O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FELIX, Fábio de Oliveira.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30381
Resumo: Este trabalho intitulado: o cinema como proposta metodológica para a compreensão do espa-ço geografico: uma análise do filme Xingu, buscou compreender as dinâmicas do espaço geográfico a partir do uso do cinema como estratégia didática para aula de Geografia, bem como discutir o conceito de espaço geográfico e a sua representação no cinema, além de ana-lisar o filme “Xingu” e suas múltiplas possibilidades de abordagens conceituais na ciência Geográfica e por fim associar os conteúdos didáticos de Geografia enquanto sugestão para o ensino. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliografica que utlizaram autores como: Milton Santos (1996), Lefebrev (2001), Pontuschka (2009), Passine (2009), Martins (2017), e outros que nos possibilitou o contato direto com asteses, artigos, monografias, livros sobre a temática abordada. Este trabalho propôs se a responder a seguinte indagação: como asso-ciar filmes a compressão do espaço geográfico partindo do conteúdo didático. O tempo desta pesquisa foi de 4 meses. A partir deste pressuposto analisou se o filme Xingu na pespectiva de ler o espaço geografico e suas diversas formas e maneiras, tais como: culturais, territori-ais, e conflituais e ainda assim buscou se a partir desses pressupostos associar o filme aos conteúdos didáticos. Notou se que houve um encontro entre o filme em questão e os conteú-dos da 7ª, 8º e 1º ano das séries escolares . Por fim, é sugerido atividades para colaborar com uma melhor aprendizagem dos alunos.
id UFCG_83630d83307b85feb7c35e7c7264050f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30381
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu.Cinema as a methodological proposal for understanding geographic space: an analysis based on the film Xingu.Cinema - espaço geográficoFilme Xingu - análiseEspaço geográfico - representação no cinemaEnsino de Geografia - di - dáticaCinema - proposta metodológicaCinema - geographic spaceFilm Xingu - analysisGeographical space - representation in cinemaTeaching of Geography - DidacticsCinema - methodological proposalGeografia.Este trabalho intitulado: o cinema como proposta metodológica para a compreensão do espa-ço geografico: uma análise do filme Xingu, buscou compreender as dinâmicas do espaço geográfico a partir do uso do cinema como estratégia didática para aula de Geografia, bem como discutir o conceito de espaço geográfico e a sua representação no cinema, além de ana-lisar o filme “Xingu” e suas múltiplas possibilidades de abordagens conceituais na ciência Geográfica e por fim associar os conteúdos didáticos de Geografia enquanto sugestão para o ensino. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliografica que utlizaram autores como: Milton Santos (1996), Lefebrev (2001), Pontuschka (2009), Passine (2009), Martins (2017), e outros que nos possibilitou o contato direto com asteses, artigos, monografias, livros sobre a temática abordada. Este trabalho propôs se a responder a seguinte indagação: como asso-ciar filmes a compressão do espaço geográfico partindo do conteúdo didático. O tempo desta pesquisa foi de 4 meses. A partir deste pressuposto analisou se o filme Xingu na pespectiva de ler o espaço geografico e suas diversas formas e maneiras, tais como: culturais, territori-ais, e conflituais e ainda assim buscou se a partir desses pressupostos associar o filme aos conteúdos didáticos. Notou se que houve um encontro entre o filme em questão e os conteú-dos da 7ª, 8º e 1º ano das séries escolares . Por fim, é sugerido atividades para colaborar com uma melhor aprendizagem dos alunos.This work entitled: cinema as a methodological proposal for the understanding of geographic space: an analysis of the Xingu film, sought to understand the dynamics of geographic space from the use of cinema as a didactic strategy for Geography class, as well as discuss the con-cept of geographic space and its representation in the cinema, as well as ana lisar the film "Xingu" and its multiple possibilities of conceptual approaches in the Geographic science and in order to associate the didactic contents of Geography as a suggestion for the teaching. The methodology used was a bibliographical research that used authors such as: Milton Santos (1996), Lefebrev (2001), Pontuschka (2009), Passine (2009), Martins (2017), and others that enabled direct contact with ashes, articles , monographs, books on the subject addressed. This paper aims to answer the following question: how to associate films with the compression of geographic space starting from didactic content. The research time was 4 months. From this assumption the film Xingu was analyzed in the perspective of reading the geographic space and its diverse forms and ways, such as: cultural, territorial, and conflictual, and yet it was sought from these presuppositions to associate the film with the didactic contents. He noticed that there was no meeting between the film in question and the contents of the 7th, 8th and 1st year of the school series. Still, at the end suggested activities to collaborate with better student learninUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.ARAÚJO, Luciana Medeiros de.FELIX, Fábio de Oliveira.2019-07-032023-06-26T12:58:51Z2023-06-262023-06-26T12:58:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30381FELIX, Fábio de Oliveira. O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. 2019. 39f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-26T12:58:51Zoai:localhost:riufcg/30381Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-26T12:58:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu.
Cinema as a methodological proposal for understanding geographic space: an analysis based on the film Xingu.
title O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu.
spellingShingle O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu.
FELIX, Fábio de Oliveira.
Cinema - espaço geográfico
Filme Xingu - análise
Espaço geográfico - representação no cinema
Ensino de Geografia - di - dática
Cinema - proposta metodológica
Cinema - geographic space
Film Xingu - analysis
Geographical space - representation in cinema
Teaching of Geography - Didactics
Cinema - methodological proposal
Geografia.
title_short O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu.
title_full O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu.
title_fullStr O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu.
title_full_unstemmed O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu.
title_sort O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu.
author FELIX, Fábio de Oliveira.
author_facet FELIX, Fábio de Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PESSOA, Rodrigo Bezerra.
PESSOA, Rodrigo Bezerra.
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
ARAÚJO, Luciana Medeiros de.
dc.contributor.author.fl_str_mv FELIX, Fábio de Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema - espaço geográfico
Filme Xingu - análise
Espaço geográfico - representação no cinema
Ensino de Geografia - di - dática
Cinema - proposta metodológica
Cinema - geographic space
Film Xingu - analysis
Geographical space - representation in cinema
Teaching of Geography - Didactics
Cinema - methodological proposal
Geografia.
topic Cinema - espaço geográfico
Filme Xingu - análise
Espaço geográfico - representação no cinema
Ensino de Geografia - di - dática
Cinema - proposta metodológica
Cinema - geographic space
Film Xingu - analysis
Geographical space - representation in cinema
Teaching of Geography - Didactics
Cinema - methodological proposal
Geografia.
description Este trabalho intitulado: o cinema como proposta metodológica para a compreensão do espa-ço geografico: uma análise do filme Xingu, buscou compreender as dinâmicas do espaço geográfico a partir do uso do cinema como estratégia didática para aula de Geografia, bem como discutir o conceito de espaço geográfico e a sua representação no cinema, além de ana-lisar o filme “Xingu” e suas múltiplas possibilidades de abordagens conceituais na ciência Geográfica e por fim associar os conteúdos didáticos de Geografia enquanto sugestão para o ensino. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliografica que utlizaram autores como: Milton Santos (1996), Lefebrev (2001), Pontuschka (2009), Passine (2009), Martins (2017), e outros que nos possibilitou o contato direto com asteses, artigos, monografias, livros sobre a temática abordada. Este trabalho propôs se a responder a seguinte indagação: como asso-ciar filmes a compressão do espaço geográfico partindo do conteúdo didático. O tempo desta pesquisa foi de 4 meses. A partir deste pressuposto analisou se o filme Xingu na pespectiva de ler o espaço geografico e suas diversas formas e maneiras, tais como: culturais, territori-ais, e conflituais e ainda assim buscou se a partir desses pressupostos associar o filme aos conteúdos didáticos. Notou se que houve um encontro entre o filme em questão e os conteú-dos da 7ª, 8º e 1º ano das séries escolares . Por fim, é sugerido atividades para colaborar com uma melhor aprendizagem dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03
2023-06-26T12:58:51Z
2023-06-26
2023-06-26T12:58:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30381
FELIX, Fábio de Oliveira. O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. 2019. 39f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30381
identifier_str_mv FELIX, Fábio de Oliveira. O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. 2019. 39f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744581357469696