Recortes sobre a qualidade no atendimento público do Hospital Regional de Monteiro - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Ana Cecilia Coelho da Silva.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: OLIVEIRA, Rafaelle Mariana de Medeiros., VELOSO, Junior Cesar dos Santos., FARIAS NETO, Jose Rodrigues de., SILVA, Luiz Antonio Coêlho da., SILVA, Tiago Belinho da.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29550
Resumo: No Brasil, as politicas públicas criadas com o objetivo de modernizar a gestão publica tiveram inicio já na década de 1990. Trata-se de uma proposta pautada no Plano Diretor, no governo do então Presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1995, e que colocou em evidencia a administração gerencial, a qual surge da ampla necessidade do Estado em minimizar custos e garantir melhorias na qualidade dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos, com o intuito de tornar o Estado mais forte e eficiente. Neste sentido, observa-se que a gestão de pessoas no serviço publico tem um papel fundamental, pois objetiva (re) alinhar as estrategias da organização publica e as politicas de desenvolvimento de pessoas. Com base nas discussões, estabeleceu-se como problema central deste estudo: Qual (is) o (s) principal motivo (s) que causa(m) a satisfação ou insatisfação da população em relação ao atendimento publico do hospital de Monteiro- PB, considerando a possível inserção de melhorias na qualidade do atendimento nos serviços oferecidos na administração publica? Propõem-se como objetivo geral, analisar a qualidade do atendimento publico no Hospital Regional Santa Filomena, localizado na cidade de Monteiro — PB, no primeiro semestre de 2017, considerando como medida a satisfação da população. E como objetivos específicos: Avaliar a satisfação dos servidores do Hospital Regional de Monteiro - PB, em relação as suas atribuições e ao ambiente de trabalho, verificando como tais questões podem influenciar no atendimento ao público; Verificar como ocorre o gerenciamento dos funcionários na sede do Hospital Regional de Monteiro — PB, com direcionamento para a analise dos mecanismos de formação, inclusão e motivação desses profissionais; Demonstrar como a gestão da qualidade pode trazer a satisfação do atendimento ao publico, reduzindo possíveis índices de insatisfação dos pacientes em relação aos serviços oferecidos nas instituições públicas; e Sugerir melhorias no que se refere a qualidade do atendimento ao publico e da organização da gestão de pessoas, com base nos resultados coletados. A presente pesquisa almeja contribuir com os estudos em torno da qualidade do atendimento nas repartições publicas, e de modo especifico avaliar o critério da gestão de pessoas no Hospital Regional Santa Filomena, localizado na cidade de Monteiro - PB, que atende uma grande demanda de cidadãos de diversas cidades do Cariri Paraibano, todos os dias. Metodologicamente, este estudo segue características de natureza bibliográfica, e pode ser classificada como pesquisa descritivo-exploratória e qualitativa. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se questionários com questões abertas e de múltipla escolha, com os funcionários e pacientes do Hospital Regional Santa Filomena, em Monteiro - PB, com a finalidade de verificar a qualidade do atendimento ao publico, e como se da a organização da gestão de pessoas. Os principais autores tratados nessa pesquisa são: Chiavenato (2011 e 2008); Cunha (2008), Lima (2007); Normando (2009) e Tschohl (1996).
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