Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Matheus De Oliveira.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17757
Resumo: As motivações impulsionam os indivíduos a perseguirem certos rumos e comportamentos, importantes para auxiliar os gestores em busca de comprometimento e produtividade organizacional. No trabalho voluntário essas forças são diferentes do trabalhador tradicional, mas precisam igualmente serem identificadas para auxiliar os gestores de organizações sem fins lucrativos a prestarem serviços de qualidade, inclusive no contexto acadêmico/universitário. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi de analisar os fatores de motivação dos alunos que participam voluntariamente dos projetos do PET e da Empresa Júnior. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, utilizando a escala de motivação para o trabalho voluntário, desenvolvida e validada por Cavalcante (2016), com fatores de motivação altruísta, justiça social, afiliativo, aprendizado e egoísta. Na análise dos dados, aplicou-se estatística descritiva, correlação e Teste t. Os principais resultados obtidos definem que predomina o fator aprendizado como motivação, no entanto, seguem sequências hierárquicas distintas em relação aos demais fatores: os membros da Empresa Júnior buscam também por um reconhecimento, enquanto os dos grupos PET tendem a buscar solucionar injustiças sociais.
id UFCG_88006a003f0a616d907ef0acdeb1358b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17757
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários.MotivaçãoVoluntariadoEmpresa JúniorPETEnsino SuperiorMotivationVolunteeringJunior EnterprisePETUniversity educationAs motivações impulsionam os indivíduos a perseguirem certos rumos e comportamentos, importantes para auxiliar os gestores em busca de comprometimento e produtividade organizacional. No trabalho voluntário essas forças são diferentes do trabalhador tradicional, mas precisam igualmente serem identificadas para auxiliar os gestores de organizações sem fins lucrativos a prestarem serviços de qualidade, inclusive no contexto acadêmico/universitário. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi de analisar os fatores de motivação dos alunos que participam voluntariamente dos projetos do PET e da Empresa Júnior. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, utilizando a escala de motivação para o trabalho voluntário, desenvolvida e validada por Cavalcante (2016), com fatores de motivação altruísta, justiça social, afiliativo, aprendizado e egoísta. Na análise dos dados, aplicou-se estatística descritiva, correlação e Teste t. Os principais resultados obtidos definem que predomina o fator aprendizado como motivação, no entanto, seguem sequências hierárquicas distintas em relação aos demais fatores: os membros da Empresa Júnior buscam também por um reconhecimento, enquanto os dos grupos PET tendem a buscar solucionar injustiças sociais.Motivations drive individuals to pursue certain directions and behaviors, important to assist managers in seeking commitment and productivity organizational. In voluntary work these forces are different from the traditional worker, but they also need to be identified to assist managers of non-profit organizations to provide quality services, including in the academic / university context. In this sense, the objective of this work was to analyze the motivating factors of students who voluntarily participate in PET and Junior Company projects. Methodologically, We opted for a quantitative, exploratory-descriptive research, using the scale motivation for voluntary work, developed and validated by Cavalcante (2016), with factors of altruistic motivation, social justice, affiliation, learning and selfish. In the analysis of data, descriptive statistics, correlation and t test were applied. The main results obtained define that the learning factor as motivation predominates, however, they follow sequences hierarchical differences in relation to the other factors: the members of the Junior Company seek also for recognition, while those from the PET groups tend to seek to solve social injustices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCALDAS, Patrícia Trindade.CALDAS, P. T.http://lattes.cnpq.br/3773621529263860ROCHA, Matheus De Oliveira.20202021-03-22T01:06:16Z20212021-03-22T01:06:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17757ROCHA, Matheus de Oliveira. Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários. 32 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17757porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-27T16:38:16Zoai:localhost:riufcg/17757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-27T16:38:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários.
title Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários.
spellingShingle Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários.
ROCHA, Matheus De Oliveira.
Motivação
Voluntariado
Empresa Júnior
PET
Ensino Superior
Motivation
Volunteering
Junior Enterprise
PET
University education
title_short Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários.
title_full Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários.
title_fullStr Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários.
title_full_unstemmed Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários.
title_sort Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários.
author ROCHA, Matheus De Oliveira.
author_facet ROCHA, Matheus De Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CALDAS, Patrícia Trindade.
CALDAS, P. T.
http://lattes.cnpq.br/3773621529263860
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Matheus De Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Voluntariado
Empresa Júnior
PET
Ensino Superior
Motivation
Volunteering
Junior Enterprise
PET
University education
topic Motivação
Voluntariado
Empresa Júnior
PET
Ensino Superior
Motivation
Volunteering
Junior Enterprise
PET
University education
description As motivações impulsionam os indivíduos a perseguirem certos rumos e comportamentos, importantes para auxiliar os gestores em busca de comprometimento e produtividade organizacional. No trabalho voluntário essas forças são diferentes do trabalhador tradicional, mas precisam igualmente serem identificadas para auxiliar os gestores de organizações sem fins lucrativos a prestarem serviços de qualidade, inclusive no contexto acadêmico/universitário. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi de analisar os fatores de motivação dos alunos que participam voluntariamente dos projetos do PET e da Empresa Júnior. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, utilizando a escala de motivação para o trabalho voluntário, desenvolvida e validada por Cavalcante (2016), com fatores de motivação altruísta, justiça social, afiliativo, aprendizado e egoísta. Na análise dos dados, aplicou-se estatística descritiva, correlação e Teste t. Os principais resultados obtidos definem que predomina o fator aprendizado como motivação, no entanto, seguem sequências hierárquicas distintas em relação aos demais fatores: os membros da Empresa Júnior buscam também por um reconhecimento, enquanto os dos grupos PET tendem a buscar solucionar injustiças sociais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-03-22T01:06:16Z
2021
2021-03-22T01:06:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17757
ROCHA, Matheus de Oliveira. Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários. 32 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17757
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17757
identifier_str_mv ROCHA, Matheus de Oliveira. Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários. 32 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744482917154816