológicas e outras metodologias de ensino. Ficou notório como a pandemia trouxe pontos negativos em relação à educação em questão da desigualdade social por falta de recurso e formas dos docentes avaliarem os discentes a respeito da aprendizagem, mas também tiveram pontos positivos em relação ao novo conhecimento adquirido por parte dos professores em relação aos meios digitais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.MACEDO, A. D. R.MACEDO SILVA, A. D. R.DE MACEDO, ALUSKA DIAS RAMOS.http://lattes.cnpq.br/3897860267687210IGNÁCIO, Renato da Silva.IGNÁCIO, R. S.http://lattes.cnpq.br/7185203448137294FREITAS, Tiêgo dos Santos.FREITAS, T. S.;FREITAS, TIÊGO DOS SANTOS.FREITAS, TIÊGO SANTOS.FREITAS, TIÊGO DOS SANTOS.http://lattes.cnpq.br/5172901212568467COSTA, Eduarda de Maria.2022-12-132022-12-30T17:49:45Z2022-12-302022-12-30T17:49:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28514COSTA, Eduarda de Maria. Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid-19. 2022. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-30T17:49:45Zoai:localhost:riufcg/28514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-30T17:49:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid- 19.
A look at the changes that have taken place in the professional practice of higher education mathematics teachers in times of the Covid-19 pandemic 19.
Una mirada a los cambios que se han producido en la práctica profesional de Profesores de matemáticas de educación superior en tiempos de la pandemia del Covid-19.
title Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid- 19.
spellingShingle Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid- 19.
COSTA, Eduarda de Maria.
Ensino superior
Docentes – matemática – ensino superior
Matemática – docentes – prática profissional
Pandemia – ensino de matemática
Covid-19 – matemática - ensino
Ensino remoto – matemática
University education
Teachers – Mathematics – Higher Education
Mathematics - teachers - professional practice
Pandemic – mathematics teaching
Covid-19 – mathematics - teaching
Remote teaching – math
Enseñanza superior
Profesores – Matemáticas – Educación Superior
Matemáticas - docentes - práctica profesional
Pandemia – enseñanza de las matemáticas
Covid-19 – matemáticas - enseñanza
Enseñanza remota – matemáticas
Ensino-Aprendizagem
title_short Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid- 19.
title_full Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid- 19.
title_fullStr Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid- 19.
title_full_unstemmed Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid- 19.
title_sort Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid- 19.
author COSTA, Eduarda de Maria.
author_facet COSTA, Eduarda de Maria.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
MACEDO, A. D. R.
MACEDO SILVA, A. D. R.
DE MACEDO, ALUSKA DIAS RAMOS.
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210
IGNÁCIO, Renato da Silva.
IGNÁCIO, R. S.
http://lattes.cnpq.br/7185203448137294
FREITAS, Tiêgo dos Santos.
FREITAS, T. S.;FREITAS, TIÊGO DOS SANTOS.
FREITAS, TIÊGO SANTOS.
FREITAS, TIÊGO DOS SANTOS.
http://lattes.cnpq.br/5172901212568467
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Eduarda de Maria.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Docentes – matemática – ensino superior
Matemática – docentes – prática profissional
Pandemia – ensino de matemática
Covid-19 – matemática - ensino
Ensino remoto – matemática
University education
Teachers – Mathematics – Higher Education
Mathematics - teachers - professional practice
Pandemic – mathematics teaching
Covid-19 – mathematics - teaching
Remote teaching – math
Enseñanza superior
Profesores – Matemáticas – Educación Superior
Matemáticas - docentes - práctica profesional
Pandemia – enseñanza de las matemáticas
Covid-19 – matemáticas - enseñanza
Enseñanza remota – matemáticas
Ensino-Aprendizagem
topic Ensino superior
Docentes – matemática – ensino superior
Matemática – docentes – prática profissional
Pandemia – ensino de matemática
Covid-19 – matemática - ensino
Ensino remoto – matemática
University education
Teachers – Mathematics – Higher Education
Mathematics - teachers - professional practice
Pandemic – mathematics teaching
Covid-19 – mathematics - teaching
Remote teaching – math
Enseñanza superior
Profesores – Matemáticas – Educación Superior
Matemáticas - docentes - práctica profesional
Pandemia – enseñanza de las matemáticas
Covid-19 – matemáticas - enseñanza
Enseñanza remota – matemáticas
Ensino-Aprendizagem
description Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as adaptações realizadas na prática profissional dos docentes do curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior, ao lecionarem no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Sabemos como a educação foi afetada devido à pandemia da COVID-19, onde o mundo esteve que ficar em isolamento, desta forma, sendo aderido à utilização do ERE para buscar continuar o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, sendo necessário o corpo docente buscar se adaptar a nova realidade. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário, o qual foi enviado por e-mail. Na análise dos dados tabulamos as respostas; nos resultados obtidos foi possível notarmos como os docentes possuem consciência das mudanças ocorridas nos 2 anos de pandemia e como isto os fez buscarem apreender a utilizar novas ferramentas tecnológicas e outras metodologias de ensino. Ficou notório como a pandemia trouxe pontos negativos em relação à educação em questão da desigualdade social por falta de recurso e formas dos docentes avaliarem os discentes a respeito da aprendizagem, mas também tiveram pontos positivos em relação ao novo conhecimento adquirido por parte dos professores em relação aos meios digitais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13
2022-12-30T17:49:45Z
2022-12-30
2022-12-30T17:49:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28514
COSTA, Eduarda de Maria. Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid-19. 2022. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28514
identifier_str_mv COSTA, Eduarda de Maria. Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid-19. 2022. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744565816524800