Relatório final da prática de ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUTO, Gabriela Barbosa de.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367
Resumo: A Prática de Ensino de Iº e 2º graus, disciplina obrigatória do Curso de Licenciatura em História, tem por objetivo observar realidades educacionais, participação, docência e gestão no contexto educacional. O Estágio Curricular é caracterizado como uma atividade inclusa na disciplina de Prática de Ensino, cuja carga horária inclui também o planejamento, orientação paralela e avaliação de atividades, sendo realizado como um conjunto de práticas pré- profissionais, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício. Através do estágio o docente tem oportunidades de desenvolver suas competências, analisando situações e propondo mudanças no ambiente educacional, assim como ter o processo de ensino-aprendizagem complementado mediante o aprimoramento profissional e pessoal. Isto por meio do contato direto com a realidade educacional da organização e funcionamento das escolas. Na medida do possível, deve o docente estagiário facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, adequando os mesmos às inovações tecnológicas, políticas e socioeconômicas, podendo ,a partir disso, desenvolver a criatividade, de modo a se tomar um profissional inovador e capaz de aprimorar modelos, métodos, processos e abordagens metodológicas alternativas, propiciando, numa dialética teórico-prática, a tradução do conteúdo ensino na Universidade para os níveis do Ensino proposto como habilitação do Curso de Licenciatura em História de forma crítica reflexiva. Assim, apresentaremos por meio deste relatório como se deu o processo de estágio em uma escola da rede pública paraibana, a saber a Escola Estadual de Ensino Médio Elpídio de Almeida, apresentando não só a escola, como também a dinâmica da disciplina de Prática do Ensino. Também serão expostos aqui os planos de aula elaborados para a atividade do estágio, um relato da aplicação destes. Ao final, encontram-se anexados a ficha de avaliação da professora regente da escola em que estagiei sobre minhas atividades, bem como uma ficha auto-avaliativa.
id UFCG_84f837280362ad389965ef32e339ea69
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35367
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relatório final da prática de ensino.Final report on teaching practice.Formação docente - HistóriaPrática de ensino de HistóriaDisciplina a Prática de Ensino de História - UFCGRelatório de estágio supervisionado - HistóriaFormação docenteEnsino de HistóriaEscola Estadual Dr. Elpídio de Almeida - Campina Grande - PBColégio Estadual da Prata - Campina Grande - PBTeacher training - HistoryHistory teaching practiceDiscipline and Practice of Teaching History - UFCGSupervised internship report - HistoryTeacher trainingTeaching HistoryDr. Elpídio de Almeida State School - Campina Grande - PBPrata State College - Campina Grande - PBHistória.Educação.A Prática de Ensino de Iº e 2º graus, disciplina obrigatória do Curso de Licenciatura em História, tem por objetivo observar realidades educacionais, participação, docência e gestão no contexto educacional. O Estágio Curricular é caracterizado como uma atividade inclusa na disciplina de Prática de Ensino, cuja carga horária inclui também o planejamento, orientação paralela e avaliação de atividades, sendo realizado como um conjunto de práticas pré- profissionais, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício. Através do estágio o docente tem oportunidades de desenvolver suas competências, analisando situações e propondo mudanças no ambiente educacional, assim como ter o processo de ensino-aprendizagem complementado mediante o aprimoramento profissional e pessoal. Isto por meio do contato direto com a realidade educacional da organização e funcionamento das escolas. Na medida do possível, deve o docente estagiário facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, adequando os mesmos às inovações tecnológicas, políticas e socioeconômicas, podendo ,a partir disso, desenvolver a criatividade, de modo a se tomar um profissional inovador e capaz de aprimorar modelos, métodos, processos e abordagens metodológicas alternativas, propiciando, numa dialética teórico-prática, a tradução do conteúdo ensino na Universidade para os níveis do Ensino proposto como habilitação do Curso de Licenciatura em História de forma crítica reflexiva. Assim, apresentaremos por meio deste relatório como se deu o processo de estágio em uma escola da rede pública paraibana, a saber a Escola Estadual de Ensino Médio Elpídio de Almeida, apresentando não só a escola, como também a dinâmica da disciplina de Prática do Ensino. Também serão expostos aqui os planos de aula elaborados para a atividade do estágio, um relato da aplicação destes. Ao final, encontram-se anexados a ficha de avaliação da professora regente da escola em que estagiei sobre minhas atividades, bem como uma ficha auto-avaliativa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLUIZ, Janailson Macêdo.LUIZ, J. M.http://lattes.cnpq.br/5792661288577814SOUTO, Gabriela Barbosa de.20112024-04-05T21:09:20Z2024-04-052024-04-05T21:09:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367SOUTO, Gabriela Barbosa de. Relatório final da prática de ensino. 2011. 25f. Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-05T21:09:49Zoai:localhost:riufcg/35367Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-05T21:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final da prática de ensino.
Final report on teaching practice.
title Relatório final da prática de ensino.
spellingShingle Relatório final da prática de ensino.
SOUTO, Gabriela Barbosa de.
Formação docente - História
Prática de ensino de História
Disciplina a Prática de Ensino de História - UFCG
Relatório de estágio supervisionado - História
Formação docente
Ensino de História
Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida - Campina Grande - PB
Colégio Estadual da Prata - Campina Grande - PB
Teacher training - History
History teaching practice
Discipline and Practice of Teaching History - UFCG
Supervised internship report - History
Teacher training
Teaching History
Dr. Elpídio de Almeida State School - Campina Grande - PB
Prata State College - Campina Grande - PB
História.
Educação.
title_short Relatório final da prática de ensino.
title_full Relatório final da prática de ensino.
title_fullStr Relatório final da prática de ensino.
title_full_unstemmed Relatório final da prática de ensino.
title_sort Relatório final da prática de ensino.
author SOUTO, Gabriela Barbosa de.
author_facet SOUTO, Gabriela Barbosa de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUIZ, Janailson Macêdo.
LUIZ, J. M.
http://lattes.cnpq.br/5792661288577814
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUTO, Gabriela Barbosa de.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente - História
Prática de ensino de História
Disciplina a Prática de Ensino de História - UFCG
Relatório de estágio supervisionado - História
Formação docente
Ensino de História
Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida - Campina Grande - PB
Colégio Estadual da Prata - Campina Grande - PB
Teacher training - History
History teaching practice
Discipline and Practice of Teaching History - UFCG
Supervised internship report - History
Teacher training
Teaching History
Dr. Elpídio de Almeida State School - Campina Grande - PB
Prata State College - Campina Grande - PB
História.
Educação.
topic Formação docente - História
Prática de ensino de História
Disciplina a Prática de Ensino de História - UFCG
Relatório de estágio supervisionado - História
Formação docente
Ensino de História
Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida - Campina Grande - PB
Colégio Estadual da Prata - Campina Grande - PB
Teacher training - History
History teaching practice
Discipline and Practice of Teaching History - UFCG
Supervised internship report - History
Teacher training
Teaching History
Dr. Elpídio de Almeida State School - Campina Grande - PB
Prata State College - Campina Grande - PB
História.
Educação.
description A Prática de Ensino de Iº e 2º graus, disciplina obrigatória do Curso de Licenciatura em História, tem por objetivo observar realidades educacionais, participação, docência e gestão no contexto educacional. O Estágio Curricular é caracterizado como uma atividade inclusa na disciplina de Prática de Ensino, cuja carga horária inclui também o planejamento, orientação paralela e avaliação de atividades, sendo realizado como um conjunto de práticas pré- profissionais, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício. Através do estágio o docente tem oportunidades de desenvolver suas competências, analisando situações e propondo mudanças no ambiente educacional, assim como ter o processo de ensino-aprendizagem complementado mediante o aprimoramento profissional e pessoal. Isto por meio do contato direto com a realidade educacional da organização e funcionamento das escolas. Na medida do possível, deve o docente estagiário facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, adequando os mesmos às inovações tecnológicas, políticas e socioeconômicas, podendo ,a partir disso, desenvolver a criatividade, de modo a se tomar um profissional inovador e capaz de aprimorar modelos, métodos, processos e abordagens metodológicas alternativas, propiciando, numa dialética teórico-prática, a tradução do conteúdo ensino na Universidade para os níveis do Ensino proposto como habilitação do Curso de Licenciatura em História de forma crítica reflexiva. Assim, apresentaremos por meio deste relatório como se deu o processo de estágio em uma escola da rede pública paraibana, a saber a Escola Estadual de Ensino Médio Elpídio de Almeida, apresentando não só a escola, como também a dinâmica da disciplina de Prática do Ensino. Também serão expostos aqui os planos de aula elaborados para a atividade do estágio, um relato da aplicação destes. Ao final, encontram-se anexados a ficha de avaliação da professora regente da escola em que estagiei sobre minhas atividades, bem como uma ficha auto-avaliativa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2024-04-05T21:09:20Z
2024-04-05
2024-04-05T21:09:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367
SOUTO, Gabriela Barbosa de. Relatório final da prática de ensino. 2011. 25f. Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367
identifier_str_mv SOUTO, Gabriela Barbosa de. Relatório final da prática de ensino. 2011. 25f. Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744619222597632