Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hurtado Barazorda, Karina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Estrada Araoz, Edwin Gustavo, Gallegos Ramos, Néstor Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16947
Resumo: El objetivo de la investigación fue determinar la relación que existe entre la autoestima y la agresividad de los estudiantes del sexto grado de educación primaria de una institución educativa estatal de Puerto Maldonado, Perú. El enfoque fue cuantitativo, el diseño no experimental y el nivel correlacional. Los instrumentos de recolección de datos fueron el Test de Autoestima para Escolares y el Cuestionario de Agresión. Los resultados señalan que existe una relación moderada, inversa y significativa entre la autoestima y la agresividad de los estudiantes ya que el coeficiente de correlación rho de Spearman fue de -0,423 con un p-valor menor que el nivel de significancia (p<0,05).
id UFS-3_1b75f83d9d48efeda6141cd48b7504e7
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16947
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, PeruAutoestima y agresividad en estudiantes de una institución educativa estatal de Puerto Maldonado, PerúSelf-esteem and aggressiveness in students of a state educational institution in Puerto Maldonado, PeruAggressionInterpersonal relationshipsPrimary educationSelf-esteemAgresividadAutoestimaEducación primariaRelaciones interpersonalesAgressãoAutoestimaEducação primáriaRelações interpessoaisEl objetivo de la investigación fue determinar la relación que existe entre la autoestima y la agresividad de los estudiantes del sexto grado de educación primaria de una institución educativa estatal de Puerto Maldonado, Perú. El enfoque fue cuantitativo, el diseño no experimental y el nivel correlacional. Los instrumentos de recolección de datos fueron el Test de Autoestima para Escolares y el Cuestionario de Agresión. Los resultados señalan que existe una relación moderada, inversa y significativa entre la autoestima y la agresividad de los estudiantes ya que el coeficiente de correlación rho de Spearman fue de -0,423 con un p-valor menor que el nivel de significancia (p<0,05).The objective of the research was to determine the relationship between self-esteem and aggressiveness of students in the sixth grade of primary education of a state educational institution in Puerto Maldonado, Peru. The approach was quantitative, non-experimental design and correlational level. The data collection instruments were the Self-Esteem Test for Schoolchildren and the Aggression Questionnaire. The results indicate that there is a moderate, inverse and significant relationship between student self-esteem and aggressiveness since Spearman's rho correlation coefficient was -0.423 with a p-value lower than the significance level (p<0, 05).O objetivo da pesquisa foi determinar a relação entre autoestima e agressividade em alunos da sexta série do ensino fundamental de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru. A abordagem foi quantitativa, delineamento não experimental e nível correlacional. Os instrumentos de coleta de dados foram o Teste de Autoestima para Escolares e o Questionário de Agressão. Os resultados indicam que existe uma relação moderada, inversa e significativa entre a autoestima e a agressividade dos alunos, visto que o coeficiente de correlação rho de Spearman foi de -0,423 com valor de p inferior ao nível de significância (p<0,05).Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1694710.20952/revtee.v15i34.16947Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16947Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16947Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16947Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e169472358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSspahttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16947/12590https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16947/13947Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHurtado Barazorda, KarinaEstrada Araoz, Edwin GustavoGallegos Ramos, Néstor Antonio2023-06-05T19:45:57Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16947Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-05T19:45:57Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru
Autoestima y agresividad en estudiantes de una institución educativa estatal de Puerto Maldonado, Perú
Self-esteem and aggressiveness in students of a state educational institution in Puerto Maldonado, Peru
title Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru
spellingShingle Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru
Hurtado Barazorda, Karina
Aggression
Interpersonal relationships
Primary education
Self-esteem
Agresividad
Autoestima
Educación primaria
Relaciones interpersonales
Agressão
Autoestima
Educação primária
Relações interpessoais
title_short Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru
title_full Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru
title_fullStr Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru
title_full_unstemmed Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru
title_sort Autoestima e agressividade em alunos de uma instituição de ensino estadual em Puerto Maldonado, Peru
author Hurtado Barazorda, Karina
author_facet Hurtado Barazorda, Karina
Estrada Araoz, Edwin Gustavo
Gallegos Ramos, Néstor Antonio
author_role author
author2 Estrada Araoz, Edwin Gustavo
Gallegos Ramos, Néstor Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hurtado Barazorda, Karina
Estrada Araoz, Edwin Gustavo
Gallegos Ramos, Néstor Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Aggression
Interpersonal relationships
Primary education
Self-esteem
Agresividad
Autoestima
Educación primaria
Relaciones interpersonales
Agressão
Autoestima
Educação primária
Relações interpessoais
topic Aggression
Interpersonal relationships
Primary education
Self-esteem
Agresividad
Autoestima
Educación primaria
Relaciones interpersonales
Agressão
Autoestima
Educação primária
Relações interpessoais
description El objetivo de la investigación fue determinar la relación que existe entre la autoestima y la agresividad de los estudiantes del sexto grado de educación primaria de una institución educativa estatal de Puerto Maldonado, Perú. El enfoque fue cuantitativo, el diseño no experimental y el nivel correlacional. Los instrumentos de recolección de datos fueron el Test de Autoestima para Escolares y el Cuestionario de Agresión. Los resultados señalan que existe una relación moderada, inversa y significativa entre la autoestima y la agresividad de los estudiantes ya que el coeficiente de correlación rho de Spearman fue de -0,423 con un p-valor menor que el nivel de significancia (p<0,05).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16947
10.20952/revtee.v15i34.16947
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16947
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.16947
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16947/12590
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16947/13947
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16947
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16947
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16947
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e16947
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184718512128