A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Maria Jahynne dos.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27290
Resumo: Esta dissertação apresenta uma proposta de trabalho com a leitura de poemas de Manoel de Barros em uma turma de 3º ano do ensino médio da rede estadual na cidade de Santa Luzia- PB. Por meio de uma experiência literária realizada em sala de aula, a pesquisa teve por objetivos refletir sobre a recepção dos poemas de Manoel de Barros no contexto da formação de leitores e, ao mesmo tempo, ponderar acerca da metodologia utilizada durante as aulas de literatura do ensino médio inovador. Foi possível, ainda, pensar acerca do tratamento que é dado à poesia na escola e estimular o gosto pela leitura de poemas, tendo como porta de entrada a poesia de Barros. Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos a Cosson (2009), Colomer (2007) e Pinheiro (2007), para o trabalho com a literatura em sala de aula; Petit (2008) e Rouxel (2013) sobre as aulas de literatura no ensino médio; Jauss (1979) e Iser (1979), no que concerne às contribuições da teoria da estética da recepção; Bosi (2000), Adorno (2003), Staiger (1975) e Cohen (1978), acerca da delimitação do objeto poético e da linguagem poética; Bordini e Aguiar (1988), no sentido de buscar subsídios do método recepcional para análise da recepção dos poemas. Os resultados da pesquisa puderam mostrar que, através de um trabalho sistemático com a leitura e espaços para a discussão de poesias e reflexão acerca delas, os alunos podem aproximar-se do texto poético de modo mais consciente e prazeroso.
id UFCG_7fd39bf3b666efb2ecada4229148303c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27290
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros.The color of ecstasy: a reading experience with poems by Manoel de Barros.Ensino de literaturaPoesiaManoel de Barros - poetaPoesia Sul-mato-grossense - Manoel de BarrosEstética da recepçãoAulas de literatura - ensino médioLinguagem poéticaTexto poéticoRecepção de poemas - ensino médioTeaching literaturePoetryManoel de Barros - poetPoetry from Mato Grosso do Sul - Manoel de BarrosReception aestheticsLiterature classes - high schoolPoetic languagePoetic textReception of poems - high schoolLiteraturaEsta dissertação apresenta uma proposta de trabalho com a leitura de poemas de Manoel de Barros em uma turma de 3º ano do ensino médio da rede estadual na cidade de Santa Luzia- PB. Por meio de uma experiência literária realizada em sala de aula, a pesquisa teve por objetivos refletir sobre a recepção dos poemas de Manoel de Barros no contexto da formação de leitores e, ao mesmo tempo, ponderar acerca da metodologia utilizada durante as aulas de literatura do ensino médio inovador. Foi possível, ainda, pensar acerca do tratamento que é dado à poesia na escola e estimular o gosto pela leitura de poemas, tendo como porta de entrada a poesia de Barros. Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos a Cosson (2009), Colomer (2007) e Pinheiro (2007), para o trabalho com a literatura em sala de aula; Petit (2008) e Rouxel (2013) sobre as aulas de literatura no ensino médio; Jauss (1979) e Iser (1979), no que concerne às contribuições da teoria da estética da recepção; Bosi (2000), Adorno (2003), Staiger (1975) e Cohen (1978), acerca da delimitação do objeto poético e da linguagem poética; Bordini e Aguiar (1988), no sentido de buscar subsídios do método recepcional para análise da recepção dos poemas. Os resultados da pesquisa puderam mostrar que, através de um trabalho sistemático com a leitura e espaços para a discussão de poesias e reflexão acerca delas, os alunos podem aproximar-se do texto poético de modo mais consciente e prazeroso.This paper presents a proposal of work with the reading with Manoel de Barros‟ poetry in a class room of the 3th year of the secondary school from a state public school in Santa Luzia- PB. By means of a literary experience realized in class room, this research had for goal reflect about the acceptance of Manoel de Barros‟ poetry in the context of the formation of regular readers. At the same time, it considers about the methodology used in the classes of literature in the secondary school innovator system. It was also possible to think about the treatment received by the poetry in class and seek for the right motivation to habit of reading poetry, having Barros‟ poetry as the initializer. As theoretical references for this research, it was chose Cosson (2009), Colomer (2007) and Pinheiro (2007), for the works of literature in class room; Petit (2008) and Rouxel (2013), about the classes in secondary school; Jauss (1979) e Iser (1979), with respect to the contributions to the reader-response criticism; Bosi (2000), Adorno (2003), Staiger (1975) e Cohen (1978), about the delimitation of the poetical subject and the poetical language; Bordini e Aguiar (1988), in the meaning of seek for contributions for the recepcional method for the analyses of the reception of the poems. The results of this paper may show that by systematic working with reading and spaces for debate and reflection about poetry. The students could approach the poetic text in a more consciously and pleasant way.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGNÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.NÓBREGA, M. M. S. S.http://lattes.cnpq.br/2123326909056011ALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.SILVA, Vaneide Lima.SILVA, V. L.SANTOS, Maria Jahynne dos.2014-08-192022-09-19T18:15:53Z2022-09-192022-09-19T18:15:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27290SANTOS, Maria Jahynne Dantas dos. A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros. 2014. 208f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-19T18:19:20Zoai:localhost:riufcg/27290Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-19T18:19:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros.
The color of ecstasy: a reading experience with poems by Manoel de Barros.
title A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros.
spellingShingle A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros.
SANTOS, Maria Jahynne dos.
Ensino de literatura
Poesia
Manoel de Barros - poeta
Poesia Sul-mato-grossense - Manoel de Barros
Estética da recepção
Aulas de literatura - ensino médio
Linguagem poética
Texto poético
Recepção de poemas - ensino médio
Teaching literature
Poetry
Manoel de Barros - poet
Poetry from Mato Grosso do Sul - Manoel de Barros
Reception aesthetics
Literature classes - high school
Poetic language
Poetic text
Reception of poems - high school
Literatura
title_short A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros.
title_full A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros.
title_fullStr A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros.
title_full_unstemmed A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros.
title_sort A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros.
author SANTOS, Maria Jahynne dos.
author_facet SANTOS, Maria Jahynne dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
NÓBREGA, M. M. S. S.
http://lattes.cnpq.br/2123326909056011
ALVES, José Hélder Pinheiro.
ALVES, J. H. P.
SILVA, Vaneide Lima.
SILVA, V. L.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Maria Jahynne dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de literatura
Poesia
Manoel de Barros - poeta
Poesia Sul-mato-grossense - Manoel de Barros
Estética da recepção
Aulas de literatura - ensino médio
Linguagem poética
Texto poético
Recepção de poemas - ensino médio
Teaching literature
Poetry
Manoel de Barros - poet
Poetry from Mato Grosso do Sul - Manoel de Barros
Reception aesthetics
Literature classes - high school
Poetic language
Poetic text
Reception of poems - high school
Literatura
topic Ensino de literatura
Poesia
Manoel de Barros - poeta
Poesia Sul-mato-grossense - Manoel de Barros
Estética da recepção
Aulas de literatura - ensino médio
Linguagem poética
Texto poético
Recepção de poemas - ensino médio
Teaching literature
Poetry
Manoel de Barros - poet
Poetry from Mato Grosso do Sul - Manoel de Barros
Reception aesthetics
Literature classes - high school
Poetic language
Poetic text
Reception of poems - high school
Literatura
description Esta dissertação apresenta uma proposta de trabalho com a leitura de poemas de Manoel de Barros em uma turma de 3º ano do ensino médio da rede estadual na cidade de Santa Luzia- PB. Por meio de uma experiência literária realizada em sala de aula, a pesquisa teve por objetivos refletir sobre a recepção dos poemas de Manoel de Barros no contexto da formação de leitores e, ao mesmo tempo, ponderar acerca da metodologia utilizada durante as aulas de literatura do ensino médio inovador. Foi possível, ainda, pensar acerca do tratamento que é dado à poesia na escola e estimular o gosto pela leitura de poemas, tendo como porta de entrada a poesia de Barros. Como referenciais teóricos da pesquisa, recorremos a Cosson (2009), Colomer (2007) e Pinheiro (2007), para o trabalho com a literatura em sala de aula; Petit (2008) e Rouxel (2013) sobre as aulas de literatura no ensino médio; Jauss (1979) e Iser (1979), no que concerne às contribuições da teoria da estética da recepção; Bosi (2000), Adorno (2003), Staiger (1975) e Cohen (1978), acerca da delimitação do objeto poético e da linguagem poética; Bordini e Aguiar (1988), no sentido de buscar subsídios do método recepcional para análise da recepção dos poemas. Os resultados da pesquisa puderam mostrar que, através de um trabalho sistemático com a leitura e espaços para a discussão de poesias e reflexão acerca delas, os alunos podem aproximar-se do texto poético de modo mais consciente e prazeroso.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-19
2022-09-19T18:15:53Z
2022-09-19
2022-09-19T18:15:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27290
SANTOS, Maria Jahynne Dantas dos. A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros. 2014. 208f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27290
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27290
identifier_str_mv SANTOS, Maria Jahynne Dantas dos. A cor do êxtase: uma experiência de leitura com poemas de Manoel de Barros. 2014. 208f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744556526141440