O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, Maria Emanuela Martins dos.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9875
Resumo: Esta pesquisa enfocou o tema conhecimento científico na escola e objetivou investigar a sua abordagem em escolas de ensino médio das cidades de Cuité e Picuí, Curimataú e Seridó da Paraíba respectivamente. A proposta metodológica que viabiliza a pesquisa se apoia em um estudo qualitativo, de nível descritivo, subsidiada pelo método da análise de conteúdo e viabilizada pelas técnicas da pesquisa de campo e análise categorial. Adotou como amostra três propostas pedagógicas: uma de instituição pública estadual em Cuité e Picuí, e uma da rede privada em Cuité. A pesquisa revelou que os documentos norteadores de prática pedagógica praticamente não abordam o conhecimento científico na prática educativa como sugere os documentos que regem a educação brasileira. Não havendo assim nenhuma ação pedagógica, que oriente a prática educativa segundo os aspectos e princípios por eles determinados. Constatou também um déficit maior no documento da escola privada, e semelhança no contexto do tema abordado entre os documentos das escolas públicas estaduais.
id UFCG_8c60aebeaf0d9aabb743e23ba8de4975
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9875
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa.Scientific knowledge in the pedagogical proposal of public and private schools: a qualitative analysis.El conocimiento científico en la propuesta pedagógica de escuelas públicas y privadas: un análisis cualitativo.Conhecimento científicoAções pedagógicasAnálise qualitativa.Scientific knowledgePedagogical actionsQualitative analysisEl conocimiento científicoAcciones pedagógicasAnalisis cualitativoCiências BiológicasEsta pesquisa enfocou o tema conhecimento científico na escola e objetivou investigar a sua abordagem em escolas de ensino médio das cidades de Cuité e Picuí, Curimataú e Seridó da Paraíba respectivamente. A proposta metodológica que viabiliza a pesquisa se apoia em um estudo qualitativo, de nível descritivo, subsidiada pelo método da análise de conteúdo e viabilizada pelas técnicas da pesquisa de campo e análise categorial. Adotou como amostra três propostas pedagógicas: uma de instituição pública estadual em Cuité e Picuí, e uma da rede privada em Cuité. A pesquisa revelou que os documentos norteadores de prática pedagógica praticamente não abordam o conhecimento científico na prática educativa como sugere os documentos que regem a educação brasileira. Não havendo assim nenhuma ação pedagógica, que oriente a prática educativa segundo os aspectos e princípios por eles determinados. Constatou também um déficit maior no documento da escola privada, e semelhança no contexto do tema abordado entre os documentos das escolas públicas estaduais.This research focused on the theme scientific knowledge in school and aimed to investigate its approach in secondary schools of the cities of Cuité and Picuí, Curimataú and Seridó of Paraiba respectively. The methodology that enables the research is based on a qualitative study of descriptive level, supported by the content analysis method and made possible by the techniques of field research and category analysis. Adopted as a sample For the three proposals: a state public institution Cuité and Picuí, and a private network Cuité. The survey revealed that the guiding documents of pedagogical practice virtually ignored scientific knowledge in educational practice as suggested by the documents governing the Brazilian education. The Commission had no pedagogical action, to guide educational practice according to the aspects and principles determined by them. It also found a greater deficit in the private school document, and similarity in theme context addressed in the documents of the state's public schools.Esta investigación se centró en el tema del conocimiento científico en la escuela y tuvo como objetivo investigar su abordaje en las escuelas secundarias de las ciudades de Cuité y Picuí, Curimataú y Seridó da Paraíba, respectivamente. La propuesta metodológica que viabiliza la investigación se basa en un estudio cualitativo, a nivel descriptivo, sustentado en el método de análisis de contenido y posibilitado por las técnicas de investigación de campo y análisis categórico. Tomó como muestra tres propuestas pedagógicas: una de una institución pública estatal en Cuité y Picuí, y otra de la red privada en Cuité. La investigación reveló que los documentos que orientan la práctica pedagógica prácticamente no abordan el conocimiento científico en la práctica educativa como lo sugieren los documentos que rigen la educación brasileña. Así, no existe una acción pedagógica, que oriente la práctica educativa según los aspectos y principios determinados por ellos. También se encontró mayor déficit en el documento de la escuela privada, y similitud en el contexto del tema abordado entre los documentos de las escuelas públicas estatales.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCHAVES, Márcio Frazão.CHAVES, Márcio Frazãohttp://lattes.cnpq.br/5314751391292608FEITOSA, Izayana Pereira.SODRÉ NETO, Luiz.REIS, Maria Emanuela Martins dos.20142019-12-05T09:16:44Z2019-12-052019-12-05T09:16:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9875REIS, Maria Emanuela Martins dos. O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa. 2014. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T11:32:27Zoai:localhost:riufcg/9875Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T11:32:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa.
Scientific knowledge in the pedagogical proposal of public and private schools: a qualitative analysis.
El conocimiento científico en la propuesta pedagógica de escuelas públicas y privadas: un análisis cualitativo.
title O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa.
spellingShingle O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa.
REIS, Maria Emanuela Martins dos.
Conhecimento científico
Ações pedagógicas
Análise qualitativa.
Scientific knowledge
Pedagogical actions
Qualitative analysis
El conocimiento científico
Acciones pedagógicas
Analisis cualitativo
Ciências Biológicas
title_short O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa.
title_full O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa.
title_fullStr O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa.
title_full_unstemmed O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa.
title_sort O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa.
author REIS, Maria Emanuela Martins dos.
author_facet REIS, Maria Emanuela Martins dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CHAVES, Márcio Frazão.
CHAVES, Márcio Frazão
http://lattes.cnpq.br/5314751391292608
FEITOSA, Izayana Pereira.
SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.author.fl_str_mv REIS, Maria Emanuela Martins dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento científico
Ações pedagógicas
Análise qualitativa.
Scientific knowledge
Pedagogical actions
Qualitative analysis
El conocimiento científico
Acciones pedagógicas
Analisis cualitativo
Ciências Biológicas
topic Conhecimento científico
Ações pedagógicas
Análise qualitativa.
Scientific knowledge
Pedagogical actions
Qualitative analysis
El conocimiento científico
Acciones pedagógicas
Analisis cualitativo
Ciências Biológicas
description Esta pesquisa enfocou o tema conhecimento científico na escola e objetivou investigar a sua abordagem em escolas de ensino médio das cidades de Cuité e Picuí, Curimataú e Seridó da Paraíba respectivamente. A proposta metodológica que viabiliza a pesquisa se apoia em um estudo qualitativo, de nível descritivo, subsidiada pelo método da análise de conteúdo e viabilizada pelas técnicas da pesquisa de campo e análise categorial. Adotou como amostra três propostas pedagógicas: uma de instituição pública estadual em Cuité e Picuí, e uma da rede privada em Cuité. A pesquisa revelou que os documentos norteadores de prática pedagógica praticamente não abordam o conhecimento científico na prática educativa como sugere os documentos que regem a educação brasileira. Não havendo assim nenhuma ação pedagógica, que oriente a prática educativa segundo os aspectos e princípios por eles determinados. Constatou também um déficit maior no documento da escola privada, e semelhança no contexto do tema abordado entre os documentos das escolas públicas estaduais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-12-05T09:16:44Z
2019-12-05
2019-12-05T09:16:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9875
REIS, Maria Emanuela Martins dos. O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa. 2014. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9875
identifier_str_mv REIS, Maria Emanuela Martins dos. O conhecimento científico na proposta pedagógica de escolas públicas e privada: uma análise qualitativa. 2014. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744419659710464