História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Pablo Emanuel dos.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386
Resumo: O estudo da história dos povos indígenas brasileiros é importante para que possamos conhecer aspectos da cultura, do modo de vida, dos saberes e dos problemas enfrentados no passado e no presente pelos os ameríndios na luta pela preservação de suas terras. Possibilitando a partir deste conhecimento um diálogo étnico-cultural cuja finalidade é proporcionar o respeito à cultura indígena, e o reconhecimento das suas contribuições para formação da sociedade brasileira. O presente artigo tem por objetivo geral analisar a produção cinematográfica: “Terra Vermelha” enquanto recurso didático nas aulas de história, tendo como propósito o conhecimento da pluralidade étnica dos povos indígenas existentes no Brasil. Além de despertar nos alunos o interesse em filmes, fazendo com que estes aprendam e conheçam mais os problemas que os indígenas perpassam ao longo da história do Brasil. Os objetivos específicos são: problematizar o uso de filmes enquanto recursos didáticos; disseminar o conhecimento sobre a diversidade dos povos indígenas brasileiros e despertar a compreensão sobre a história destes povos para promover a valorização da cultura indígena e refletir sobre as sociedades indígenas contemporâneas.
id UFCG_84ffb9cb690fe0a77637020be1f7d383
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28386
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula.Indigenous history on the scene: red land in the classroom.Relações étnico-raciaisEducação para as relações étnico-raciaisHistória indígena - BrasilHistória dos povos indígenas brasileirosPovos origináriosCinema e educaçãoCinema e históriaRecurso didático - filmeProdução cinematográfica - Terra vermelha - 2008Terra Vermelha - Filme - 2008Ensino de HistóriaÍndios - cinemaEthnic-racial relationsEducation for ethnic-racial relationsIndigenous History - BrazilHistory of Brazilian indigenous peoplesNative peoplesFilm and educationFilm and historyDidactic resource - filmFilm production - Red Earth - 2008Red Earth - Movie - 2008History TeachingIndians - cinemaEngenharia CivilO estudo da história dos povos indígenas brasileiros é importante para que possamos conhecer aspectos da cultura, do modo de vida, dos saberes e dos problemas enfrentados no passado e no presente pelos os ameríndios na luta pela preservação de suas terras. Possibilitando a partir deste conhecimento um diálogo étnico-cultural cuja finalidade é proporcionar o respeito à cultura indígena, e o reconhecimento das suas contribuições para formação da sociedade brasileira. O presente artigo tem por objetivo geral analisar a produção cinematográfica: “Terra Vermelha” enquanto recurso didático nas aulas de história, tendo como propósito o conhecimento da pluralidade étnica dos povos indígenas existentes no Brasil. Além de despertar nos alunos o interesse em filmes, fazendo com que estes aprendam e conheçam mais os problemas que os indígenas perpassam ao longo da história do Brasil. Os objetivos específicos são: problematizar o uso de filmes enquanto recursos didáticos; disseminar o conhecimento sobre a diversidade dos povos indígenas brasileiros e despertar a compreensão sobre a história destes povos para promover a valorização da cultura indígena e refletir sobre as sociedades indígenas contemporâneas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSILVA, Antônio Gutemberg da.SILVA, A. G.http://lattes.cnpq.br/0918454215574724SANTOS, Pablo Emanuel dos.20182022-12-19T17:32:18Z2022-12-192022-12-19T17:32:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386SANTOS, Pablo Emanuel dos. História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. 2018. 27f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-19T17:34:15Zoai:localhost:riufcg/28386Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-19T17:34:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula.
Indigenous history on the scene: red land in the classroom.
title História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula.
spellingShingle História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula.
SANTOS, Pablo Emanuel dos.
Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
História indígena - Brasil
História dos povos indígenas brasileiros
Povos originários
Cinema e educação
Cinema e história
Recurso didático - filme
Produção cinematográfica - Terra vermelha - 2008
Terra Vermelha - Filme - 2008
Ensino de História
Índios - cinema
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Indigenous History - Brazil
History of Brazilian indigenous peoples
Native peoples
Film and education
Film and history
Didactic resource - film
Film production - Red Earth - 2008
Red Earth - Movie - 2008
History Teaching
Indians - cinema
Engenharia Civil
title_short História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula.
title_full História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula.
title_fullStr História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula.
title_full_unstemmed História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula.
title_sort História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula.
author SANTOS, Pablo Emanuel dos.
author_facet SANTOS, Pablo Emanuel dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Antônio Gutemberg da.
SILVA, A. G.
http://lattes.cnpq.br/0918454215574724
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Pablo Emanuel dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
História indígena - Brasil
História dos povos indígenas brasileiros
Povos originários
Cinema e educação
Cinema e história
Recurso didático - filme
Produção cinematográfica - Terra vermelha - 2008
Terra Vermelha - Filme - 2008
Ensino de História
Índios - cinema
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Indigenous History - Brazil
History of Brazilian indigenous peoples
Native peoples
Film and education
Film and history
Didactic resource - film
Film production - Red Earth - 2008
Red Earth - Movie - 2008
History Teaching
Indians - cinema
Engenharia Civil
topic Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
História indígena - Brasil
História dos povos indígenas brasileiros
Povos originários
Cinema e educação
Cinema e história
Recurso didático - filme
Produção cinematográfica - Terra vermelha - 2008
Terra Vermelha - Filme - 2008
Ensino de História
Índios - cinema
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Indigenous History - Brazil
History of Brazilian indigenous peoples
Native peoples
Film and education
Film and history
Didactic resource - film
Film production - Red Earth - 2008
Red Earth - Movie - 2008
History Teaching
Indians - cinema
Engenharia Civil
description O estudo da história dos povos indígenas brasileiros é importante para que possamos conhecer aspectos da cultura, do modo de vida, dos saberes e dos problemas enfrentados no passado e no presente pelos os ameríndios na luta pela preservação de suas terras. Possibilitando a partir deste conhecimento um diálogo étnico-cultural cuja finalidade é proporcionar o respeito à cultura indígena, e o reconhecimento das suas contribuições para formação da sociedade brasileira. O presente artigo tem por objetivo geral analisar a produção cinematográfica: “Terra Vermelha” enquanto recurso didático nas aulas de história, tendo como propósito o conhecimento da pluralidade étnica dos povos indígenas existentes no Brasil. Além de despertar nos alunos o interesse em filmes, fazendo com que estes aprendam e conheçam mais os problemas que os indígenas perpassam ao longo da história do Brasil. Os objetivos específicos são: problematizar o uso de filmes enquanto recursos didáticos; disseminar o conhecimento sobre a diversidade dos povos indígenas brasileiros e despertar a compreensão sobre a história destes povos para promover a valorização da cultura indígena e refletir sobre as sociedades indígenas contemporâneas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-12-19T17:32:18Z
2022-12-19
2022-12-19T17:32:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386
SANTOS, Pablo Emanuel dos. História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. 2018. 27f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386
identifier_str_mv SANTOS, Pablo Emanuel dos. História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. 2018. 27f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744564993392640