Liderança e desempenho organizacional: um estudo realizado nas lojas Riachuelo filial Campina Grande – PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5658 |
Resumo: | No contexto globalizado em que as organizações estão inseridas e sujeitas as mudanças é fundamental a figura do líder como fator de mudanças e apto a interagir neste ambiente competitivo proporcionando melhores resultados. Contudo vale ressaltar que os resultados organizacionais dependem do fator humano para existirem, neste caso o capital intelectual desenvolvido pelos profissionais deve estar sempre em bom nível de satisfação e motivação para que o desempenho organizacional seja eficaz. O objetivo geral desta pesquisa é verificar as relações entre as ações dos líderes e o desempenho dos colaboradores no que se refere à melhores resultados no setor de crediário de uma loja de auto-serviço, para melhor mensurar essas informações, foi adotada uma metodologia, quanto aos fins, à investigação de caráter exploratório e quanto aos meios à pesquisa de campo. A técnica de pesquisa se caracteriza como observação direta intensiva, através da observação e documentação direta extensiva. Como instrumento de pesquisa foi adotado um questionário, elaborado através do modelo de escalonamento de Likert. Para tratamento dos dados utilizou-se a abordagem quantitativa. A unidade de estudo foi as Lojas Riachuelo Filial Campina Grande - PB, em específico o departamento de crediário. Os resultados apurados demonstram que a relação liderança - desempenho existe e é possível de ser adquirida nas organizações. Baseado na variável liderança, que é o objeto de estudo desta pesquisa, alguns indicadores pré-determinantes influenciaram no bom desempenho dos colaboradores. |
id |
UFCG_815bdcf179583bf66af290de4498f34a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5658 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Liderança e desempenho organizacional: um estudo realizado nas lojas Riachuelo filial Campina Grande – PB.Leadership and organizational performance: a study conducted at Riachuelo stores Campina Grande branch - PB.LiderançaMotivaçãoDesempenhoLeadershipMotivationPerformanceAdministraçãoNo contexto globalizado em que as organizações estão inseridas e sujeitas as mudanças é fundamental a figura do líder como fator de mudanças e apto a interagir neste ambiente competitivo proporcionando melhores resultados. Contudo vale ressaltar que os resultados organizacionais dependem do fator humano para existirem, neste caso o capital intelectual desenvolvido pelos profissionais deve estar sempre em bom nível de satisfação e motivação para que o desempenho organizacional seja eficaz. O objetivo geral desta pesquisa é verificar as relações entre as ações dos líderes e o desempenho dos colaboradores no que se refere à melhores resultados no setor de crediário de uma loja de auto-serviço, para melhor mensurar essas informações, foi adotada uma metodologia, quanto aos fins, à investigação de caráter exploratório e quanto aos meios à pesquisa de campo. A técnica de pesquisa se caracteriza como observação direta intensiva, através da observação e documentação direta extensiva. Como instrumento de pesquisa foi adotado um questionário, elaborado através do modelo de escalonamento de Likert. Para tratamento dos dados utilizou-se a abordagem quantitativa. A unidade de estudo foi as Lojas Riachuelo Filial Campina Grande - PB, em específico o departamento de crediário. Os resultados apurados demonstram que a relação liderança - desempenho existe e é possível de ser adquirida nas organizações. Baseado na variável liderança, que é o objeto de estudo desta pesquisa, alguns indicadores pré-determinantes influenciaram no bom desempenho dos colaboradores.In the global context in which organizations are introduced and subject it is fundamental the figure of the leader as a factor of change and able to interact in this competitive environment providing better results. However it is worth emphasizing that organizational results depends on the human factor to exist. In this case the intellectual capital developed by the professionals should always comes good level of satisfaction and motivation for organizational performance be effective. The general objective of this research is to examine relationships between leaders' actions and performance of employees with regard to the best performing sector in the credit section of a self-service store. About the purposes, the methodology adopted was the exploratory research, and about the means, it is a field research. The research technique is characterized as intensive direct observation, through observation and direct extensive documentation. The research instrument was a questionnaire prepared by the Likert scaling model. For data processing it was used the quantitative approach. The study unit was the Riachuelo stores Subsidiary Campina Grande - PB, in particular the Department of installment plans. The results obtained show that exist the relationship between leadership and performance, and it is possible to be acquired in organizations. Based on the variable leadership, which is the object of this research, some indicators pre-determinants influenced the performance of employees.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGVILLEGAS, Lucilene Klênia Rodrigues BandeiraBANDEIRA, L. K. R.http://lattes.cnpq.br/0287372115692478MENDOZA, RobertoMENDOZA, R.http://lattes.cnpq.br/6480391140195447CAVALCANTI, Elmano PontesCAVALCANTI, E. P.http://lattes.cnpq.br/3217476088555920SILVA, Karla Emanuela França.20102019-08-12T00:11:39Z2019-08-112019-08-12T00:11:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5658SILVA, Karla Emanuela França. Liderança e desempenho organizacional: um estudo realizado nas lojas Riachuelo filial Campina Grande – PB. 2010. 77 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5658porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T17:58:22Zoai:localhost:riufcg/5658Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T17:58:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança e desempenho organizacional: um estudo realizado nas lojas Riachuelo filial Campina Grande – PB. Leadership and organizational performance: a study conducted at Riachuelo stores Campina Grande branch - PB. |
title |
Liderança e desempenho organizacional: um estudo realizado nas lojas Riachuelo filial Campina Grande – PB. |
spellingShingle |
Liderança e desempenho organizacional: um estudo realizado nas lojas Riachuelo filial Campina Grande – PB. SILVA, Karla Emanuela França. Liderança Motivação Desempenho Leadership Motivation Performance Administração |
title_short |
Liderança e desempenho organizacional: um estudo realizado nas lojas Riachuelo filial Campina Grande – PB. |
title_full |
Liderança e desempenho organizacional: um estudo realizado nas lojas Riachuelo filial Campina Grande – PB. |
title_fullStr |
Liderança e desempenho organizacional: um estudo realizado nas lojas Riachuelo filial Campina Grande – PB. |
title_full_unstemmed |
Liderança e desempenho organizacional: um estudo realizado nas lojas Riachuelo filial Campina Grande – PB. |
title_sort |
Liderança e desempenho organizacional: um estudo realizado nas lojas Riachuelo filial Campina Grande – PB. |
author |
SILVA, Karla Emanuela França. |
author_facet |
SILVA, Karla Emanuela França. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
VILLEGAS, Lucilene Klênia Rodrigues Bandeira BANDEIRA, L. K. R. http://lattes.cnpq.br/0287372115692478 MENDOZA, Roberto MENDOZA, R. http://lattes.cnpq.br/6480391140195447 CAVALCANTI, Elmano Pontes CAVALCANTI, E. P. http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Karla Emanuela França. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Liderança Motivação Desempenho Leadership Motivation Performance Administração |
topic |
Liderança Motivação Desempenho Leadership Motivation Performance Administração |
description |
No contexto globalizado em que as organizações estão inseridas e sujeitas as mudanças é fundamental a figura do líder como fator de mudanças e apto a interagir neste ambiente competitivo proporcionando melhores resultados. Contudo vale ressaltar que os resultados organizacionais dependem do fator humano para existirem, neste caso o capital intelectual desenvolvido pelos profissionais deve estar sempre em bom nível de satisfação e motivação para que o desempenho organizacional seja eficaz. O objetivo geral desta pesquisa é verificar as relações entre as ações dos líderes e o desempenho dos colaboradores no que se refere à melhores resultados no setor de crediário de uma loja de auto-serviço, para melhor mensurar essas informações, foi adotada uma metodologia, quanto aos fins, à investigação de caráter exploratório e quanto aos meios à pesquisa de campo. A técnica de pesquisa se caracteriza como observação direta intensiva, através da observação e documentação direta extensiva. Como instrumento de pesquisa foi adotado um questionário, elaborado através do modelo de escalonamento de Likert. Para tratamento dos dados utilizou-se a abordagem quantitativa. A unidade de estudo foi as Lojas Riachuelo Filial Campina Grande - PB, em específico o departamento de crediário. Os resultados apurados demonstram que a relação liderança - desempenho existe e é possível de ser adquirida nas organizações. Baseado na variável liderança, que é o objeto de estudo desta pesquisa, alguns indicadores pré-determinantes influenciaram no bom desempenho dos colaboradores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2019-08-12T00:11:39Z 2019-08-11 2019-08-12T00:11:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5658 SILVA, Karla Emanuela França. Liderança e desempenho organizacional: um estudo realizado nas lojas Riachuelo filial Campina Grande – PB. 2010. 77 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5658 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5658 |
identifier_str_mv |
SILVA, Karla Emanuela França. Liderança e desempenho organizacional: um estudo realizado nas lojas Riachuelo filial Campina Grande – PB. 2010. 77 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744385662779392 |