O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Eliane Soares da.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6547
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que abrange indivíduos que não tiveram a oportunidade de acesso e de dar continuidade aos estudos na idade regular e constituem instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida, sendo a EJA acobertada pela Lei 9394/96, e em consonância da Constituição Federal, que assegura a gratuidade desta modalidade. Durante o estágio supervisionado, me surgiu o interesse em buscar saber quais desafios os docentes e os discentes da EJA enfrentam no ensino de Ciências. Dessa maneira este estudo objetivou analisar os desafios e as perspectivas do ensino de ciências na modalidade da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental no Município de Nova Floresta-PB. Dessa maneira buscamos verificar as práticas docentes e as dificuldades encontrados pelos alunos e professores em aprender e ensinar ciências, em turmas de 6º a 9º do EJA. Para realização da pesquisa foi usado o estudo de campo e documental, com abordagem quali-quantitativa com o uso de questionário semiestruturado. Desse modo, podemos concluir que a EJA é fundamental na socialização dos sujeitos, agregando elementos e valores que os levem à emancipação e à afirmação de sua identidade cultural. O professor deve ser facilitador no processo de emancipação desses indivíduos, dando-lhe a oportunidade de entender que só a educação é capaz de transformar o indivíduo em um ser crítico.
id UFCG_8cd039d2898c866a422b4afe4e5cc28b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6547
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB.TheTeaching and Learning of Sciences in Youth and Adult Education in the city of Nova Floresta - PB.Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias en la Educación de Jóvenes y Adultos en Nova Floresta - PB.EJAAprendizagemCiênciasLearningAprendizajeEnsino-AprendizagemA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que abrange indivíduos que não tiveram a oportunidade de acesso e de dar continuidade aos estudos na idade regular e constituem instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida, sendo a EJA acobertada pela Lei 9394/96, e em consonância da Constituição Federal, que assegura a gratuidade desta modalidade. Durante o estágio supervisionado, me surgiu o interesse em buscar saber quais desafios os docentes e os discentes da EJA enfrentam no ensino de Ciências. Dessa maneira este estudo objetivou analisar os desafios e as perspectivas do ensino de ciências na modalidade da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental no Município de Nova Floresta-PB. Dessa maneira buscamos verificar as práticas docentes e as dificuldades encontrados pelos alunos e professores em aprender e ensinar ciências, em turmas de 6º a 9º do EJA. Para realização da pesquisa foi usado o estudo de campo e documental, com abordagem quali-quantitativa com o uso de questionário semiestruturado. Desse modo, podemos concluir que a EJA é fundamental na socialização dos sujeitos, agregando elementos e valores que os levem à emancipação e à afirmação de sua identidade cultural. O professor deve ser facilitador no processo de emancipação desses indivíduos, dando-lhe a oportunidade de entender que só a educação é capaz de transformar o indivíduo em um ser crítico.Education of young and adult is a learning modality that covers individuals who did not have opportunity to access and continue their studies at the regular age and is an instrument for education and lifelong learning, and the EJA is covered by the Law 9394/96, and in accordance with the Federal Constitution, which ensures the gratuity of this modality. During the supervised internship, there was an interest in finding out what challenge’s teachers and students of EJA face in teaching science. Thus, this study aimed to analyze the challenges and perspectives of science education in the modality of Youth and Adult Education of the State School of Primary Education in the Municipality of Nova Floresta-PB. In this way, we tried to verify the teaching practices and difficulties encountered by students and teachers in learning and teaching sciences, in 6th to 9th grade classes of the EJA. For the accomplishment of the research was used the field and documentary study, with quantitative and qualitative approach with the use of semi-structured questionnaire. In this way, we can conclude that the EJA is fundamental in the socialization of the subjects, adding elements and values that lead them to emancipation and the affirmation of their cultural identity. The teacher should be a facilitator in the process of emancipation of these individuals, giving them the opportunity to understand that only education can transform the individual into a critical being.La Educación de Jóvenes y Adultos es una modalidad de enseñanza que ampara a las personas que no han tenido la oportunidad de acceder y continuar sus estudios a la edad regular y constituyen un instrumento para la educación y el aprendizaje a lo largo de toda la vida, con EJA amparada por la Ley. 9394/96, y en en línea con la Constitución Federal, que asegura que esta modalidad sea gratuita. Durante la pasantía supervisada, me interesé en descubrir qué desafíos enfrentan los maestros y estudiantes de EJA en la enseñanza de las ciencias. De esta forma, este estudio tuvo como objetivo analizar los desafíos y las perspectivas de la enseñanza de las ciencias en la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos en la Escuela Primaria Estatal del Municipio de Nova Floresta-PB. De esta manera, buscamos verificar las prácticas docentes y las dificultades encontradas por estudiantes y docentes en el aprendizaje y la enseñanza de las ciencias, en las clases de 6º a 9º de la EJA. Para llevar a cabo la investigación se utilizaron estudios de campo y documentales, con un enfoque cuali-cuantitativo mediante un cuestionario semiestructurado. Así, podemos concluir que EJA es fundamental en la socialización de los sujetos, sumando elementos y valores que los conduzcan a la emancipación y la afirmación de su identidad cultural. El docente debe ser un facilitador en el proceso de emancipación de estos individuos, brindándoles la oportunidad de comprender que sólo la educación es capaz de transformar al individuo en un ser crítico.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCOSTA, Kiara Tatianny Santos da.COSTA, K. T.http://lattes.cnpq.br/3387759380349526COSTA, Nayara Tatianna Santos da.SOUZA, Sawana Araújo Lopes de.SILVA, Eliane Soares da.20182019-09-02T17:07:29Z2019-09-022019-09-02T17:07:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6547SILVA, Eliane Soares. O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB. 2018. 70 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-27T16:54:45Zoai:localhost:riufcg/6547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-27T16:54:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB.
TheTeaching and Learning of Sciences in Youth and Adult Education in the city of Nova Floresta - PB.
Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias en la Educación de Jóvenes y Adultos en Nova Floresta - PB.
title O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB.
spellingShingle O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB.
SILVA, Eliane Soares da.
EJA
Aprendizagem
Ciências
Learning
Aprendizaje
Ensino-Aprendizagem
title_short O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB.
title_full O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB.
title_fullStr O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB.
title_full_unstemmed O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB.
title_sort O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB.
author SILVA, Eliane Soares da.
author_facet SILVA, Eliane Soares da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
COSTA, K. T.
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526
COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
SOUZA, Sawana Araújo Lopes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Eliane Soares da.
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Aprendizagem
Ciências
Learning
Aprendizaje
Ensino-Aprendizagem
topic EJA
Aprendizagem
Ciências
Learning
Aprendizaje
Ensino-Aprendizagem
description A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que abrange indivíduos que não tiveram a oportunidade de acesso e de dar continuidade aos estudos na idade regular e constituem instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida, sendo a EJA acobertada pela Lei 9394/96, e em consonância da Constituição Federal, que assegura a gratuidade desta modalidade. Durante o estágio supervisionado, me surgiu o interesse em buscar saber quais desafios os docentes e os discentes da EJA enfrentam no ensino de Ciências. Dessa maneira este estudo objetivou analisar os desafios e as perspectivas do ensino de ciências na modalidade da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental no Município de Nova Floresta-PB. Dessa maneira buscamos verificar as práticas docentes e as dificuldades encontrados pelos alunos e professores em aprender e ensinar ciências, em turmas de 6º a 9º do EJA. Para realização da pesquisa foi usado o estudo de campo e documental, com abordagem quali-quantitativa com o uso de questionário semiestruturado. Desse modo, podemos concluir que a EJA é fundamental na socialização dos sujeitos, agregando elementos e valores que os levem à emancipação e à afirmação de sua identidade cultural. O professor deve ser facilitador no processo de emancipação desses indivíduos, dando-lhe a oportunidade de entender que só a educação é capaz de transformar o indivíduo em um ser crítico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-09-02T17:07:29Z
2019-09-02
2019-09-02T17:07:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6547
SILVA, Eliane Soares. O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB. 2018. 70 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6547
identifier_str_mv SILVA, Eliane Soares. O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB. 2018. 70 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391022051328