Gerenciamento dos resíduos sólidos: percepção dos discentes do Campus II da Universidade Federal da Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Uanderson Evangelista.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: PORCINO, Gislaine Osório., SILVA, André Raimundo., MEIRELES, Denisvaldo Artur., SANTOS, Maria Betânia Hermenegildo dos.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33334
Resumo: Os atuais problemas ambientais causados pelos resíduos sólidos (RS) têm se tornado uma das principais preocupações ambientais em todo o mundo e são resultado da evolução tecnológica, da globalização e do consumismo. Estes problemas têm colocado em risco o equilíbrio natural e a existência das gerações futuras. No Brasil, visando amenizar os impactos ambientais provocados pela falta da gestão dos RS o Governo Federal aprovou em 2010 a Lei nº 12.305 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A PNRS estabelece princípios, objetivos, instrumentos – inclusive instrumentos econômicos aplicáveis – e diretrizes para a gestão integrada e gerenciamento dos resíduos sólidos indicando as responsabilidades dos geradores, do poder público e dos consumidores. Define, ainda, princípios importantes, como o da prevenção e precaução, do poluidor-pagador, da eco eficiência, da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, do reconhecimento do resíduo como bem econômico e de valor social, do direito à informação e ao controle social, entre outros (Lei n. 12.305, 2010). Conforme Sousa et al. (2016) apesar da implementação desta Lei muitas cidades ainda encontram dificuldades na realização dos gerenciamentos dos resíduos sólidos, sendo necessário o desenvolvimento de práticas de educação ambiental, como meio para a sensibilização e conscientização quanto à importância da gestão dos resíduos sólidos. Esta proposta se fortalece em ambientes educacionais como os das universidades por ser um espaço promissor para a formação de cidadãos conscientes e capazes de participar da construção de uma "sociedade sustentável", por meio do desenvolvimento de projetos que contemplem a formação de uma consciência ecológica, baseados em valores éticos, atitudes e comportamentos nos níveis individual e coletivo, focados na melhoria da qualidade de vida. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção dos discentes do Centro de Ciência Agrárias (CCA) do Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos.
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