Personalização de playlists e retenção de usuários no spotify.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Virginia Castro de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32470
Resumo: Este resumo buscou analisar de que personalização de playlists influência na retenção de usuários do aplicativo spotify. A partir da teoria dos usos e gratificações, adaptada a partir do modelo de Mantymaki e Islam (2015), foi desenvolvido um modelo a ser testado com modelagem de equações estruturais (SEM) com o uso de software smartPLS 4. Assim, foram aplicados questionários de forma online com uma amostra de 698 respondentes. A análise dos resultados evidencia que os consumidores experimentam um senso de diversão, prazer e satisfação ao utilizar o aplicativo de streaming spotify para consumir música. Além disso, a conveniência de poder desfrutar de música em qualquer lugar demonstra que os usuários do serviço de streaming se sentem mais libertos, especialmente por eliminar a necessidade de armazenar e baixar músicas localmente. Nesse contexto, a plataforma cria uma experiência personalizada e envolvente, que fortalece o vinculo emocional dos usuários com o serviço e incentiva sua fidelidade ao longo do tempo.
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spelling Personalização de playlists e retenção de usuários no spotify.Playlist customization and user retention on Spotify.Personalización de listas de reproducción y retención de usuarios en Spotify.Personalização de playlistsExperiência do usuárioSpotifyTeoria dos usos e gratificaçõesPlaylist customizationUser experienceUses and gratifications theoryPersonalización de la lista de reproducciónTeoría de usos y gratificacionesAdministraçãoEste resumo buscou analisar de que personalização de playlists influência na retenção de usuários do aplicativo spotify. A partir da teoria dos usos e gratificações, adaptada a partir do modelo de Mantymaki e Islam (2015), foi desenvolvido um modelo a ser testado com modelagem de equações estruturais (SEM) com o uso de software smartPLS 4. Assim, foram aplicados questionários de forma online com uma amostra de 698 respondentes. A análise dos resultados evidencia que os consumidores experimentam um senso de diversão, prazer e satisfação ao utilizar o aplicativo de streaming spotify para consumir música. Além disso, a conveniência de poder desfrutar de música em qualquer lugar demonstra que os usuários do serviço de streaming se sentem mais libertos, especialmente por eliminar a necessidade de armazenar e baixar músicas localmente. Nesse contexto, a plataforma cria uma experiência personalizada e envolvente, que fortalece o vinculo emocional dos usuários com o serviço e incentiva sua fidelidade ao longo do tempo.This summary sought to analyze how playlist customization influences user retention of the Spotify application. Based on the uses and gratifications theory, adapted from the model by Mantymaki and Islam (2015), a model was developed to be tested with structural equation modeling (SEM) using smartPLS 4 software. online with a sample of 698 respondents. Analysis of the results shows that consumers experience a sense of fun, pleasure and satisfaction when using the Spotify streaming application to consume music. Furthermore, the convenience of being able to enjoy music anywhere shows that users of the streaming service feel more liberated, especially as it eliminates the need to store and download music locally. In this context, the platform creates a personalized and engaging experience, which strengthens users' emotional bond with the service and encourages their loyalty over time.Este resumen buscó analizar cómo la personalización de las listas de reproducción influye en la retención de usuarios de la aplicación Spotify. Con base en la teoría de usos y gratificaciones, adaptada del modelo de Mantymaki e Islam (2015), se desarrolló un modelo para ser probado con modelado de ecuaciones estructurales (SEM) utilizando el software smartPLS 4 en línea con una muestra de 698 encuestados. El análisis de los resultados muestra que los consumidores experimentan una sensación de diversión, placer y satisfacción al utilizar la aplicación de streaming Spotify para consumir música. Además, la comodidad de poder disfrutar de la música en cualquier lugar muestra que los usuarios del servicio de streaming se sienten más liberados, especialmente porque elimina la necesidad de almacenar y descargar música localmente. En este contexto, la plataforma crea una experiencia personalizada y atractiva, que fortalece el vínculo emocional de los usuarios con el servicio y fomenta su fidelidad en el tiempo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCOSTA, Laura Maria Aguiar.AGUIAR-COSTA, L. M.COSTA, L. M. A.GUIAR-COSTA, Laura Maria.CV: http://lattes.cnpq.br/8428274442746552FREITAS, Virginia Castro de.20232023-10-30T14:18:10Z2023-10-302023-10-30T14:18:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32470FREITAS, Virginia Castro de. Personalização de playlists e retenção de usuários no spotify. 2023. 31 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32470porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-10-30T14:26:21Zoai:localhost:riufcg/32470Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-10-30T14:26:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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