As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Jardicinária Teixeira.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9231
Resumo: Este trabalho aborda a possibilidade do uso de mídias como reflexão metodológica para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Consideramos, para tanto, os dados sobre avaliações nacionais no ensino de língua portuguesa como norteadoras da percepção de que essas aulas estão defasadas. Avaliamos também o fomento do governo federal para programas de inclusão digital (TV Escola, DVD Escola, ProInfo, PBLE e PROUCA). Observamos ainda os aspectos da formação do professor sobre o uso dessas novas tecnologias. A partir disso consideramos um descompasso entre a proposta desses programas de inclusão digital, a formação do professor na área e a formação dos seus alunos (nativos digitais), o que pode ocasionar conflitos entre as partes, para o que, propomos algumas aplicações metodológicas. A pesquisa realizou-se com base em um estudo bibliográfico no qual buscamos destacar autores como: Castells (1999), Fidalgo et al (2009), Kenski (2007), Lima (2012), Tajra (2012), entre outros.
id UFCG_8916f5ac63b9f80474232dd71c531a85
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9231
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa.Information and communication technologies (ICTs) and practices teaching: methodological reflections on language teaching and learning Portuguese.Ensino de língua portuguesaFormação do professorTecnologias de Informação e comunicação(TICs)Portuguese language teachingTeacher trainingInformation and Communication Technologies (ICTs)Letras - Língua Portuguesa.Este trabalho aborda a possibilidade do uso de mídias como reflexão metodológica para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Consideramos, para tanto, os dados sobre avaliações nacionais no ensino de língua portuguesa como norteadoras da percepção de que essas aulas estão defasadas. Avaliamos também o fomento do governo federal para programas de inclusão digital (TV Escola, DVD Escola, ProInfo, PBLE e PROUCA). Observamos ainda os aspectos da formação do professor sobre o uso dessas novas tecnologias. A partir disso consideramos um descompasso entre a proposta desses programas de inclusão digital, a formação do professor na área e a formação dos seus alunos (nativos digitais), o que pode ocasionar conflitos entre as partes, para o que, propomos algumas aplicações metodológicas. A pesquisa realizou-se com base em um estudo bibliográfico no qual buscamos destacar autores como: Castells (1999), Fidalgo et al (2009), Kenski (2007), Lima (2012), Tajra (2012), entre outros.This paper discusses the possibility of using media as a methodological reflection to the teaching and learning of Portuguese. We consider, therefore, the data on national assessments in the teaching of Portuguese as guiding the perception that these lessons are outdated. We also evaluated the federal government promotion for digital inclusion programs (TV Escola, DVD Escola, ProInfo, PBLE and PROUCA). In addition, we also observed aspects of teacher training on the use of these new technologies. From this, we consider a mismatch between the proposal of these digital inclusion programs, the teacher training in the field and the training of their students (digital natives), which can cause conflicts among the parties, to which, we propose some methodological applications. The research was carried out based on a literature study in which we point out authors as: Castells (1999), Fidalgo et al (2009), Kenski (2007), Lima (2012), Tajra (2012), among others.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Jorgevaldo de Souza.SILVA, J. S.http://lattes.cnpq.br/4839768107713545PEREIRA, Hérica Paiva.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.SOARES, Jardicinária Teixeira.2015-03-172019-11-18T11:17:18Z2019-11-182019-11-18T11:17:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9231SOARES, Jardicinária Teixeira. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-24T13:36:48Zoai:localhost:riufcg/9231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-24T13:36:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
Information and communication technologies (ICTs) and practices teaching: methodological reflections on language teaching and learning Portuguese.
title As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
spellingShingle As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
SOARES, Jardicinária Teixeira.
Ensino de língua portuguesa
Formação do professor
Tecnologias de Informação e comunicação(TICs)
Portuguese language teaching
Teacher training
Information and Communication Technologies (ICTs)
Letras - Língua Portuguesa.
title_short As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
title_full As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
title_fullStr As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
title_full_unstemmed As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
title_sort As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
author SOARES, Jardicinária Teixeira.
author_facet SOARES, Jardicinária Teixeira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Jorgevaldo de Souza.
SILVA, J. S.
http://lattes.cnpq.br/4839768107713545
PEREIRA, Hérica Paiva.
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Jardicinária Teixeira.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa
Formação do professor
Tecnologias de Informação e comunicação(TICs)
Portuguese language teaching
Teacher training
Information and Communication Technologies (ICTs)
Letras - Língua Portuguesa.
topic Ensino de língua portuguesa
Formação do professor
Tecnologias de Informação e comunicação(TICs)
Portuguese language teaching
Teacher training
Information and Communication Technologies (ICTs)
Letras - Língua Portuguesa.
description Este trabalho aborda a possibilidade do uso de mídias como reflexão metodológica para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Consideramos, para tanto, os dados sobre avaliações nacionais no ensino de língua portuguesa como norteadoras da percepção de que essas aulas estão defasadas. Avaliamos também o fomento do governo federal para programas de inclusão digital (TV Escola, DVD Escola, ProInfo, PBLE e PROUCA). Observamos ainda os aspectos da formação do professor sobre o uso dessas novas tecnologias. A partir disso consideramos um descompasso entre a proposta desses programas de inclusão digital, a formação do professor na área e a formação dos seus alunos (nativos digitais), o que pode ocasionar conflitos entre as partes, para o que, propomos algumas aplicações metodológicas. A pesquisa realizou-se com base em um estudo bibliográfico no qual buscamos destacar autores como: Castells (1999), Fidalgo et al (2009), Kenski (2007), Lima (2012), Tajra (2012), entre outros.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-17
2019-11-18T11:17:18Z
2019-11-18
2019-11-18T11:17:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9231
SOARES, Jardicinária Teixeira. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9231
identifier_str_mv SOARES, Jardicinária Teixeira. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744413311631360