Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14567 |
Resumo: | O presente trabalho tem como temática Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série, objetivando-se na concretização de observações da prática docente do Ensino de História, bem como conhecer a realidade escolar desta prática. Para realizarmos tal feito, tornou-se necessário andarmos por dois caminhos: o primeiro ainda na Universidade, o qual foi dedicado a leituras, que ampliaram nossos conhecimentos sobre a temática, ao tempo em que subsidiaram a segunda fase do trabalho, o estudo de campo. Sendo assim, o estudo teórico norteou-se três pontos que acreditamos serem de total importância para compreensão de temática em questão. Os referidos pontos são os seguintes: a sociedade capitalista os AIE’S (Aparelhos Ideológicos do Estado) e os ARE’S (Aparelhos Repressivos do Estado); a escola e sua função enquanto AIE; e para finalizar estudamos com afinco conhecimento histórico no Brasil. A literatura por nós consultadas, ressalta uma gama de autores envolvidos nas problemáticas que o trabalho sugere. |
id |
UFCG_8157d2ffa14afd247952e77d3f38119f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/14567 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série.Fairy Tale or Reality? a study of Brazilian history in the 5th grade.EducaçãoSupervisão EscolarPrática docenteSociedade capitalistaEducationSchool SupervisionTeaching PracticeCapitalist SocietyEducação.O presente trabalho tem como temática Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série, objetivando-se na concretização de observações da prática docente do Ensino de História, bem como conhecer a realidade escolar desta prática. Para realizarmos tal feito, tornou-se necessário andarmos por dois caminhos: o primeiro ainda na Universidade, o qual foi dedicado a leituras, que ampliaram nossos conhecimentos sobre a temática, ao tempo em que subsidiaram a segunda fase do trabalho, o estudo de campo. Sendo assim, o estudo teórico norteou-se três pontos que acreditamos serem de total importância para compreensão de temática em questão. Os referidos pontos são os seguintes: a sociedade capitalista os AIE’S (Aparelhos Ideológicos do Estado) e os ARE’S (Aparelhos Repressivos do Estado); a escola e sua função enquanto AIE; e para finalizar estudamos com afinco conhecimento histórico no Brasil. A literatura por nós consultadas, ressalta uma gama de autores envolvidos nas problemáticas que o trabalho sugere.The present work has the theme Fairytale or Reality? a study of the History of Brazil in the 5th grade, aiming at the realization of observations of the teaching practice of History Teaching, as well as knowing the school reality of this practice. To accomplish this feat, it became necessary to take two paths: the first while still at the University, which was dedicated to readings, which broadened our knowledge of the subject, while subsidizing the second phase of the work, the field study . Thus, the theoretical study guided three points that we believe to be of utmost importance for understanding the subject in question. These points are as follows: the capitalist society the AIE’S (State Ideological Apparatus) and ARE’S (State Repressive Apparatus); the school and its role as an IEA; and to finish, we studied hard historical knowledge in Brazil. The literature we consulted highlights a range of authors involved in the problems that the work suggests.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGVILGOLVINO, Marilene Dantas.VIGOLVINO, M. D.http://lattes.cnpq.br/4463332938472042FIGUEIREDO, Marcia Oriana de.COSTA, Jacinta de Cassia.19952020-08-26T20:02:11Z2020-08-262020-08-26T20:02:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14567FIGUEIREDO, Marcia Oriana; COSTA, Jacinta de Cassia. Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. 1995. 44f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T22:35:33Zoai:localhost:riufcg/14567Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T22:35:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. Fairy Tale or Reality? a study of Brazilian history in the 5th grade. |
title |
Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. |
spellingShingle |
Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. FIGUEIREDO, Marcia Oriana de. Educação Supervisão Escolar Prática docente Sociedade capitalista Education School Supervision Teaching Practice Capitalist Society Educação. |
title_short |
Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. |
title_full |
Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. |
title_fullStr |
Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. |
title_full_unstemmed |
Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. |
title_sort |
Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. |
author |
FIGUEIREDO, Marcia Oriana de. |
author_facet |
FIGUEIREDO, Marcia Oriana de. COSTA, Jacinta de Cassia. |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, Jacinta de Cassia. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
VILGOLVINO, Marilene Dantas. VIGOLVINO, M. D. http://lattes.cnpq.br/4463332938472042 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Marcia Oriana de. COSTA, Jacinta de Cassia. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão Escolar Prática docente Sociedade capitalista Education School Supervision Teaching Practice Capitalist Society Educação. |
topic |
Educação Supervisão Escolar Prática docente Sociedade capitalista Education School Supervision Teaching Practice Capitalist Society Educação. |
description |
O presente trabalho tem como temática Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série, objetivando-se na concretização de observações da prática docente do Ensino de História, bem como conhecer a realidade escolar desta prática. Para realizarmos tal feito, tornou-se necessário andarmos por dois caminhos: o primeiro ainda na Universidade, o qual foi dedicado a leituras, que ampliaram nossos conhecimentos sobre a temática, ao tempo em que subsidiaram a segunda fase do trabalho, o estudo de campo. Sendo assim, o estudo teórico norteou-se três pontos que acreditamos serem de total importância para compreensão de temática em questão. Os referidos pontos são os seguintes: a sociedade capitalista os AIE’S (Aparelhos Ideológicos do Estado) e os ARE’S (Aparelhos Repressivos do Estado); a escola e sua função enquanto AIE; e para finalizar estudamos com afinco conhecimento histórico no Brasil. A literatura por nós consultadas, ressalta uma gama de autores envolvidos nas problemáticas que o trabalho sugere. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 2020-08-26T20:02:11Z 2020-08-26 2020-08-26T20:02:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14567 FIGUEIREDO, Marcia Oriana; COSTA, Jacinta de Cassia. Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. 1995. 44f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/14567 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO, Marcia Oriana; COSTA, Jacinta de Cassia. Conto de Fadas ou Realidade? um estudo de História do Brasil na 5ª série. 1995. 44f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744457465069568 |