As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9231 |
Resumo: | Este trabalho aborda a possibilidade do uso de mídias como reflexão metodológica para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Consideramos, para tanto, os dados sobre avaliações nacionais no ensino de língua portuguesa como norteadoras da percepção de que essas aulas estão defasadas. Avaliamos também o fomento do governo federal para programas de inclusão digital (TV Escola, DVD Escola, ProInfo, PBLE e PROUCA). Observamos ainda os aspectos da formação do professor sobre o uso dessas novas tecnologias. A partir disso consideramos um descompasso entre a proposta desses programas de inclusão digital, a formação do professor na área e a formação dos seus alunos (nativos digitais), o que pode ocasionar conflitos entre as partes, para o que, propomos algumas aplicações metodológicas. A pesquisa realizou-se com base em um estudo bibliográfico no qual buscamos destacar autores como: Castells (1999), Fidalgo et al (2009), Kenski (2007), Lima (2012), Tajra (2012), entre outros. |
id |
UFCG_8916f5ac63b9f80474232dd71c531a85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9231 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa.Information and communication technologies (ICTs) and practices teaching: methodological reflections on language teaching and learning Portuguese.Ensino de língua portuguesaFormação do professorTecnologias de Informação e comunicação(TICs)Portuguese language teachingTeacher trainingInformation and Communication Technologies (ICTs)Letras - Língua Portuguesa.Este trabalho aborda a possibilidade do uso de mídias como reflexão metodológica para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Consideramos, para tanto, os dados sobre avaliações nacionais no ensino de língua portuguesa como norteadoras da percepção de que essas aulas estão defasadas. Avaliamos também o fomento do governo federal para programas de inclusão digital (TV Escola, DVD Escola, ProInfo, PBLE e PROUCA). Observamos ainda os aspectos da formação do professor sobre o uso dessas novas tecnologias. A partir disso consideramos um descompasso entre a proposta desses programas de inclusão digital, a formação do professor na área e a formação dos seus alunos (nativos digitais), o que pode ocasionar conflitos entre as partes, para o que, propomos algumas aplicações metodológicas. A pesquisa realizou-se com base em um estudo bibliográfico no qual buscamos destacar autores como: Castells (1999), Fidalgo et al (2009), Kenski (2007), Lima (2012), Tajra (2012), entre outros.This paper discusses the possibility of using media as a methodological reflection to the teaching and learning of Portuguese. We consider, therefore, the data on national assessments in the teaching of Portuguese as guiding the perception that these lessons are outdated. We also evaluated the federal government promotion for digital inclusion programs (TV Escola, DVD Escola, ProInfo, PBLE and PROUCA). In addition, we also observed aspects of teacher training on the use of these new technologies. From this, we consider a mismatch between the proposal of these digital inclusion programs, the teacher training in the field and the training of their students (digital natives), which can cause conflicts among the parties, to which, we propose some methodological applications. The research was carried out based on a literature study in which we point out authors as: Castells (1999), Fidalgo et al (2009), Kenski (2007), Lima (2012), Tajra (2012), among others.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Jorgevaldo de Souza.SILVA, J. S.http://lattes.cnpq.br/4839768107713545PEREIRA, Hérica Paiva.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.SOARES, Jardicinária Teixeira.2015-03-172019-11-18T11:17:18Z2019-11-182019-11-18T11:17:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9231SOARES, Jardicinária Teixeira. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-24T13:36:48Zoai:localhost:riufcg/9231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-24T13:36:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Information and communication technologies (ICTs) and practices teaching: methodological reflections on language teaching and learning Portuguese. |
title |
As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. |
spellingShingle |
As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. SOARES, Jardicinária Teixeira. Ensino de língua portuguesa Formação do professor Tecnologias de Informação e comunicação(TICs) Portuguese language teaching Teacher training Information and Communication Technologies (ICTs) Letras - Língua Portuguesa. |
title_short |
As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. |
title_full |
As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. |
title_fullStr |
As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. |
title_full_unstemmed |
As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. |
title_sort |
As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. |
author |
SOARES, Jardicinária Teixeira. |
author_facet |
SOARES, Jardicinária Teixeira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Jorgevaldo de Souza. SILVA, J. S. http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 PEREIRA, Hérica Paiva. LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOARES, Jardicinária Teixeira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa Formação do professor Tecnologias de Informação e comunicação(TICs) Portuguese language teaching Teacher training Information and Communication Technologies (ICTs) Letras - Língua Portuguesa. |
topic |
Ensino de língua portuguesa Formação do professor Tecnologias de Informação e comunicação(TICs) Portuguese language teaching Teacher training Information and Communication Technologies (ICTs) Letras - Língua Portuguesa. |
description |
Este trabalho aborda a possibilidade do uso de mídias como reflexão metodológica para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Consideramos, para tanto, os dados sobre avaliações nacionais no ensino de língua portuguesa como norteadoras da percepção de que essas aulas estão defasadas. Avaliamos também o fomento do governo federal para programas de inclusão digital (TV Escola, DVD Escola, ProInfo, PBLE e PROUCA). Observamos ainda os aspectos da formação do professor sobre o uso dessas novas tecnologias. A partir disso consideramos um descompasso entre a proposta desses programas de inclusão digital, a formação do professor na área e a formação dos seus alunos (nativos digitais), o que pode ocasionar conflitos entre as partes, para o que, propomos algumas aplicações metodológicas. A pesquisa realizou-se com base em um estudo bibliográfico no qual buscamos destacar autores como: Castells (1999), Fidalgo et al (2009), Kenski (2007), Lima (2012), Tajra (2012), entre outros. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-17 2019-11-18T11:17:18Z 2019-11-18 2019-11-18T11:17:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9231 SOARES, Jardicinária Teixeira. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9231 |
identifier_str_mv |
SOARES, Jardicinária Teixeira. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) e as práticas pedagógicas: reflexões metodológicas para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744413311631360 |