Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16947 |
Resumo: | El objetivo de la investigación fue determinar la relación que existe entre la autoestima y la agresividad de los estudiantes del sexto grado de educación primaria de una institución educativa estatal de Puerto Maldonado, Perú. El enfoque fue cuantitativo, el diseño no experimental y el nivel correlacional. Los instrumentos de recolección de datos fueron el Test de Autoestima para Escolares y el Cuestionario de Agresión. Los resultados señalan que existe una relación moderada, inversa y significativa entre la autoestima y la agresividad de los estudiantes ya que el coeficiente de correlación rho de Spearman fue de -0,423 con un p-valor menor que el nivel de significancia (p<0,05). |
id |
UFS-3_1b75f83d9d48efeda6141cd48b7504e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16947 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, PeruAutoestima y agresividad en estudiantes de una institución educativa estatal de Puerto Maldonado, PerúSelf-esteem and aggressiveness in students of a state educational institution in Puerto Maldonado, PeruAggressionInterpersonal relationshipsPrimary educationSelf-esteemAgresividadAutoestimaEducación primariaRelaciones interpersonalesAgressãoAutoestimaEducação primáriaRelações interpessoaisEl objetivo de la investigación fue determinar la relación que existe entre la autoestima y la agresividad de los estudiantes del sexto grado de educación primaria de una institución educativa estatal de Puerto Maldonado, Perú. El enfoque fue cuantitativo, el diseño no experimental y el nivel correlacional. Los instrumentos de recolección de datos fueron el Test de Autoestima para Escolares y el Cuestionario de Agresión. Los resultados señalan que existe una relación moderada, inversa y significativa entre la autoestima y la agresividad de los estudiantes ya que el coeficiente de correlación rho de Spearman fue de -0,423 con un p-valor menor que el nivel de significancia (p<0,05).The objective of the research was to determine the relationship between self-esteem and aggressiveness of students in the sixth grade of primary education of a state educational institution in Puerto Maldonado, Peru. The approach was quantitative, non-experimental design and correlational level. The data collection instruments were the Self-Esteem Test for Schoolchildren and the Aggression Questionnaire. The results indicate that there is a moderate, inverse and significant relationship between student self-esteem and aggressiveness since Spearman's rho correlation coefficient was -0.423 with a p-value lower than the significance level (p<0, 05).O objetivo da pesquisa foi determinar a relação entre autoestima e agressividade em alunos da sexta série do ensino fundamental de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru. A abordagem foi quantitativa, delineamento não experimental e nível correlacional. Os instrumentos de coleta de dados foram o Teste de Autoestima para Escolares e o Questionário de Agressão. Os resultados indicam que existe uma relação moderada, inversa e significativa entre a autoestima e a agressividade dos alunos, visto que o coeficiente de correlação rho de Spearman foi de -0,423 com valor de p inferior ao nível de significância (p<0,05).Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1694710.20952/revtee.v15i34.16947Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16947Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16947Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16947Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e169472358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSspahttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16947/12590https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16947/13947Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHurtado Barazorda, KarinaEstrada Araoz, Edwin GustavoGallegos Ramos, Néstor Antonio2023-06-05T19:45:57Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16947Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-05T19:45:57Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru Autoestima y agresividad en estudiantes de una institución educativa estatal de Puerto Maldonado, Perú Self-esteem and aggressiveness in students of a state educational institution in Puerto Maldonado, Peru |
title |
Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru |
spellingShingle |
Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru Hurtado Barazorda, Karina Aggression Interpersonal relationships Primary education Self-esteem Agresividad Autoestima Educación primaria Relaciones interpersonales Agressão Autoestima Educação primária Relações interpessoais |
title_short |
Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru |
title_full |
Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru |
title_fullStr |
Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru |
title_full_unstemmed |
Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru |
title_sort |
Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru |
author |
Hurtado Barazorda, Karina |
author_facet |
Hurtado Barazorda, Karina Estrada Araoz, Edwin Gustavo Gallegos Ramos, Néstor Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Estrada Araoz, Edwin Gustavo Gallegos Ramos, Néstor Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hurtado Barazorda, Karina Estrada Araoz, Edwin Gustavo Gallegos Ramos, Néstor Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aggression Interpersonal relationships Primary education Self-esteem Agresividad Autoestima Educación primaria Relaciones interpersonales Agressão Autoestima Educação primária Relações interpessoais |
topic |
Aggression Interpersonal relationships Primary education Self-esteem Agresividad Autoestima Educación primaria Relaciones interpersonales Agressão Autoestima Educação primária Relações interpessoais |
description |
El objetivo de la investigación fue determinar la relación que existe entre la autoestima y la agresividad de los estudiantes del sexto grado de educación primaria de una institución educativa estatal de Puerto Maldonado, Perú. El enfoque fue cuantitativo, el diseño no experimental y el nivel correlacional. Los instrumentos de recolección de datos fueron el Test de Autoestima para Escolares y el Cuestionario de Agresión. Los resultados señalan que existe una relación moderada, inversa y significativa entre la autoestima y la agresividad de los estudiantes ya que el coeficiente de correlación rho de Spearman fue de -0,423 con un p-valor menor que el nivel de significancia (p<0,05). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16947 10.20952/revtee.v15i34.16947 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16947 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v15i34.16947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16947/12590 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16947/13947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16947 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16947 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16947 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e16947 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875184718512128 |