Sociologia no Ensino Médio a partir das Orientações Curriculares Nacionais: uma análise comparativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria Josivânia de Souza.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.silva3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6162
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar e refletir sobre o ensino da disciplina de Sociologia no Ensino Médio no Cariri Ocidental da Paraíba, tendo como referencial o planejamento de quatro professoras de Sociologia da rede estadual de ensino da Paraíba e as propostas teóricas e metodológicas das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- OCNs. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, pois os dados serão submetidos a uma análise comparativa para verificar a compatibilidade entre as propostas das OCNs e o planejamento e desenvolvimento das práticas docente das professoras. Serão utilizados dados colhidos por meio da pesquisa documental e da técnica da entrevista semiestruturada. O foco principal dessa pesquisa é enfatizar a necessidade de que a disciplina de Sociologia seja ministrada por profissionais que tenham formação acadêmica adequada, ou seja, em Ciências Sociais ou em Sociologia. Como resultado dessa pesquisa podemos afirmar que a disciplina de Sociologia ainda é vista como uma disciplina transversal que pode ser ministrada por qualquer profissional, também fica evidente que algumas concepções e práticas docentes das professoras que não possuem a formação adequada para o ensino dessa disciplina não são compatíveis com as propostas das OCNs.
id UFCG_84b1694d72a98cc9089c04a087aa4715
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6162
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Sociologia no Ensino Médio a partir das Orientações Curriculares Nacionais: uma análise comparativa.High school sociology based on national curriculum guidelines: a comparative analysis.OCNsPlanejamentoEnsinoSociologiaOCNsPlanningTeachingSociologyO presente trabalho tem por objetivo apresentar e refletir sobre o ensino da disciplina de Sociologia no Ensino Médio no Cariri Ocidental da Paraíba, tendo como referencial o planejamento de quatro professoras de Sociologia da rede estadual de ensino da Paraíba e as propostas teóricas e metodológicas das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- OCNs. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, pois os dados serão submetidos a uma análise comparativa para verificar a compatibilidade entre as propostas das OCNs e o planejamento e desenvolvimento das práticas docente das professoras. Serão utilizados dados colhidos por meio da pesquisa documental e da técnica da entrevista semiestruturada. O foco principal dessa pesquisa é enfatizar a necessidade de que a disciplina de Sociologia seja ministrada por profissionais que tenham formação acadêmica adequada, ou seja, em Ciências Sociais ou em Sociologia. Como resultado dessa pesquisa podemos afirmar que a disciplina de Sociologia ainda é vista como uma disciplina transversal que pode ser ministrada por qualquer profissional, também fica evidente que algumas concepções e práticas docentes das professoras que não possuem a formação adequada para o ensino dessa disciplina não são compatíveis com as propostas das OCNs.This paper aims to present and reflect on the teaching of the discipline of sociology in high school in West Cariri of Paraíba, taking as reference the planning room teachers of Sociology at state schools of Paraíba and theoretical and methodological proposals of the Guidelines National Curriculum for high school. This research is characterized as a descriptive qualitative research because the data will be subjected to a comparative analysis to verify compatibility between the proposals of OCNS and the planning and development of teaching practices of the teachers. Will use data collected through desk research and technique of semi-structured interview. The main focus of this research is to emphasize the need for the discipline of sociology is taught by professionals who have appropriate education, ie, Social Science or Sociology. As a result of this research we can say that the discipline of sociology is still seen as a cross-discipline that can be taught by any professional, is also evident that some conceptions and teaching practices of teachers who do not have adequate training for teaching this discipline are not compatible with the proposals of the OCNS.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SANTOS, V. B.http://lattes.cnpq.br/1806134985702314BARBOSA, Ivan Fontes.SOUSA, Rozenval de Almeida e.SILVA, Maria Josivânia de Souza.20132019-08-23T19:04:47Z2019-08-232019-08-23T19:04:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.silva3http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6162SILVA, Maria Josivânia de Souza. Sociologia no ensino médio a partir das orientações curriculares nacionais: uma análise comparativa. 2013. 88f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6162porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-27T16:51:45Zoai:localhost:riufcg/6162Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-27T16:51:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociologia no Ensino Médio a partir das Orientações Curriculares Nacionais: uma análise comparativa.
High school sociology based on national curriculum guidelines: a comparative analysis.
title Sociologia no Ensino Médio a partir das Orientações Curriculares Nacionais: uma análise comparativa.
spellingShingle Sociologia no Ensino Médio a partir das Orientações Curriculares Nacionais: uma análise comparativa.
SILVA, Maria Josivânia de Souza.
OCNs
Planejamento
Ensino
Sociologia
OCNs
Planning
Teaching
Sociology
title_short Sociologia no Ensino Médio a partir das Orientações Curriculares Nacionais: uma análise comparativa.
title_full Sociologia no Ensino Médio a partir das Orientações Curriculares Nacionais: uma análise comparativa.
title_fullStr Sociologia no Ensino Médio a partir das Orientações Curriculares Nacionais: uma análise comparativa.
title_full_unstemmed Sociologia no Ensino Médio a partir das Orientações Curriculares Nacionais: uma análise comparativa.
title_sort Sociologia no Ensino Médio a partir das Orientações Curriculares Nacionais: uma análise comparativa.
author SILVA, Maria Josivânia de Souza.
author_facet SILVA, Maria Josivânia de Souza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
SANTOS, V. B.
http://lattes.cnpq.br/1806134985702314
BARBOSA, Ivan Fontes.
SOUSA, Rozenval de Almeida e.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria Josivânia de Souza.
dc.subject.por.fl_str_mv OCNs
Planejamento
Ensino
Sociologia
OCNs
Planning
Teaching
Sociology
topic OCNs
Planejamento
Ensino
Sociologia
OCNs
Planning
Teaching
Sociology
description O presente trabalho tem por objetivo apresentar e refletir sobre o ensino da disciplina de Sociologia no Ensino Médio no Cariri Ocidental da Paraíba, tendo como referencial o planejamento de quatro professoras de Sociologia da rede estadual de ensino da Paraíba e as propostas teóricas e metodológicas das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- OCNs. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva, pois os dados serão submetidos a uma análise comparativa para verificar a compatibilidade entre as propostas das OCNs e o planejamento e desenvolvimento das práticas docente das professoras. Serão utilizados dados colhidos por meio da pesquisa documental e da técnica da entrevista semiestruturada. O foco principal dessa pesquisa é enfatizar a necessidade de que a disciplina de Sociologia seja ministrada por profissionais que tenham formação acadêmica adequada, ou seja, em Ciências Sociais ou em Sociologia. Como resultado dessa pesquisa podemos afirmar que a disciplina de Sociologia ainda é vista como uma disciplina transversal que pode ser ministrada por qualquer profissional, também fica evidente que algumas concepções e práticas docentes das professoras que não possuem a formação adequada para o ensino dessa disciplina não são compatíveis com as propostas das OCNs.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-08-23T19:04:47Z
2019-08-23
2019-08-23T19:04:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.silva3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6162
SILVA, Maria Josivânia de Souza. Sociologia no ensino médio a partir das orientações curriculares nacionais: uma análise comparativa. 2013. 88f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6162
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.silva3
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6162
identifier_str_mv SILVA, Maria Josivânia de Souza. Sociologia no ensino médio a partir das orientações curriculares nacionais: uma análise comparativa. 2013. 88f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388821090304