Português como segunda língua para pessoas surdas: desafios metodológicos no contexto educacional bilíngue.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DEZES, Fabiana Leite.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33315
Resumo: Há muito se discute a tensão do ensino da Língua Portuguesa, enquanto segunda língua, no processo educativo de pessoas surdas. As pesquisas, em sua maioria, relatam as lacunas existentes nesse processo. Esse estudo, de maneira ainda tímida, reuniu-se a este diálogo já presente e reafirma a necessidade urgente de políticas públicas que possam nortear esse processo extremante complexo que é o ensino de uma língua de modalidade oral-auditiva para pessoas que parte de uma manifestação linguística visuo-espacial. Para a construção do presente estudo nos norteamos pelo seguinte questionamento: quais os principais desafios metodológicos vivenciados por uma docente no ensino de português, como L2, para pessoas surdas em um contexto bilíngue? Nos ancoramos em pressupostos da educação e ensino bilíngue por entendermos esse espaço mais aberto a acolher e pensar as questões. Nos utilizamos de um questionário disponibilizado através da plataforma Google Forms, o qual, embora se apresente um tanto rígido, atendeu as nossas necessidades emergenciais quanto a feitura da pesquisa. A análise de dados pautou-se na inteireza da pessoa surda por considerarmos essa visão como a que melhor reflete a idiossincrasia do Povo Surdo. Os dados dão indícios de fragilidades no que concerne a aquisição de L2 por pessoas surdas, principalmente, originadas pela ausência de formação inicial nesse sentido, bem como ausência de documentos norteadores para encaminhar o fazer pedagógico nesse cenário, especificamente.
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Esse estudo, de maneira ainda tímida, reuniu-se a este diálogo já presente e reafirma a necessidade urgente de políticas públicas que possam nortear esse processo extremante complexo que é o ensino de uma língua de modalidade oral-auditiva para pessoas que parte de uma manifestação linguística visuo-espacial. Para a construção do presente estudo nos norteamos pelo seguinte questionamento: quais os principais desafios metodológicos vivenciados por uma docente no ensino de português, como L2, para pessoas surdas em um contexto bilíngue? Nos ancoramos em pressupostos da educação e ensino bilíngue por entendermos esse espaço mais aberto a acolher e pensar as questões. Nos utilizamos de um questionário disponibilizado através da plataforma Google Forms, o qual, embora se apresente um tanto rígido, atendeu as nossas necessidades emergenciais quanto a feitura da pesquisa. A análise de dados pautou-se na inteireza da pessoa surda por considerarmos essa visão como a que melhor reflete a idiossincrasia do Povo Surdo. Os dados dão indícios de fragilidades no que concerne a aquisição de L2 por pessoas surdas, principalmente, originadas pela ausência de formação inicial nesse sentido, bem como ausência de documentos norteadores para encaminhar o fazer pedagógico nesse cenário, especificamente.The tension of teaching Portuguese as a second language in the educational process of deaf people has long been discussed. Researches, for the most part, report gaps in this process. This study, still timidly, joined this dialogue already present and reaffirms the urgent need for public policies that can guide this extremely complex process that is the teaching of an oralauditory modality for people who start from a manifestation visuospatial linguistics. For the construction of this study, we were guided by the following question: what are the main methodological challenges experienced by a teacher in teaching Portuguese, as L2, to deaf people in a bilingual context? We opted for bilingual education because we understand this space as more open to welcoming and thinking about issues related to deafness. We used a questionnaire made available through the Google Forms platform, which, although somewhat rigid, met our emergency needs in terms of carrying out the survey. Data analysis was based on Cultural Studies and Deaf Studies because we consider this view as the one that best reflects the wholeness of deaf people. The data show weaknesses regarding the acquisition of L2 by deaf people, mainly caused by the lack of initial training in this sense, as well as the absence of guiding documents to direct the pedagogical work in this scenario, specifically.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.LIMA, R. C. S.http://lattes.cnpq.br/1939548270133078LIMA, Niedja Maria Ferreira de.LIMA, N. M. F.http://lattes.cnpq.br/1022078411182508BELO, José Tiago Ferreira.BELO, J. T. F.http://lattes.cnpq.br/9564146131381581DEZES, Fabiana Leite.20232023-12-04T12:02:28Z2023-12-042023-12-04T12:02:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33315DEZES, Fabiana Leite. Português como segunda língua para pessoas surdas: desafios metodológicos no contexto educacional bilíngue. 2023. 47f. 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