As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Eulina Souto.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210
Resumo: Na primeira metade do século XX a bailarina e coreógrafa María Fux desenvolveu um método que se dirige às crianças, adolescentes, adultos, idosos, e se aplica no campo da educação e da reabilitação com pessoas que têm dificuldades relacionais ou psíquicas, deficiências físicas ou sensoriais. Esse método - que recebeu o nome de dançaterapia - é um caminho de reapropriação da linguagem corporal por meio de estímulos criativos que favorecem a conjunção do movimento ao “sentir”. Partindo disso, esse trabalho tem por objetivo analisar como as práticas educativas do corpo dentro da dançaterapia podem possibilitar aos indivíduos outras experiências consigo desenvolvendo potencialidades do corpo. Para tanto, serão utilizadas como fontes as cartas que foram enviadas a María Fux – e mais tarde publicadas em um livro – nas quais estão relatos de experiências daqueles que tiveram contato com o método supramencionado. Para analisar tais relatos será utilizada a metodologia de análise do discurso, a partir de Michel Foucault (2014), e os principais conceitos que atravessam a escrita desse trabalho são corpo, práticas educativas, dança e experiência.
id UFCG_8b96bfe7b9f57ea95e402e53d643087b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35210
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia.Dance educational practices and the awakening of the body's potential: reports of experiences with dance therapy.Dança e corpoPráticas educativas da dançaDança e educaçãoDançaterapiaLinguagem corporal - dançaMaria Fux - DançaterapiaAnálise do discurso - FoucaultCartas - análiseRelatos de experiência em cartas - DançaterapiaCarta como fonte históricaDance and bodyDance educational practicesDance and educationDance therapyBody language - danceMaria Fux - Dance TherapyDiscourse analysis - FoucaultLetters - analysisExperience reports in letters - DancetherapyLetter as a historical sourceHistória.Na primeira metade do século XX a bailarina e coreógrafa María Fux desenvolveu um método que se dirige às crianças, adolescentes, adultos, idosos, e se aplica no campo da educação e da reabilitação com pessoas que têm dificuldades relacionais ou psíquicas, deficiências físicas ou sensoriais. Esse método - que recebeu o nome de dançaterapia - é um caminho de reapropriação da linguagem corporal por meio de estímulos criativos que favorecem a conjunção do movimento ao “sentir”. Partindo disso, esse trabalho tem por objetivo analisar como as práticas educativas do corpo dentro da dançaterapia podem possibilitar aos indivíduos outras experiências consigo desenvolvendo potencialidades do corpo. Para tanto, serão utilizadas como fontes as cartas que foram enviadas a María Fux – e mais tarde publicadas em um livro – nas quais estão relatos de experiências daqueles que tiveram contato com o método supramencionado. Para analisar tais relatos será utilizada a metodologia de análise do discurso, a partir de Michel Foucault (2014), e os principais conceitos que atravessam a escrita desse trabalho são corpo, práticas educativas, dança e experiência.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192024-03-25T17:46:40Z2024-03-252024-03-25T17:46:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210DIAS, Eulina Souto. As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 528-537. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210porDIAS, Eulina Souto.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-25T17:47:06Zoai:localhost:riufcg/35210Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-25T17:47:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia.
Dance educational practices and the awakening of the body's potential: reports of experiences with dance therapy.
title As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia.
spellingShingle As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia.
DIAS, Eulina Souto.
Dança e corpo
Práticas educativas da dança
Dança e educação
Dançaterapia
Linguagem corporal - dança
Maria Fux - Dançaterapia
Análise do discurso - Foucault
Cartas - análise
Relatos de experiência em cartas - Dançaterapia
Carta como fonte histórica
Dance and body
Dance educational practices
Dance and education
Dance therapy
Body language - dance
Maria Fux - Dance Therapy
Discourse analysis - Foucault
Letters - analysis
Experience reports in letters - Dancetherapy
Letter as a historical source
História.
title_short As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia.
title_full As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia.
title_fullStr As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia.
title_full_unstemmed As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia.
title_sort As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia.
author DIAS, Eulina Souto.
author_facet DIAS, Eulina Souto.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, Eulina Souto.
dc.subject.por.fl_str_mv Dança e corpo
Práticas educativas da dança
Dança e educação
Dançaterapia
Linguagem corporal - dança
Maria Fux - Dançaterapia
Análise do discurso - Foucault
Cartas - análise
Relatos de experiência em cartas - Dançaterapia
Carta como fonte histórica
Dance and body
Dance educational practices
Dance and education
Dance therapy
Body language - dance
Maria Fux - Dance Therapy
Discourse analysis - Foucault
Letters - analysis
Experience reports in letters - Dancetherapy
Letter as a historical source
História.
topic Dança e corpo
Práticas educativas da dança
Dança e educação
Dançaterapia
Linguagem corporal - dança
Maria Fux - Dançaterapia
Análise do discurso - Foucault
Cartas - análise
Relatos de experiência em cartas - Dançaterapia
Carta como fonte histórica
Dance and body
Dance educational practices
Dance and education
Dance therapy
Body language - dance
Maria Fux - Dance Therapy
Discourse analysis - Foucault
Letters - analysis
Experience reports in letters - Dancetherapy
Letter as a historical source
História.
description Na primeira metade do século XX a bailarina e coreógrafa María Fux desenvolveu um método que se dirige às crianças, adolescentes, adultos, idosos, e se aplica no campo da educação e da reabilitação com pessoas que têm dificuldades relacionais ou psíquicas, deficiências físicas ou sensoriais. Esse método - que recebeu o nome de dançaterapia - é um caminho de reapropriação da linguagem corporal por meio de estímulos criativos que favorecem a conjunção do movimento ao “sentir”. Partindo disso, esse trabalho tem por objetivo analisar como as práticas educativas do corpo dentro da dançaterapia podem possibilitar aos indivíduos outras experiências consigo desenvolvendo potencialidades do corpo. Para tanto, serão utilizadas como fontes as cartas que foram enviadas a María Fux – e mais tarde publicadas em um livro – nas quais estão relatos de experiências daqueles que tiveram contato com o método supramencionado. Para analisar tais relatos será utilizada a metodologia de análise do discurso, a partir de Michel Foucault (2014), e os principais conceitos que atravessam a escrita desse trabalho são corpo, práticas educativas, dança e experiência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2024-03-25T17:46:40Z
2024-03-25
2024-03-25T17:46:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210
DIAS, Eulina Souto. As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 528-537. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210
identifier_str_mv DIAS, Eulina Souto. As práticas educativas da dança e o despertar das potencialidades do corpo: relatos de experiências com a dançaterapia. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 528-537. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744618319773696