Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOTA, Antonio Carlos Soares de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.mota
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11000
Resumo: A utilização dos mais variados recursos didáticos dentro do ensino de Geografia se caracteriza como sendo uma estratégia didática fundamental para a superação das dificuldades que o ensino tradicional e a descontextualização da realidade dos estudantes vem provocando ao longo do tempo, além de potencializar o processo de ensino aprendizagem dos mesmos, no tocante as temáticas da Geografia, principalmente em sua vertente Física. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral produzir e experimentar maquetes contextualizadas que abordam a Geografia Física, especificamente a bacia hidrográfica do Semiárido e sua implicação no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula através da mediação no contexto da Escola Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, município de Serra Branca-PB. Nesta pesquisa, percorremos os caminhos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação. A apresentação das etapas desta pesquisa se deu por meio de imagens que exibiram os momentos de mediação pedagógica e de outros momentos desta pesquisa, como as construções das maquetes, as aplicações dos questionários etc, e as informações obtidas por meio das aplicações dos questionários forma sistematizadas e organizadas em quadros para melhor compreensão. Verificamos que a produção e a experimentação das maquetes construídas e aplicadas no âmbito desta pesquisa contribuíram significativamente para que os estudantes compreendessem a importância do estudo das bacias hidrográficas, sobretudo no Semiárido, e suas implicações no contexto dos mesmos. Processo todo esse, mediado e potencializado pelo uso das maquetes em sala de aula.
id UFCG_82deb06a40c19736de8a7a6aed0c6259
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/11000
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes.Production and experimentation of a didactic resource contextualized in the teaching of physical geography for rural schools: the case of the representation of the Semiarid Watershed through the models.Ensino de GeografiaEscolas do campoEducação do CampoBacia Hidrográfica do SemiáridoPesquisa AçãoMaquetes - material didáticoGeography teachingField SchoolsField EducationAction ResearchModels - teaching materialsEducação.A utilização dos mais variados recursos didáticos dentro do ensino de Geografia se caracteriza como sendo uma estratégia didática fundamental para a superação das dificuldades que o ensino tradicional e a descontextualização da realidade dos estudantes vem provocando ao longo do tempo, além de potencializar o processo de ensino aprendizagem dos mesmos, no tocante as temáticas da Geografia, principalmente em sua vertente Física. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral produzir e experimentar maquetes contextualizadas que abordam a Geografia Física, especificamente a bacia hidrográfica do Semiárido e sua implicação no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula através da mediação no contexto da Escola Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, município de Serra Branca-PB. Nesta pesquisa, percorremos os caminhos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação. A apresentação das etapas desta pesquisa se deu por meio de imagens que exibiram os momentos de mediação pedagógica e de outros momentos desta pesquisa, como as construções das maquetes, as aplicações dos questionários etc, e as informações obtidas por meio das aplicações dos questionários forma sistematizadas e organizadas em quadros para melhor compreensão. Verificamos que a produção e a experimentação das maquetes construídas e aplicadas no âmbito desta pesquisa contribuíram significativamente para que os estudantes compreendessem a importância do estudo das bacias hidrográficas, sobretudo no Semiárido, e suas implicações no contexto dos mesmos. Processo todo esse, mediado e potencializado pelo uso das maquetes em sala de aula.The use of the most varied didactic resources in the teaching of geography is characterized as a fundamental didactic strategy to overcome the difficulties that the traditional teaching and the decontextualization of the students' reality have been causing for a long time, besides potentiating its teaching-learning process, referring to the themes of geography, especially in its physical aspect. In this sense, this research aims to produce and experiment contextualized models that address Physical Geography, specifically the Semiarid basin and its implications on the teaching-learning process in the classroom through the mediation in the context of Maria Balbina Pereira School. located in Santa Luzia do Cariri district, municipality of Serra Branca-PB. In this research, we use the assumptions of qualitative research through Action Research. The collected data were analyzed descriptively and interpretively, as they are characterized by observation and correlation of facts, seeking to describe the characteristics or relationships that exist in actions performed in the classroom through Action Research. The stages of this research were presented through images that showed the moments of pedagogical mediation and other moments of the research, such as the construction of models, the application of questionnaires, etc., and the information obtained through the application of systematized questionnaires organized in pictures for better understanding. We verified that the production and experimentation of the models built and applied in the scope of this research contributed significantly for the students to understand the importance of the study of the watersheds, mainly in the semiarid, and its implications in its context. This whole process, mediated and enhanced by the use of classroom mockups.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.SILVA, Maria do Socorro.MOTA, Antonio Carlos Soares de.2019-12-052020-01-16T16:11:17Z2020-02-162020-01-16T16:11:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.motahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11000MOTA, Antonio Carlos Soares de. Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes. 2019. 121f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T20:14:27Zoai:localhost:riufcg/11000Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T20:14:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes.
Production and experimentation of a didactic resource contextualized in the teaching of physical geography for rural schools: the case of the representation of the Semiarid Watershed through the models.
title Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes.
spellingShingle Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes.
MOTA, Antonio Carlos Soares de.
Ensino de Geografia
Escolas do campo
Educação do Campo
Bacia Hidrográfica do Semiárido
Pesquisa Ação
Maquetes - material didático
Geography teaching
Field Schools
Field Education
Action Research
Models - teaching materials
Educação.
title_short Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes.
title_full Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes.
title_fullStr Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes.
title_full_unstemmed Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes.
title_sort Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes.
author MOTA, Antonio Carlos Soares de.
author_facet MOTA, Antonio Carlos Soares de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOTA, Antonio Carlos Soares de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Escolas do campo
Educação do Campo
Bacia Hidrográfica do Semiárido
Pesquisa Ação
Maquetes - material didático
Geography teaching
Field Schools
Field Education
Action Research
Models - teaching materials
Educação.
topic Ensino de Geografia
Escolas do campo
Educação do Campo
Bacia Hidrográfica do Semiárido
Pesquisa Ação
Maquetes - material didático
Geography teaching
Field Schools
Field Education
Action Research
Models - teaching materials
Educação.
description A utilização dos mais variados recursos didáticos dentro do ensino de Geografia se caracteriza como sendo uma estratégia didática fundamental para a superação das dificuldades que o ensino tradicional e a descontextualização da realidade dos estudantes vem provocando ao longo do tempo, além de potencializar o processo de ensino aprendizagem dos mesmos, no tocante as temáticas da Geografia, principalmente em sua vertente Física. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral produzir e experimentar maquetes contextualizadas que abordam a Geografia Física, especificamente a bacia hidrográfica do Semiárido e sua implicação no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula através da mediação no contexto da Escola Maria Balbina Pereira, localizada no distrito de Santa Luzia do Cariri, município de Serra Branca-PB. Nesta pesquisa, percorremos os caminhos da pesquisa qualitativa, através da Pesquisa-Ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação. A apresentação das etapas desta pesquisa se deu por meio de imagens que exibiram os momentos de mediação pedagógica e de outros momentos desta pesquisa, como as construções das maquetes, as aplicações dos questionários etc, e as informações obtidas por meio das aplicações dos questionários forma sistematizadas e organizadas em quadros para melhor compreensão. Verificamos que a produção e a experimentação das maquetes construídas e aplicadas no âmbito desta pesquisa contribuíram significativamente para que os estudantes compreendessem a importância do estudo das bacias hidrográficas, sobretudo no Semiárido, e suas implicações no contexto dos mesmos. Processo todo esse, mediado e potencializado pelo uso das maquetes em sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05
2020-01-16T16:11:17Z
2020-02-16
2020-01-16T16:11:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.mota
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11000
MOTA, Antonio Carlos Soares de. Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes. 2019. 121f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11000
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.mota
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11000
identifier_str_mv MOTA, Antonio Carlos Soares de. Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes. 2019. 121f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744429306609664