Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIGUEIREDO, Marcia Oriana de.
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: COSTA, Jacinta de Cassia.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14567
Resumo: O presente trabalho tem como temática Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série, objetivando-se na concretização de observações da prática docente do Ensino de História, bem como conhecer a realidade escolar desta prática. Para realizarmos tal feito, tornou-se necessário andarmos por dois caminhos: o primeiro ainda na Universidade, o qual foi dedicado a leituras, que ampliaram nossos conhecimentos sobre a temática, ao tempo em que subsidiaram a segunda fase do trabalho, o estudo de campo. Sendo assim, o estudo teórico norteou-se três pontos que acreditamos serem de total importância para compreensão de temática em questão. Os referidos pontos são os seguintes: a sociedade capitalista os AIE’S (Aparelhos Ideológicos do Estado) e os ARE’S (Aparelhos Repressivos do Estado); a escola e sua função enquanto AIE; e para finalizar estudamos com afinco conhecimento histórico no Brasil. A literatura por nós consultadas, ressalta uma gama de autores envolvidos nas problemáticas que o trabalho sugere.
id UFCG_8157d2ffa14afd247952e77d3f38119f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/14567
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série.Fairy Tale or Reality? a study of Brazilian history in the 5th grade.EducaçãoSupervisão EscolarPrática docenteSociedade capitalistaEducationSchool SupervisionTeaching PracticeCapitalist SocietyEducação.O presente trabalho tem como temática Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série, objetivando-se na concretização de observações da prática docente do Ensino de História, bem como conhecer a realidade escolar desta prática. Para realizarmos tal feito, tornou-se necessário andarmos por dois caminhos: o primeiro ainda na Universidade, o qual foi dedicado a leituras, que ampliaram nossos conhecimentos sobre a temática, ao tempo em que subsidiaram a segunda fase do trabalho, o estudo de campo. Sendo assim, o estudo teórico norteou-se três pontos que acreditamos serem de total importância para compreensão de temática em questão. Os referidos pontos são os seguintes: a sociedade capitalista os AIE’S (Aparelhos Ideológicos do Estado) e os ARE’S (Aparelhos Repressivos do Estado); a escola e sua função enquanto AIE; e para finalizar estudamos com afinco conhecimento histórico no Brasil. A literatura por nós consultadas, ressalta uma gama de autores envolvidos nas problemáticas que o trabalho sugere.The present work has the theme Fairytale or Reality? a study of the History of Brazil in the 5th grade, aiming at the realization of observations of the teaching practice of History Teaching, as well as knowing the school reality of this practice. To accomplish this feat, it became necessary to take two paths: the first while still at the University, which was dedicated to readings, which broadened our knowledge of the subject, while subsidizing the second phase of the work, the field study . Thus, the theoretical study guided three points that we believe to be of utmost importance for understanding the subject in question. These points are as follows: the capitalist society the AIE’S (State Ideological Apparatus) and ARE’S (State Repressive Apparatus); the school and its role as an IEA; and to finish, we studied hard historical knowledge in Brazil. The literature we consulted highlights a range of authors involved in the problems that the work suggests.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGVILGOLVINO, Marilene Dantas.VIGOLVINO, M. D.http://lattes.cnpq.br/4463332938472042FIGUEIREDO, Marcia Oriana de.COSTA, Jacinta de Cassia.19952020-08-26T20:02:11Z2020-08-262020-08-26T20:02:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14567FIGUEIREDO, Marcia Oriana; COSTA, Jacinta de Cassia. Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. 1995. 44f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T22:35:33Zoai:localhost:riufcg/14567Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T22:35:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série.
Fairy Tale or Reality? a study of Brazilian history in the 5th grade.
title Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série.
spellingShingle Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série.
FIGUEIREDO, Marcia Oriana de.
Educação
Supervisão Escolar
Prática docente
Sociedade capitalista
Education
School Supervision
Teaching Practice
Capitalist Society
Educação.
title_short Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série.
title_full Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série.
title_fullStr Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série.
title_full_unstemmed Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série.
title_sort Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série.
author FIGUEIREDO, Marcia Oriana de.
author_facet FIGUEIREDO, Marcia Oriana de.
COSTA, Jacinta de Cassia.
author_role author
author2 COSTA, Jacinta de Cassia.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VILGOLVINO, Marilene Dantas.
VIGOLVINO, M. D.
http://lattes.cnpq.br/4463332938472042
dc.contributor.author.fl_str_mv FIGUEIREDO, Marcia Oriana de.
COSTA, Jacinta de Cassia.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão Escolar
Prática docente
Sociedade capitalista
Education
School Supervision
Teaching Practice
Capitalist Society
Educação.
topic Educação
Supervisão Escolar
Prática docente
Sociedade capitalista
Education
School Supervision
Teaching Practice
Capitalist Society
Educação.
description O presente trabalho tem como temática Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série, objetivando-se na concretização de observações da prática docente do Ensino de História, bem como conhecer a realidade escolar desta prática. Para realizarmos tal feito, tornou-se necessário andarmos por dois caminhos: o primeiro ainda na Universidade, o qual foi dedicado a leituras, que ampliaram nossos conhecimentos sobre a temática, ao tempo em que subsidiaram a segunda fase do trabalho, o estudo de campo. Sendo assim, o estudo teórico norteou-se três pontos que acreditamos serem de total importância para compreensão de temática em questão. Os referidos pontos são os seguintes: a sociedade capitalista os AIE’S (Aparelhos Ideológicos do Estado) e os ARE’S (Aparelhos Repressivos do Estado); a escola e sua função enquanto AIE; e para finalizar estudamos com afinco conhecimento histórico no Brasil. A literatura por nós consultadas, ressalta uma gama de autores envolvidos nas problemáticas que o trabalho sugere.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
2020-08-26T20:02:11Z
2020-08-26
2020-08-26T20:02:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14567
FIGUEIREDO, Marcia Oriana; COSTA, Jacinta de Cassia. Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. 1995. 44f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14567
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Marcia Oriana; COSTA, Jacinta de Cassia. Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. 1995. 44f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744457465069568