Concepções docentes sobre leitura e produção de textos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, José Williams Sarmento.
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12955
Resumo: O ato de ler em si é uma atividade complexa, que envolve o ser como um todo, tanto no pessoal como na sua subjetividade, de tal maneira que não pode ser estudado não apenas de forma empírica, visto envolver atitudes internas, de níveis cognitivo e mental, os quais não são observados a olhos vistos. A leitura e a escrita são processos que possibilitam no crescimento cultural do ser humano, e que cada vez mais ganha espaço em um mundo cheio de novas técnicas e de consumismo imediato. Nessa perspectiva escolhemos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Moeta, localizado no Bairro Manoel Mariano na cidade de Icó-CE, para realizar um estudo com professores sobre o ensino de leitura e produção de textos em suas salas de aula.
id UFCG_8485dc543abd1ed675348572b068824f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12955
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepções docentes sobre leitura e produção de textos.Teachers' conceptions about reading and producing texts.LeituraPrática de leituraProdução de textosReadingReading practiceText productionEducação.O ato de ler em si é uma atividade complexa, que envolve o ser como um todo, tanto no pessoal como na sua subjetividade, de tal maneira que não pode ser estudado não apenas de forma empírica, visto envolver atitudes internas, de níveis cognitivo e mental, os quais não são observados a olhos vistos. A leitura e a escrita são processos que possibilitam no crescimento cultural do ser humano, e que cada vez mais ganha espaço em um mundo cheio de novas técnicas e de consumismo imediato. Nessa perspectiva escolhemos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Moeta, localizado no Bairro Manoel Mariano na cidade de Icó-CE, para realizar um estudo com professores sobre o ensino de leitura e produção de textos em suas salas de aula.The act of reading itself is a complex activity that involves being as a whole, both personally and in its subjectivity, in such a way that it cannot be studied not only empirically, since it involves internal attitudes, at cognitive and mental, which are not seen by sight. Reading and writing are processes that enable the cultural growth of the human being, and that increasingly gains space in a world full of new techniques and immediate consumerism. In this perspective, we chose the Joaquim Moeta Municipal Elementary School, located in the Manoel Mariano neighborhood in the city of Icó-CE, to conduct a study with teachers on teaching reading and text production in their classrooms.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTOS, Elzanir dos.SANTOS, Elzanir dos.http://lattes.cnpq.br/6308741288364583DANTAS, José Williams Sarmento.2005-032020-06-17T00:46:14Z2020-06-162020-06-17T00:46:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12955DANTAS, José Williams Sarmento. Concepções docentes sobre leitura e produção de textos. 2005. 27f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-24T17:29:11Zoai:localhost:riufcg/12955Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-24T17:29:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções docentes sobre leitura e produção de textos.
Teachers' conceptions about reading and producing texts.
title Concepções docentes sobre leitura e produção de textos.
spellingShingle Concepções docentes sobre leitura e produção de textos.
DANTAS, José Williams Sarmento.
Leitura
Prática de leitura
Produção de textos
Reading
Reading practice
Text production
Educação.
title_short Concepções docentes sobre leitura e produção de textos.
title_full Concepções docentes sobre leitura e produção de textos.
title_fullStr Concepções docentes sobre leitura e produção de textos.
title_full_unstemmed Concepções docentes sobre leitura e produção de textos.
title_sort Concepções docentes sobre leitura e produção de textos.
author DANTAS, José Williams Sarmento.
author_facet DANTAS, José Williams Sarmento.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Elzanir dos.
SANTOS, Elzanir dos.
http://lattes.cnpq.br/6308741288364583
dc.contributor.author.fl_str_mv DANTAS, José Williams Sarmento.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Prática de leitura
Produção de textos
Reading
Reading practice
Text production
Educação.
topic Leitura
Prática de leitura
Produção de textos
Reading
Reading practice
Text production
Educação.
description O ato de ler em si é uma atividade complexa, que envolve o ser como um todo, tanto no pessoal como na sua subjetividade, de tal maneira que não pode ser estudado não apenas de forma empírica, visto envolver atitudes internas, de níveis cognitivo e mental, os quais não são observados a olhos vistos. A leitura e a escrita são processos que possibilitam no crescimento cultural do ser humano, e que cada vez mais ganha espaço em um mundo cheio de novas técnicas e de consumismo imediato. Nessa perspectiva escolhemos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Moeta, localizado no Bairro Manoel Mariano na cidade de Icó-CE, para realizar um estudo com professores sobre o ensino de leitura e produção de textos em suas salas de aula.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03
2020-06-17T00:46:14Z
2020-06-16
2020-06-17T00:46:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12955
DANTAS, José Williams Sarmento. Concepções docentes sobre leitura e produção de textos. 2005. 27f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12955
identifier_str_mv DANTAS, José Williams Sarmento. Concepções docentes sobre leitura e produção de textos. 2005. 27f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744444473212928