Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIANA, Cícera Amanda Pereira.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27755
Resumo: O presente trabalho tem como tema: Autoestima e Relação Professor-alunos: Influências para Aprendizagem Escolar. Tendo como objetivo geral: Analisar situações causadoras de bem- estar, vivenciadas em sala de aula, que originam a autoestima do/a aluno/a e a contribuição para a aprendizagem escolar, segundo professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nos objetivos específicos: Compreender como as relações entre professores/as e alunos/as acontecem no âmbito escolar e as contribuições para a construção da autoestima na criança; descrever como essas contribuições são consideradas relevantes para o processo ensino e aprendizagem e discutir a relevância da autoestima da criança, a partir da perspectiva de professores/as. O trabalho foi produzido mediante as ideias dos seguintes autores: Dantas (1992), Galvão (1995), Moysés (2001), Miranda (2003), Hidalgo (2004), Palacios (2004), Antunes (2012), dentre outros. Essa pesquisa é de abordagem qualitativa, a qual utilizamos a técnica de entrevistas não estruturada com professoras do 1º, 2º e 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Na análise de dados, compreendemos a relevância das relações entre professor-alunos no desenvolvimento da criança em sala de aula, proporcionando fatores causadores de bem-estar que beneficiam de forma significativa a construção da autoestima do aluno, consequentemente a sua aprendizagem escolar. Por fim, observamos que o âmbito escolar se torna um espaço de interações entre professores e alunos, gerando inúmeros fatores influenciadores para a construção da autoestima dos alunos, a partir da motivação e melhorias em seus desempenhos escolares durante o processo de ensino- aprendizagem.
id UFCG_8b67cea8175d9f3bf726634cc00c166d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27755
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar.Self-esteem and teacher-student relationship: influences for school learning.Relações escolaresProfessor-alunoAprendizagemRelações interpessoaisAutoestimaSala de aulaSchool relationsTeacher StudentLearningInterpersonal relationshipsSelf esteemClassroomEducação.O presente trabalho tem como tema: Autoestima e Relação Professor-alunos: Influências para Aprendizagem Escolar. Tendo como objetivo geral: Analisar situações causadoras de bem- estar, vivenciadas em sala de aula, que originam a autoestima do/a aluno/a e a contribuição para a aprendizagem escolar, segundo professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nos objetivos específicos: Compreender como as relações entre professores/as e alunos/as acontecem no âmbito escolar e as contribuições para a construção da autoestima na criança; descrever como essas contribuições são consideradas relevantes para o processo ensino e aprendizagem e discutir a relevância da autoestima da criança, a partir da perspectiva de professores/as. O trabalho foi produzido mediante as ideias dos seguintes autores: Dantas (1992), Galvão (1995), Moysés (2001), Miranda (2003), Hidalgo (2004), Palacios (2004), Antunes (2012), dentre outros. Essa pesquisa é de abordagem qualitativa, a qual utilizamos a técnica de entrevistas não estruturada com professoras do 1º, 2º e 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Na análise de dados, compreendemos a relevância das relações entre professor-alunos no desenvolvimento da criança em sala de aula, proporcionando fatores causadores de bem-estar que beneficiam de forma significativa a construção da autoestima do aluno, consequentemente a sua aprendizagem escolar. Por fim, observamos que o âmbito escolar se torna um espaço de interações entre professores e alunos, gerando inúmeros fatores influenciadores para a construção da autoestima dos alunos, a partir da motivação e melhorias em seus desempenhos escolares durante o processo de ensino- aprendizagem.This present work has as theme: Self-esteem and Teacher-students Relation: Influences to the School Learning. Has as general objective: Analyze causing situations of well-being, experienced in classroom, who origins the self-esteem of the student and the contribution to the school learning, according to Early Years’ Elementary School teachers. In the specific objectives: Understand how the relations between teachers and students happen in the school’s environment and the contributions to the self-esteem’s construction in the child; describe how these contributions are considered relevant to the teaching and learning process and discuss child’s self-esteem relevance, from the perspective of the teachers. This work was produced through the ideas of the following authors: Dantas (1992), Galvão (1995), Moysés (2001), Miranda (2003), Hidalgo (2004), Palacios (2004), Antunes (2012), and many others. This research has a qualitative approach, which we used the unstructured interviews technique with 1st, 2nd and 3rd grade Early Years’ Elementary School teachers. In data analysis, we understand the relevance between teacher-students’ relations in the develop of the child in classroom, providing well-being causing factors that benefits in a significant way the construction of student’s self-esteem, consequently his school learning. Finally, we observe that the school environment become a space of interactions between teachers and students, generating numerous influencing factors to the students’ self-esteem construction, through motivation and improvements in their school performances during the teaching-learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501ARAÚJO, Edinaura Almeida de.MACHADO, Viviane Guidotti.VIANA, Cícera Amanda Pereira.2022-03-252022-11-08T11:49:18Z2022-11-082022-11-08T11:49:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27755VIANA, Cicera Amanda Pereira. Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar. 2022. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T18:58:29Zoai:localhost:riufcg/27755Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T18:58:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar.
Self-esteem and teacher-student relationship: influences for school learning.
title Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar.
spellingShingle Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar.
VIANA, Cícera Amanda Pereira.
Relações escolares
Professor-aluno
Aprendizagem
Relações interpessoais
Autoestima
Sala de aula
School relations
Teacher Student
Learning
Interpersonal relationships
Self esteem
Classroom
Educação.
title_short Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar.
title_full Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar.
title_fullStr Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar.
title_full_unstemmed Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar.
title_sort Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar.
author VIANA, Cícera Amanda Pereira.
author_facet VIANA, Cícera Amanda Pereira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.author.fl_str_mv VIANA, Cícera Amanda Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Relações escolares
Professor-aluno
Aprendizagem
Relações interpessoais
Autoestima
Sala de aula
School relations
Teacher Student
Learning
Interpersonal relationships
Self esteem
Classroom
Educação.
topic Relações escolares
Professor-aluno
Aprendizagem
Relações interpessoais
Autoestima
Sala de aula
School relations
Teacher Student
Learning
Interpersonal relationships
Self esteem
Classroom
Educação.
description O presente trabalho tem como tema: Autoestima e Relação Professor-alunos: Influências para Aprendizagem Escolar. Tendo como objetivo geral: Analisar situações causadoras de bem- estar, vivenciadas em sala de aula, que originam a autoestima do/a aluno/a e a contribuição para a aprendizagem escolar, segundo professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nos objetivos específicos: Compreender como as relações entre professores/as e alunos/as acontecem no âmbito escolar e as contribuições para a construção da autoestima na criança; descrever como essas contribuições são consideradas relevantes para o processo ensino e aprendizagem e discutir a relevância da autoestima da criança, a partir da perspectiva de professores/as. O trabalho foi produzido mediante as ideias dos seguintes autores: Dantas (1992), Galvão (1995), Moysés (2001), Miranda (2003), Hidalgo (2004), Palacios (2004), Antunes (2012), dentre outros. Essa pesquisa é de abordagem qualitativa, a qual utilizamos a técnica de entrevistas não estruturada com professoras do 1º, 2º e 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Na análise de dados, compreendemos a relevância das relações entre professor-alunos no desenvolvimento da criança em sala de aula, proporcionando fatores causadores de bem-estar que beneficiam de forma significativa a construção da autoestima do aluno, consequentemente a sua aprendizagem escolar. Por fim, observamos que o âmbito escolar se torna um espaço de interações entre professores e alunos, gerando inúmeros fatores influenciadores para a construção da autoestima dos alunos, a partir da motivação e melhorias em seus desempenhos escolares durante o processo de ensino- aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-25
2022-11-08T11:49:18Z
2022-11-08
2022-11-08T11:49:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27755
VIANA, Cicera Amanda Pereira. Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar. 2022. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27755
identifier_str_mv VIANA, Cicera Amanda Pereira. Autoestima e relação professor-alunos: influências para a aprendizagem escolar. 2022. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744559919333376