A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUARTE, Cláudio Domingos.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4872
Resumo: O livro didático tornou-se, nos dais atuais, um instrumento imprescindível para o educador, deixando de desempenhar o mero papel de coadjuvante no meio escolar. E através dele que o professor planeja e exerce suas atividades, negligenciando muitas vezes opções didáticas para o ensino. A Arqueologia Pré-Histórica Brasileira tem avançando, significativamente, na compreensão do homem primitivo, trazendo a "luz" conhecimentos antes inacessíveis para os pesquisadores do modo de vida primitivo dos chamados "homens das cavernas". Tornando-se uma importante fonte de apoio didático, principalmente, aos professores nas pequenas cidades do interior do Brasil que na grande maioria necessitam de materiais (sejam físicos ou culturais) para diversificar as aulas de História. A nossa proposta é analisar os conteúdos da pré-história nos principal livros didáticos utilizados pelos professores das escolas publicas, sejam como consulta ou adotados para o aluno, sendo necessário saber como o professor do Ensino Médio compreende as informações sobre a pré-história contidas no livro didático de Historia.
id UFCG_836358282a28bba6ff34ef02f9360626
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4872
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história.The vision that the textbooks of history provide to the elementary school teacher, about Prehistory.Didática - históriaLivro didático - históriaPré-HistóriaDidactics - HistoryTextbook - HistoryPrehistoryHistória.O livro didático tornou-se, nos dais atuais, um instrumento imprescindível para o educador, deixando de desempenhar o mero papel de coadjuvante no meio escolar. E através dele que o professor planeja e exerce suas atividades, negligenciando muitas vezes opções didáticas para o ensino. A Arqueologia Pré-Histórica Brasileira tem avançando, significativamente, na compreensão do homem primitivo, trazendo a "luz" conhecimentos antes inacessíveis para os pesquisadores do modo de vida primitivo dos chamados "homens das cavernas". Tornando-se uma importante fonte de apoio didático, principalmente, aos professores nas pequenas cidades do interior do Brasil que na grande maioria necessitam de materiais (sejam físicos ou culturais) para diversificar as aulas de História. A nossa proposta é analisar os conteúdos da pré-história nos principal livros didáticos utilizados pelos professores das escolas publicas, sejam como consulta ou adotados para o aluno, sendo necessário saber como o professor do Ensino Médio compreende as informações sobre a pré-história contidas no livro didático de Historia.The textbook has become, in the present day, an indispensable instrument for the educator, failing to play the mere role of auxiliary in the school environment. And through it, the teacher plans and exercises his activities, often neglecting didactic options for teaching. Brazilian Prehistoric Archeology has advanced significantly in the understanding of primitive man, bringing the "light" knowledge previously inaccessible to researchers of the primitive way of life of the so-called "cave men." Becoming an important source of didactic support, mainly, to the teachers in the small cities of the interior of Brazil that in great majority need materials (be they physical or cultural) to diversify the classes of History. Our proposal and analyze the contents of prehistory in the main textbooks used by public school teachers, are either as consultation or adopted for the student, and it is necessary to know how the high school teacher understands the information about prehistory contained in the History textbook.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGROCHA, Eugenio Paccelli Gurgel da.DUARTE, Cláudio Domingos.20052019-07-15T11:27:51Z2019-07-152019-07-15T11:27:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4872DUARTE, Cláudio Domingos. A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino Fundamental, sobre a pré-história. 2005. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-07T17:49:35Zoai:localhost:riufcg/4872Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-07T17:49:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história.
The vision that the textbooks of history provide to the elementary school teacher, about Prehistory.
title A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história.
spellingShingle A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história.
DUARTE, Cláudio Domingos.
Didática - história
Livro didático - história
Pré-História
Didactics - History
Textbook - History
Prehistory
História.
title_short A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história.
title_full A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história.
title_fullStr A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história.
title_full_unstemmed A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história.
title_sort A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino fundamental, sobre a pré-história.
author DUARTE, Cláudio Domingos.
author_facet DUARTE, Cláudio Domingos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROCHA, Eugenio Paccelli Gurgel da.
dc.contributor.author.fl_str_mv DUARTE, Cláudio Domingos.
dc.subject.por.fl_str_mv Didática - história
Livro didático - história
Pré-História
Didactics - History
Textbook - History
Prehistory
História.
topic Didática - história
Livro didático - história
Pré-História
Didactics - History
Textbook - History
Prehistory
História.
description O livro didático tornou-se, nos dais atuais, um instrumento imprescindível para o educador, deixando de desempenhar o mero papel de coadjuvante no meio escolar. E através dele que o professor planeja e exerce suas atividades, negligenciando muitas vezes opções didáticas para o ensino. A Arqueologia Pré-Histórica Brasileira tem avançando, significativamente, na compreensão do homem primitivo, trazendo a "luz" conhecimentos antes inacessíveis para os pesquisadores do modo de vida primitivo dos chamados "homens das cavernas". Tornando-se uma importante fonte de apoio didático, principalmente, aos professores nas pequenas cidades do interior do Brasil que na grande maioria necessitam de materiais (sejam físicos ou culturais) para diversificar as aulas de História. A nossa proposta é analisar os conteúdos da pré-história nos principal livros didáticos utilizados pelos professores das escolas publicas, sejam como consulta ou adotados para o aluno, sendo necessário saber como o professor do Ensino Médio compreende as informações sobre a pré-história contidas no livro didático de Historia.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-07-15T11:27:51Z
2019-07-15
2019-07-15T11:27:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4872
DUARTE, Cláudio Domingos. A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino Fundamental, sobre a pré-história. 2005. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4872
identifier_str_mv DUARTE, Cláudio Domingos. A visão que os livros didáticos de história proporcionam ao professor do ensino Fundamental, sobre a pré-história. 2005. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Teoria e Metodologia do Ensino de História ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744380324478976