Relatório final da prática de ensino.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367 |
Resumo: | A Prática de Ensino de Iº e 2º graus, disciplina obrigatória do Curso de Licenciatura em História, tem por objetivo observar realidades educacionais, participação, docência e gestão no contexto educacional. O Estágio Curricular é caracterizado como uma atividade inclusa na disciplina de Prática de Ensino, cuja carga horária inclui também o planejamento, orientação paralela e avaliação de atividades, sendo realizado como um conjunto de práticas pré- profissionais, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício. Através do estágio o docente tem oportunidades de desenvolver suas competências, analisando situações e propondo mudanças no ambiente educacional, assim como ter o processo de ensino-aprendizagem complementado mediante o aprimoramento profissional e pessoal. Isto por meio do contato direto com a realidade educacional da organização e funcionamento das escolas. Na medida do possível, deve o docente estagiário facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, adequando os mesmos às inovações tecnológicas, políticas e socioeconômicas, podendo ,a partir disso, desenvolver a criatividade, de modo a se tomar um profissional inovador e capaz de aprimorar modelos, métodos, processos e abordagens metodológicas alternativas, propiciando, numa dialética teórico-prática, a tradução do conteúdo ensino na Universidade para os níveis do Ensino proposto como habilitação do Curso de Licenciatura em História de forma crítica reflexiva. Assim, apresentaremos por meio deste relatório como se deu o processo de estágio em uma escola da rede pública paraibana, a saber a Escola Estadual de Ensino Médio Elpídio de Almeida, apresentando não só a escola, como também a dinâmica da disciplina de Prática do Ensino. Também serão expostos aqui os planos de aula elaborados para a atividade do estágio, um relato da aplicação destes. Ao final, encontram-se anexados a ficha de avaliação da professora regente da escola em que estagiei sobre minhas atividades, bem como uma ficha auto-avaliativa. |
id |
UFCG_84f837280362ad389965ef32e339ea69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35367 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Relatório final da prática de ensino.Final report on teaching practice.Formação docente - HistóriaPrática de ensino de HistóriaDisciplina a Prática de Ensino de História - UFCGRelatório de estágio supervisionado - HistóriaFormação docenteEnsino de HistóriaEscola Estadual Dr. Elpídio de Almeida - Campina Grande - PBColégio Estadual da Prata - Campina Grande - PBTeacher training - HistoryHistory teaching practiceDiscipline and Practice of Teaching History - UFCGSupervised internship report - HistoryTeacher trainingTeaching HistoryDr. Elpídio de Almeida State School - Campina Grande - PBPrata State College - Campina Grande - PBHistória.Educação.A Prática de Ensino de Iº e 2º graus, disciplina obrigatória do Curso de Licenciatura em História, tem por objetivo observar realidades educacionais, participação, docência e gestão no contexto educacional. O Estágio Curricular é caracterizado como uma atividade inclusa na disciplina de Prática de Ensino, cuja carga horária inclui também o planejamento, orientação paralela e avaliação de atividades, sendo realizado como um conjunto de práticas pré- profissionais, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício. Através do estágio o docente tem oportunidades de desenvolver suas competências, analisando situações e propondo mudanças no ambiente educacional, assim como ter o processo de ensino-aprendizagem complementado mediante o aprimoramento profissional e pessoal. Isto por meio do contato direto com a realidade educacional da organização e funcionamento das escolas. Na medida do possível, deve o docente estagiário facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, adequando os mesmos às inovações tecnológicas, políticas e socioeconômicas, podendo ,a partir disso, desenvolver a criatividade, de modo a se tomar um profissional inovador e capaz de aprimorar modelos, métodos, processos e abordagens metodológicas alternativas, propiciando, numa dialética teórico-prática, a tradução do conteúdo ensino na Universidade para os níveis do Ensino proposto como habilitação do Curso de Licenciatura em História de forma crítica reflexiva. Assim, apresentaremos por meio deste relatório como se deu o processo de estágio em uma escola da rede pública paraibana, a saber a Escola Estadual de Ensino Médio Elpídio de Almeida, apresentando não só a escola, como também a dinâmica da disciplina de Prática do Ensino. Também serão expostos aqui os planos de aula elaborados para a atividade do estágio, um relato da aplicação destes. Ao final, encontram-se anexados a ficha de avaliação da professora regente da escola em que estagiei sobre minhas atividades, bem como uma ficha auto-avaliativa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGLUIZ, Janailson Macêdo.LUIZ, J. M.http://lattes.cnpq.br/5792661288577814SOUTO, Gabriela Barbosa de.20112024-04-05T21:09:20Z2024-04-052024-04-05T21:09:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367SOUTO, Gabriela Barbosa de. Relatório final da prática de ensino. 2011. 25f. Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-05T21:09:49Zoai:localhost:riufcg/35367Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-05T21:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final da prática de ensino. Final report on teaching practice. |
title |
Relatório final da prática de ensino. |
spellingShingle |
Relatório final da prática de ensino. SOUTO, Gabriela Barbosa de. Formação docente - História Prática de ensino de História Disciplina a Prática de Ensino de História - UFCG Relatório de estágio supervisionado - História Formação docente Ensino de História Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida - Campina Grande - PB Colégio Estadual da Prata - Campina Grande - PB Teacher training - History History teaching practice Discipline and Practice of Teaching History - UFCG Supervised internship report - History Teacher training Teaching History Dr. Elpídio de Almeida State School - Campina Grande - PB Prata State College - Campina Grande - PB História. Educação. |
title_short |
Relatório final da prática de ensino. |
title_full |
Relatório final da prática de ensino. |
title_fullStr |
Relatório final da prática de ensino. |
title_full_unstemmed |
Relatório final da prática de ensino. |
title_sort |
Relatório final da prática de ensino. |
author |
SOUTO, Gabriela Barbosa de. |
author_facet |
SOUTO, Gabriela Barbosa de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LUIZ, Janailson Macêdo. LUIZ, J. M. http://lattes.cnpq.br/5792661288577814 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUTO, Gabriela Barbosa de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente - História Prática de ensino de História Disciplina a Prática de Ensino de História - UFCG Relatório de estágio supervisionado - História Formação docente Ensino de História Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida - Campina Grande - PB Colégio Estadual da Prata - Campina Grande - PB Teacher training - History History teaching practice Discipline and Practice of Teaching History - UFCG Supervised internship report - History Teacher training Teaching History Dr. Elpídio de Almeida State School - Campina Grande - PB Prata State College - Campina Grande - PB História. Educação. |
topic |
Formação docente - História Prática de ensino de História Disciplina a Prática de Ensino de História - UFCG Relatório de estágio supervisionado - História Formação docente Ensino de História Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida - Campina Grande - PB Colégio Estadual da Prata - Campina Grande - PB Teacher training - History History teaching practice Discipline and Practice of Teaching History - UFCG Supervised internship report - History Teacher training Teaching History Dr. Elpídio de Almeida State School - Campina Grande - PB Prata State College - Campina Grande - PB História. Educação. |
description |
A Prática de Ensino de Iº e 2º graus, disciplina obrigatória do Curso de Licenciatura em História, tem por objetivo observar realidades educacionais, participação, docência e gestão no contexto educacional. O Estágio Curricular é caracterizado como uma atividade inclusa na disciplina de Prática de Ensino, cuja carga horária inclui também o planejamento, orientação paralela e avaliação de atividades, sendo realizado como um conjunto de práticas pré- profissionais, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício. Através do estágio o docente tem oportunidades de desenvolver suas competências, analisando situações e propondo mudanças no ambiente educacional, assim como ter o processo de ensino-aprendizagem complementado mediante o aprimoramento profissional e pessoal. Isto por meio do contato direto com a realidade educacional da organização e funcionamento das escolas. Na medida do possível, deve o docente estagiário facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, adequando os mesmos às inovações tecnológicas, políticas e socioeconômicas, podendo ,a partir disso, desenvolver a criatividade, de modo a se tomar um profissional inovador e capaz de aprimorar modelos, métodos, processos e abordagens metodológicas alternativas, propiciando, numa dialética teórico-prática, a tradução do conteúdo ensino na Universidade para os níveis do Ensino proposto como habilitação do Curso de Licenciatura em História de forma crítica reflexiva. Assim, apresentaremos por meio deste relatório como se deu o processo de estágio em uma escola da rede pública paraibana, a saber a Escola Estadual de Ensino Médio Elpídio de Almeida, apresentando não só a escola, como também a dinâmica da disciplina de Prática do Ensino. Também serão expostos aqui os planos de aula elaborados para a atividade do estágio, um relato da aplicação destes. Ao final, encontram-se anexados a ficha de avaliação da professora regente da escola em que estagiei sobre minhas atividades, bem como uma ficha auto-avaliativa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2024-04-05T21:09:20Z 2024-04-05 2024-04-05T21:09:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367 SOUTO, Gabriela Barbosa de. Relatório final da prática de ensino. 2011. 25f. Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367 |
identifier_str_mv |
SOUTO, Gabriela Barbosa de. Relatório final da prática de ensino. 2011. 25f. Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744619222597632 |