A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4872 |
Resumo: | O livro didático tornou-se, nos dais atuais, um instrumento imprescindível para o educador, deixando de desempenhar o mero papel de coadjuvante no meio escolar. E através dele que o professor planeja e exerce suas atividades, negligenciando muitas vezes opções didáticas para o ensino. A Arqueologia Pré-Histórica Brasileira tem avançando, significativamente, na compreensão do homem primitivo, trazendo a "luz" conhecimentos antes inacessíveis para os pesquisadores do modo de vida primitivo dos chamados "homens das cavernas". Tornando-se uma importante fonte de apoio didático, principalmente, aos professores nas pequenas cidades do interior do Brasil que na grande maioria necessitam de materiais (sejam físicos ou culturais) para diversificar as aulas de História. A nossa proposta é analisar os conteúdos da pré-história nos principal livros didáticos utilizados pelos professores das escolas publicas, sejam como consulta ou adotados para o aluno, sendo necessário saber como o professor do Ensino Médio compreende as informações sobre a pré-história contidas no livro didático de Historia. |
id |
UFCG_836358282a28bba6ff34ef02f9360626 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4872 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história.The vision that the textbooks of history provide to the elementary school teacher, about Prehistory.Didática - históriaLivro didático - históriaPré-HistóriaDidactics - HistoryTextbook - HistoryPrehistoryHistória.O livro didático tornou-se, nos dais atuais, um instrumento imprescindível para o educador, deixando de desempenhar o mero papel de coadjuvante no meio escolar. E através dele que o professor planeja e exerce suas atividades, negligenciando muitas vezes opções didáticas para o ensino. A Arqueologia Pré-Histórica Brasileira tem avançando, significativamente, na compreensão do homem primitivo, trazendo a "luz" conhecimentos antes inacessíveis para os pesquisadores do modo de vida primitivo dos chamados "homens das cavernas". Tornando-se uma importante fonte de apoio didático, principalmente, aos professores nas pequenas cidades do interior do Brasil que na grande maioria necessitam de materiais (sejam físicos ou culturais) para diversificar as aulas de História. A nossa proposta é analisar os conteúdos da pré-história nos principal livros didáticos utilizados pelos professores das escolas publicas, sejam como consulta ou adotados para o aluno, sendo necessário saber como o professor do Ensino Médio compreende as informações sobre a pré-história contidas no livro didático de Historia.The textbook has become, in the present day, an indispensable instrument for the educator, failing to play the mere role of auxiliary in the school environment. And through it, the teacher plans and exercises his activities, often neglecting didactic options for teaching. Brazilian Prehistoric Archeology has advanced significantly in the understanding of primitive man, bringing the "light" knowledge previously inaccessible to researchers of the primitive way of life of the so-called "cave men." Becoming an important source of didactic support, mainly, to the teachers in the small cities of the interior of Brazil that in great majority need materials (be they physical or cultural) to diversify the classes of History. Our proposal and analyze the contents of prehistory in the main textbooks used by public school teachers, are either as consultation or adopted for the student, and it is necessary to know how the high school teacher understands the information about prehistory contained in the History textbook.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGROCHA, Eugenio Paccelli Gurgel da.DUARTE, Cláudio Domingos.20052019-07-15T11:27:51Z2019-07-152019-07-15T11:27:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4872DUARTE, Cláudio Domingos. A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino Fundamental, sobre a pré-história. 2005. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-07T17:49:35Zoai:localhost:riufcg/4872Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-07T17:49:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história. The vision that the textbooks of history provide to the elementary school teacher, about Prehistory. |
title |
A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história. |
spellingShingle |
A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história. DUARTE, Cláudio Domingos. Didática - história Livro didático - história Pré-História Didactics - History Textbook - History Prehistory História. |
title_short |
A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história. |
title_full |
A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história. |
title_fullStr |
A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história. |
title_full_unstemmed |
A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história. |
title_sort |
A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história. |
author |
DUARTE, Cláudio Domingos. |
author_facet |
DUARTE, Cláudio Domingos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ROCHA, Eugenio Paccelli Gurgel da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DUARTE, Cláudio Domingos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática - história Livro didático - história Pré-História Didactics - History Textbook - History Prehistory História. |
topic |
Didática - história Livro didático - história Pré-História Didactics - History Textbook - History Prehistory História. |
description |
O livro didático tornou-se, nos dais atuais, um instrumento imprescindível para o educador, deixando de desempenhar o mero papel de coadjuvante no meio escolar. E através dele que o professor planeja e exerce suas atividades, negligenciando muitas vezes opções didáticas para o ensino. A Arqueologia Pré-Histórica Brasileira tem avançando, significativamente, na compreensão do homem primitivo, trazendo a "luz" conhecimentos antes inacessíveis para os pesquisadores do modo de vida primitivo dos chamados "homens das cavernas". Tornando-se uma importante fonte de apoio didático, principalmente, aos professores nas pequenas cidades do interior do Brasil que na grande maioria necessitam de materiais (sejam físicos ou culturais) para diversificar as aulas de História. A nossa proposta é analisar os conteúdos da pré-história nos principal livros didáticos utilizados pelos professores das escolas publicas, sejam como consulta ou adotados para o aluno, sendo necessário saber como o professor do Ensino Médio compreende as informações sobre a pré-história contidas no livro didático de Historia. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-07-15T11:27:51Z 2019-07-15 2019-07-15T11:27:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4872 DUARTE, Cláudio Domingos. A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino Fundamental, sobre a pré-história. 2005. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4872 |
identifier_str_mv |
DUARTE, Cláudio Domingos. A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino Fundamental, sobre a pré-história. 2005. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744380324478976 |