História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386 |
Resumo: | O estudo da história dos povos indígenas brasileiros é importante para que possamos conhecer aspectos da cultura, do modo de vida, dos saberes e dos problemas enfrentados no passado e no presente pelos os ameríndios na luta pela preservação de suas terras. Possibilitando a partir deste conhecimento um diálogo étnico-cultural cuja finalidade é proporcionar o respeito à cultura indígena, e o reconhecimento das suas contribuições para formação da sociedade brasileira. O presente artigo tem por objetivo geral analisar a produção cinematográfica: “Terra Vermelha” enquanto recurso didático nas aulas de história, tendo como propósito o conhecimento da pluralidade étnica dos povos indígenas existentes no Brasil. Além de despertar nos alunos o interesse em filmes, fazendo com que estes aprendam e conheçam mais os problemas que os indígenas perpassam ao longo da história do Brasil. Os objetivos específicos são: problematizar o uso de filmes enquanto recursos didáticos; disseminar o conhecimento sobre a diversidade dos povos indígenas brasileiros e despertar a compreensão sobre a história destes povos para promover a valorização da cultura indígena e refletir sobre as sociedades indígenas contemporâneas. |
id |
UFCG_84ffb9cb690fe0a77637020be1f7d383 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28386 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula.Indigenous history on the scene: red land in the classroom.Relações étnico-raciaisEducação para as relações étnico-raciaisHistória indígena - BrasilHistória dos povos indígenas brasileirosPovos origináriosCinema e educaçãoCinema e históriaRecurso didático - filmeProdução cinematográfica - Terra vermelha - 2008Terra Vermelha - Filme - 2008Ensino de HistóriaÍndios - cinemaEthnic-racial relationsEducation for ethnic-racial relationsIndigenous History - BrazilHistory of Brazilian indigenous peoplesNative peoplesFilm and educationFilm and historyDidactic resource - filmFilm production - Red Earth - 2008Red Earth - Movie - 2008History TeachingIndians - cinemaEngenharia CivilO estudo da história dos povos indígenas brasileiros é importante para que possamos conhecer aspectos da cultura, do modo de vida, dos saberes e dos problemas enfrentados no passado e no presente pelos os ameríndios na luta pela preservação de suas terras. Possibilitando a partir deste conhecimento um diálogo étnico-cultural cuja finalidade é proporcionar o respeito à cultura indígena, e o reconhecimento das suas contribuições para formação da sociedade brasileira. O presente artigo tem por objetivo geral analisar a produção cinematográfica: “Terra Vermelha” enquanto recurso didático nas aulas de história, tendo como propósito o conhecimento da pluralidade étnica dos povos indígenas existentes no Brasil. Além de despertar nos alunos o interesse em filmes, fazendo com que estes aprendam e conheçam mais os problemas que os indígenas perpassam ao longo da história do Brasil. Os objetivos específicos são: problematizar o uso de filmes enquanto recursos didáticos; disseminar o conhecimento sobre a diversidade dos povos indígenas brasileiros e despertar a compreensão sobre a história destes povos para promover a valorização da cultura indígena e refletir sobre as sociedades indígenas contemporâneas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSILVA, Antônio Gutemberg da.SILVA, A. G.http://lattes.cnpq.br/0918454215574724SANTOS, Pablo Emanuel dos.20182022-12-19T17:32:18Z2022-12-192022-12-19T17:32:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386SANTOS, Pablo Emanuel dos. História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. 2018. 27f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-19T17:34:15Zoai:localhost:riufcg/28386Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-19T17:34:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. Indigenous history on the scene: red land in the classroom. |
title |
História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. |
spellingShingle |
História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. SANTOS, Pablo Emanuel dos. Relações étnico-raciais Educação para as relações étnico-raciais História indígena - Brasil História dos povos indígenas brasileiros Povos originários Cinema e educação Cinema e história Recurso didático - filme Produção cinematográfica - Terra vermelha - 2008 Terra Vermelha - Filme - 2008 Ensino de História Índios - cinema Ethnic-racial relations Education for ethnic-racial relations Indigenous History - Brazil History of Brazilian indigenous peoples Native peoples Film and education Film and history Didactic resource - film Film production - Red Earth - 2008 Red Earth - Movie - 2008 History Teaching Indians - cinema Engenharia Civil |
title_short |
História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. |
title_full |
História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. |
title_fullStr |
História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. |
title_full_unstemmed |
História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. |
title_sort |
História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. |
author |
SANTOS, Pablo Emanuel dos. |
author_facet |
SANTOS, Pablo Emanuel dos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Antônio Gutemberg da. SILVA, A. G. http://lattes.cnpq.br/0918454215574724 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Pablo Emanuel dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações étnico-raciais Educação para as relações étnico-raciais História indígena - Brasil História dos povos indígenas brasileiros Povos originários Cinema e educação Cinema e história Recurso didático - filme Produção cinematográfica - Terra vermelha - 2008 Terra Vermelha - Filme - 2008 Ensino de História Índios - cinema Ethnic-racial relations Education for ethnic-racial relations Indigenous History - Brazil History of Brazilian indigenous peoples Native peoples Film and education Film and history Didactic resource - film Film production - Red Earth - 2008 Red Earth - Movie - 2008 History Teaching Indians - cinema Engenharia Civil |
topic |
Relações étnico-raciais Educação para as relações étnico-raciais História indígena - Brasil História dos povos indígenas brasileiros Povos originários Cinema e educação Cinema e história Recurso didático - filme Produção cinematográfica - Terra vermelha - 2008 Terra Vermelha - Filme - 2008 Ensino de História Índios - cinema Ethnic-racial relations Education for ethnic-racial relations Indigenous History - Brazil History of Brazilian indigenous peoples Native peoples Film and education Film and history Didactic resource - film Film production - Red Earth - 2008 Red Earth - Movie - 2008 History Teaching Indians - cinema Engenharia Civil |
description |
O estudo da história dos povos indígenas brasileiros é importante para que possamos conhecer aspectos da cultura, do modo de vida, dos saberes e dos problemas enfrentados no passado e no presente pelos os ameríndios na luta pela preservação de suas terras. Possibilitando a partir deste conhecimento um diálogo étnico-cultural cuja finalidade é proporcionar o respeito à cultura indígena, e o reconhecimento das suas contribuições para formação da sociedade brasileira. O presente artigo tem por objetivo geral analisar a produção cinematográfica: “Terra Vermelha” enquanto recurso didático nas aulas de história, tendo como propósito o conhecimento da pluralidade étnica dos povos indígenas existentes no Brasil. Além de despertar nos alunos o interesse em filmes, fazendo com que estes aprendam e conheçam mais os problemas que os indígenas perpassam ao longo da história do Brasil. Os objetivos específicos são: problematizar o uso de filmes enquanto recursos didáticos; disseminar o conhecimento sobre a diversidade dos povos indígenas brasileiros e despertar a compreensão sobre a história destes povos para promover a valorização da cultura indígena e refletir sobre as sociedades indígenas contemporâneas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2022-12-19T17:32:18Z 2022-12-19 2022-12-19T17:32:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386 SANTOS, Pablo Emanuel dos. História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. 2018. 27f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Pablo Emanuel dos. História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. 2018. 27f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744564993392640 |