Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Cristiana Russo Lima da.
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15487
Resumo: Esse trabalho é resultado de toda uma gama de estudos, lidos e relidos, discutidos, questionados acerca a sociedade brasileira. A educação como parte desse processo, do papel do livro didático, e mais especificamente, do ensino de história do Brasil na 5ª série do 1º grau. Esse estudo surgiu partir do nosso interesse e admiração por essa disciplina e desenvolveu-se numa escola pública municipal de Cajazeiras. Após a fase de observação, fizemos uma análise em torno do livro didático adotado pelo professor, as observações em si e a implementação da proposta através de conversas com o docente a respeito do ensino de história e sua prática em sala de aula.
id UFCG_d34b6913c600517eeb18e20a7f34b054
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15487
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade?A study of the History of Brazil in the 5th grade: fairy tales or reality?EducaçãoSupervisão escolarHistória do BrasilEnsino fundamentalEducationSchool supervisionHistory of BrazilEducação.Esse trabalho é resultado de toda uma gama de estudos, lidos e relidos, discutidos, questionados acerca a sociedade brasileira. A educação como parte desse processo, do papel do livro didático, e mais especificamente, do ensino de história do Brasil na 5ª série do 1º grau. Esse estudo surgiu partir do nosso interesse e admiração por essa disciplina e desenvolveu-se numa escola pública municipal de Cajazeiras. Após a fase de observação, fizemos uma análise em torno do livro didático adotado pelo professor, as observações em si e a implementação da proposta através de conversas com o docente a respeito do ensino de história e sua prática em sala de aula.This work is the result of a whole range of studies, read and reread, discussed, questioned about Brazilian society. Education as part of this process, the role of the textbook, and more specifically, the teaching of Brazilian history in the 5th grade of the 1st grade. This study arose out of our interest and admiration for this discipline and was developed in a municipal public school in Cajazeiras. After the observation phase, we made an analysis around the textbook adopted by the teacher, the observations themselves and the implementation of the proposal through conversations with the teacher regarding the teaching of history and its practice in the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCG19952020-09-22T07:30:43Z2020-09-222020-09-22T07:30:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15487SILVA, Cristiana Russo Lima da. Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade? 1995. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porSILVA, Cristiana Russo Lima da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T21:30:30Zoai:localhost:riufcg/15487Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T21:30:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade?
A study of the History of Brazil in the 5th grade: fairy tales or reality?
title Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade?
spellingShingle Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade?
SILVA, Cristiana Russo Lima da.
Educação
Supervisão escolar
História do Brasil
Ensino fundamental
Education
School supervision
History of Brazil
Educação.
title_short Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade?
title_full Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade?
title_fullStr Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade?
title_full_unstemmed Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade?
title_sort Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade?
author SILVA, Cristiana Russo Lima da.
author_facet SILVA, Cristiana Russo Lima da.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Cristiana Russo Lima da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão escolar
História do Brasil
Ensino fundamental
Education
School supervision
History of Brazil
Educação.
topic Educação
Supervisão escolar
História do Brasil
Ensino fundamental
Education
School supervision
History of Brazil
Educação.
description Esse trabalho é resultado de toda uma gama de estudos, lidos e relidos, discutidos, questionados acerca a sociedade brasileira. A educação como parte desse processo, do papel do livro didático, e mais especificamente, do ensino de história do Brasil na 5ª série do 1º grau. Esse estudo surgiu partir do nosso interesse e admiração por essa disciplina e desenvolveu-se numa escola pública municipal de Cajazeiras. Após a fase de observação, fizemos uma análise em torno do livro didático adotado pelo professor, as observações em si e a implementação da proposta através de conversas com o docente a respeito do ensino de história e sua prática em sala de aula.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
2020-09-22T07:30:43Z
2020-09-22
2020-09-22T07:30:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15487
SILVA, Cristiana Russo Lima da. Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade? 1995. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15487
identifier_str_mv SILVA, Cristiana Russo Lima da. Um estudo da História do Brasil na 5ª série: contos de fadas ou realidade? 1995. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744464810344448