Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Carolina Dantas de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barbosa, Renata Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signos do Consumo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150052
Resumo: This article intends to discuss how musical streaming platforms can contribute to the users’ taste by suggesting playlists. For this, Spotify is taken as a reference. By the application of questionnaires, it was noticed that there is an idiosyncratic perception between the music consumption, the solicitation of suggestions from other people and the acceptance of playlists indicated by the platform by the users.
id USP-63_0ecd338fe893940c4ead7ffcf970ff96
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/150052
network_acronym_str USP-63
network_name_str Signos do Consumo
repository_id_str
spelling Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataformaSpotify y la construcción del gusto: un breve análisis sobre el ofrecimiento de playlists por la plataformaSpotify and taste construction: a brief analysis on the offer of playlists by the platformAlgorithmTastePlaylistSpotifyUserAlgoritmoGustoPlaylistSpotifyUsuarioAlgoritmoGostoPlaylistSpotifyUsuárioThis article intends to discuss how musical streaming platforms can contribute to the users’ taste by suggesting playlists. For this, Spotify is taken as a reference. By the application of questionnaires, it was noticed that there is an idiosyncratic perception between the music consumption, the solicitation of suggestions from other people and the acceptance of playlists indicated by the platform by the users.Este artículo pretende discutir cómo las plataformas de streaming musical pueden contribuir al gusto de los usuarios a partir de una sugerencia de listas de reproducción. Para ello, se toma el Spotify como referencia. Por medio de la aplicación de un cuestionario, se observó que hay una percepción idiosincrática entre el consumo de música, la solicitud de sugerencias de otras personas y la aceptación de playlists indicadas por la plataforma mediante los usuarios.Este artigo pretende discutir como plataformas de streaming musical podem contribuir com o gosto dos usuários a partir da sugestão de playlists. Para isso, toma-se o Spotify como referência. Por meio da aplicação de questionários, percebeu-se que há uma percepção idiossincrática entre o consumo de música, a solicitação de sugestões de outras pessoas e a aceitação das playlists indicadas pela plataforma por parte dos usuários.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresTextoapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/15005210.11606/issn.1984-5057.v11i2p28-39Signos do Consumo; v. 11 n. 2 (2019): Signos do consumo em suas publicizações; 28-391984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150052/154763Copyright (c) 2019 Carolina Dantas de Figueiredo, Renata Regina Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Carolina Dantas deBarbosa, Renata Regina2019-08-09T17:35:18Zoai:revistas.usp.br:article/150052Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2019-08-09T17:35:18Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma
Spotify y la construcción del gusto: un breve análisis sobre el ofrecimiento de playlists por la plataforma
Spotify and taste construction: a brief analysis on the offer of playlists by the platform
title Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma
spellingShingle Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma
Figueiredo, Carolina Dantas de
Algorithm
Taste
Playlist
Spotify
User
Algoritmo
Gusto
Playlist
Spotify
Usuario
Algoritmo
Gosto
Playlist
Spotify
Usuário
title_short Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma
title_full Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma
title_fullStr Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma
title_full_unstemmed Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma
title_sort Spotify e construção do gosto: uma breve análise sobre a oferta de playlists pela plataforma
author Figueiredo, Carolina Dantas de
author_facet Figueiredo, Carolina Dantas de
Barbosa, Renata Regina
author_role author
author2 Barbosa, Renata Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Carolina Dantas de
Barbosa, Renata Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Algorithm
Taste
Playlist
Spotify
User
Algoritmo
Gusto
Playlist
Spotify
Usuario
Algoritmo
Gosto
Playlist
Spotify
Usuário
topic Algorithm
Taste
Playlist
Spotify
User
Algoritmo
Gusto
Playlist
Spotify
Usuario
Algoritmo
Gosto
Playlist
Spotify
Usuário
description This article intends to discuss how musical streaming platforms can contribute to the users’ taste by suggesting playlists. For this, Spotify is taken as a reference. By the application of questionnaires, it was noticed that there is an idiosyncratic perception between the music consumption, the solicitation of suggestions from other people and the acceptance of playlists indicated by the platform by the users.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150052
10.11606/issn.1984-5057.v11i2p28-39
url https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150052
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-5057.v11i2p28-39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150052/154763
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Carolina Dantas de Figueiredo, Renata Regina Barbosa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Carolina Dantas de Figueiredo, Renata Regina Barbosa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Signos do Consumo; v. 11 n. 2 (2019): Signos do consumo em suas publicizações; 28-39
1984-5057
reponame:Signos do Consumo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Signos do Consumo
collection Signos do Consumo
repository.name.fl_str_mv Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br
_version_ 1797068856341037056