O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30381 |
Resumo: | Este trabalho intitulado: o cinema como proposta metodológica para a compreensão do espa-ço geografico: uma análise do filme Xingu, buscou compreender as dinâmicas do espaço geográfico a partir do uso do cinema como estratégia didática para aula de Geografia, bem como discutir o conceito de espaço geográfico e a sua representação no cinema, além de ana-lisar o filme “Xingu” e suas múltiplas possibilidades de abordagens conceituais na ciência Geográfica e por fim associar os conteúdos didáticos de Geografia enquanto sugestão para o ensino. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliografica que utlizaram autores como: Milton Santos (1996), Lefebrev (2001), Pontuschka (2009), Passine (2009), Martins (2017), e outros que nos possibilitou o contato direto com asteses, artigos, monografias, livros sobre a temática abordada. Este trabalho propôs se a responder a seguinte indagação: como asso-ciar filmes a compressão do espaço geográfico partindo do conteúdo didático. O tempo desta pesquisa foi de 4 meses. A partir deste pressuposto analisou se o filme Xingu na pespectiva de ler o espaço geografico e suas diversas formas e maneiras, tais como: culturais, territori-ais, e conflituais e ainda assim buscou se a partir desses pressupostos associar o filme aos conteúdos didáticos. Notou se que houve um encontro entre o filme em questão e os conteú-dos da 7ª, 8º e 1º ano das séries escolares . Por fim, é sugerido atividades para colaborar com uma melhor aprendizagem dos alunos. |
id |
UFCG_83630d83307b85feb7c35e7c7264050f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30381 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu.Cinema as a methodological proposal for understanding geographic space: an analysis based on the film Xingu.Cinema - espaço geográficoFilme Xingu - análiseEspaço geográfico - representação no cinemaEnsino de Geografia - di - dáticaCinema - proposta metodológicaCinema - geographic spaceFilm Xingu - analysisGeographical space - representation in cinemaTeaching of Geography - DidacticsCinema - methodological proposalGeografia.Este trabalho intitulado: o cinema como proposta metodológica para a compreensão do espa-ço geografico: uma análise do filme Xingu, buscou compreender as dinâmicas do espaço geográfico a partir do uso do cinema como estratégia didática para aula de Geografia, bem como discutir o conceito de espaço geográfico e a sua representação no cinema, além de ana-lisar o filme “Xingu” e suas múltiplas possibilidades de abordagens conceituais na ciência Geográfica e por fim associar os conteúdos didáticos de Geografia enquanto sugestão para o ensino. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliografica que utlizaram autores como: Milton Santos (1996), Lefebrev (2001), Pontuschka (2009), Passine (2009), Martins (2017), e outros que nos possibilitou o contato direto com asteses, artigos, monografias, livros sobre a temática abordada. Este trabalho propôs se a responder a seguinte indagação: como asso-ciar filmes a compressão do espaço geográfico partindo do conteúdo didático. O tempo desta pesquisa foi de 4 meses. A partir deste pressuposto analisou se o filme Xingu na pespectiva de ler o espaço geografico e suas diversas formas e maneiras, tais como: culturais, territori-ais, e conflituais e ainda assim buscou se a partir desses pressupostos associar o filme aos conteúdos didáticos. Notou se que houve um encontro entre o filme em questão e os conteú-dos da 7ª, 8º e 1º ano das séries escolares . Por fim, é sugerido atividades para colaborar com uma melhor aprendizagem dos alunos.This work entitled: cinema as a methodological proposal for the understanding of geographic space: an analysis of the Xingu film, sought to understand the dynamics of geographic space from the use of cinema as a didactic strategy for Geography class, as well as discuss the con-cept of geographic space and its representation in the cinema, as well as ana lisar the film "Xingu" and its multiple possibilities of conceptual approaches in the Geographic science and in order to associate the didactic contents of Geography as a suggestion for the teaching. The methodology used was a bibliographical research that used authors such as: Milton Santos (1996), Lefebrev (2001), Pontuschka (2009), Passine (2009), Martins (2017), and others that enabled direct contact with ashes, articles , monographs, books on the subject addressed. This paper aims to answer the following question: how to associate films with the compression of geographic space starting from didactic content. The research time was 4 months. From this assumption the film Xingu was analyzed in the perspective of reading the geographic space and its diverse forms and ways, such as: cultural, territorial, and conflictual, and yet it was sought from these presuppositions to associate the film with the didactic contents. He noticed that there was no meeting between the film in question and the contents of the 7th, 8th and 1st year of the school series. Still, at the end suggested activities to collaborate with better student learninUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.ARAÚJO, Luciana Medeiros de.FELIX, Fábio de Oliveira.2019-07-032023-06-26T12:58:51Z2023-06-262023-06-26T12:58:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30381FELIX, Fábio de Oliveira. O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. 2019. 39f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-26T12:58:51Zoai:localhost:riufcg/30381Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-26T12:58:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. Cinema as a methodological proposal for understanding geographic space: an analysis based on the film Xingu. |
title |
O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. |
spellingShingle |
O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. FELIX, Fábio de Oliveira. Cinema - espaço geográfico Filme Xingu - análise Espaço geográfico - representação no cinema Ensino de Geografia - di - dática Cinema - proposta metodológica Cinema - geographic space Film Xingu - analysis Geographical space - representation in cinema Teaching of Geography - Didactics Cinema - methodological proposal Geografia. |
title_short |
O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. |
title_full |
O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. |
title_fullStr |
O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. |
title_full_unstemmed |
O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. |
title_sort |
O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. |
author |
FELIX, Fábio de Oliveira. |
author_facet |
FELIX, Fábio de Oliveira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. PESSOA, Rodrigo Bezerra. http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. ARAÚJO, Luciana Medeiros de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FELIX, Fábio de Oliveira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema - espaço geográfico Filme Xingu - análise Espaço geográfico - representação no cinema Ensino de Geografia - di - dática Cinema - proposta metodológica Cinema - geographic space Film Xingu - analysis Geographical space - representation in cinema Teaching of Geography - Didactics Cinema - methodological proposal Geografia. |
topic |
Cinema - espaço geográfico Filme Xingu - análise Espaço geográfico - representação no cinema Ensino de Geografia - di - dática Cinema - proposta metodológica Cinema - geographic space Film Xingu - analysis Geographical space - representation in cinema Teaching of Geography - Didactics Cinema - methodological proposal Geografia. |
description |
Este trabalho intitulado: o cinema como proposta metodológica para a compreensão do espa-ço geografico: uma análise do filme Xingu, buscou compreender as dinâmicas do espaço geográfico a partir do uso do cinema como estratégia didática para aula de Geografia, bem como discutir o conceito de espaço geográfico e a sua representação no cinema, além de ana-lisar o filme “Xingu” e suas múltiplas possibilidades de abordagens conceituais na ciência Geográfica e por fim associar os conteúdos didáticos de Geografia enquanto sugestão para o ensino. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliografica que utlizaram autores como: Milton Santos (1996), Lefebrev (2001), Pontuschka (2009), Passine (2009), Martins (2017), e outros que nos possibilitou o contato direto com asteses, artigos, monografias, livros sobre a temática abordada. Este trabalho propôs se a responder a seguinte indagação: como asso-ciar filmes a compressão do espaço geográfico partindo do conteúdo didático. O tempo desta pesquisa foi de 4 meses. A partir deste pressuposto analisou se o filme Xingu na pespectiva de ler o espaço geografico e suas diversas formas e maneiras, tais como: culturais, territori-ais, e conflituais e ainda assim buscou se a partir desses pressupostos associar o filme aos conteúdos didáticos. Notou se que houve um encontro entre o filme em questão e os conteú-dos da 7ª, 8º e 1º ano das séries escolares . Por fim, é sugerido atividades para colaborar com uma melhor aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-03 2023-06-26T12:58:51Z 2023-06-26 2023-06-26T12:58:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30381 FELIX, Fábio de Oliveira. O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. 2019. 39f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30381 |
identifier_str_mv |
FELIX, Fábio de Oliveira. O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. 2019. 39f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744581357469696 |