As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210 |
Resumo: | Na primeira metade do século XX a bailarina e coreógrafa María Fux desenvolveu um método que se dirige às crianças, adolescentes, adultos, idosos, e se aplica no campo da educação e da reabilitação com pessoas que têm dificuldades relacionais ou psíquicas, deficiências físicas ou sensoriais. Esse método - que recebeu o nome de dançaterapia - é um caminho de reapropriação da linguagem corporal por meio de estímulos criativos que favorecem a conjunção do movimento ao “sentir”. Partindo disso, esse trabalho tem por objetivo analisar como as práticas educativas do corpo dentro da dançaterapia podem possibilitar aos indivíduos outras experiências consigo desenvolvendo potencialidades do corpo. Para tanto, serão utilizadas como fontes as cartas que foram enviadas a María Fux – e mais tarde publicadas em um livro – nas quais estão relatos de experiências daqueles que tiveram contato com o método supramencionado. Para analisar tais relatos será utilizada a metodologia de análise do discurso, a partir de Michel Foucault (2014), e os principais conceitos que atravessam a escrita desse trabalho são corpo, práticas educativas, dança e experiência. |
id |
UFCG_8b96bfe7b9f57ea95e402e53d643087b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35210 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia.Dance educational practices and the awakening of the body's potential: reports of experiences with dance therapy.Dança e corpoPráticas educativas da dançaDança e educaçãoDançaterapiaLinguagem corporal - dançaMaria Fux - DançaterapiaAnálise do discurso - FoucaultCartas - análiseRelatos de experiência em cartas - DançaterapiaCarta como fonte históricaDance and bodyDance educational practicesDance and educationDance therapyBody language - danceMaria Fux - Dance TherapyDiscourse analysis - FoucaultLetters - analysisExperience reports in letters - DancetherapyLetter as a historical sourceHistória.Na primeira metade do século XX a bailarina e coreógrafa María Fux desenvolveu um método que se dirige às crianças, adolescentes, adultos, idosos, e se aplica no campo da educação e da reabilitação com pessoas que têm dificuldades relacionais ou psíquicas, deficiências físicas ou sensoriais. Esse método - que recebeu o nome de dançaterapia - é um caminho de reapropriação da linguagem corporal por meio de estímulos criativos que favorecem a conjunção do movimento ao “sentir”. Partindo disso, esse trabalho tem por objetivo analisar como as práticas educativas do corpo dentro da dançaterapia podem possibilitar aos indivíduos outras experiências consigo desenvolvendo potencialidades do corpo. Para tanto, serão utilizadas como fontes as cartas que foram enviadas a María Fux – e mais tarde publicadas em um livro – nas quais estão relatos de experiências daqueles que tiveram contato com o método supramencionado. Para analisar tais relatos será utilizada a metodologia de análise do discurso, a partir de Michel Foucault (2014), e os principais conceitos que atravessam a escrita desse trabalho são corpo, práticas educativas, dança e experiência.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-03-25T17:46:40Z2024-03-252024-03-25T17:46:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210DIAS, Eulina Souto. As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 528-537. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210porDIAS, Eulina Souto.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-25T17:47:06Zoai:localhost:riufcg/35210Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-25T17:47:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. Dance educational practices and the awakening of the body's potential: reports of experiences with dance therapy. |
title |
As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. |
spellingShingle |
As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. DIAS, Eulina Souto. Dança e corpo Práticas educativas da dança Dança e educação Dançaterapia Linguagem corporal - dança Maria Fux - Dançaterapia Análise do discurso - Foucault Cartas - análise Relatos de experiência em cartas - Dançaterapia Carta como fonte histórica Dance and body Dance educational practices Dance and education Dance therapy Body language - dance Maria Fux - Dance Therapy Discourse analysis - Foucault Letters - analysis Experience reports in letters - Dancetherapy Letter as a historical source História. |
title_short |
As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. |
title_full |
As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. |
title_fullStr |
As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. |
title_full_unstemmed |
As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. |
title_sort |
As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. |
author |
DIAS, Eulina Souto. |
author_facet |
DIAS, Eulina Souto. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DIAS, Eulina Souto. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança e corpo Práticas educativas da dança Dança e educação Dançaterapia Linguagem corporal - dança Maria Fux - Dançaterapia Análise do discurso - Foucault Cartas - análise Relatos de experiência em cartas - Dançaterapia Carta como fonte histórica Dance and body Dance educational practices Dance and education Dance therapy Body language - dance Maria Fux - Dance Therapy Discourse analysis - Foucault Letters - analysis Experience reports in letters - Dancetherapy Letter as a historical source História. |
topic |
Dança e corpo Práticas educativas da dança Dança e educação Dançaterapia Linguagem corporal - dança Maria Fux - Dançaterapia Análise do discurso - Foucault Cartas - análise Relatos de experiência em cartas - Dançaterapia Carta como fonte histórica Dance and body Dance educational practices Dance and education Dance therapy Body language - dance Maria Fux - Dance Therapy Discourse analysis - Foucault Letters - analysis Experience reports in letters - Dancetherapy Letter as a historical source História. |
description |
Na primeira metade do século XX a bailarina e coreógrafa María Fux desenvolveu um método que se dirige às crianças, adolescentes, adultos, idosos, e se aplica no campo da educação e da reabilitação com pessoas que têm dificuldades relacionais ou psíquicas, deficiências físicas ou sensoriais. Esse método - que recebeu o nome de dançaterapia - é um caminho de reapropriação da linguagem corporal por meio de estímulos criativos que favorecem a conjunção do movimento ao “sentir”. Partindo disso, esse trabalho tem por objetivo analisar como as práticas educativas do corpo dentro da dançaterapia podem possibilitar aos indivíduos outras experiências consigo desenvolvendo potencialidades do corpo. Para tanto, serão utilizadas como fontes as cartas que foram enviadas a María Fux – e mais tarde publicadas em um livro – nas quais estão relatos de experiências daqueles que tiveram contato com o método supramencionado. Para analisar tais relatos será utilizada a metodologia de análise do discurso, a partir de Michel Foucault (2014), e os principais conceitos que atravessam a escrita desse trabalho são corpo, práticas educativas, dança e experiência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2024-03-25T17:46:40Z 2024-03-25 2024-03-25T17:46:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210 DIAS, Eulina Souto. As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 528-537. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210 |
identifier_str_mv |
DIAS, Eulina Souto. As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 528-537. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744618319773696 |